Corais tempo de luz


rec

Recommended Posts

Não há problema nenhum, o importante é manter o fotoperiodo.

 

Não se esqueçam igualmente que quem quer ter corais de uma forma pensada deve respeitar as intensidades diárias de luz.

Há esquemas que se podem usar para variar a exposição à luz usando actinicas, HQI`s(ou HQL) e moonlight.

 

Abraços

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

07:30 e acabar ás 15:30

Só uma curiosidade Nuno, com este fotoperíodo, como é que vês o aquário ligado? :shock:

 

Só se estiveres em casa nessa altura o que para mim, por exemplo, seria impossível.

 

Eu tenho normalmente das 15 às 00.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não o vejo ligado, só aos fins de semana.

Como não tenho alimentadores automáticos(visto dar comida humidificada), para os peixes, meto as luzes a acender cedo 30 min. antes de sair para dar tempo aos peixes de ficarem activos e dar-lhes de comida.

Durante o resto do dia eles alimentam-se de algas, artémias e tubifex

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desculpa Nuno mas isso é um absurdo - eu tenho o meu aquário para poder usufruir dele! As luzes ligam às 18 horas e apagam às 4 da manhã. Com isto garanto que usufruo do meu aquário o mais possível, aproveitando também o sistema bi-horário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock: Sinceramente também não percebo qual a ideia de ter o aquário de luzes apagadas quando estamos em casa e quando o podemos ver...

 

O aquário para mim é primeiro uma peça de decoração da casa. Já tive aquários de criação que acendiam quando eu saia e desligavam quando eu chegava, mas aí o objectivo não era ver o aquário.

 

Agora o meu salgado, quero vê-lo todos os dias e todas as horas que estou em casa... :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nuno, 8 horas diárias de luz para um aquário de recife parece-me muito pouco. Não nos podemos esquecer que estamos a albergar espécies oriundas de locais com um fotoperíodo de 14h. Para um aquário de recife o fotoperíodo aconselhado é de 12/14 horas de luz com 7/10 horas de iodetos metálicos. Também não posso concordar com fotoperíodos inversos aquele do local onde vivemos, simplesmente porque não é natural e portanto vai induzir algum stress aos habitantes do aquário.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"... estamos a albergar espécies oriundas de locais com um fotoperíodo de 14h."

 

Errr... isto não é bem assim. Dias com 14 horas de duração só existem acima do paralelo 40º - em Portugal, no extremo Norte, chega a haver dias de 14h. Quanto mais nos chegarmos ao Equador, menor será a variação da duração entre o Verão e o Inverno, com o extremo a ser atingido sobre a linha do Equador, onde o dia e a noite tem 12 horas durante todo o ano.

 

O que se passa é que, até certo ponto, podemos compensar a falta de intensidade luminosa com uma extensão do foto-período, mas este efeito é muito limitado (não tenho dados, mas se for como para as plantas terrestres, qualquer coisa além de duas horas é inútil como forma de compensar a falta de intensidade).

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dar um excelente exemplo...

 

Urgada não tem 14 horas luz solar, tem quase um dia solar semelhante ao nosso. No entano vão lá ver os corais, merece a pena lá mergulhar.

 

Abraços

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Z.

Pegando no exemplo já apontado de Urgada (ou Hurghada, ja não me lembro como se escreve), o sol nasce cerca das 4h30- 5h e põe-se pelas 17h30-18h, mas a intensidade... é impossível de acompanhar.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Ok, também já estive em Hurghada e outros locais do Mar Vermelho a mergulhar e posso confirmar que é um dos melhores locais do mundo para observar de perto os recifes de coral. E não só, há 2 anos tive a sorte de encontrar frente a frente um tubarão baleia juvenil de 5m.

 

Na realidade nestes locais o fotoperíodo não é tão alargado quanto as 14 horas que referi. No entanto existem aquários de recife já estabelecidos e com um crescimento de corais espectacular com fotoperíodo de 14h. Nos meus aquários utilizo as 12h de luz (11.00h > 23.00h) com 7 horas de hqi (15.00h > 21.00h) e não me posso queixar do crescimento dos corais. Futuramente vou aumentar o nº de horas das hqi para 10h para poder disfrutar melhor dos aquários.

 

Z, o aumento do fotoperíodo de 12 para 14 horas não me parece estar de forma alguma relacionado com uma compensação de falta de intensidade luminosa nos aquários. Para os corais o período diurno é tão importante como o período nocturno, há reacções químicas na fotossíntese que ocorrem somente durante a ausência de luz.

 

Cumprimentos e desejos de Bom Natal e Feliz Ano Novo,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

No entanto existem aquários de recife já estabelecidos e com um crescimento de corais espectacular com fotoperíodo de 14h
.

 

A situação de haver esses aquários não é regra que o periodo se extenda até essas 12/14 horas.

 

Eu digo-vos, tenho o meu aquário a acender e apagar 8 horas e tá um show. Os corais duros e tridacnas crescem que é uma coisa parva.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto que dizes penso fazer todo sentido.

 

Os corais crescem mais durante a noite, quando não fazem fotossíntese. Acontece o mesmo nas plantas. Lembro-me que quando tinha o plantado deixava um dia por semana o aquário totalmente às escuras para as plantas crescerem mais rápido.

 

Com os corais será o mesmo. As algas/plantas quando estão em fotossíntese recolhem os nutrientes necessários, para depois, quando sem luz, utilizarem-nos para crescer.

 

Assim faz todo o sentido que os teus corais tenham taxas de crescimento altos. A questão, e foi por isso que no plantado abandonei a determinada altura essa questão, é que não é nada natural, para além desse crescimento nem sempre ser sustentado, ou seja, e no salgados, os corais podem crescer mas com o esqueleto muito frágil, como acontece na acreação por exemplo.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha ouvido falar desse fenómeno (não duvido dele), mas não faz sentido nenhum. Os organismos fotossintéticos não páram de "respirar" durante o dia ("respiração" é a designação genérica dos processos metabólicos que consomem energia), uma vez que este processo não é incompatível com a fotossíntese. No limite, passar-se-ia precisamente o contrário - menor crescimento durante a noite, caso houvesse esgotamento de reservas sem reposição.

 

Repito, não duvido, mas gostava de ouvir explicações mais "técnicas"...

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não faz sentido então duvidas, né?! :?

 

 

Não te posso ajudar nas explicações mais técnicas, foi o que notei no plantado, no salgado não sei porque nunca tentei e não percebo nada de biologia aquática, por isso é esperar que alguém mais entendido concorde contigo, já que eu não tenho fundamentos técnicos nenhuns. :?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o que se passa com as plantas nada tem a ver com os corais.

As plantas para a fotossintese precisam de luz solar como catalizador do metabolismo celular para as trocas gasosas. Já os corais precisam de luz pois as algas zooxanthellae se utilizam de luz para produzir seu alimento, de maneira muito semelhante às plantas terrestres. Como muitos dos corais que temos nos aquários abrigam zooxanthellae, podemos dizer que os corais vivem de luz. Dependendo da espécie, realmente corais podem viver quase exclusivamente de luz (Acrópora spp – até 98% de sua nutrição obtida da alga simbionte).

 

O aproveitamento da luz, e o tipo dessa radiação a que o animal é exposto são fundamentais para seu desenvolvimento.

 

É interessante notar que, não apenas os corais precisam de luz, mas também se proteger das radiações maléficas do espectro luminoso. A fonte mais importante de proteção dos corais é chamada de S320, aminoácidos semelhantes à microsporina encontrados no tecido ectodérmico dos corais. Esses pigmentos são transparentes à UV-A, e parecem servir para bloquear a porção biocida de UV-B, sem atenuar sua porção benéfica. Os pigmentos portanto produzem o ambiente ideal para a cultura de algas simbiontes.

 

Enquanto a radiação UV-B e ondas curtas de UV-A são claramente danosas à zooxanthellae, os efeitos das ondas longas tipo UV-A e curtas do tipo azul são duvidosos. A resposta a UV-A é sempre tida como a fluorescência dos corais. Existe, no entanto, uma relação à criação de cepas diferentes de zooxanthellae dependendo da radiação recebida. Corais de locais profundos do recife têm dificuldade se expostos à luz da superfície. Apenas após uma adaptação podem se acostumar ao novo regime de luz.

Radiação ultravioleta também tem efeitos sobre a produção de larvas, na zooxanthellae.

 

O fato de que mantemos animais que se beneficiam da fotossíntese nos faz interessados nesse processo bioquímico. A fotossíntese é realizada em duas etapas;

 

Na primeira, promovida pela exposição à luz, a radiação produz energia química, tendo o oxigênio como subproduto. Esse processo é bastante intrincado, onde proteínas de ferro chamadas ferrodoxinas fazem um importante papel no transporte de elétrons.

 

Na reação que ocorre no escuro, a glucose é produzida a partir de dióxido de carbono.

 

A reação à luz envolve pigmentos característicos, dentre os quais o mais importante é a clorofila. Existem 8 tipos conhecidos de clorofila, e ainda os carotenóides e as ficobilinas, encontradas por exemplo nas algas vermelhas e nas azuis-verdes. Cada tipo de pigmento utiliza uma parcela do espectro de luz emitido. O pigmento mais comum, Clorofila A, tem absorção máxima de luz entre 430 e 670 nm, ou seja, entre a luz azul e a vermelha do espectro visível.

 

Carotenóides como Beta caroteno entre 450 e 500 nm, e Ficobilinas, absorvem melhor entre a luz verde e a laranja. Muito comumente dois pigmentos funcionam em regiões comuns a ambos no espectro em determinados pontos, de maneira que apenas o mais colorido ou dominante determina a cor da alga. Sempre, no entanto, há pigmentos verdes. Todos juntos, os pigmento podem absorver luz na maior parte do espectro luminoso.

 

Perceberam?

Não???

 

- Tivessem percebido!

 

Abraços

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não faz sentido que um Jumbo com não sei quantas toneladas consiga tirar as rodas do chão se não perceberes a Física que o explica - mas não deixas de o constatar. É por isso que eu digo que não duvido - se tu o verificaste, pois claro - mas que espero por explicações técnicas para que passe a fazer sentido. :?

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, quanto a mim este texto começa logo com uma contradição:

 

De facto o que se passa com as plantas nada tem a ver com os corais.  

As plantas para a fotossintese precisam de luz solar como catalizador do metabolismo celular para as trocas gasosas. Já os corais precisam de luz pois as algas zooxanthellae se utilizam de luz para produzir seu alimento, de maneira muito semelhante às plantas terrestres.

Se nada tem a ver com os corais porque é que dizem que as zooxanthellas se comportam
de maneira muito semelhante às plantas

 

Bom, mas também este texto não é teu, pois não? :?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma curiosidade, com um fotoperiodo de 12h nao será quase certo o crescimento de algas indejesadas?

 

eu tenho 6h, mas também só tenho actinodiscus, clavularia spp, e outros corais faceis de manter, juntamente com 2 ocellaris, hermitas, nassarius, turbo snails, anubis's, e possivelmente um carangueijo no meio das rochas lol. Ah, e também tenho macroalgas.

 

12/14h nao será muito? pelo menos lembro-me que durante um tempo tive 8h e o crescimento dessas algas no areao, e vidro era brutal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz é um catalizador, apenas crescerão algas se tiveres excesso de nutrientes na água(água amarelada), caso contrário até podes ter 14 horas que não cresce nada.

 

Abraço e Feliz Natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais