Eclodir artémia


Recommended Posts

Boa noite.

 

Antes de mais, sendo este o meu primeiro tópico (de muitos, assim o espero!!) queria agradecer a todos os que contribuem para a formação deste magnifico fórum, os meus parabéns.

 

Recentemente foi-me oferecido por um colega, um pequeno aqua (60 l) com todo o material.

 

Lá montei, fui adquerindo peiexes e mais algm material, até que no fim de semana passado comprei um kit de eclodir artémia.

 

A minha questão é, como é que aquilo funciona, o Sr da loja explicou-me, fiz da forma que me disse e como mostra no youtube, mas é que os bichos teimam em não nascer, quer artémia com ovo, quer sem ovo.

 

Aceitam-se comentários e propostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Esse kit de eclodir artémia, não sei como funciona, mas caso não consiga ou não goste, use as saquetas de artémia da Sera. Não custa nada; água da torteira; 1 pedra difusoura; a artémia(a saqueta já tráz o sal) +/- 30h a fazer e usar. Normalmente faço uma colher de sobremesa de cada vez.

Alguma dúvida é só perguntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os ovos descapsulados, são para dar aos peixes directamente....

 

 

Em relação aos ovos normais de artémia, se meteres 8 dl de água e uma colher de sopa de sal, a esta temperatura eles têm de eclodir em 24/36 horas...se tal n acontecer, é porque estão mortos, o que acontece muitas vezes....

Os ovos de artémia devem conservar-se no frigorifico, e até se podem guardar no coongelador.

 

Eu de momento uso um prato de artémia, que para quem n necessita de grandes quantidades diárias de artémia é o ideal...

 

 

grande abraço

Editado por K@LIMERO
sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estás a falar deste KIT da Sera

 

Artemia-Brut-Set.jpg

 

Seja esse ou um sistema DIY, comigo funciona, mas vejo-me grega para apanhar a artémia sem ovos, e morreram-me imensos alevins à custa disso.

 

Ligas alguma lampada ao pé da garrafa para aquecer a água????

Podes acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio na água para ajudar os ovos a éclodirem, mas tipo meia colher de chá.

 

Tens a certeza que não nasce nada, não notas um tom alaranjado na água e uma camada castanha no topo da água??? É que os ovos que vão ao fundo são os que não eclodiram mas não quer dizer que não tenham eclodido alguns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eclodir artémia há vários tópicos é só procurar, mas deixo aqui mais umas dicas...

 

 

Água de GARRAFÃO nunca da torneira.

Bicarbonato de sódio.

Uma lâmpada a aquecer a água (não dentro de água :P )

Ligar bomba de ar sem pedra difusora e esperar.

Ovos de artémia descapsolados não serve.

Cumps

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estás a falar deste KIT da Sera

 

Artemia-Brut-Set.jpg

 

Seja esse ou um sistema DIY, comigo funciona, mas vejo-me grega para apanhar a artémia sem ovos, e morreram-me imensos alevins à custa disso.

 

Ligas alguma lampada ao pé da garrafa para aquecer a água????

Podes acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio na água para ajudar os ovos a éclodirem, mas tipo meia colher de chá.

 

Tens a certeza que não nasce nada, não notas um tom alaranjado na água e uma camada castanha no topo da água??? É que os ovos que vão ao fundo são os que não eclodiram mas não quer dizer que não tenham eclodido alguns.

 

É um idêntico a esse mas de se colocar dentro do aqua, portanto a água está à mesma temperatura do aqua.

 

 

Desculpa a pergunta, mas bicarbonato de sódio é o mesmo que sal da cozinha?

 

Não noto ovos alaranjados como os vídeos do youtube, só acastanhados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que o pessoal tem todo razão...ou seja, em teoria o sal n deve ser de cozinha, a água deve ser de garrafão, e tudo o mais.....

 

 

Agora o que eu acho é que o segredo está na artémia, e de onde ela vem....

 

Eu uso um prato : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=2771

 

meto água da torneira, sal de cozinha...e o prato nem ar tem.....o que é certo é que como disse, para quem não necessita de grandes quantidades de artémia, este sistema serve perfeitamente...e nem sequer dá trabalho a apanhar....pois elas vão para o centro do prato e com uma pipeta é só aspirar....

 

de inverno mantenho em cima de um aquário, e em 2/3 dias está pronta, agora bastam 24 horas e a coisa está a mexer.....para alimentar umas dezenas de alevins é quanto baste...e se quisermos mais, acho que basta, ao invés de um, comprar mais outro.....

 

grande abraço

Editado por K@LIMERO
sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um idêntico a esse mas de se colocar dentro do aqua, portanto a água está à mesma temperatura do aqua.

 

 

Desculpa a pergunta, mas bicarbonato de sódio é o mesmo que sal da cozinha?

 

Não noto ovos alaranjados como os vídeos do youtube, só acastanhados.

 

Os ovos são castanhos sim, o que é alaranjado são os nauplios (ou artémia bebé). Passadas 24h, quando desligas a bomba de ar os ovos vão ao fundo e a água que especto tem??? Se ficar transparente ou ligeiramente baça não eclodiu nada, mas se notares um tom alaranjado na parte inferior é porque eclodiu alguma coisa.

 

Pois é Kalimero, se o arependimento mata-se eu já era anjinho lá no céu. Tive medo que a quantidade produzida nesse prato não fosse suficiente e como tal comprei o kit da Sera, resultado matei largas dezenas de alvins. Agora os que ficaram como já comem granulados relados acabou-se a artèmia, não tenho paxora. Entretanto outro casal já teve nova postura, podem apostar que ficam lá dentro do comunitário e seja o que Deus quiser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico...recentemente adquiri uma saqueta sera Artemia-mix que já tras o sal incorporado. Usei o sistema DIY e dos poucos ovos que eclodiram apenas vi uns bichinhos brancos minisculos (poucos) a nadarem . Nada de tonalidade laranja nem nada lá perto. Já me disseram que comprar a artémia e o sal á parte é melhor que estas saquetas...é verdade?

 

Cumps

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde ,resolvi colocar artemia num cubo de vodafone com agua do aquario e sal e coluquei-o na varanda sem a bomba e ja faz 1 dia e ja vejo artemia nascida embora pouka mas ja nasceu amanha devera estar toda eclodida,se der certo afinal basta por na parte de fora e que haja um pouko de vento de vez enquanto para mexer a agua.haver vamos assim pelo menos no tempo quente evita-se de estar a por garrafas e bombas a funcionar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.