nano reef 130L


Recommended Posts

Olá,

 

Já algum tempo que ando na aquariofilia e o bichinho dos salgados teve sempre presente, ora monta, ora não monta, e lá resolvi montar um nano reef na sala com um móvel que era para montar um plantado. Quero agradecer ao Luís Rodrigues, João Branquinho, Pedro Conceição, André Silvestre, Alexandre Rodrigues pela paciência e dicas na preparação da montagem, e ainda... à mulher cá de casa que tanto me chateou para montar o dito cujo =)

 

Setup:

 

Móvel by AquaVitro 50*50*80 ( Comp*Larg*Alt )

 

Aquário: 50*50*40cm ( Comp*Larg*Alt ) - 100L; sem travamento, vidro de 8mm, coluna seca e vidro posterior com acrílico preto

Iluminação: Giesemann Reflexx Nano HQ Plus ( 1x150w 12500k + 2x8w T5 24000k ) + Estrutura de suporte by Aquartist

Circulação: 1 x Tunze Nanostream 6025

Substracto: Natures Ocean 9Lt.

Rocha Viva: 9kg Indonesia

 

Sump: 43*45*35cm ( Comp*Larg*Alt ) - 55L; ( teve de ser com estas medidas devido ao tamanho do móvel )

Reservatório: 7*45*35cm ( Devido a falta de espaço optei por fazer um reservatório no interior da sump que me dá cerca de 11Lt, para a quantidade de agua do aquário é mais que suficiente para 3 ou 4 dias ), a reposição água de osmose é efectuada através do Osmoregulador da Tunze

Escumador: Bubble Magus Skimmer NAC7 Conico

Reactor de Cálcio: Deltec PF509

CO2: Botija de 2Kg Aquaristic ligada ao Reactor de Cálcio ( montada fora do móvel )

Bomba de retorno: AquaBee Up 2000/1

Aquecimento: 2x150W Jager

 

Cá vai o projecto quase no final:

 

Fotos gerais do aquário com a calha montada ao dia de hoje :)

img1hl.jpg

 

img2n.jpg

 

Fotos gerais da área técnica ;)

img3.jpg

 

img5.jpg

 

img4b.jpg

 

Espero que gostem das primeiras fotos, amanha irei partir para a arrumação da cablagem e colocar mais umas fotos.

 

1 Abraço

Armando Fernandes

Editado por Armando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou como o Jorge Neves....promete...sem dúvida! :medieval_mace:

 

Bons professores, bom material, agora é ir montado devagar e saber sempre o que se está a fazer ou o porque das coisas!

 

Tens ai alguns nanos no forum com tamanhos semelhantes e belissimos! ::D:

 

Ab

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Uma das coisas que eu dou bastante valor é a arrumação dos cabos em qualquer lugar onde faça uma instalação electrica cá em casa, andei a procura de umas esteiras de passagem de cabos, mas não arranjei nada a medida para colocar no móvel. Optei então por arranjar uns suportes de bicicleta ou para outro tipo de aplicação no AKI e até achei engraçado. Comprei e coloquei:

 

img6.jpg

 

img7c.jpg

 

img8k.jpg

 

Após colocação, comecei a ligar os respectivos cabos dos quais ainda faltam alguns nomeadamente do escumador, reactor de cálcio, osmoregulador, iluminação interior, e botija de CO2. O aspecto final foi este:

 

img9.jpg

 

img10.jpg

 

img11.jpg

 

Deixo também uma foto da Sump mais arrumadinha:

 

img12p.jpg

 

Agora é só aguardar pelo restante equipamento que deve chegar para a semana, vamos ver se isto vê agua e sal no próximo fim de semana =)

 

1 Abraço

 

Armando Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Finalmente o projecto já tem água, o escumador já chegou, foi montado no próprio dia e ontem fui ao mar apanhar água, 120Lt's que foi o suficiente para encher o aqua e a sump.

 

Em anexo estão as fotos, e o layout by Luis Rodrigues ( o professor ) e a ideia da meia lua by me =)

 

img13kv.jpg

 

img14wd.jpg

 

img16n.jpg

 

img17c.jpg

 

img18n.jpg

 

img19x.jpg

 

img20r.jpg

 

Por montar ainda fica:

 

- Reactor de Cálcio "espera um conta bolhas da JBL"

- Botija de CO2 "espera o reactor de cálcio"

- Osmoregulador

- Em estudo está o sistema da GHL para controlo total do aquário

 

Criticas ou sugestões são bem vindas.

Agradeço ao Luís Rodrigues por me ter aturado tanto =)

Editado por Armando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Armando boa noite

primeiro o que não gosto - aquele bucal cor de laranja da reposição de água.

o que gosto - tudo o resto

Bom fico satisfeito com toda a montagem , está melhor que a minha, parece-me bem equilibrado não só o layout como todo o equipamento adquirido.

agora vamos lá ver se tem a calma que é necessário antes de introduzir os vivos .

Fico com vontade de o ir ver ao vivo e a cores lol

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sr. Afonso,

 

Vou mudar essa parte, até porque da-me muita circulação de "jacto" no aquário visto que a bomba de retorno... faz retorno de mais =)

 

Ando a estudar outras questões, de resto obrigado pelos comentários =)

 

Amanha é dia de visitas, pode vir cá quando quiser =)

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.