Que tipo de lâmpadas devo usar? T5?T8?PLL?


Veterinário

Recommended Posts

Olá,

Que tipo de lâmpadas aconselham para um aquário com 70cm de altura?O objectivo é um plantado simples (Hz,limnophyla sessiphlora, ludwgia arcuata,rotala rotundifolia, higrophyla polisperma, pogostemon stellata)..quando digo simples é porque não quero plantas de tapete.

O aquário tem 300litros. Quantas lâmpadas de quantos watts aconselham?

Atenção porque não vou utilizar Co2 ou fertilizantes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Antes demais devo salientar que o co2 e fertilização são outros elementos essenciais para se ter um bom plantado/plantas.

Visto que o aquario não vai ser um plantado, eu aconselho a ter no minimo dos minimos 150watts, embora o ideal seja 250-300watts.

As pll são as lampadas que menos consomem e são sempre uma boa opção, o problema é que existe pouca escolha quanto aos graus kelvin.

As t5 são a meu ver neste caso em concreto a 2ª melhor escolha, são também economicas e com uma grande variedade disponivel.

Existe também a possibilidade hqi, consomem é muito.

 

Agora o numero de lampadas depende da escolha que fizeres...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Antes demais devo salientar que o co2 e fertilização são outros elementos essenciais para se ter um bom plantado/plantas.

Visto que o aquario não vai ser um plantado, eu aconselho a ter no minimo dos minimos 150watts, embora o ideal seja 250-300watts.

As pll são as lampadas que menos consomem e são sempre uma boa opção, o problema é que existe pouca escolha quanto aos graus kelvin.

As t5 são a meu ver neste caso em concreto a 2ª melhor escolha, são também economicas e com uma grande variedade disponivel.

Existe também a possibilidade hqi, consomem é muito.

 

Agora o numero de lampadas depende da escolha que fizeres...

 

 

As Pll são as que menos consomem? cada uma consome 55watts (o que acho bastante). Se tiver 4PLL de 55Watts 10000K para um aquário de 70cm de altura, as plantas terão luz adequada?

Obrigado pela resposta anterior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, nem tinha reparado que eras tu!

 

Consomem 55watts mas a luz que delas imana não corresponde a 55watts, são como as lampadas economizadoras e27 por exemplo, em que 25 watts corresponde a 100watts. No entanto confirma por exemplo na aquaeden porque não tenho experiencia com este sistema de lampadas, aliás, é o unico em que não tenho qualquer experiencia. Já utlizei t8, utilizo t5, e27 e vou utilizar hqi.

Com 10.000k estás muito bem servido a nivel de plantas, aliás, devias utilizar apenas 2 a 10.000k e as restantes a 8.000k, para obteres um tom no aqua mais azulado, ou 6.000k para obteres um tom mais branco.

Eu num aqua utilizo sistema de rosca convencional e27 !home made" com lampada de 6.500k que gasta apenas 25 watts, que corresponde a 100watts. Tem a grande vantagem de ser muito economica a todos os niveis mas o grande problema na possibilidade de escolha de espectros e na dispersão de foco de luz. Estou bastante satisfeito, mas como é obvio estou limitado nas capacidades da mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta.

De facto bastam 2lâmpada para dar luz suficiente para as plantas. Vou experimentar assim, se precisar de mais luz ligo durante um tempo as outras duas lâmpadas.

Essa capacidade de "25watts corresponderem a 100watts" está dependente do quê? dos kelvins? a proporção é sempre a mesma?ou seja uma lâmpada de 50watts corresponde a 200watts?

 

A vantagem de lâmpadas com kelvins inferiores é só em termos de tonalidade? ou as plantas captam melhor/pior esse espectro? isso depende da altura do aquário ou do tipo de plantas?

 

Abraço

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ás contas que andam a fazer:

 

quando se diz que um aquário deveria ter por exemplo 100W de luz (para ter um proporção de 1:1 no caso de aqua ser de 100L) são 100W "reais", ou seja, equivale a uma lâmpada fluorescente (ou PLL) de 100W. Não a uma lâmpada de 25W que supostamente dá 100W de luz.

 

No teu caso para teres uma relação de 1:1 no teu aqua de 300L terias de ter 300W "reais" em lâmpadas fluorescentes (ou PLL). Mas claro para as plantas que queres ter se calhar metade disso é suficiente...

 

Cumps

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acima de tudo, julgo que passa pelo espaço que tens para colocar as lampadas.

Ca em casa, as lampadas com que tive mais sucesso, foi com as pll.

Se queres ter plantas, mas não queres nada de especial, penso que com 2*36W ou com 2*54W já ficavas com um aquário bem iluminado.

Poderás sempre experimentar um par, e reforçar com um segundo, se sentires essa necessidade.

Falo no par, porque assim colocas so um balastro de par.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disseram as contas não podem ser feitas assim, essa equivalencia não é universal, é especificada pelo fabricante e apenas em relação ao sistema e27.

No caso do meu sistema e27 de lampada compacta phillips de 25watts, equivale a 100watts reais porque é garantido pela propria marca. Existem lampadas iguais de 25 watts que equivalem apenas a 80watts e outras a 70watts. Por isso é que te aconselhei a procurar essa informação junto do vendedor porque só ele te pode responder a isso.

Mas a equivalencia de 25 para 100watts é real, mas é real em relação ao sistema incandescente.

 

A capacidade de emanação luz é diferente de sistema para sistema, não podem ser feitas comparações desta forma!

Por exemplo na iluminação automovel, o sistema hid xenon de 35 watts dá muito mais luz que a lampada de halogenio de 55 watts.

Os watts nestes casos é apenas o que elas consomem, para se fazer equiparções de sistema para sistema há que recorrer ao lumens.

O que elas consomem não pode servir de referencia para a luz que emanam, principalmente quando se comparam sistemas diferentes.

O que tu precisas de saber são os lumens que a lampada emana, com base nesses mesmo lumens é que podes fazer a comparação. Doutra forma é impossivel, é a mesma coisa que comparar automoveis e as suas performances apenas com base combustivel que consomem.

Resumindo, tens é que comparar é os lumens que cada sistema consegue produzir, e com base nesta comparação verificar qual o sistema mais eficiente a nivel energético.

Eu penso serem as Pll, mas como te disse não tenho a certeza porque não tenho experiencia pessoal com este sistema

 

Os graus kelvin influenciam directamente a tonalidade de luz, através da escolha certa de lampadas podes jogar com a tonalidade a que queres dar ao aquario. Eu gosto de tons azuis, mas o pessoal dos Plantados gostam em regra dum tom mais amarelado.

O facto de ter mais graus kelvin não significa ter ou dar mais luz, não tem nada a haver. Significa apenas que possui uma maior capacidade de "penetração", graus mais elevados possuiem um alcance maior, mas a luz é a mesma.

escalakelvin2.jpg

esclakelvin.jpg

 

Mas sim, quanto mais alto for o aquario mais aconselhável é ter graus mais altos. Mas isso depende principalmente da planta em causa, há que verificar o nivel de exigencia de luz de cada planta. Pode até nem ser preciso.

Existe a regra de 1watt por cada litro, mas uma iluminação deste tipo é uma iluminação muito forte e intensiva, que incomoda muitos peixes. A regra a meu ver aplica-se a plantados já com alguma exigencia, mas como disse há que ver os pormenores de cada caso em concreto!

Mas atenção que esta regra só faz sentido se usares os sistema convencionais t5 ou t8, porque foi com base neles que se criou a regra uma vez que é o sistema "comum". Foi uma forma simplificada que se fez para explicar a quantidade de luz necessária para quem não perceba do assunto, mas que levada á letra e em comparações dá disparate.

 

Mas tenta saber os lumens das pll e faz o que o José Matias te disse, penso ser a melhor solução (que também equaciono fazer no meu, só não sei ainda que calha vou fazer...)

 

Abraço!

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...as tuas lampadas de 25W pll equivalem a 100W de lampadas incandescentes... e isso realmente é "garantido"... o problema é que nas outras fluorescentes isso já não vem escrito mas também aproximadamente equivalente a 100W de incandescentes. Mas a tecnologia das pll é a mesma tecnologia das fluorescentes... um plasma que se gera dentro de um tubo que liberta Uv e que são convertidos pelos fosforos nas camadas exteriores da lampada.

 

Mas a eficiencia de uma T8 ou de uma T5 é superior a das pll, ou seja, os mesmos 25W de t8 ou T5 ainda equivalem a mais de 100W de incandescentes e objectivamente correspondem a mais de 25W de pll. (as lampadas pll pela sua construção tem sempre alguma perda por radiação cruzada).

 

só que toda a gente faz contas com fluorescentes ( e há muito tempo)... e portanto na realidade os teus 25W de pll são aproximadamente = a 25W de t8 e t5.

 

O facto de ter mais graus kelvin não significa ter ou dar mais luz, não tem nada a haver. Significa apenas que possui uma maior capacidade de "penetração", graus mais elevados possuiem um alcance maior, mas a luz é a mesma.

 

a luz não é nem de perto nem de longe a mesma. Visivelmente apenas varia a tonalidade, a nivel espectral, a luz é completamente diferente e duas lampadas com os mesmos ºK podem ter espectros muito diferentes... e o aumento de ºK não "significa" maior penetração significa que a luz tem um tom diferente á vista, os ºK não podem ser proporcionalmente ligados à penetração da luz na agua, pode existir uma correlação, mas não é uma verdade universal, ou seja, lampadas com menos ºKpodem ter até mais penetração na agua do que lampadas com mais ºK

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...as tuas lampadas de 25W pll equivalem a 100W de lampadas incandescentes... e isso realmente é "garantido"... o problema é que nas outras fluorescentes isso já não vem escrito mas também aproximadamente equivalente a 100W de incandescentes. Mas a tecnologia das pll é a mesma tecnologia das fluorescentes... um plasma que se gera dentro de um tubo que liberta Uv e que são convertidos pelos fosforos nas camadas exteriores da lampada.

 

Mas a eficiencia de uma T8 ou de uma T5 é superior a das pll, ou seja, os mesmos 25W de t8 ou T5 ainda equivalem a mais de 100W de incandescentes e objectivamente correspondem a mais de 25W de pll. (as lampadas pll pela sua construção tem sempre alguma perda por radiação cruzada).

 

só que toda a gente faz contas com fluorescentes ( e há muito tempo)... e portanto na realidade os teus 25W de pll são aproximadamente = a 25W de t8 e t5.

 

 

 

a luz não é nem de perto nem de longe a mesma. Visivelmente apenas varia a tonalidade, a nivel espectral, a luz é completamente diferente e duas lampadas com os mesmos ºK podem ter espectros muito diferentes... e o aumento de ºK não "significa" maior penetração significa que a luz tem um tom diferente á vista, os ºK não podem ser proporcionalmente ligados à penetração da luz na agua, pode existir uma correlação, mas não é uma verdade universal, ou seja, lampadas com menos ºKpodem ter até mais penetração na agua do que lampadas com mais ºK

 

Não estou a perceber, e não foi isso que disse? Acho que fui claro em relação ás comparações!

Expliquei mal?

Isso dos graus kelvin e penetração está também relacionado com o espectro e cri ou irc, quis apenas mencionar a regra e omitindo isso para simplificar ao mazximo a explicação, senão... Mas 25 watts em t5 serão sempre 25 watts independentemente dos graus, era isto que queria dizer. Quanto ao espectro tens razão. Em regra os graus kelvin estão relacionados com a capacidade de penetração, mas pode haver desvios como disseste; os cri e espectros diferents podem alterar muito as coisas. Eu se achar a pagina coloco aqui o link em que explica tudo muito bem.

 

------------------------------------

Edit:

Andei a pesquisar e comparar eficiencias de diferentes sistemas (uma vez que ando a estudar um para o meu aqua) e parece-me que de facto as t5 são as mais eficientes em relação ás t8 e hqi. As t5 além de serem lampadas baratas consomem pouco.

No entanto o sistema hqi tem a grande vantagem de conseguir concentrar o equivalente de 10 lampadas t5 numa só lampada com um consumo semelhante, embora gaste um pouco mais.

(isto dando como exemplo um sistema de 500watts t5 e hqi)

Ideal para aquarios grandes.

Não consegui ainda comparar com as pll...

 

Outro facto que esqueci mencionar, os graus kelvin de t5 não são exactamente os mesmos que os oriundos dum sistema xenon, hqi ou e-27, variam de sistema para sistema; no entanto as tabelas que existem são usadas também para simplificar a questão, são apenas um ponto de referencia.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a perceber, e não foi isso que disse? Acho que fui claro em relação ás comparações!

Expliquei mal?

 

 

não, não foste claro e sim explicaste mal, ainda bem que entretanto editaste para a informação estar mais correcta.

 

Isso dos graus kelvin e penetração está também relacionado com o espectro e cri ou irc

 

O espectro é que é a base de tudo... a partir do espectro consegues determinar os ºK, a partir do espectro consegues determinar a penetração e a partir do espectro consegues determinar o irc (cri em inglês).

 

No entanto não quer dizer que a partir de uma destas variáveis: irc, penetração ou ºK consigas determinar qualquer uma das outras.

 

quis apenas mencionar a regra e omitindo isso para simplificar ao mazximo a explicação, senão

 

o problema é que isso não é uma regra...e por se simplificar demasiado é que depois se começa a pensar que é uma regra, quando não o é.

 

A capacidade de emanação luz é diferente de sistema para sistema, não podem ser feitas comparações desta forma!

Por exemplo na iluminação automovel, o sistema hid xenon de 35 watts dá muito mais luz que a lampada de halogenio de 55 watts.

Os watts nestes casos é apenas o que elas consomem, para se fazer equiparções de sistema para sistema há que recorrer ao lumens.

 

para se fazerem comparações em termos de potência luminosa que se percebe visualmente recorre-se aos lumens. No entanto uma lâmpada com mais lumens pode emitir menos potência radiante do que uma com menos lumens. E já agora como andas a estudar, podes procurar qual a unidade correcta para medir potência radiante.

 

O que tu precisas de saber são os lumens que a lampada emana, com base nesses mesmo lumens é que podes fazer a comparação. Doutra forma é impossivel, é a mesma coisa que comparar automoveis e as suas performances apenas com base combustivel que consomem.

O que tu precisas de saber são os lumens que a lampada emana, com base nesses mesmo lumens é que podes fazer a comparação. Doutra forma é impossivel, é a mesma coisa que comparar automoveis e as suas performances apenas com base combustivel que consomem.

Resumindo, tens é que comparar é os lumens que cada sistema consegue produzir, e com base nesta comparação verificar qual o sistema mais eficiente a nivel energético.

 

como reforças, vou também reforçar...precisas de saber mais do que os lumens para comparar lampadas, especialmente se pretendes fornecer energia radiante às plantas ou se comparas lampadas com diferentes espectros... é que as plantas não transformam a potência luminosa como nós transformamos, ou como outros animais transformam, e portanto não deve ser medido em lumens (que é uma medida que tem uma curva que depende da resposta dos nossos olhos a diferentes partes do espectro luminoso.

 

por ultimo:

 

Outro facto que esqueci mencionar, os graus kelvin de t5 não são exactamente os mesmos que os oriundos dum sistema xenon, hqi ou e-27, variam de sistema para sistema

 

as medições em ºK são iguais independentemente de qual o sistema que queiras medir, diferentes tecnologias (e-27 é um standard de encaixe de rosca não é um sistema, as lampadas incandescentes existem em e-27, tal como algumas fluorescentes compactas que foram criadas para as substituir) é que podem estar limitadas nas variações espectrais que podem ser obtidas.

 

Ou seja, de uma lampada de incandescência pura (sem filtros cromáticos á frente) standard nunca vais conseguir uma luz azul.

 

Os sistemas xenon estão também condicionados pelos gases contidos na camara de incandescia e portanto também há cores que vai ser mais dificil obter.

 

Outras tecnologias são muito mais versáteis, como por exemplo as fluorescentes, já que são na realidade duas tecnologias (1º criação de plasma que emite UV, 2º uma camada de fósforo transforma o uv em radiação visivel, se variares os fosforos e varias a luz que é emitida para o lado de fora)

 

As lâmpadas de iodetos metálicos (HQI, HCI,etc) são basicamente plasmas em que na câmara de pressão (alta ou baixa) são inseridos metais para condicionar o plasma que se gera na câmara, e portanto alterar a radiação que o plasma emite.

 

Resumindo, podes não explicar tudo, e tentar resumir, mas quando o fazes não deves cometer erros, senão isto transforma-se no jogo do telefone que jogavamos quando pequeninos, em que cada um que passava a mensagem alterava uma parte da frase e no fim, a frase final já era completamente diferente da frase inicial.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu és o rei da desconversação, mas já reparei que é normal em ti. :) já o fizeste também comigo na fertilização e desconfio que o fazes também propositadamente aqui.

Bem, se é para colocar tudo completamente detalhado mais vale fazer links para a wikipedia ou sites especializados uma vez que as simplificações a teu ver estão sempre erradas. Vais sempre buscar mais detalhes que alongam demasiado a conversa, embora estejas certo em muitas coisas (e noutras em que discordo). Por exemplo, mencionares a forma de funcionamento de todos os sistemas acho que não tem qualquer utilidade á conversa e nem sequer é argumento neste caso.

Se eu quisesse desconversar á tua maneira vinha já falar também do par/rfa ou do lux como tentaste puchar á conversa, e nunca mais acabava...

 

Eu não consigo simplificar mais a explicação de forma compreensivel sem omitir pormenores, não dá mesmo. A meu ver é muito util este tipo de simplificações e de regras gerais para ajudar a compreender de forma inicial (quantas pessoas não foram ajudadas pela regra de 1watt por litro ou através da tabela de graus kelvin?), porque de certeza que ele ao ler o teu post não vai perceber nada das especificações tecnicas que referiste.

Mas se quiseres referir tudo detalhadamente ou fazeres a tua propria explicação de raiz está estás á vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito sinteticamente sem "desconversar".

 

estou a corrigir erros que estavas a propagar. não gosto de propagar ou que propaguem informação errada... podias trazer o par e os lux...mas na realidade os lux não teem mais informação do que os lumens... porque lux são apenas lumens/m^2.

 

mencionar a forma de funcionamento dos sistemas é só para corrigir coisas como esta:

 

Outro facto que esqueci mencionar, os graus kelvin de t5 não são exactamente os mesmos que os oriundos dum sistema xenon, hqi ou e-27, variam de sistema para sistema

 

P.S. Quando achares que os outros estão a desconversar, talvez devas informar-te melhor sobre o que estão a escrever.

 

eu não quero que detalhes tudo, eu quero é que deixes de afirmar com toda a certeza informação errada.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito sinteticamente sem "desconversar".

 

estou a corrigir erros que estavas a propagar. não gosto de propagar ou que propaguem informação errada... podias trazer o par e os lux...mas na realidade os lux não teem mais informação do que os lumens... porque lux são apenas lumens/m^2.

 

mencionar a forma de funcionamento dos sistemas é só para corrigir coisas como esta:

 

 

 

P.S. Quando achares que os outros estão a desconversar, talvez devas informar-te melhor sobre o que estão a escrever.

 

eu não quero que detalhes tudo, eu quero é que deixes de afirmar com toda a certeza informação errada.

 

Desculpa lá mas essa informação é verdadeira! A tabela é apenas uma referencia e que os graus variam ligeiramente conforme o sistemas, consegues achar facilmente essa informação e acho que nem merece discusão. Tu é que tens que confirmar antes de contradizer e tens que faze-lo com argumentos válidos! Eu não estou a inventar, a não ser que a minha fonte esteja errada. É curioso vires com esses argumentos de eu vir informar de forma errada quando o que digo é o que todos dizem normalmente para simplificar. Na secção da fertilização vi-te a fazer precisamente isso e ai sim com erros graves, mas não vale a pena falar disso!

 

Já que está tão á vontade em todos os sistemas diz-me o seguinte porque ainda não consegui obter essa informação:

Quantos lumens emite uma lampada compacta que consome 25 watts? e quantos emite uma t5 de 25watts?

As lampadas compactas vão perdendo espectro ao longo do tempo como as t5 e t8? as pll como são basicamente semelhantesás t8 tb têm esse problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá mas essa informação é verdadeira! A tabela é apenas uma referencia e que os graus variam ligeiramente conforme o sistemas, consegues achar facilmente essa informação e acho que nem merece discusão.

 

eu acho que devias ir confirmar as tuas fontes, ou ler melhor o que elas dizem.

 

a temperatura em Kelvin é dada pela comparação com o aquecimento de um corpo negro e com a radiação monocromática por ele emitida a essa temperatura. Esta é a definição teórica e as medidas são feitas com corpos negros aproximados (já que é praticamente impossivel ter um corpo negro perfeito).

 

Portanto... a temperatura de cor é universal é pode ser utilizada para medir qualquer fonte de luz visivel. Ou seja:

 

qualquer luz que tenha uma temperatura de cor de 6000K ao mesmo observador é igual independentemente de qual seja a fonte. No entanto há temperaturas de cor que nem todos os sistemas conseguem produzir, devido ás caracteristicas próprias da tecnologia de produção de luz.

 

Na secção da fertilização vi-te a fazer precisamente isso e ai sim com erros graves, mas não vale a pena falar disso!

 

vale, vale, se dizes que estão erros, vais por favor indicar qual o tópico, e quais os erros. Não dizes isso assim com essa leviandade. Se estiverem realmente erros terei todo o prazer em me rectratar e corrigir.

 

Já que está tão á vontade em todos os sistemas diz-me o seguinte porque ainda não consegui obter essa informação:

Quantos lumens emite uma lampada compacta que consome 25 watts? e quantos emite uma t5 de 25watts?

 

Não encontraste essa resposta porque é impossivel responder a essa pergunta... é o mesmo que perguntar : qual é a velocidade de um carro de 100 cavalos? e qual a velocidade de uma mota de 100 cavalos?

 

os lumens que emitem depende principalmente do espectro para o qual foi fabricada e qual a tecnologia empregue. Agora há lampadas t5 que podem emitir 0 lumens com 25 W e outras que podem emitir mais de 100lumen/W.

 

As lampadas compactas vão perdendo espectro ao longo do tempo como as t5 e t8? as pll como são basicamente semelhantesás t8 tb têm esse problema?

 

A tecnologia é a mesma, por isso sim, vão mudando de espectro e perdendo intensidade (que é o que entendo por perder espectro), especialmente devido á perda de eficiencia dos fosforos de conversão e dos electrodos de criação do plasma.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa questao de iluminação, plantas, realmente é muito complexa, depende do que você vai ter (flora, substrato, etc) e aconselho que leia bastante antes de projetar seu setup.

outra coisa não percebi no topico o setup de seu aqua... apenas que era de 70 de altura.

Para essa altura é recomendado utilizar HQI de 5000k a 8000k pois é nessa faixa que as plantas mais aproveitam para realizar a fotossíntese mas é interessante por questões tanto de estética (que é meio relatico pois algun preferem o aqua mais azulado tipo marinho, outros amarelado estilo plantado mesmo, outros mais vermelho, etc) e para que cada planta principalmente as vermelhas que necessitam dos tons vermelhos para manter sua coloração bem vermelha.

No meu aqua utilizo:

2 x t5 red 14w

2 x t5 blue 14w

4 x t5 Yellow 14w

1 x t5 Marine 21w

1 x t5 pink 21w

1 x HQI 150w 5000k

 

CO2 Caseiro

laterita + bassalto

ph 7.0 a 7.2 (depende do CO2 pois como não consegue controlar sua produção que no inicio é forte depois dimunui no final da garrafada)

dh 4

t 25º

nh 0

1 atman hf 800 + 1 atman hf 600 + 1 jebo 508

Setup: 1.00x0.60x0.60

 

So com as t5 já se vê a fotossintese acontecendo (as bolhinhas de O2 subindo moderado ) mas quando a HQI é acionada (funciona com timers simulando a luz do dia,

25% cedo, 50% intermediario, 100% meio dia, 50% e finalmente 15% a noite e deixo uma lampada que vai desligando durante a moite simulando a lua com 5% de iluminação até amanhecer ), mas como ia dizando a HQi quando funciona parece que tem várias bombas de ar dentro do aqua ... subindo bolhinhas por todo lado.... muito legal.

 

As lampadas Full

dsc03467d.jpg

 

a fotossintese

do lado esquerdo o CO2 e mais a direita as pequenas bolhas de O2, na foto foi logo no inicio do processo, tem vezes que sobe tanta bolha que mais parece que o aqua ta é fervendo ... rsrs

dsc03468o.jpg

dsc03472.jpg

 

Abs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas,

 

apesar deste tópico já ter muito tempo eu queria tirar umas dúvidas,

 

Luciano Bandeira, com todas essas lâmpadas ligadas de uma só vez o consumo de energia não irá disparar bem alto? yikes não seria melhor optar por led's?

 

P.S.: Percebo muito pouco de iluminação, mas no meu caso uso uma lâmpada E27 de 15W (equivale a 40W segundo a embalagem) num aquário com 30 cm de altura e com 37 L, e estou a conseguir manter uma anubia com folhas bem verdinhas (requer pouca luz) mas ainda tenho eleocharis parvula e esta vai crescendo num ritmo mais lento.. É claro que cada planta tem as suas exigências de luz/fertilização/co2

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais