Algas vermelhas no areao - ajuda


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Já há uns tempos que eu tenho reparado que no meu areão apareciam umas manchas vermelhas, agora de um dia para o outro essas manchas expandiram e formaram no areao uma camada vermelha bem espessa, eu não faço ideia a que sao devidas essas algas. Alguem sabe como as fazer desaparecer?? agradecia a vossa ajuda.

 

Abraço

Nuno Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É facil dizer que algas são - ciano, agora o importante é saber o motivo do aparecimento das mesmas.

Coloca o setup do teu aquario e á quanto tempo está a funcionar...

 

Pode ser derivado do proprio ciclo de maturação, excesso de nutrientes, excesso de fosfatos...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aqua ja esta montado ha 3 anos, o problema e que as algas apareceram do nada sem eu ter feito qualquer alteraçao na manuntençao, ou seja, nas tpas e afins. Vou fazer os testes aos fosfatos e depois meto aqui os resultados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estao la todos e de saude, de momento uso agua do garrafao da auchan (marca branca), pois foi a unica que vi que nao tem silica. Em breve irei arranjar um aparelho de osmose. Agora o que fiz foi reduzir o fotoperiodo de 12 para 10h, e ja reparo que ha menos algas no areao.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estao la todos e de saude, de momento uso agua do garrafao da auchan (marca branca), pois foi a unica que vi que nao tem silica. Em breve irei arranjar um aparelho de osmose. Agora o que fiz foi reduzir o fotoperiodo de 12 para 10h, e ja reparo que ha menos algas no areao.

 

Cumps

 

penso que as cianobacterias tambem aparecem em cor vermelha mas posso estar a meter água (não fosse isto um forum de aquariofilia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Já há uns tempos que eu tenho reparado que no meu areão apareciam umas manchas vermelhas, agora de um dia para o outro essas manchas expandiram e formaram no areao uma camada vermelha bem espessa, eu não faço ideia a que sao devidas essas algas. Alguem sabe como as fazer desaparecer?? agradecia a vossa ajuda.

 

Abraço

Nuno Ramos

 

 

 

 

Olá,

 

essas manchas vermelhas são tipo "gelatina"? Tens um daqueles filtros de fundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

essas manchas vermelhas são tipo "gelatina"? Tens um daqueles filtros de fundo?

 

oi, nao sei bem descreve-las mas ocupam grandes superficies no areao, e se as remexer ou qualquer coisa elas voltam num ápice. A única coisa que sei dizer é que fazem uma espécie de tapete espesso no areão. Eu penso que o aspecto delas esteja mais ou menos próximo da gelatina, e não, não tenho um filtro de fundo.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, nao sei bem descreve-las mas ocupam grandes superficies no areao, e se as remexer ou qualquer coisa elas voltam num ápice. A única coisa que sei dizer é que fazem uma espécie de tapete espesso no areão. Eu penso que o aspecto delas esteja mais ou menos próximo da gelatina, e não, não tenho um filtro de fundo.

 

 

Cumps

 

Eu já tive dessas algas, depois de algumas pesquisas, retirei o filtro de fundo.....e o melhor conselho que posso dar-te é muda a água dia sim dia não, 50% de cada vez durante duas semana, usa o aspirador de fundo, vai dar trabalho mas vale a pena tentar, eu mudava uma parte de manhã e outra ao fim do dia para não alterar demasiado a diferença de temperatura das águas, sem esquecer da limpeza do filtro exterior.

 

Se alguém tiver uma solução melhor também gostava de ficar a saber, nunca se sabe quando voltam a aparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive dessas algas, depois de algumas pesquisas, retirei o filtro de fundo.....e o melhor conselho que posso dar-te é muda a água dia sim dia não, 50% de cada vez durante duas semana, usa o aspirador de fundo, vai dar trabalho mas vale a pena tentar, eu mudava uma parte de manhã e outra ao fim do dia para não alterar demasiado a diferença de temperatura das águas, sem esquecer da limpeza do filtro exterior.

 

Se alguém tiver uma solução melhor também gostava de ficar a saber, nunca se sabe quando voltam a aparecer.

 

 

Eu não sei, é que estar a tirar 200 litros dia sim dia não é um bocado complicado especialmente porque uso água de garrafão. Mas vou ver isso, por enquanto vou aspirá-las e ver no que resulta, mas tenho a sensação de que elas não vão deixar de aparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens três soluções:

1 trocas de água (osmose preferencial ou verificar se a que usas tem fosfatos, testa antes de por o sal),

2 resinas removedoras de fosfatos, várias marcas comercializam,

3 utilizar macroalgas como elemento filtrante, mais complicado pelas alterações que evetualmente possas efectuar na sump.

Controla a quantidade de comida que deitas para os peixes...!

 

o ideal: água de osmose com aplicação de resina filtrante na sump e um refugio (ou espaço na sump) com macroalgas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...