Ictio novamente


Zoaninha

Recommended Posts

Boa noite,

 

a minha situação é a seguinte:

 

Setup

 

aqua 60 lts

 

luz 15w

 

filtro de momento sem carvão activado

 

flora: higrophilas e bola de algas

 

fauna: 3 mollys balão (2 femeas 1 macho)

 

1 pitbull

 

1 coridora

 

3 nariz de bebado

 

2 guppies

 

1 rasbora

 

ph 7.0 e os outros valores ok

 

comecei a reparar que tinha alguns narizes de bêbado com pontos brancos (pareceu-me ictio), logo optei por aumentar a temperatura para 30º.

 

Como não resultou resolvi fazer o tratamento com sera costapur, ou seja fiz uma tpa coloquei as gotas, desliguei a luz do aqua (1ºdia), mantive a luz desligada, no 3º dia fiz nova tpa e adicionei as gotas em falta. não houve alteração de temperatura nas tpas porque adiciono a agua aos poucos (a agua que uso é da torneira mas fica em garrafoes normalmente 2 ou 3 dias ao ar). Mesmo depois do tratamento não houve melhoras. Mantenho o aqua a 30º.

 

Posso fazer mais alguma coisa? Já li que podia por sal, mas tambem ja li que a os guppies e corys podiam nao gostar.

 

Aconselham-me mais alguma coisa?

 

Os peixes continuam a alimentar-se e não se roçam em nada.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se lesses direito o que estiveste a ler...

 

a temperatura elevas para 30graus e deixas ficar 12 dias. As pintas não vao desaparecer do dia para a noite.

 

Se os peixes tiverem muitas pintas, elevas a temperatura para 32ºC durante 3 dias e depois desces para 30 durante 10 dias.

 

se os peixes têm pintas ou não durante este processo, esquece. Respeita o procedimento. Se não respeitas, não inventes e não cries mais problemas para os peixes, que é o que estás a fazer, pode haver mortes, não podes usar sal com os peixes de fundo, podes matá-los.

 

Dá comida reforçada aos peixes, coloca esha optima na água, desliga as luzes do aquario, e usa apenas os 30C.

 

acocelho-te a ter calma, esperar e não stressar o peixe. Pois o peixe é que tem que se curar, aumentando as suas defesas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppys adoram sal, como todos os vivíparos, as corys como já te tinha dito é que não dá mesmo pois não têm escamas e causa-lhes danos. Contudo se não tiveres esha podes optar por azul de metileno, 1 gota por cada 40L a agua não pode ficar com um tom escuro, deve ser uma tonalidade moderada. Deves fazer pelo mesmo período como se fosse o esha.

 

O tratamento do Quo é adequado com a excepção dos 32ºC que eu acho demasiados e que podem colocar alguma da fauna em risco ou até mesmo flora por ser uma temperatura inadequada para algumas espécies.

 

Com temperaturas na ordem dos 29º-30ºC já dá para os peixes se curarem.

 

Observação: Ictio não é uma patologia, mas sim uma bactéria que se manifesta nos peixes quando existem condições para tal, por este motivo eu mantenho a agua dos meus aquários de 28ºC para cima e nunca tenho Ictio, alias posso dizer que já há 2 anos que não tenho qualquer tipo de doença nos meus peixes.

 

Mantenho 4 escalares, 5 guppys, 2 platys, 2 kuhlis e 1 ampularia e respectivas plantas naturais em 60 litros, o único problema a registar é algumas algas... tenho que refugiar melhor o aquário da luz da janela...

 

Tenho cuidados como fazer tpa de cerca de 15%, 20 em 20 dias (cada aquário é um caso o tempo de tpa é relativo, o meu já se encontra bem maturado), faço desparasitação com flagyl, sal grosso de cozinha as vezes em muita pouca quantidade, e ainda dou decalcit como suplemento de cálcio e vitamina d3.

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ictio não é uma bacteria, é um protozoário. é um bicho maior que uma bacteria. Logo não se trata como se fosse uma bacteria, rikardo.

 

29C apenas acelera o ciclo, mas não previne contaminações, 30C previne novas contaminações

30C grande parte da fauna suporta, mesmo peixes de águas mais frescas.

 

32C pode causar algum derretimento de algumas folhas das plantas, mas é a temperatura que mata o ictio em casos graves. depois de terminado o tratamento, pode-se descer gradualmente a temperatura (3graus de diferença por dia) de 30 passar logo para 27C. Não necessita de 32C em muitos casos, mas precisas de pelo menos 30C.

 

quem diz 28C ou 29C para tratar o ictio está a dar um tratamento errado, pois isso não elimina o problema, apenas acelera o ciclo do ictio e os peixes que tiveram ictio desenvolvem imunidade. Mas ao colocares um novo peixe, esse novo peixe desenvolverá ictio.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só estava a questionar porque há quase 3 semanas que ando nisto e a minha temperatura nunca esteve abaixo dos 30º.

 

Eu sei que o ictio não desaparece de um dia para o outro.

 

Vou por as vitaminas e apagar a luz e esperar mais um bocado, porque efectivamente não tive nenhuma baixa e não estou stressada, simplesmente pensei que ao fim de 3 semanas já havia de ter melhorado alguma coisa.

 

Obrigada pelas respostas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Para o Ìctio o melhor mesmo é o Protozin da Waterlife....

 

Fazes o tratamento e em 6 dias tá a coisa resolvida.....

 

 

 

Caso seja íctio, claro

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais