Montagem de 1º Aquário


gamation

Recommended Posts

"Sessiliflora" ;) . essa planta cresce como tudo! tenho que fazer à volta de duas podas por semana nas minhas! mas quando plantadas em grupo dão um efeito excelente! daqui a umas semanas já as tens pelo aquário todo! é só cortar e replantar

 

Boas! Por acaso eu tenho outro pe (é ssim que se chama?!) dessa planta plantado noutra localização.. deverei juntar os 2..... hum?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

esse tronco realmente da vida ai ao aquario, gosto mais desse tipo de troncos, da um ar mais natural do que aqueles que se vende mais em lojas...

 

esse aquario ficava bem com escalares ou discus....tem aquele ar amazoonico que eu gosto bastante! ;)

 

boa sorte! ;)

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse tronco realmente da vida ai ao aquario, gosto mais desse tipo de troncos, da um ar mais natural do que aqueles que se vende mais em lojas...

 

esse aquario ficava bem com escalares ou discus....tem aquele ar amazoonico que eu gosto bastante! ;)

 

boa sorte! ;)

 

Concordo contigo e confesso que já pensei nisso... mas como tenho ideia de que são peixes muito complicados, para já, e para me iniciar, vou começar com outros mais simples... daqui a uns tempos... quem sabe? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... ontem disse que infelizmente, e a conselho de um lojista, não ia ter para já um primeiro habitante no meu aqua... mas ao que parece "alguém" se antecipou e apareceu sem convite ;)

 

Hoje encontrei este amiguinho (minusculo!!) a deambular pelo meu aqua... Alguém conhece? Será este pequenote um devorador de plantas?

 

img5350t.jpg

 

img5353.jpg

 

Respostas são bem vindas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai um caracol physa .

 

Os gajos comem plantas pah, mas se não tiveres detritos em excesso nem folhas a apodrecer eles não têm comida...

 

Agora se fores do tipo que se desleixa um pouco em aspirações e a dar comida deixa muito ir para o fundo, epah, se fores assim tira os gajos que eles viram praga que é um instante.

 

Eu tinha planorbis corneus, durante muito tempo nem um problema, agora ando sem muito tempo para os aquas, tenho uma praga! E são menos proliferos que esses.

 

Pois não és o Bejecasman então, esse moderador não era de um forum de aquariofilia..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai um caracol physa .

 

Os gajos comem plantas pah, mas se não tiveres detritos em excesso nem folhas a apodrecer eles não têm comida...

 

Agora se fores do tipo que se desleixa um pouco em aspirações e a dar comida deixa muito ir para o fundo, epah, se fores assim tira os gajos que eles viram praga que é um instante.

 

Eu tinha planorbis corneus, durante muito tempo nem um problema, agora ando sem muito tempo para os aquas, tenho uma praga! E são menos proliferos que esses.

 

Pois não és o Bejecasman então, esse moderador não era de um forum de aquariofilia..

 

Abraço

 

 

Olá! pois.. de facto é um menino desse género, aliás.. meninos, porque são pelo menos uns 3 ou 4 pequenotes. Vierem ovos nas plantas (eu acho que foi no Christmas Moss porque eles estão maioritariamente na rede da parede de musgo).

 

Ontem ainda pesquisei e já tinha chegado à conclusão que eram physas, e já li bastante sobre eles - pelo que li, as opiniões dividem-se mas a maioria do que li dizem que estes caracóis aquáticos podem de facto torna-se uma praga mas que são facilmente controláveis através de pouca comida aos peixes e da remoção dos ovos (nas plantas e na parte superior do aqua). Li igualmente que estes pequenos invertebrados não tocam nas plantas saudáveis, alimentando-se sim de algas e de plantas mortas.

 

A meu ver, desde que existam em quantidade qb (como em qualquer coisa no aqua..), este género de animais são uma mais valia em qualquer aquário.. desde a limpeza das algas, à ajuda ao ciclo do azoto através da criação de amónia e ainda, porque como são pequenos acabam por remexer o areão, o que provoca a oxigenação das plantas o que é positivo.

 

Bom.. se começar a ver que eles "são mais cás mães" eu arranjo maneira de dimiuir a população..

 

 

Obrigado pela resposta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Por acaso eu tenho outro pe (é ssim que se chama?!) dessa planta plantado noutra localização.. deverei juntar os 2..... hum?

 

sim, chama-se Limnophila Sessiliflora, apesar de aparecer muito por aí Sessiflora também. Não me parece que tenhas de juntar os dois, elas até são umas plantas bem resistentes, normalemnte juntam-se as plantas mais frágeis para elas passarem pela fase de adaptação e enraizamento mais facilmente. no caso desta planta ela desenvolve-se bem, desde que esteja bem fixa ao substrato. depois vais cortando e juntado-as em grupos que fazem uma moita bem gira e fácil de cuidar

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Actualização - dia 34

 

Boas!

 

Aqui vai uma actualização da montagem do aquário. As plantas têm crescido como se não houvesse o amanhã e já tem fauna com fartura: discus, escalares, ramirezis, ancistrus, corydoras, khulis, bótias, vários cardumes de pequenotes, camarões, caracois, etc.. (felizmente têm-se dado todos muito bem).

 

Os parametros ao dia de hoje não podiam ser melhores, excepto a temperatura que mesmo com o termostato desligado ronda os 30º.. (muito calor - problema geral :rolleyes:), mas desde que haja bastante agitação na superfície da água os peixes não se têm queixado:

 

PH: 6,7

Amónia: 0

NO2: 0

NO3: 10

Kh: 4

Gh: 3

PO4: 0,5

Fe: 0,5

Cu: 0

 

O filtro Biobox tem-se portado lindamente (contra várias opiniões aqui no fórum) mas como já estou farto de o ver no aqua acabo de encomendar um JBL CristalProfi e1500.

 

O móvel do aquário tem 2 prateleiras e nessas montei 2 nanos (cubos Vodafone - foto abaixo) que dá um efeito engraçado.

 

Seguem então as fotos:

 

img8687r.jpg

 

img8837kx.jpg

 

img7133m.jpg

 

img7538k.jpg

 

img7630.jpg

 

img7893u.jpg

 

img8106.jpg

 

img8717.jpg

 

img8719e.jpg

 

img8722.jpg

 

img8729q.jpg

 

img8732j.jpg

 

img8754.jpg

 

img8804nc.jpg

 

Espero que gostem, e por favor comentem... p'ro bem ou p'ro mal! :P

Editado por gamation
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discus no primeiro aquário? É preciso ter coragem...Espero que tenhas lido bem sobre esses belos animais...

 

Para um aquário com um mês, parece-me que tens muitos peixes já e isso nota-se logo na amónia, que deveria estar a zero e não está...Não sei se alguns peixes não se vão queixar...Vai fazendo TPAs regulares e em condições, para baixar esse valor. Já agora, como estão os nitritos e nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discus no primeiro aquário? É preciso ter coragem...Espero que tenhas lido bem sobre esses belos animais...

 

Para um aquário com um mês, parece-me que tens muitos peixes já e isso nota-se logo na amónia, que deveria estar a zero e não está...Não sei se alguns peixes não se vão queixar...Vai fazendo TPAs regulares e em condições, para baixar esse valor. Já agora, como estão os nitritos e nitratos?

 

 

Boas Crush! de facto eu enganei-me em relação à omónia.. o NH3 e NH4 estão ambos a 0 (já à imenso tempo) e o que eu queria dizer era que os nitratos estão a 10.. isso sim! Peço desculpa pelo lapso (estava bem arranjado se a amónia estivesse a 10 lol) :) Os parametros do aqua não podia estar melhores!

 

Sobre os discus.. li tudo o que havia a ler sobre estes peixes magníficos e até agora está a correr bem e todos os peixes se estão a dar lindamente.. vamos esperar que continue.

 

Mas basicamente eles querem o que todos os peixes quem.. tpas ;)

 

Obrigado e abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso assim já é melhor...Amónia a 10 e provavelmente nem terias nenhum peixe vivo ainda...lol. Sendo assim, parece-me bem (só não sei sobre os níveis ideais dos potássios, cobres e afins, que nunca os medi). Desejo-te a maior sorte. Tens um aquário muito giro, muito interessante e impressionante para 1º aquário. Revela muito estudo. Gostei das ideias dos nanos. Já agora, já tens lá habitantes? Se sim, quais? Podes fazer uma lista completa para os peixes e flora, para o pessoal ter melhor noção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso assim já é melhor...Amónia a 10 e provavelmente nem terias nenhum peixe vivo ainda...lol. Sendo assim, parece-me bem (só não sei sobre os níveis ideais dos potássios, cobres e afins, que nunca os medi). Desejo-te a maior sorte. Tens um aquário muito giro, muito interessante e impressionante para 1º aquário. Revela muito estudo. Gostei das ideias dos nanos. Já agora, já tens lá habitantes? Se sim, quais? Podes fazer uma lista completa para os peixes e flora, para o pessoal ter melhor noção.

 

Boas!

 

Obrigado pelo comentário! Em relação ao Ferro, em plantados o nível ideal é de 0,5 (ideal para plantas), mais do que isso começa a ser prejudicial para os peixes. O cobre não pode ser detectado nos testes (deve ser 0) - mais do que isso começa a ser prejudicial para os invertebrados e depois para os peixes.

 

Segue lista de habitantes do aqua:

 

FLORA:

 

- Christmas Moss (Vesicularia Montagnei) para a parede de musgo;

- Musgo de Java;

- Limnophila Sessiflora;

- Echinodorus Tenellus;

- Sagittaria Subulata;

- Anubias Barteri e Nanas;

- Echinodorus bleheri;

- Echinodorus Ozelot;

- Myrophyllum Simulans;

- Bacopa Monnieri;

- Aponogeton Ulvaceus;

- Vallisneria Nana;

- Sagittaria Platyphylla;

- Shinnersia Rivularis;

- Cladophora Aegagropila.

- Egeria Densa

- Hygropila Difformis

- Cabomba caroliniana

- Cardamine lyrata

- uma vermelha no centro do aqua que não consigo identificar infelizmente (ajuda...? hummm...?)

 

 

FAUNA

 

Peixes:

- Discus

- Escalares

- Ramirezis

- Apistogrammas (double red)

- Espadas

- Corydoras

- Ancistrus

- SAE

- Otos

- Tetras prata

- Barbos verde

- Narizes-de-bebado

- Neons

- Kuhliis

- Bótias (Striatum e lohachata)

- Guppy alevim - blue moscow (veio com uma encomenda de reds)

 

 

 

Invertebrados:

- red cherrys e wild

- Tylomelania sp. \"Orange Flash\"

- Atya gabonensis

- Neritinas (zebra e spotted)

- Planorbis Corneus

- Physas

- Septaria porcellana

 

 

Num dos nanos tenho uma colónia de reds (tenho uma data delas grávidas...) e noutro um Betta.

 

 

Seguem mais algumas fotos:

 

img6364oc.jpg

 

img6479go.jpg

 

img6659d.jpg

 

img6944y.jpg

 

img8010qu.jpg

 

img8815o.jpg

 

img8827fw.jpg

 

Por agora é tudo!

 

Bom fim-de-semana! Hasta!

Editado por gamation
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!!!!!

 

Estava eu ontem a relaxar em frente ao meu aqua, como já é habitual, quando eis senão quando :), reparo numas "bolinhas" meio amareladas a fugir para o branco, coladas no vidro do aqua... e pensei "será?!"... são ovinhos, acho eu! Resta saber de quem... Podem ajudar? Aqui deixo fotos deste "evento social" de tão elevada importância! LOLOLOLOL

 

img8931j.jpg

 

img8932l.jpg

 

E como nunca é demais, aqui ficam mais umas fotos dos meus meninos! :D

 

img8855i.jpg

 

img8890.jpg

 

img8915n.jpg

 

img8924h.jpg

 

img8925e.jpg

 

img8940r.jpg

 

img8945y.jpg

 

img8952r.jpg

 

Espero que gostem!

 

Hasta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gostei muito desta montagem, os meus parabéns.

Deves ter feito muita pesquisa para montares um 1 plantado com esta qualidade, e tens muita coragem para num primeiro aquários colocares DISCOS.

Gostei muito desse tronco, fantástico.

Vai actulizando, boa sorte. Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Olá, eu só tenho uma coisa a dizer, o teu aquário está um espanto. Os peixes são bonitos e gostam de ser fotografados, muito fotogénicos. As plantas também estão muito bonitas, tens aí um aquário mesmo à maneira, parabéns e continua assim. Não consigo ver muito bem a parte de trás, já tens a rede toda coberta com o musgo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que te vou contratar para me dares apoio tecnico de layout... lol

 

Tá muito giro o teu aqua, para não dizer fenomenal.... ;)

 

Parabéns

 

Teresa

 

Concordo muito fixe :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.