O meu 1º Plantado


Recommended Posts

Viva a todos.

 

Não só propriamente um estreante em aquas, desde sempre que tenho um mas nunca dei o devido interesse e da maioria das vezes o desprezava.

A manutenção que fazia ao mesmo era apenas mudar a agua toda (não me batem muito :P) em cada 4 a 5 meses areao muito sujo vidros completamente cheios de algas um cheiro da agua a podre enfim um pesadelo para os peixes

Mas mesmo assim os gupys que tinha reproduziam-se que nem coelhos, mesmo nestas condições e sem fazer por isso chegava a ter entre 40 a 70 gupys

 

Agora com algum tempo livre e após muita leitura por aqui, decidi por mãos a obra.

 

1º Mudei a iluminação de 8W

aquaantes02.th.jpg

 

para 2 13W tudo home made.

aquadepois01.th.jpg

 

Se calhar ainda é pouco mas para começar fica assim

 

2º Comprei akadama visto ser um bom substrato e até acessível, 2anubias, um feto de java e musgo de java.

 

Passou disto:

aquaantes01.th.jpg

 

Para isto:

aquadepois02.th.jpg

 

Após despachar cerca 35 gupys :) fiquei com 12 um limpa fundos e um limpa vidros.

 

Espero que gostem

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas assassino :)

pra ser sincero tambem ja fui parecidito a ti.

o aqua era da minha irma e como nao tava como eu queria e etc... tb n tinha la grande interesse....

mas depois tudo mudou :P

 

bem vamos ao que interessa. pareces estar no bom caminho.

agora e TPAs todas as semanas ou de 2 em 2 semanas

mas diz ai umas coisas:

1- tamanho e litragem do aqua

2 - litragem do filtro

3 - usas fertelizaçao liquida? akadama nao e propriamente um substrato fertil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção não matei nenhum :sign_welcome: apenas arranjei alguém que me fica-se com eles

 

Agora tudo que preciso é de disciplina para fazer as TPAs.

O aqua é recente, e não deixei propriamente fazer o ciclo do azoto eu sei é um erro mas teve de ser, como aproveitei alguma agua de como estava antes e o filtro já estava bem composto com bactérias (aparentemente).

 

O tamanho é 50x30x25 cerca de 40l.

O filtro acho que é 400l/h.

Acerca da fertilização liquida, as plantas tem se estado a aguentar mas se começar a notar muitas diferenças la terei de fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o passar do tempo a agua ainda ganha alguns nutrientes mas as tuas plantas vao esgota los mesmo rapidamente.

mesmo plantas menos exigentes requerem fertilizaçao

e baratinho. aconselho te fortemente a comprar

 

o filtro e optimo. poe 1 saquinho de ceramicas pra fazer de casa pra bacterias.

e mto bom pro ciclo de azoto

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o passar do tempo a agua ainda ganha alguns nutrientes mas as tuas plantas vao esgota los mesmo rapidamente.

mesmo plantas menos exigentes requerem fertilizaçao

e baratinho. aconselho te fortemente a comprar

 

o filtro e optimo. poe 1 saquinho de ceramicas pra fazer de casa pra bacterias.

e mto bom pro ciclo de azoto

cumps

 

É o que tenho em mente mais cedo ou mais tarde terei de começar a usar a fertilização liquida, já agora que marcas aconselhas?

 

e que tipo de cerâmicas falas? o filtro tem a esponja e carvão activo, mas já me disseram que o carvão não e muito aconselhado, tipo tiro o carvão e ponho as cerâmicas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar das alterações considero que o aquário tem peixes a mais para a sua litragem. Pelas minhas contas o aquário tem apenas 36L. O limpa vidros a que te referes de que espécie é? Se for um Plecostomus, pode atingir mais de 20 cm, e manter um animal destas dimensões num aquário desse tamanho seria impensável. Acho que deveria pensar num aquário de maiores dimensões, pensando no bem estar dos peixes que mantêm. O facto de eles permanecerem vivos, não significa obrigatóriamente que tenham qualidade de vida. Pense nisso. Tanto aqui no forum como noutros sites é possível encontrar um aquário maior e a preços acessíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar das alterações considero que o aquário tem peixes a mais para a sua litragem. Pelas minhas contas o aquário tem apenas 36L. O limpa vidros a que te referes de que espécie é? Se for um Plecostomus, pode atingir mais de 20 cm, e manter um animal destas dimensões num aquário desse tamanho seria impensável. Acho que deveria pensar num aquário de maiores dimensões, pensando no bem estar dos peixes que mantêm. O facto de eles permanecerem vivos, não significa obrigatóriamente que tenham qualidade de vida. Pense nisso. Tanto aqui no forum como noutros sites é possível encontrar um aquário maior e a preços acessíveis.

 

Amigo Riky, eu tinha um aquário de cerca de cinquenta litros onde tinha 2 pleo e eles chegaram a uma certa altura pararam de crescer, no entanto tinha um Oscar que morreu de velhice pois já tinha 12 anos que me obrigou a comprar um aquário bem maior (180L)pois esse não parava de crescer, com o aquário novo os pleo dispararam para os 32cm, não sei se estou certo mas penso que esta especie se adapta ao meio em que vive.

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar das alterações considero que o aquário tem peixes a mais para a sua litragem. Pelas minhas contas o aquário tem apenas 36L. O limpa vidros a que te referes de que espécie é? Se for um Plecostomus, pode atingir mais de 20 cm, e manter um animal destas dimensões num aquário desse tamanho seria impensável. Acho que deveria pensar num aquário de maiores dimensões, pensando no bem estar dos peixes que mantêm. O facto de eles permanecerem vivos, não significa obrigatóriamente que tenham qualidade de vida. Pense nisso. Tanto aqui no forum como noutros sites é possível encontrar um aquário maior e a preços acessíveis.

 

O limpa vidros é este juntamente com o limpa fundos.

limpas.th.jpg

 

Estes não crescem até esse tamanho todo.

Os guppys que tenho são todos juvenis os últimos que nascerem no aqua, agora estou a espera que eles cresçam para poder dá-los e pretendo apenas ficar com 1 macho e 2 fêmeas e depois comprar pelo menos 4 neons. Cerca de 9 a 10 peixes será o ideal para esta aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Riky, eu tinha um aquário de cerca de cinquenta litros onde tinha 2 pleo e eles chegaram a uma certa altura pararam de crescer, no entanto tinha um Oscar que morreu de velhice pois já tinha 12 anos que me obrigou a comprar um aquário bem maior (180L)pois esse não parava de crescer, com o aquário novo os pleo dispararam para os 32cm, não sei se estou certo mas penso que esta especie se adapta ao meio em que vive.

cumprimentos.

Comigo à anos atrás aconteceu o oposto, eles não pararam de crescer, chegaram aos 20 cm num aquário de 60 L, vi-me obrigado a comprar um aquário bem maior. Agora tenho dois sózinhos num aquário de 125 L, já os acho bastante apertados com os seus 20 cm. Estou a considerar vende-los, mas com este tamanho é difícil arranjar um comprador. quanto á adaptação ao meio, pode ocorrer nalguns peixes, mas o que poucos se perguntam e o que poucos estudaram é quais as alterações metabólicas que ocorrem nestes animais para a tal se adaptarem, e qual a influência destas alterações na qualidade de vida dos animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que tenho em mente mais cedo ou mais tarde terei de começar a usar a fertilização liquida, já agora que marcas aconselhas?

 

e que tipo de cerâmicas falas? o filtro tem a esponja e carvão activo, mas já me disseram que o carvão não e muito aconselhado, tipo tiro o carvão e ponho as cerâmicas?

boas uso o plant grow pro (pra fertelizante de macronuctrientes) e outro fertelizante diario de micronutrientes. e so ir a uma loja que logo te aconcelham

quanto as ceramicas, sao pequenos cilindros para pores no filtro. tiras o carvao e poes la as ceramicas!

sao assuntos muito faceis. qualquer loja de animais com algum conhecimento disto te sabe dar os produtos em questao.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas uso o plant grow pro (pra fertelizante de macronuctrientes) e outro fertelizante diario de micronutrientes. e so ir a uma loja que logo te aconcelham

quanto as ceramicas, sao pequenos cilindros para pores no filtro. tiras o carvao e poes la as ceramicas!

sao assuntos muito faceis. qualquer loja de animais com algum conhecimento disto te sabe dar os produtos em questao.

 

cumps

 

ok tanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo à anos atrás aconteceu o oposto, eles não pararam de crescer, chegaram aos 20 cm num aquário de 60 L, vi-me obrigado a comprar um aquário bem maior. Agora tenho dois sózinhos num aquário de 125 L, já os acho bastante apertados com os seus 20 cm. Estou a considerar vende-los, mas com este tamanho é difícil arranjar um comprador. quanto á adaptação ao meio, pode ocorrer nalguns peixes, mas o que poucos se perguntam e o que poucos estudaram é quais as alterações metabólicas que ocorrem nestes animais para a tal se adaptarem, e qual a influência destas alterações na qualidade de vida dos animais.

 

Penso que os meus tem tudo o que precisam, agora não sendo biologo não posso dizer exactamente se as alterações que ocorrem são boas ou más para eles, mas se pensarmos bem sabemos que o ideal para eles seria estarem no seu habitat natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok tanks

 

 

Com as plantas que tens não vale a pena gastares muito dinheiro em fertilizantes... Anúbias, fetos e musgo... Tenho alguns aquas com esse tipo de flora e passam-se meses em que não coloco qualquer tipo de fertilização sem ser aquele a que os próprios peixes dão origem... Se começo a ver que as anúbias não crescem muito, lá ponho um pouco. Mas fetos e musgo não precisam de praticamente fertilização líquida, nalguns locais do mundo onde existem e crescem no seu habitat natural, são considerados uma praga; isto porque não necessitam de muito para crescerem, prosperarem e asfixiarem a restante flora presente nesse meio; já mantive musgo de java durante dois meses sem luz e ele não morreu, também não cresceu; é verdade... Mas assim que teve luz recomeçou a crescer ao ritmo habitual...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O limpa vidros é este juntamente com o limpa fundos.

limpas.th.jpg

 

Estes não crescem até esse tamanho todo.

Os guppys que tenho são todos juvenis os últimos que nascerem no aqua, agora estou a espera que eles cresçam para poder dá-los e pretendo apenas ficar com 1 macho e 2 fêmeas e depois comprar pelo menos 4 neons. Cerca de 9 a 10 peixes será o ideal para esta aqua.

 

Boas,

 

Só para dizer que sim, esses crescem esse tamanho todo. O "limpa-vidros" é um Gyrinocheilus aymonieri ou Comedor de algas chinês. Não é fácil chegar aos 28cm aí indicados mas chega com alguma facilidade aos 15cm o que também acho grande para um aquário desse tamanho. Para além disso, enquanto agora é um excelente comedor de algas de colónia, é provável que daqui a uns tempos fique um pouco agressivo com outros peixes, se habitue à comida que dás e manda-te a ti comer as algas.

 

O "limpa-fundos" é uma Corydora Aeneus ou Bronze. São peixes de cardume e se conseguires arranjar-lhe mais 2 ou 3 de companhia era óptimo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os CAE crescem bastante e tornam-se agressivos se nao estiverem com outro da mesma especie para implicarem um com o outro.

 

A corydora eu penso que seja uma bronze e convem que lhe arranjes mais companhia pelo menos 3 ou 4 e tenta comprar da mesma especie.

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos conselhos.

 

Tenho andado a reparar que o "limpa-vidros" anda a comer demasiada comida, como não tenho algas até haver não é problema.

 

Também tenho andado a reparar que o "limpa-vidros" e "limpa-fundos" estão sempre juntos mas não me parecem que andam a brigar.

 

Já tive varias vezes estes dois tipos de peixes, e nunca os "limpa-vidros"chegaram a essas dimensões.

 

Para estar a colocar mais da mesma espécie, para a dimensão aquário, julgo que não será boa ideia depois fico com excesso de população.

 

Em relação as plantas comprei um frasquinho de fertilizante liquido só para experimentar, umas vez que escolhi estas plantas visto que não são muito exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.