Barulho no filtro


Recommended Posts

Olá a todos,

recentemente comprei um filtro usado (JBL CRISTALPROFI E700)

quando o vi não fazia barulho, pelo menos que me tenha apercebido.

Em casa quando o liguei também não me apercebi de grandes barulhos mas logo no dia a seguir começou a fazer barulho e não arranjo maneira de o fazer parar.

Já limpei bem, já vi se as mangueiras estão bem pressas.

Não faço a mínima ideia do que fazer mais.

 

Desconfio que seja, ou ar que ganha, mas não entendo como visto que está tudo bem vedado, ou então a ventoinha está a bater em alguma coisa, mas também não entendo onde porque já limpei tudo e não vejo nenhum sitio onde ela possa estar a bater.

 

Alguma ideia? Estou mesmo desiludido com o filtro :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Zeus.

 

Sempre que o abres e voltas a fechar, fica algum ar contido no seu interior. Tenta abaná-lo já depois de fechado e ligado a ver se o ar sai. Pelo menos é assim que faço com o meu.

Caso não seja disso, vê se está algum lixo perto da cabeça\bomba e fazer esse barulho, lava-a bem ( não laves os "Media" filtrantes).

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

obrigado pela resposta.

 

O filtro tem uma "alavanca" para retirar o ar. Não fica ar nenhum lá dentro.

E já limpei bem tudo, não é lixo.

 

Custa-me acreditar que entra ar. parece que a ventoinha está solta a bater em alguma coisa, mas não vejo o que será, está tudo limpo, só se for nos plásticos à volta.

 

Não entendo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um filtro que começou a fazer barulho e depois de limpar , tirar ar , vi que era o veio da ventoinha da bomba que estava solta.

Aquilo tem um iman e a ventoinha tem um veio que entra dentro do iman e tem uma peça de plástico que segura esse veio, para não deixar o veio andar aos saltos. Tirei, sequei muito bem seco ( depois de limpa ) e colei a tal peça de plástico ( parece uma anilha ) ao iman . O barulho parou e a bomba funcionou 100%. Não sei se será o etu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o problema está resolvido, mas fica a dica.

Vê se tens as duas borrachas pretas nas extermidades do veio de cerâmica.

A que fica na tampa (que sai quando tiras o rotor) às vezes fica dentro do buraquinho que ali está e pode cair durante a manutenção e quase sempre não se nota.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o problema está resolvido, mas fica a dica.

Vê se tens as duas borrachas pretas nas extermidades do veio de cerâmica.

A que fica na tampa (que sai quando tiras o rotor) às vezes fica dentro do buraquinho que ali está e pode cair durante a manutenção e quase sempre não se nota.

 

 

Olá,

peço desculpa pela demora, a dica do rop64050 deu uma ajuda, o problema deve estar no veio ou no rotor, eu desmontei tudo e encaixei tudo bem e ficou a funcionar na perfeição mas passado umas horas o problema voltou. :S que desilusão.

 

João Paulo Obrigado pela tua dica, mas sim, tem as tais borrachinhas.

 

De qualquer das formas o barulho parece ter reduzido, assim que poder vou voltar a abrir e encaixar tudo de novo. Pelo menos já sabemos ao certo a fonte do problema.

 

Obrigado por todas as dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa insistir:

São as duas borrachinhas nas duas extermidades do veio.

Rola o veio numa mesa e vê se ele está empenado, pois pode ser isso que esteja a provocar a oscilação das pás.

Verifica igualmente onde se nota o desgaste das pás do rotor para tentares identificar o local onde estão a bater.

Esses filtros são silenciosos, não te iludas não terás razão para a tua desilusão.

Caso o problema se mantenha, considera comprar o conjunto todo: veio, borrachas e rotor/pás. Com 20 e tal euros ficas com um filtro para anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Paulo Viegas,

Obrigado pela ajuda,

infelizmente o barulho continua na mesma, já estive a verificar o eixo e parece estar alinhado, tal como as pas, não parece estarem tortas.

Curiosamente, quando voltei a montar o filtro, o barulho reduziu bastante, mas ainda se ouve um zumbido, parece que é a ventoninha... possivelmente daqui a umas horas vai voltar a fazer barulho como aconteceu da ultima vez.

Sim as borrachinas das extremidades estão lá e estão bem fixas.

 

Contando que o problema seja do rotor ou da ventoinha, sabes onde posso comprar uma para este modelo?

 

O filtro funciona muito bem, quando "está bom" não faz barulho nenhum e a água tem estado impecavel, nisso estou satisfeito, mas aquele barulho constante desilude-me um pouco.

 

Se for o caso, posso comprar o rotor e a ventoinha, não sei é onde...

 

Obrigado pela ajuda.

 

[edit]

encontrei isto: http://www.aquaplantsonline.nl/cristalprof...tml?language=en

será que serve?

[/edit]

Editado por zeus[x]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não te posso confirmar se é esse o material, pois não tenho esse filtro, mas sim o seu irmão mais pequeno e modelo antigo o Cristal Profi 120, no entanto penso que essas peças serão muito semelhantes.

 

Se não tens o manual, considera fazer uma pesquisa na net para ver se encontras.

Talvez no site da marca jbl.de (acho eu) ou então procura por aqui (pode ser que tenhas sorte):

http://manual-de-instrucoes.com/

 

O representante em Portugal da JBL é a aquatlantis. Envia-lhes um e-mail e depressa obterás o nome de uma loja perto de ti onde possas ir encomendar o material e ir buscar, pois eles não trabalham directamente com o consumidor final.

 

Ou então experimenta junto dos patrocinadores do fórum que fiquem perto da tua área de residência ou podem ainda enviar-te por CTT.

 

De facto os filtros são silenciosos, a não ser que tenham algum problema.

É claro que existe sempre o barulho de funcionamento e o passar da água na tubagem.

 

Agora algo a bater ou algo que está a funcionar silenciosamente e depois aumenta de barulho. Existe algo.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Obrigado por toda a ajuda prestada!

 

Eu tenho o manual =) mas só o consultei para ver se referia alguma coisa em relação ao barulho mas não encontrei nada referente a isso.

 

De qualquer das formas já mandei um mail tal como me aconselhaste e vou tentar junto de alguns patrocinadores aqui do site.

 

Se algum dos patrocinadores conseguir enviar esse material obviamente dou preferência. Contactei o outro site que referi no post anterior, eles disseram que é esse o material e que "resolve" o problema. A ser verdade... só testando.

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já tentei contactar várias lojas por email, algumas delas aqui do fórum, nenhuma respondeu! É impressionante, desculpem o desabafo mas tem assim tantos clientes? Alguns dos meus posts sobre o filto foram apagados sem a mínima justificação. Os restantes, não se deram ao trabalho de responder.

 

Vou mandar vir de fora, não foi por falta de tentativa. Não tenho a certeza se vai resolver, vai ser um risco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o barulho e tipo como se tivesse ar la dentro???

eu tetnho um jbl e 900 e aquele esticador que poem agua no filtro se a primeira parte(parte fixa) n estiver dentro de agua ele deixa entrar algum ar

sera disso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o barulho e tipo como se tivesse ar la dentro???

eu tetnho um jbl e 900 e aquele esticador que poem agua no filtro se a primeira parte(parte fixa) n estiver dentro de agua ele deixa entrar algum ar

sera disso???

 

Não entendi bem a tua resposta, mas fiquei curioso, será que te referes ao "tubo" por onde sai a água do filtro e entra no aquário? Por acaso acho que está dentro de água, fora fazia muito barulho, mas posso confirmar isso.

 

Logo quando chegar a casa já confirmo isso, obrigado pela dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um JBL que começou a fazer barulho passados uns dias de ter comprado e após uma falha de electricidade. O problema era nem mais nem menos, que a rede onde estão a biobals estava suja e não deixava passar água suficiente. Além disso pode ser ar que esteja dentro do filtro, abane o filtro com ele a trabalhar e confirme se não saem bolhas de ar. O melhor a fazer em caso de ser ar é ligar o filtro ao chuveiro dentro da banheira e deixar circular a água abanando o filtro até este deixar de largar ar. Depois é só fechar as torneiras enquanto a água circula e o filtro fica ferrado. Espero ter ajudado cumprimentos, Alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.