Amônia não baixa!!!


Recommended Posts

Ola galerinha sou novato no mundo do aquarismo montei um aquario há 2 semanas+- e estou com dificuldades com a bendita amônia ja perdi um peixe hj que gostava muito o peixe borboleta (Chaetodon-auriga_Diogo.jpg

 

Meu setup:

 

-Aquario de 57 L (60x30x30)

-Bomba de 20W

-Filtro externo (veio junto com o aquario) a bomba que puxa a agua e de 10l/m

-Iluminação de 20w x2

-3Kg de rochas vivas

-Substrato de conchas e pedras moidas

-Termostato de 150W

 

A temperatura do aquario esta de 26ºC, o aquario tem:

-2 Stripe Damsel(Dascylus melanuros) 3cm

-1 Yellow tail blue devil (Hemicyanea parasema) 4cm

-2 Blue Allen Damsel (Pomacentrus alleni) 4cm

-1 Watchman yellow goby (Cryptocintrus cintus) 5cm

-2 Palhaços (Amphiprion frenatus) 4cm

-1 Borboleta (Threadfin Butterflyfish) **Foi oque Morreu hoje

Obs: Ja fiz 2 TPA sendo que na segunda troca coloquei bactérias os testes deram o seguinte:

- NO3 = 0

- NO2 = 0,3

- GH = 16ºd

- KH = 10ºd

- PH = 8.0

- Cl2 = 0

- Amônia = 1.5 mg/l

 

So lembrando o aquario tem apenas 2 semanas sendo que antes de colocar os peixes eu ja havia colocado bacterias e feitos todos os teste citados e estavam tudo ok inclussive a amônia que estava 0. Alguem pode me da uma luz, sera que devo continuar com as TPA ou partir para algum produto ou equipamento como o skimmer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola galerinha sou novato no mundo do aquarismo montei um aquario há 2 semanas+- e estou com dificuldades com a bendita amônia ja perdi um peixe hj que gostava muito o peixe borboleta (Chaetodon-auriga_Diogo.jpg

 

Meu setup:

 

-Aquario de 57 L (60x30x30)

-Bomba de 20W

-Filtro externo (veio junto com o aquario) a bomba que puxa a agua e de 10l/m

-Iluminação de 20w x2

-3Kg de rochas vivas

-Substrato de conchas e pedras moidas

-Termostato de 150W

 

A temperatura do aquario esta de 26ºC, o aquario tem:

-2 Stripe Damsel(Dascylus melanuros) 3cm

-1 Yellow tail blue devil (Hemicyanea parasema) 4cm

-2 Blue Allen Damsel (Pomacentrus alleni) 4cm

-1 Watchman yellow goby (Cryptocintrus cintus) 5cm

-2 Palhaços (Amphiprion frenatus) 4cm

-1 Borboleta (Threadfin Butterflyfish) **Foi oque Morreu hoje

Obs: Ja fiz 2 TPA sendo que na segunda troca coloquei bactérias os testes deram o seguinte:

- NO3 = 0

- NO2 = 0,3

- GH = 16ºd

- KH = 10ºd

- PH = 8.0

- Cl2 = 0

- Amônia = 1.5 mg/l

 

So lembrando o aquario tem apenas 2 semanas sendo que antes de colocar os peixes eu ja havia colocado bacterias e feitos todos os teste citados e estavam tudo ok inclussive a amônia que estava 0. Alguem pode me da uma luz, sera que devo continuar com as TPA ou partir para algum produto ou equipamento como o skimmer?

 

É impressao minha ou tu com um aqua desses tens demasiados peixes???? nem eu com um aqua de 150L teria coragem para por esses peixes todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impressao minha ou tu com um aqua desses tens demasiados peixes???? nem eu com um aqua de 150L teria coragem para por esses peixes todos...

 

Mas são todos pequenos mesmo assim sera que a causa disso e a população do meu aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas são todos pequenos mesmo assim sera que a causa disso e a população do meu aquario?

 

mesmo que sejam pequenos, penso que para o teu aqua isso é mesmo demasiado peixe... de qualquer maneira, espera para ver a opinião de outros colegas de hobby e logo se verá se poderá ser isso ou nao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo que sejam pequenos, penso que para o teu aqua isso é mesmo demasiado peixe... de qualquer maneira, espera para ver a opinião de outros colegas de hobby e logo se verá se poderá ser isso ou nao...

 

hj comprei uma bomba de filtro mais potente 420l/h (60hz) e uma importada da GEX se chama mega power 6090... vamos ver se melhora mas ainda estou fzendo TPA e colocando bacteria todo dia no aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesses litros só deverias ter no máximo um casal de palhaços.

 

As bactérias também sem superficie para se alojarem não vale a pena.

 

Rocha Viva nunca menos de 20% da litragem bruta do aquário, no teu caso seriam 8/10 kgs.

 

A água precisa de amadurecer assim como a rocha precisa de curar e demora sempre uns meses.

 

Desculpa dizer, mas isso já vai ser um ciclo vicioso. É muito peixe a "(palavra censurada)" em pouca água.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesses litros só deverias ter no máximo um casal de palhaços.

 

As bactérias também sem superficie para se alojarem não vale a pena.

 

Rocha Viva nunca menos de 20% da litragem bruta do aquário, no teu caso seriam 8/10 kgs.

 

A água precisa de amadurecer assim como a rocha precisa de curar e demora sempre uns meses.

 

Desculpa dizer, mas isso já vai ser um ciclo vicioso. É muito peixe a "(palavra censurada)" em pouca água.

O conselho seria eu colocar mais rochas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O conselho seria eu colocar mais rochas?

 

Viva Companheiro.

Conforme já te referiram, isso é demasiado peixe para esse aquario.

Sim, deverias comprar mais rocha, aumentar a frequencia das TPA'S e comprar um escumador para esse aquario.

Mas esses peixes todos nesse aquario, é morte certa para eles.

Se queres ter tudo isso, deverias apostar num aquario maisor...bem maior.

O teu problema de a amónia não baixar, deve-se à sobre-lotação, à comida que dás e a esse filtro externo que não é o indicado para agua salgada e não dar conta do recado, dai teres de adquirir um escumador.

 

abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

E já agora, mesmo tendo colocado bactérias, devias ter deixado o aquário ciclar mais tempo. Essas bactérias que adicionas, precisam de colonizar a rocha e o areão para que se possa dar o processo de desnitrificação...2 semanas e peixes lá para dentro só mesmo com rochas muito maturadas e sem die-off, areão vivo, e água com muito boa qualidade...assim não me parece muito bom. É quase inevitável que algum animal morra...

Boa sorte, e considera a hipótese de ou aquário maior, ou menos peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois isso e mt fruta

bem isso do escumador e muito relativo

eu tenho um aqua dessa medida com o seguinte setup:

bomba de circulaçao wave 2400l\h

rocha viva 5kg

areia "viva" 5 kg

coral verdadeiro partido(lol a minha mae quesa me matava)

termostato sera 100w

2 "nemos"

1 donzela

1 turbo

2 ermitas

 

pode parecer mau mas tenho montado ha 3 meses e nunca me morreu nada

tpas e agua do aqua e proveniente do mar com um alguma doce para manter os niveis devido a evaporaçao

na minha maneira de ver falta te uma boa equipa de limpeza tipo turbos e ermitas mas tens mesmo que reduzir essa populaçao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma opinião, um aqua de 70 litros com esses peixes todos? Alguns vão ter de dar o lugar!!

 

Simples teoria das lojas de aquariofilia (nem sempre acertam mas...) --> 1 cm de peixe por litro de agua doce minimo;

1 cm de peixe por cada 2 litros de água salgada minimo. Se descontar volumes da rocha e do areão, não terás esse valor bruto disponivel.

 

Agora é só fazeres mais ou menos as contas.. de certeza que dois ou três ultrapassam a litragem do teu aqua, ainda por mais sem uma filtração mecanica eficiente>-Escumador!

 

Todos aprendemos com os nossos erros, mas não façamos dos animais nossos caprichos,temos que ter condições se queremos manter os animais.

 

Sem querer ofender a ninguem.

Editado por madezion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que devias de ler isto: OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA SALGADA - Para Quem Está A Começar...

Principalmente os primeiros 4 artigos

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
(clica nos links para ver) Sobre mim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais