Dificuldade em baixar PH e subir KH


monstro

Recommended Posts

Boas!

Comecei na semana passada com este "pequeno" hobby e estou a adorar!

Mas como principiante surge-me o meu 1º mistério.

 

Montei um aquário (tipo kit) de 100l que já vinha com tudo menos fauna e flora.

Tem uma "biobox" no interior que contem um filtro por andares com carvão activo, esferas de cerâmica, dois tipos de esponja e uma bomba submersível hydor pico 400.

Fiz pequenas ilhas de terra, que veio num kit JBL Proflora start que tb trazia o adubo líquido, plantei duas anúbias e cobri com um areão fino branco.

Por fim, enchi de água "del cano", tratei-a com os químicos do costume e deixei a estabilizar (dia 09 de Junho).

 

No fim de semana passado pedi a um amigo para medir o PH do meu aquário e estava a 7.7.

Ontem comprei o kit com os testes mais importantes (ph, gh, kh, amónia, nitritos, etc) e 4 zebras.

Meço o ph = 7.7 e o kh=2,28. Introduzi turfa no filtro.

Medi hoje de manhã e agora à noite e o ph mantêm-se.

Testei um pouco de areão com vinagre e não reage.

 

Não sei o que fazer mais pra baixar o ph.

Quanto ao kh, sei que o tenho que subir por causa das plantas com uma colher de chá de bicabornato de sódio por cada 50l, mas estou com receio que o ph suba ainda mais e mate os meus novos familiares!

 

A esta altura aceito conselhos e sugestões de como fazer baixar o ph e subir o kh.

Editado por monstro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá monstro,

 

Também sou principiante com estes testes, embora já tenha aquários a muitos anos, como é que medistes esse KH? Com um medidor digital?

 

Eu já tive esse problema e aconselharam-me a retirar o carvão e colocar turfa, no meu caso funcionou, verifica frequentemente nos dias seguintes caso baixe muito.

 

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[olá

para baixar o ph , folhas secas de carvalho dão um certo geito.tambem uns troncos de videira.

quanto ás anubias não se plantam, vão apodrecer as raizes. costuma-se atar a um tronco com fio invisivel, de pesca ou uma linha verde.

um conselho , iniciado como dizes não te preocupes com o ph, os peixes não se queixam, provávelmente com os produtos, sem experiencia, vão morrer em 3 tempos. tambem se costuma acelerar o ciclo do ozono com bacterias, que foi isso que nao fizeste. não metas mais peixes enquanto o aqua não estiver ciclado.

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[olá

para baixar o ph , folhas secas de carvalho dão um certo geito.tambem uns troncos de videira.

quanto ás anubias não se plantam, vão apodrecer as raizes. costuma-se atar a um tronco com fio invisivel, de pesca ou uma linha verde.

um conselho , iniciado como dizes não te preocupes com o ph, os peixes não se queixam, provávelmente com os produtos, sem experiencia, vão morrer em 3 tempos. tambem se costuma acelerar o ciclo do ozono com bacterias, que foi isso que nao fizeste. não metas mais peixes enquanto o aqua não estiver ciclado.

espero ter ajudado

 

ciclo do ozono? enganou-se! azoto...

amigos sinceramente essa das bacterias... tenho 4 aquas e nunca ciclei com adicção de bacterias e nunca tive problemas... enfim mais uma moda...! €€€€€€€€

abraços

Editado por AquaBoy78

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se já colocou turfa no aquário optimo, agora é esperar que de certeza esse PH vai baixar, paciência.

Numa montagem nova vai existir variação dos parametros da agua até este estabilizar.

Não se esqueça de desenterrar as anbias, prenda-as em madeira ou entre pedras.

Para acelerar o ciclo desse aquário coloque 1 ou 2 peixes resistentes a seu gosto e vá dando comida com fartura.

Boa sorte se precisar de algo é só perguntar. Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele se calhar quer baixar o pH e depois subir o kH

será?

KH altos implicam PHs alcalinos, é complicado, baixar o ph e tamponar de seguida ao valor deve ser muito dificil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

As minhas desculpas pela ausência de respostas.

Consegui subir o KH e baixar o PH, de uma forma que talvez não seja a mais correcta pq assim deverei ter dificuldade em estabilizar o aquário.

Adicionei duas colheres de chá de bicabornato de sódio, mas isso contribuiu para subir ainda mais o PH. Ao fim de 3 semanas de ter feito a montagem inicial, fiz hoje a 1ª TPA. Baixei o PH com a adição de 25litros de água de garrafão do Lidl e adicionei dois troncos pequenos.

Agora estou a rezar para que o aquário estabilize nestas condições:

PH - 6.8

KH - 4,5 dH

 

Todas as medições é com recurso a kit de reagentes e pipetas, nada electrónico.

Fiquei a saber que não devo ter o carvão activado no filtro, a menos que esteja a tratar doenças no aquário. Daí a minha dificuldade acrescida!!!

Fico feliz pq todos os meus habitantes estão vivos, apesar das minhas burrices.

 

Obrigado a todos/as que me dispensaram tempo e atenção nas respostas.

Editado por monstro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar na enorme capacidade tampão da água, e julgo que iras ter imensas dificuldades em "colocar" a água nos moldes pretendidos.

Não existira perto de ti, alguma fonte ou rio... se sim, experimenta testar essa "fonte" e ver se os valores são mais proximos daquilo que pretendes.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem meia-dúzia de pontos de água. Pequenas fontes ou cursos de água, devido a que a zona do monte Serves é rica em lençois freáticos. Mas tb é uma zona de água moderadamente dura, pois é uma zona cálcaria.

Seria de esperar que as durezas geral e carbonatada fosse elevada, mas o que meço na água da torneira é precisamente o contrário. Valores de dureza baixos.

Acabei de medir a KH e o PH e os valores são 2,9 e 6,8, respectivamente.

Estou, novamente, com a KH baixa mas com o PH dentro do pretendido. Estou com receio de adicionar novamente o bicabornato de sódio por me ir fazer subir o PH.

Talvez adicione meia-colher e, como retirei ontem o filtro de carvão activo, vou esperar que o aquário estbilize.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.