Reset (180L)


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Está a ficar muito interessante.

 

Só uma coisa, a Micranthemum Micranthemoides já não tem esse nome mas sim Hemianthus micranthemoides.

 

Pormenores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 173
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado pela correcção! Fui induzido em erro pelo google :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores de testes desta manhã

 

pH: 6,5

kH: 3

gH: 7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso do hardscape só lá vai com prática e com experiências ;) Já fiz uns quantos esboços para a próxima montagem e agora nem sei por qual deles optar :P

Queria um tronco apanhado na natureza, mas até agora ainda não encontrei nenhum que se "ajeitasse" ao que pretendia...

 

A rotala que tens é a Rotundifolia, muito bonita mesmo. Eu também tenho, mas a minha está a crescer pouco e fica pequena, por isso queria uns pés como os teus para a substituir. Obrigado na mesma ;)

 

A tua ideia parece-me boa, agora tens de esperar pelo desenvolvimento das plantas. Tens boa luz e CO2, por isso é uma questão de fazer experiências até que obtenhas o que idealizaste.

Já agora, fazes fertilização líquida?

 

Boa sorte e força nisso.

 

Abraço

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica mesmo para uma próxima vez mas olha que se a tua não cresce, as minhas podas das pontas mais desenvolvidas deverá ter tendência a mirrar.

 

Quanto à pergunta que me deixas, podes consultar aqui

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como já suspeitava para a luz que tens o teu esquema de fertilização é pobre, nisto dos plantados o melhor teste é o teu olho e as tuas plantas á vista apresentam sinal de desnutrição, outra coisa, ter algas não significa que tens todos os nutrientes em excesso na agua, normalmente é mais pela falta de 1 ou de vários que faz com que os outros não sejam assimilados e isso faz com que fiquem disponíveis para as algas. Deixo claro que estou simplesmente a tentar ajudar, acho que se deve sempre desconfiar de um resultado de um teste quando algo nao está bem.

Em relação ao co2 não precisas de o desligar 1 hora antes, o meu tenho-o ligado 24h, á noite deixo a lilypipe levantada e pronto, com isso tenho a certeza que não tenho nenhuma carência de co2 a nenhuma hora do dia e também estou seguro que não me aparecem bba's que são propicias a aparecer quando existe falta deste nutriente.

 

 

Cumprimentos, Luís.

 

Ah e esqueci-me de deixar esta imagem aqui está em ingles mas acho que ajuda bastante a identificar carências, espero que ajude!

 

Cumps.

Editado por Hugo R. Silva
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela img e pelas dicas!!!

Quanto ao continuar a introduzir CO2 fora do ciclo de luz, penso que não fará sentido continuar a fornece-lo pois não existe consumo de CO2 sem fornecimento de luz.

Se estiver enganado, corrijam-me pf :)

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plisboa um tapete ficava ai a matar!

 

ricardinho, só vi o teu post agora... sorry!

Também acho que sim mas não me apetece andar constantemente de tesoura em punho a apara-lo e, para além disso, a patroa não gosta.

Se lhe mostrasse como ficam os tapetes feitos por quem 'sabe da coisa' talvez mudasse de ideia mas eu próprio tenho muitas dúvidas que eu o conseguisse manter em boas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isso não é assim tão linear, as plantas, mesmo depois de ficarem sem luz, continuam a consumir CO2 durante algum tempo, pelo menos foi isso que aprendi em biologia, às vezes basta um novo flash de luz durante breves segundos, para se retomar a fotossíntese e como tal o consumo de CO2, por isso acho que podias experimentar trocar, ou seja, o CO2 continuar a ser libertado no aqua uma hora após as luzes apagarem!

 

Não tenho estudos que provem o contrário mas julgo que para haver consumo de CO2 tem de haver fotossíntese. E para haver fotossíntese tem de haver luz.

Se eu não forneço luz, não há fotossíntese. Logo não haverá consumo de CO2.

Mas reforço, posso estar enganado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois, mas pelo que me ensinaram, mesmo após o desaparecimento de luz, o consumo de CO2 mantém-se porque os fotões, excitam os electrões da cadeia transportadora e estes continuam a produzir energia, esta energia é então utilizada na síntese de glucose e para isso é necessário CO2...

 

Mas de qualquer das maneiras posso estar em erro, por isso é melhor esperares por outra opinião! ;)

Certo... a fotossíntese tem diversos passos. Nalguns deles, é necessário haver luz disponível para os Citocromos P680 e P700 ficarem excitados e assim haver transporte de electrões. Nestes passos o Carbono nem entra para a história, até porque o Oxigénio que origina a molécula de O2 provém da água, e não do CO2. A fixação de Carbono só se dá "mais tarde" no ciclo de Calvin, e nesse não é necessário haver luz.

 

Ler mais, aqui: http://en.wikipedia..../Photosynthesis

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto, já aprendi mais qualquer coisa hoje.

Obrigado ao luismoniz, ao Luís Fortunato e, especialmente, ao F. Saldanha que teve paciência para com a minha 'teimosia' :D

 

Agora, coloca-se-me já uma nova questão: há maior consumo com ou sem luz? Suponho que com luz. A ser assim, faz sentido variar o volume de CO2 que entra em função da luz estar acesa ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

(Até aqui é o que nos ensinam na primária: de dia papa CO2, e à noite O2, é por isso que não se deve ter plantas no quarto!!!!)

 

...

 

Mas ensinam mal!

Não há qualquer problema em ter plantas no quarto.

Se comparares a taxa de consumo de oxigénio de meia dúzia de plantas com a da tua companheira, vais ter a perfeita noção que isso é um mito.

 

Pessoalmente, não vou abdicar de dormir com a minha Maria porque ela consome muito oxigénio durante a noite... ela ia ficar chateada! :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

aqui fica uma actualização.

Novidades: 4 pseudomugil furcatus (ou popondetta furcata, como preferirem), BBA no substrato e nalgumas plantas.

Antes de umas imagens do estado actual, deixo-vos um vídeo do macho mais adulto que é de uma beleza estonteante!

 

Aqui ficam algumas imagens do estado actual do aquário:

180L-1.jpg

 

180L_dir.jpg

Lado direito

 

180L_esq.jpg

Lado esquerdo

 

A terminar, deixo-vos umas imagens de uma planta que mudei de lugar e replantei e que agora as folhas começaram a crescer em direcção ao substrato, de tal forma que empurraram a raiz até a planta se soltar!!! Nem sei o que lhe faça. Gosto bastante dela e não a queria perder...

planta2.jpg

planta1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Grande crescimento, muito bom mesmo. Está a ficar cada vez mais bonito, parabéns.

 

Essa planta parace-me uma cryptocorine, mas não tenho a certeza. Mas podes experimentar fazer como disse o Francisco. Não é nada normal as folhas crescerem para baixo, estranho...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que gostam.

Há uma coisa que me esqueci de referir. Para além das BBA, tenho também Green Dust com fartura. Ou seja, de 15 em 15 dias tenho MESMO de limpar todo o vidro da frente pois deixo de conseguir ver (literalmente) no centro do aquário.

 

@ F. Saldanha: Sim, parece-me ser a única opção. Acho que ainda tenho lá em casa umas tiras fininhas de chumbo que vou atar às raízes para ajudar.

Pelo que estiver a ver, só deve ficar mesmo um par de folhas :( O resto devo arrancar...

Quanto aos peixes novos, eles são mesmo novos, por isso não têm nem metade da beleza deste que apresenta verdes intensos nas barbatanas e tons de amarelo alaranjado. É qualquer coisa de surreal.

 

@ h_saldanha: também acho que se trata de uma cryptocorine. Tenho de ver se descubro qual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm assim à primeira vista não consigo descobrir qual seja. Mas que é bonita lá isso é...

 

Também costumo ter Green Dust, tenho de limpar os vidros uma vez por mês. Os caracóis ajudam, mas não dão conta do recado sozinhos... Como costumas limpar? Eu uso um cartão, tipo multibanco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limpar tem sido um problema mas ontem penso ter minorado a coisa.

É que o JBL Manado tem alguns grãos de substrato que devem ter metal pois são literalmente atraídos para o iman. Isso resulta em riscos no vidro se não estiver com a máxima atenção.

 

O que fiz foi comprar uma régua de plástico de 50cm e encostei-a ao vidro da frente. Assim posso descer o iman até ao fundo, bem próximo do substrato.

Ainda vou pensar em fazer com que ela fique mais pesada pois sendo de plástico tem tendência a mexer-se com o movimento da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, para um aquário grande como o teu, não estava a imaginar que o limpasses com um cartãozinho.lol...

 

A ideia da régua é boa. Ms não estou a ver como a possas deixar mais pesada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiras finas de chumbo, eventualmente presas com silicone ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho andado um bocado sem tempo para vir ao forum e só raramente venho aqui ver uns aquários e nos últimos tempos acho este aquário um dos casos de maior evolução! Os meus parabéns, estás a conseguir estabelecer um plantado holandês muito bonito, embora ainda tenha muito que evoluir!

Mantém actualizado pois será uma boa referencia para quem começa.

 

PS: vai ao ebay e pesquisa as várias opções para limpeza de vidros que eles oferecem. Acho que o ideal ai seria um limpador extensível deste tipo.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Podias dizer que plantas sao aquelas 2 da ponta do lado esquerdo?

 

Claro que sim! A que está encostada ao vidro é Rotala rotundifolia. A que fica logo a seguir é Heteranthera zoterifolia, também conhecida como HZ.

Qualquer coisa, dispõe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Diogo HC Matias,

 

muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras. Acredita que são muito importantes para mim.

Em primeira instância este aqua é para ser desfrutado pela família mas, logo a seguir, vem obviamente a comunidade deste fórum.

Foi graças a ela que sei o que sei hoje. Não é muito mas foi-me dado de boa vontade, de graça. E eu tento devolver partilhando o pouco que sei quando posso, quer através dos meus tópicos, quer dando ajudas pontuais em situações em que tenho (ou julgo ter) a certeza do que digo.

 

Quanto ao aquário, depois deste tempo todo ainda não consegui acertar com as fertilizações.

Contudo há dois factores de enorme importância para a evolução: nova calha e CO2 pressurizado.

Claro que esta montagem conta com um substrato fértil por baixo mas estes dois factores é que acho que estão a ajudar-me a conseguir algo agradável à vista.

 

Como disseste ainda há muito a fazer. Para começar, eliminar as BBAs.

Depois, decidir o que fazer com a eusteralis stelatta que teima em não vingar no centro. Não estou mesmo a gostar dela e estou quase decidido a procurar algo em tons de vermelho, com folha de tamanho médio.

Finalmente, decidir se substituo a cabomba que está no canto direito por uma planta de um verde algo para o escuro. É que a cabomba também não me está a convencer. Este ponto é de difícil escolha pois é deste lado que tenho a flauta do filtro, o que representa sempre um problema para plantas altas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.