aquario com/sem solução - preciso opiniões


siclpema

Recommended Posts

bom dia amigos,

 

possuo um aquario em casa, que infelizmente esta um pouco ao abandono devido a problemas que não tenho conseguido resolver... vou deixar um breve resumo:

 

ha algum tempo atras (cerca de 1/2 meses) tive um problema que me matou praticamente todos os peixes, em pouco mais de uma semana... na altura não houve mudança de agua nem medicamentos que alterasse isso. juntando um problema de fuga de agua, fui obrigado a mexer no aquario, e aproveitei para remodelar tudo, a agua,decorações, o areão foi fervido e recolocado, eas palntas danificadas foram deitadas fora, foi praticamente um novo inicio, aproveitando apenas algumas plantas, alguma agua e filtro (para evitar a perda radical de bacterias)....

 

no entanto desde então que o aquario apresenta este estado:

(vista geral)

P6032346-1.jpg

 

(vista de lado...de notar a forte presença de algas nos vidros)

P6032353.jpg

 

(alguns pormenores)

P6032357.jpg

P6032350.jpg

P6032349.jpg

P6032354.jpg

 

estes sao os dados do aquario agora:

tamanho - 54l

filtro interno (não sei o nome, vinha com o kit inicial)

termostatto para os 28º

iluminação:

1 lampada 15w de 6000

1 lampada 15w de 4500

ligadas durante 7h

mudanças de agua: cerca de 30% 1xsemana, incluindo limpeza de fundo, raspagem de algas da decoração e corte de plantas danificadas e com algas

fauna (os que se safaram da pandemia):

2 coridoras

1 limpa vidros

1 barbo tigre

Flora: valisnerias (ja tive cabombas mas não aguentam as algas, morreram todas, as valisnerias sao as unicas que se vao aguentando e multiplicando...plantas de guerra!)

 

para que não faltasse mesmo nada, tambem ja detectei algum problema entre o limpa-vidros e as coridoras...

as coridoras têm estas manchas esbranquiçadas, ja utilizei sera2000 mas não fez efeito, parece-me simplesmente um ligeira descoloração da pele (como alguns ficam quando estão em stress), de resto comportam-se normalmente

P6032372.jpg

(video que mostra a atitude do limpa vidro para com as coridoras...de referiri que não havia este tipo de comportamento antes do problema que tive no aquario...)

limpa vidro vs coridoras

 

desculpem o longgoooo topico..... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

não sou nenhum expert mas por experiencia propria aconselho te:

mete umas plantas de crescimento rapido tipo elodias para te consumirem o que me parece excesso de nutrientes

eu tinha o mesmo problema

com mais plantas e um kit de co2 da tmc cerca de 16€ o meu problema de algas ficou resolvido

aproveita e compra 2 SAE para te ajudarem na limpeza

depois quando tudo estabilizar é uma questão de comprares algo para te alimentar as futuras plantas

e limpa o filtro

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tb não sou expert mas no teu caso e até os mais experientes te dizerem algo eu fazia o seguinte :

 

1) limpar o filtro

2)Reforçar as TPA (no mínimo de 2 em 2 dias)

3)Diminuir o tempo de luz de 7 para 4 ou 5 horas

4)tal como disse o Nuno mete mais plantas de crescimento rápido

5) pessoalmente optava mais depressa por uns caracóis do que por peixes

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas

 

o filtro foi limpo ha 15 dias, na propria agua do aquario.

as horas de iluminação tambem ja baixei, antes estava em 10h, agora esta em 7h, e não notei nenhuma melhoria... vou reduzir mais 1h ou 2h a ver.

 

as valisnerias que tenho crescem muito rapidamente, e espalham-se bem, embora se note que têm carencia de qualquer coisa (so não faço ideia do que é), ja tive outras plantas mas foram literalmente consumidas pelas algas e morriam, so estas se safam. de inicio aplicava nutrientes para plantas, mas ate isso deixei de colocar a ver se resultava com as algas, mas não obtive nenhum resultado...

 

eu ja tenho um limpa vidros, e ele não limpa nada :alberteinstein: e desde algum tempo que se lembrou de andar atras das coridoras

nuno34, sabes onde poderei encontrar esses CO2 da tmc? (acho que nunca vi nada dessa marca)

zabou, a ideia dos caracois parece-me boa, se eles comerem algas.... mas tambem ja li algures que tambem comem as plantas... possuis algum tipo de caracois no teu aqua que me pudesses indicar alguma especie boa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Em termos de caracóis há várias hipóteses.

Eu dei-me bem com as Neritinas natalensis, especialmente para limpar vidros...

Experimenta e logo vês.

 

Cumps e boa sorte. Tem calma e não desesperes. Este hobby é como uma maratona :alberteinstein:

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua tenho melanoides tuberculata e planorbis corneus que me vieram com plantas que comprei. No inicio vi-me um pouco aflita porque reproduziam-se que era uma coisa doida, mas depois sem mais nem menos a quantidade diminui bastante, neste momento tenho sobretudo melanoides. Eles adaptam-se à quantidade de alimento disponivel tipo como os coelhos, quanto mais comida mais caracois, depois conforme o aqua estabiliza a população diminui. Quanto às plantas não tenho razão de queixa. E olha que até gosto de os ver a andarem por lá, principalmente os melanoides, de dia só encontro muito poucos, e quando a luz apaga lá vêm eles.

 

vé aqui :

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t68106.html

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Melanoi...tuberculata.php

 

Mas passa pela secção de invertebrados e vé por lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para começar eu nao utilizaria um filtro interno e 15 dias é muitooo tempo para um filtro interno ser limpo..

provavelmente nao tens é bacterias sufecientes que mantenham o aquario equilibrado...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às algas, faz tpa com menos tempo de intervalo, arranja plantas de crescimento rapido, uma limpeza geral a tudo que tenha algas, poda as plantas k estiverem mais atacadas.

Para a manutenção podes arranjar uns caracois, ou uns otocinclus affinis. Com esse limpa vidros que tens CAE não sei se a coisa vai resultar depois de se habituar a agarrar-se aos peixes começa a desleixar nas limpezas e quanto maior fica mais agressivo vai fica.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

hhhhh.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu em vez da elodea, não aconselho, aconselho essa para oxigenação, para consumir nutrientes aconselho comprares hygrophila, com a luz que tens, ui, a planta ia voar, consome tudo e fica mais bonita que a elodea. Também deves limpar o filtro mais vezes e fazer mais TPAs. Num aquario pequeno é muito facil resolver o problema. Nos maiores é que é mais complicado.

 

em vez das TPAs podes usar fertilização liquida, se não queres TPAs tão regulares. Estou a usa da Sera e resulta como se fosse uma TPA, só não uso mais vezes, para poupar fertilizante, mas num aquario desse tamanho, não te fica caro...

 

isso na minha opinião é facil de resolver. Isto pelo nano que tenho que já teve todo o tipo de alga, e neste momento está limpo... fácil... nos maiores é que a história é diferente.

 

também tens luz a mais no aquario, mas se pores hygroiphilas se calhar nem precisas de desligar...

 

tens que arranjar, tal como já sugeriram, neritinas. Não precisam de ser neritina natalensis, qualquer uma serve. tens que comprar umas quantas, elas ajudam a resolver esse problema de forma mais eficiente que os peixes. Se gostares também podes por ampularias, essas verdes no vidro com um par delas, estariam logo controladas.

 

se tiveres a sorte de arranjar outros moluscos pequenos (melanoides tuberculata e planorbis corneus) é até melhor, como sugeriu o ZABOU, fica muito mais barato, porque se reproduzem, logo a luta contra as algas será mais eficiente. Cada neritina custa quase 2,5-3 euros as neritina natalensis (as mais baratas), mas as outras ultrapassam esse valor em pelo menos 50 centimos, cada uma, e uma não é solução, tens que ter algumas, nota que o povoamento em moluscos não terá impacto negativo no aquario, ao contrario dos peixes. Além de serem mais eficientes. As neritinas não se reproduzem no aquário.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opinião: apagar o aquário durante uns dois dias, sem luz e voltar com apenas uma luz (a de kelvins mais altos). As algas morrem, as plantas não. Limpeza manual de grande parte delas nos vidros, arranjar esses inverts que já disseram, fazer uma TPA grande (40%), de forma a tirares o excesso de nutrientes e umas plantas de crescimento rápido...

 

Quanto ao CAE, eu não conheço melhor comedor de algas, mas quando se deixam de interessar pelas algas, torna-se complicado...Experimenta metê-lo num aquário ou recipiente à parte, durante uns dois dias, para ele passar um pouco de fome e pode ser que volte com outra atitude :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho muita luz? :) terei muita luz para evitar as algas, ou terei de retirar luz permanentemente?

é que sempre li que o ideal seria 1w por cada litro... ha um ano fiz um upgrade para os 30w. de inico tinha 2 lampadas de 6000, depois coloquei 1 de 4500, dizia na caixa ser boa para plantas, que é o tenho agora, será demais? o aqua é de 54l (claro que não esta com essa quantidade de agua, mas tem mais de 30l de agua...

 

acho que irei optar pelos caracois, vou pesqquisar pelos que me indicaram aqui, porque não queria nada depois ficar com uma praga de caracois!

 

eu tambem so limpo o filtro a cada 15dias, porque so tenho 4 peixitos no aquario, a sugidade agora é pouca :D mas vou seguir o conselho e limpar a cada tpa.

 

quo usas fertilização para evitar tantas tpa? eu desisti de colocar fertilização liquida por causa das algas, na esperança que não houvesse tanos nutrientes na agua... terei feito mal?

 

obrigado a todos pelas respostas, isto de ver o aquario ficar verdusco todas as semanas é desanimador...ja estive para comprar um anti algas (quimico), mas tinha receio que me afectasse as plantas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho muita luz? banana rock terei muita luz para evitar as algas, ou terei de retirar luz permanentemente?

é que sempre li que o ideal seria 1w por cada litro... ha um ano fiz um upgrade para os 30w. de inico tinha 2 lampadas de 6000, depois coloquei 1 de 4500, dizia na caixa ser boa para plantas, que é o tenho agora, será demais? o aqua é de 54l (claro que não esta com essa quantidade de agua, mas tem mais de 30l de agua...

 

acho que irei optar pelos caracois, vou pesqquisar pelos que me indicaram aqui, porque não queria nada depois ficar com uma praga de caracois!

 

eu tambem so limpo o filtro a cada 15dias, porque so tenho 4 peixitos no aquario, a sugidade agora é pouca :lol: mas vou seguir o conselho e limpar a cada tpa.

 

quo usas fertilização para evitar tantas tpa? eu desisti de colocar fertilização liquida por causa das algas, na esperança que não houvesse tanos nutrientes na agua... terei feito mal?

 

obrigado a todos pelas respostas, isto de ver o aquario ficar verdusco todas as semanas é desanimador...ja estive para comprar um anti algas (quimico), mas tinha receio que me afectasse as plantas..

 

boas o co2 eu comprei na koy park em almada mas ja vi que és de longe, acho que um dos patrocinadores aquaden vende material da tmc online

se pretenderes um filtro melhor e estiveres interessado podes me enviar mp que tenho um aquaclear de mochila para vender

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho muita luz? banana rock terei muita luz para evitar as algas, ou terei de retirar luz permanentemente?

é que sempre li que o ideal seria 1w por cada litro... ha um ano fiz um upgrade para os 30w. de inico tinha 2 lampadas de 6000, depois coloquei 1 de 4500, dizia na caixa ser boa para plantas, que é o tenho agora, será demais? o aqua é de 54l (claro que não esta com essa quantidade de agua, mas tem mais de 30l de agua...

sabes que há muitas teorias que não funcionam, o que interessa mais é a altura do aquario. Eu acho que tens luz a mais. Mas !!!alto!!! que isso não é mau, pois permite-te por vários tipos de plantas!

 

acho que irei optar pelos caracois, vou pesqquisar pelos que me indicaram aqui, porque não queria nada depois ficar com uma praga de caracois!

então terás que ir pelas neritinas... essas não se reproduzem no aquário, há umas bem bonitas.

Ao tudo tenho 10 neritinas de 4 especies diferentes , quem me dera que nascecem no aquario. elas largas muitos ovos pelo aquario... o que pode aborrecer um bocado, mas não nasce nada (infelizmente), precisam de ir ao mar.

 

Neritina Abalone

98563_bitter_algenrennschne_1.jpg

 

Neritina Onion

3118299958_5de8315e5b_m.jpg

 

Neritina Zebra

ij2lmSoOHr1229700862.jpg

 

neritina clithon

snail_clithon_corona.jpg

 

tens mesmo a certeza que não queres uma praga destas? Não te deixes levar por algumas teorias obsoletas (e em boa parte, ignobeis) dos caracois. Nem sequer são caracois, são moluscos marinhos.

 

eu tambem so limpo o filtro a cada 15dias, porque so tenho 4 peixitos no aquario, a sugidade agora é pouca :lol:

mas num combate às algas convem ser mais frequente.

 

 

quo usas fertilização para evitar tantas tpa? eu desisti de colocar fertilização liquida por causa das algas, na esperança que não houvesse tanos nutrientes na agua... terei feito mal?

eu deixei de usar TPA frequente, todos os dias, que funcionou muito bem no combate às algas e como fertilização das plantas, sabes que a água da torneira também trás nutrientes... o problema é que exagerei nas TPAs, o que acabou por me matar alguma da fauna, quer por diferenças de temperatura, quimicas ou cloro. Logo passei a usar fertilização liquida conseguindo os mesmos resultados, o problema é que fica caro €€€€€€ Se calhar tinhas que aumentar a dose... para funcionar.

 

Sim, deves dar os nutrientes em falta às plantas para que elas consigam usar os nutrientes que as algas estão a usar para prosperar. logo deves fertilizar. tudo menos PO4 e NO3

 

obrigado a todos pelas respostas, isto de ver o aquario ficar verdusco todas as semanas é desanimador...ja estive para comprar um anti algas (quimico), mas tinha receio que me afectasse as plantas..

umas TPAs ou uns moluscos resolvem-te isso... Se não gostas dos moluscos... podes tentar peixes. podes também optar por loaches (peixes-lapa), p.ex.

beaufortia.leveretti.gif

 

opções não te falta.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradço a todos pelas respostas!

ja comecei a aplicar os conselhos:

ontem ja desliguei o temporizador da luz, tenho o aqua as escuras. hoje é dia de limpeza, vou tentar fazer uma limpeza mais minuciosa, incluindo filtro.

depois irei ligar apenas a lampada de 6000 por uns tempos, e fazer tpa menos espaçadas... so espero que não me estrage mais as plantas (se virem nas fotos no 1º post as minhas plantas não estão propriamente fantasticas :flick_tongue::puppydogeyes: ) mas qualquer coisa para me ver livre do verdusco! :snipersmile:

 

eu ja tive uma praga de mini caracois (não sei o nome, so sei que eram bem pequenos) e dispenso outra eheheh

mas as opções que me colocaram aqui parece-me boa. irei procurar nas lojas se encontro algumas dessas especies! acho que irei preferir moluscos a peixes neste momento, ja que estou com problemas com o meu limpa vidros, não quero meter la mais nenhum peixe, e ter o problema a dobrar.

achei a neritina clithon muito gira, mas acho que nunca vi nas lojas, vou procurar melhor, ou essa ou qualquer das outras.

 

 

 

os fertilizantes que estava a usar eram da tropical, o Aquaplant B (multi-ingredientessem nitrogenio nem fosforo) e o Ferro-Aktiv (rico em ferro), usava 1 semana cada um. será boa ideia recomeçar com as fertilizações já ou aguardar que as algas diminuam?

 

nuno34, nem tinha reparado na distancia, não sei se por aqui havera lojas dessas, mas vou procurar online, obrigado. para ja não posso mudar de filtro, tem de ser interior, não disponho de espaço para colocar um exterior.

 

agradeço desde ja as ajudas, vamos la tentar mais uma vez a ver no que isto dá! (ou então batizo o aqua como "o verdusco" e fica assim :sleepiness2: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que tiveste foi mesmo uma praga de caracois physa. eheh. Mas isto é diferente.

 

Em relação ao teu limpa-vidros é a excepção que confirma a regra. Se bem que as raposas voadoras e os plecos podem ser fonte de outros problemas. Mas o resto dos peixes comedores de algas vendidos são maioritariamente aptos a qualquer aquário.

 

também usava um Aquaplant B mas mudei para o da Sera que me parece melhor...

 

ao fazeres uma TPA estás a fazer uma fertilização, eu fertilizaria nos dias em que não fazia TPA. Mas olha que precisas de plantas, teres só valisnerias... e fertilizares... não serve de muito. As valisnerias nem precisam de fertilização.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.