TARTARUGA SELVAGEM


Recommended Posts

Estou com algumas dúvidas na identificação desta espécie, o exemplar foi encontrado na região de Abrantes:

 

DSC01217.jpg

 

DSC01220.jpg

 

DSC01224.jpg

 

Preciso de saber se requer alguns cuidados especiais, no que respeita à alimentação e aclimatização, que seja diferente do das espécies comuns.

 

Luisa Fonseca

 

Edit: erro gramatical.

Editado por Luisa Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata de uma tartaruga, mas sim dum cágado autóctone, pelo que deverá ser devolvido à natureza, perto de um curso de água, ou onde haja água por perto.

 

É proibido a manutenção de animais da nossa fauna em cativeiro. E mais proibido ainda é recolhê-nos na Natureza.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é para manter em cativeiro, foi resgatado porque se encontrava em perigo, provavelmente procurava um local para hibernar quando foi visto e deixado dentro de um tanque de água gelada, parecia morto, todo esticado e muito mole, quando o tirámos da água estava inerte, depois abriu a boca e pareceu ficar a respirar sofregamente durante algum tempo, foi posto ao sol onde se deixou ficar, não se mexia, não andou nem fugiu, uma hipótese era deixá-lo ali mas possivelmente não se safava por estar tão débil, o curso de água mais seguro fica longe e ele não parecia em condições de se deslocar ou defender, nem dos gatos que andam por ali, nem das pessoas.

Como tinha de voltar para Lisboa trouxe-o comigo, coloquei-o num terrário improvisado e ele Hibernou, desde que acordou tem-se alimentado com elementos recolhidos na natureza, caracóis, minhocas e outros insectos.

Devolvido à natureza, só para Setembro, vou deixá-lo na ribeira de onde deve ter vindo, a questão é que até lá tenho de lhe proporcionar uma alimentação equilibrada, mas ele parece só gostar de insectos e peixe, principalmente caracóis e minhocas. Ainda não comeu nenhum dos frutos ou vegetais que lhe ofereci era mais fácil se eu conseguisse saber exactamente o que prefere na área dos vegetais.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é de louvar a sua atitude de lhe ter proporcionado esses cuidados.

 

Mas neste momento a melhor maneira de o poder ajudar é entregá-lo à guarda de quem possa realmente dar-lhe o que ele possa precisar.

Estou a referir-me ao ICNB (www.icnb.pt).

 

Ligue para lá, explique o que aconteceu e diga-lhes se podem recolher o animal ou onde o pode entregar.

De certeza que eles se disponibilizarão para recolher o animal, levá-lo para o centro de recuperação de fauna selvagem de Monsanto e libertá-lo assim que esteja em condições.

 

Mas esta é apenas a minha opinião.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o José pedro falou bem. Abandoná-lo também não deves, ao entregares a quem trata da fauna selvagem estás a dar um contributo para a manutenção da espécie. vemos muitos documentarios sobre fauna de outros sitios, mas a ibérica é também muito rica, mas muito maltratada e quase sem espaço para poder viver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é oferecer os mesmos alimentos que encontra na natureza, assim, quando voltar ao seu meio ambiente não terá dificuldades em se continuar a alimentar, insectos não tem problema, onde vivo existe uma imensa variedade, estou preocupada é com a parte vegetal, daí ter aberto o tópico, obrigada na mesma.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já lhe havia dito anteriormente, se contactar as autoridades competentes para esses assuntos não tem de se preocupar com nada a não ser entregar o animal que será encaminhado para o centro de recuperação de vida selvagem.

 

Mas pelos vistos o que lhe disse caiu em saco roto.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Faço das palavras do José Pedro minhas.

 

Este cagado deve ser devolvido o quanto antes á natureza ou entregue a uma entidade competente.

 

A colecta de um unico exemplar (de qualquer animal) num determinado ecossistema hoje, pode ter efeitos muito significativos amanha. bang

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

fico mesmo triste quando me apercebo que não ´são só os putos das modas que colectam animais em estado selvagem

nao é mais giro fotografar? do que apanhar sem saber os seus cuidados

 

eu felizmente tenho a sorte de poder fotografar muitos animais (poucos para mim)

 

ja basta os animais que morrem atropelados, eu em dois dias vi 3 mochos galegos, 3 natrix natrix e mais umas bixezas mortas pelos carros, agora pergunto, quantos animais não serão apanhados e que morreram ao fim de alguns meses?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, quanto à atitude de recolher o cágado foi de louvar.

Agora quanto ao ter o animal em casa, já é preocupante, embora seja muito tentador.

Embora esteja a dar-lhe alimento proveniente da natureza, ele não tem que se esforçar minimamente para o obter, podendo isso inviabilizar a sua reintrodução no habitat natural. Por isso se a sua intenção desde o início foi unicamente salvar o animal, penso que já deveria ter entregue ás autoridades competentes, o que a meu ver era o que deveria ter feito assim que o encontrou. Cumprimentos, tudo de bom para o cágado, Alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu o mês passado encontrei um cagado do tamanho daquelas tartaruguinhas que se vendem nas lojas, levei-o pra casa, dei-lhe algum peixe da tartaruga grande e no dia a seguir soltei numa barragem privada

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu o mês passado encontrei um cagado do tamanho daquelas tartaruguinhas que se vendem nas lojas, levei-o pra casa, dei-lhe algum peixe da tartaruga grande e no dia a seguir soltei numa barragem privada

 

Poxo estar errado, mas na minha opiniam fizeste mal.

1º poque nem o devias ter apanhado( a não ser que estivesse em mau estado, ou em situação de perigo por exº numa estrada)

2º já que o apanhaste, e vou supor que não estava onde devesse estar, devias telo dado as autoridades competentes, onde depois iria ser reabilitado, pois a intrudução de animais num determinado sitio pode destruir o micro-ecossistema local.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, das duas uma, ou se liberta o animal onde foi encontrado (a não ser que tenha sido encontrado numa zona onde claramente não pertence), ou se entrega ás autoridades competentes. Andar a introduzir espécies á balda pode dar muito mau resultado.

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fico mesmo triste quando me apercebo que não ´são só os putos das modas que colectam animais em estado selvagem

nao é mais giro fotografar? do que apanhar sem saber os seus cuidados

 

eu felizmente tenho a sorte de poder fotografar muitos animais (poucos para mim)

 

ja basta os animais que morrem atropelados, eu em dois dias vi 3 mochos galegos, 3 natrix natrix e mais umas bixezas mortas pelos carros, agora pergunto, quantos animais não serão apanhados e que morreram ao fim de alguns meses?

 

 

Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x)

 

 

Realmente... ver 3 mochos mortos.. bastante animador, hein? Oh wait...

 

 

Vá lá.. vamos a ter um pouco mais de "trambelho" naquilo que diz, ok amigo?

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x)

 

 

 

Esta resposta, na minha maneira de ver so mostra a ignorancia e o desrespeito que algumas pessoas têm para com a natureza e em particular com a nossa fauna.

 

PS: desculpem curtar o assunto do topico(também sito já se estava a desviar do que é importante), mas tenho uma pergunta, quanto pode crescer uma tartaruga falsa do mapa ( Graptemys pseudogeographica pseudogeographica ) por ano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes dar-lhe carne, banana, alface. eu dava isso as minhas tartarugas e olha que elas gostavam (de carne dava presunto xD elas comiam e pediam mais :P)

 

Carne so branca e alface, pouca porque lhes pode causar problemas intestinais.

 

Uma tartaruga saudavel julgo que pede sempre mais mesmo que não tenha fome. xD(elas vêm o dono como uma fonte de comida, pelo menos eu penso assim apesar de ate achar graça a tartaruga vir logo ter comigo), por isso mesmo que pareça que está a pedir mais, simplesmmente não dês.

 

 

Ps: a minha não toca na banana, ela prefere cereja ameixa e maçã (estas são as frutas que descubri que a minha gosta, podem haver mais mas é uma questão de tentar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.