Reset (180L)


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Não havendo grandes novidades, à parte de que continuam presentes as BBAs e que as plantas continuam a crescer bem, aqui fica um vídeo do macho popondeta furcatta que, nos dias que correm, manda no aquário todo!

 

 

Note-se a correria atrás do macho neon chinês e na forma como usam as barbatanas levantas para se intimidarem mutuamente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • Replies 173
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já há algum tempo que não dava novidades por isso aqui fica um update fotográfico bem como um ponto de situação.

Do lado esquerdo continua tudo ok mas do meio para a direita só a HM está em grande!

A aposta na eusteralis stellata não se revelou a melhor e está de saída. Para o seu lugar irão uns pés de rotala wallichi, à esquerda da matogrossense, e já estão uns pés de rotala sp. pink à direita, imediatamente antes da HM. No canto direito continua a saga da limnophilia, que não demora a sair também. Assim que eu arranjar solução para ela...

As BBAs parecem ter desaparecido e vou aumentar a fertilização para o seguinte, dia sim, dia não:

6ml TPN (micros), 6ml Fe, 5ppm de Potássio, 1ppm Fosfatos.

Vamos ver como corre...

 

Entretanto na TPA de hoje encontrei dois alevins junto à tona enquanto tentava tirar o máximo de uma irritante camada de gordura superfícial que teima em marcar presença em todos os meus quatro aquários cá de casa...

Não sei de espécie serão mas apanhei-os e foram para o aqua que há-de receber os CRS (ainda não estão lá...).

 

Aqui ficam as imgs desta noite:

DSC_0233.jpg

DSC_0234.jpg

DSC_0236.jpg

 

PS: a pedra de xisto é para sair. Está ali só a tentar salvar um bocado de musgo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas plisboa!

 

Esse aquário esta a ficar cada vez melhor!

 

não quero ser chato mas vou ter que insistir, um tapete na parte da frente ficava a matar! e como ponto negativo é essa pedra do lado direito, peso não fazer muito sentido...

 

vai actualizando.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e como ponto negativo é essa pedra do lado direito, peso não fazer muito sentido...

Obrigado pelas tuas palavras mas olha que eu digo que a pedra está lá temporariamente. Vou ver se consigo fazer algo que se assemelhe a um tapete. Depois dou novidades. AB! ;)

 

@nmprafael: Um abraço para ti também, caro amigo. Nestes dias difíceis porque vou passando, são momentos como este que me vão dando alento. Obrigado! :)

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Bem isso está a ficar cada vez mais bonito :D Grandes moitas e belas cores ;) Qual a quantidade de CO2 que estás a fornecer?

Tens alguns viviparos? Ou não fazes ideia de que espécie são esses alevins?

 

Esse aquário já está a pedir uns belos escalares eheh ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 está a 1 bolha por segundo. Posso aumentar mas o indicar apresenta um verde sólido e as plantas estão bem. Estou, de alguma forma, a tentar poupar um pouco...

As cores ainda têm muito para dar e vão dar o primeiro passo nesse sentido com a introdução das rotala wallichi.

As sp pink ainda estão a ambientar-se. Também tenho alguma fé nelas. Vou dar-lhes tempo.

 

O que tenho são cardinais, nariz de bêbado, tetras rosa, neons chineses e os meus adorados pseudomugil furcatta.

Acho que dos dois alevins já só resta um mas vou esperar mais um pouco a ver se o outro não anda escondido.

 

Os escalares é que estão totalmente fora de hipótese. Pura e simplesmente não gosto... a verdade é que nunca gostei.

Pode ser que um dia... no início também não gostava de discos e hoje já olho para eles com outros olhos. Se bem que não para este aquário pois considero-o pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De todas as espécies que tens, apostaria nos neons chineses. Já li que a sua reprodução é "aparentemente fácil" pois uma forte TPA pode despertar as fêmeas ;)

 

Eu sei que não gostas de escalares, acompanho os teus posts noutros tópicos (de Discus e afins ;) ;)), disse isso só para ver o que me dizias, eheh ;).

Eu por acaso gosto muito de escalares. Antes de os ver ao vivo não lhes achava piada nenhuma, mas os primeiros que vi deixaram-me com um bichinho cá dentro. Só que também não tenho aquário para eles :(

 

Qualquer dia tens de arranjar um de 500 litros para uns belos Discus :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

Depois de três semanas a deixar que o Green Dust se apoderasse dos vidros, hoje foi dia de limpeza.

Amanhã ou depois será dia de poda pois já tenho plantas quase a tocar no topo, nomeadamente as HZ.

A aprendizagem continua, especialmente no que à tesoura diz respeito. Note-se, por exe, as partes mais escuras na parte de baixo da HZ e da HM.

Tanto num caso como no outro tenho de conseguir corta-las de forma a que as folhas de baixo tb apanhem luz. O problema é que não devia ter-lhes plantado nada à frente. Ou seja, sinto que lhes falta profundidade para fazer esse corte.

Na HM até que pode ser adicionados mais uns pés à frente, com algum jeito por causa da grande Cryptocorine mas no caso da HM as blixas não lhe permitem avançar.

Vou também podar a Matogrossense pois já está a tapar-me a rotala wallichi e continuo à espera que a rotala sp. pink se digne a mostrar-me as fabulosas cores que tinha quando me chegou às mãos...

Começo ainda a achar que talvez esteja na hora de me desfazer da echinodorus bleheri. Custa-me porque estão comigo literalmente desde o início, ou seja, desde 2006, mais coisa, menos coisa.

 

Eis algumas fotos:

DSC_0251.jpg

DSC_0252.jpg

DSC_0253.jpg

 

Se alguém tiver interesse em HZ, Matogrossense e/ou HM, entre em contacto comigo. Alguma coisa se há-de arranjar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhhh quase me esquecia!

O alevino é de popondetta furcata (ou Pseudomugil furcatus, como queiram :) )

Continua bem e a crescer, comendo somente flocos muito bem esmigalhadinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo plisboa parabens esse aqua traspira saude cada vez melhor,para mim punha ai um tapetezinho,glosso ou cuba,se pensares nisso,eu ofereço,a glosso,so pelo prazer de o ver como imagino,abraço.

 

Epá... eu agradeço imenso a tua simpatica oferta mas prefiro não aceitar porque seria o mesmo que deitar fora.

Digo isto porque no meio da Rotala Wallichi veio um pézinho de elocharis parvula e não pegou. Não sei se foi arrancada mas o facto é que desapareceu.

Nota que eu só tenho 117W para aprox 140L úteis. Cheira-me que seria insuficiente para manter a glosso.

 

Para além disso, visto de cima, quase parece que tenho é um tapete de cryptocorines de tantas que elas são ehehehe

Têm vindo a multiplicar-se de forma aleatória sem que eu tenha qualquer intervenção...

 

Em que condições manténs a tua???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Que moitas fantásticas... Estás realmente de parabéns.

Tenho o privilégio de ter umas plantinhas vindas desta maravilha ;)

 

Grande abraço

 

Boas Hugo!

Na verdade estou longe de estar satisfeito com a forma como as moitas estão.

Como disse acima, quando comecei a plantar ainda não tinha noção de profundidade. Agora deparo-me com a necessidade de 'fazer as moitas crescer' em direcção ao vidro da frente para lhes dar maior volume e uma global prespectiva de profundidade.

Estou limitado pelas blixas à frente da HZ e por cryptos à frente da HM, o que é uma pena. Na prática só lhes deixei espaço para crescer para cima, por assim dizer...

 

Vamos ver o que faço...

De qualquer forma, obrigado pelas tuas palavras ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Uma experiência multimédia de explicação do estado actual do aquário:

 

th_P1010445.jpg

Clicar na img para ver o vídeo pf

 

espero que gostem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bonito Paulo, a diferença que uma boa calha faz!

O que falta ai agora é um pouco de hardscape, vulgo rochas, troncos e desníveis no solo. De resto parece-me que a fauna está saudável e feliz, as plantas tem um bom crescimento e boas cores. Talvez fosse altura de arranjar umas plantas pequeninas para 1º plano.Eventualmente podias usar a hz para tal efeito.. Essa botija de co2 é que já precisava de uma pintura!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão no que respeita à calha. A diferença tem sido tremenda!

Quanto ao hardscape, não vou colocar nada. Hei-de levar esta montagem até ao fim sem nada de rochas e/ou troncos.

A verdade é que já nem tenho muito espaço aberto para isso, de tantas que são as cryptos LOL

Ainda vou acabar por ter um 'tapete' de cryptocorines ehehehe

 

A ideia de plantas mais pequenas para primeiro plano é boa mas a HZ cresce tanto que não pode ser opção.

Por agora queria mesmo era que a wallichi multiplicasse ramadas e ganhasse volume. Já começa a dar mostras disso mas ainda vai demorar um pouco.

 

Quanto à botija... tens razão mas eu não tenho jeitinho nenhum para essas coisas. Mas que ficava bem melhor pintada, isso ficava.

Por agora escapa porque está por trás do móvel da TV ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro… este teu aquário.

 

Grandes moitas.

 

Tens aí um belo entretenimento. Dar uso a tesoura, podar, podar e podar… tornar essas moitas mais bem definidas, em que fosse possível apreciar a “separação” das plantas.

 

Depois… devias apostar em mais plantas de médio porte. Na prática, construir uma segunda “barreira” de plantas, logo à frente das moitas traseiras.

Assim, ocultavas os caules despidos, característicos das plantas de caule que nós deixamos crescer até à superfície.

 

Depois… bem… depois… mais umas plantas rasteiras para a frente. Umas de fácil manutenção… por ex, uns apontamentos de Staurogyne sp. Ou Marsilea hirsuta.

 

Podias ainda, colocar umas pequenas pedras, envoltas em rede… com um bonito musgo… por ex… o fissidens fontanus.

 

Toma atenção à rotala wallichii. È de longe, a planta mais "difícil" que tens aí… e rapidamente pode começar a definhar. Precisa de “espaço” e de uma boa quantidade de luz e nutrientes. Talvez fosse melhor opção, passares a Rotala wallichii para o centro do aquário (meio plano). E deixa-la crescer apenas a “meia-altura”. Assim, a planta concentra melhor as suas energias e cresce mais forte.

 

E para terminar… digo-te apenas… continua a divertir-te com este hobbie… e continua a monstrar fotos(ou vídeos) a esta comunidade.

 

Afinal… um Dia… servirão como referencia… para Ti… e todos os Outros.

 

Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! É com muito gosto que recebo a tua opinião.

 

vou tentar responder a todos os pontos que levantas.

 

Tenho andado a 'descobrir' o que é podar moitas. A verdade é que no passado, com a iluminação e substrato que tinha, nunca me deparei com este desafio.

Por isso, tudo isto ainda é um bocado novidade para mim :)

 

Julgo que o que queres dizer é para não deixar que diferentes espécies cresçam em altura muito perto umas das outras, certo?

Não me vai ser fácil atingir esse objectivo pois, como referi, sinto que me falta profundidade. Sinto que plantei outras plantas (cryptos) muito perto das plantas do plano traseiro.

 

Vou mesmo ter em conta a questão das plantas de médio porte. Parece ser algo em que muita gente concorda.

Tenho de ver o que poderá encaixar bem. Gosto da staurogyne mas não gosto nada da marsilea.

Também não me desagrada a ideia das pedras com musgos mas gostava de perceber como idealizas a colocação destes elementos. Seriam algo que ficaria nos espaços livres entre as cryptos?

 

A wallichii... tenho muita fé nela. Digo isto porque já começam a arrebentar muitas ramadas novas.

'Dou-lhe' luz, CO2, fertilização de micros, fosfatos e potássio 3x por semana e substrato fértil. Espero que venha a ter um papel relevante a médio prazo.

No entanto, confesso que não percebi o que queres dizer com o centro do aquário? É mantê-la junto ao vidro traseiro mas ao centro? Ou deslocá-la para mais perto do vidro da frente?

Tendo em conta o que aprendi com a rotundifolia, cheira-me que também será uma plante que aprecia ferro em grandes quantidades para mostrar os seus vermelhos...

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes, não me consigo explicar bem.

Ou seja... não "saem" as palavras mais correctas... :P

 

A wallichii... eu optaria por a deslocar mais para a frente.

Assim... seria uma das plantas a manter a "meia-altura"... á frente das rotalas... por ex.

Mas prontos... também consegues criar um excelente impacto visual, se a mantiveres na traseira e se a deixares crescer em altura. Vão aparecer uns pés vermelhos... por detrás de uma das moitas. ;)

Apenas... acho mais fácil, manter a wallichii com os caules mais curtos.

 

As moitas mais bem definidas... é preciso podar...podar e podar. Imagina, cada caule cortado... dá origem a "dois caules"... e assim sucessivamente. Podar... significa amoitar... compactar as moitas... torna-las mais "vistosas"... e sim.. isso só se consegue com sucessivas podas... com o passar dos dias... aos poucos vais aperfeiçoando o uso da tesoura.

 

É claro, que estou a pensar num aquário, com bons níveis de luz, ferts e co2. Mas todas as plantas que aqui tens(excepto as cryptos) precisam de bons níveis de nutrientes.

As plantas de caule... as rotalas, a HZ, as Cabombas … crescem mais gordas, mais sorridentes… mais alegres… isto é como dar “ovos Kinder” a um puto de 5 anos… :P

 

Ninguém nasce ensinado... e só a pratica e o uso diário da tesoura... é que pode dar resultados.

E olha… que eu sei (e penso que tu também) quem é desaparecido deste fórum… que todos os dias fazia meia hora de tesoura… :P

 

As cryptos…empurra-las para trás, algumas delas podem servir para o “meio-plano” do aquário. Com elas, tapar os caules despidos das plantas mais altas.

E depois… mais para a frente… algo simples… os tais apontamentos com musgos ou alguma planta rasteira… a tal staurogine… ou outra qualquer da tua preferencia, que cresce rasteira… (ou não) dependendo da poda que lhe deres.

Ou outra qualquer planta rasteira da tua preferencia

Eu diria… acrescentar uns pequenos apontamentos… detalhes...aqui e ali… ;)

 

As pequenas pedras, com os musgos… é precisamente para o aquário não ficar demasiado vazio na frente.

Nada de muito complicado... ;)

Ganhas profundidade… e vais subindo em altura… da frente para trás.

 

Se não queres grandes pedras ou troncos… então o teu “desafio”… consiste nas moitas que conseguires formar… nas cores que conseguires separar… amoitar… amoitar… podar…podar… pega na tesoura… quanto mais cortares… mais força dás nas plantas… mais fortes elas crescem.

 

É por isso que eu digo… que tens aqui um belo entretenimento… :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo compreendido! Acho eu...

 

Depois desta conversa, estou quase tentado a mandar a HZ embora. Aquilo parece uma autêntica parede, de tão densa que é!

 

Quanto à wallichii, o meu receio é que ela se ressinta se a podar mais baixa, por eventual falta de luz (tenho 3x39W T5 HO).

 

Julgo que o que queres dizer com a sugestão de pedras com musgo seja algo como 'começas logo no 1º andar. Não tens um R/c'.

O R/c seriam as pedras com musgo...

 

Vou repensar muito bem algumas coisas porque não me agrada nada andar a replantar, tirar daqui para meter ali, porque isso é sempre um perigo enorme de mistura de substrato fértil com a coluna de água.

Quem tem plantados sabe bem o tamanho que as raízes atingem!!!

 

Obrigado pelas criticas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois desta conversa, estou quase tentado a mandar a HZ embora. Aquilo parece uma autêntica parede, de tão densa que é!

 

A HZ é uma planta fantástica, que depois de adaptada, cresce a uma velocidade incrível.

Grande consumidora de nutrientes... e tambem de uma grande beleza.

Eu acho que a HZ tambem poderia ser uma daquelas plantas para a zona "média" do aquário.

As Rotalas atrás... e à frente... a HZ... que irias controlando através de regulares podas.

 

Não vale a pena, estares a fazer alterações a pressa... que quase sempre dão maus resultados.

Isto é apenas uma troca de ideias, nada mais. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas tardes,

 

um breve update em forma de uma singela foto :)

 

Resumindo:

  • a rotundifolia não voltou a ter o mesmo esplendor que em tempos anteriores
    julgo que devido a podas frequentes, o que resulta em folhas pequenas que não têm o mesmo encanto das folhas grandes e ao decréscimo na quantidade de Fe que meto
  • a HZ continua saudável apesar de ter perdido caules no seu canto inferior esquerdo junto à rotundifolia
  • a wallichii foi um flop absoluto
    julgo que por serem pés 'curtos' não apanham luz suficiente junto ao substrato
  • a matogrossense vai de vento em popa!
  • a rotala sp pink teima em não dar as cores que esperava dela
    também aqui julgo que devido a estar a dar somente 6ml de Fe da Seachem 3x por semana. Cheira-me que se aumentar a coisa muda
  • a HM está um encanto!
  • a limnophilia (ou cabomba, nunca sei!) já não espero nada dela
    aquilo não cresce nem à lei da bala!!!
  • Cryptos estão muito bem e as blixas estã enormes!!!
    já a anúbia que está perto do difusor está com o rizoma a apodrecer. E não, não está enterrado.
  • acrescentei dois pedaços de riccia que se adaptaram muito bem!
    estou a pensar meter mais um pedaço de riccia no canto direito junto ao difusor, uma vez que a marsilea hirsuta parece não gostar da 'casa'
  • continuo a tentar arranjar coragem para me desfazer dos dois enormes pés de echinodorus bleheri que tenho há montes de anos mas não consigo

Em suma, continuo com aquele 'buraco' ali à esquerda da HZ que já me começa a desmotivar.

Pensei em meter rotala macrandra que ficava mesmo a matar ladeada pelos intensos verdes da HZ e da matogrossense mas tenho receio de não ter luz suficiente para ela. Ainda assim... estou vai, não vai...

Aqui fica uma foto geral:

 

DSC_0152.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

estou de volta para deixar mais uma breve actualização:

 

Reset_27072011.jpg

 

Alterações são poucas.

Puxei mais para trás as cryptos mais altas (e castanhas) que estavam no lado esquerdo, meti mais riccia, entrou rotala indica para o 'buraco' e dei-lhe uma poda enormeeeeee!!!!

Vai entrar Ranunculus inundatus a ver como se porta.

 

E é tudo por agora :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.