Pachytriton labiatus


Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Apaixonei-me por esta espécie de tritão mas a informação que se encontra pela internet é muito pouca.

Alguém por aqui que tenha ou conheça as características da espécie?

 

Aqui vão as minhas questões:

 

- A venda desta espécie é legal ou "clandestina"?

 

- Tamanho de aquário apropriado?

 

- Cuidados de manuseamento (isto é, é um bichinho malvado ou o máximo que faz é fugir? :P )

 

- É possível ter um casal ou existe uma proporção de "x" fêmeas para "x" machos? (E podem estar sempre juntos ou agridem-se e só podem juntar-se aquando da reprodução?)

 

Por enquanto é só...:whocares: se de facto me meter nesta aventura hei-de ter muito mais questões com certeza!

 

Desde já obrigada,

Raquel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais outra...

 

São capturados no seu habitat natural ou já existe reprodução em cativeiro?

 

 

Toas as tuas respostas aqui:

 

Pachytriton labiatus

 

DSCF2710.jpg

 

Taxonomia

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Amphibia

Ordem: Caudata

Família: Salamandridae

Género: Pachytriton

Espécie: Pachytriton labiatus

 

Tamanho:10-15 cms

 

Aparência:

De cor castanha chocolate podendo possuir uma estria de manchas de cada lado do dorso. A cauda é quase do mesmo tamanho do corpo sendo robusta e terminando em forma de remo (origem do nome) especialmente adaptada ao seu habitat que consiste em pequenos regatos de montanha. A barriga possui inúmeras manchas laranja-avermelhadas com margens bem definidas e angulares. São também conhecidos no mercado por tritões ventre de fogo gigantes, mas deve haver algum cuidado uma vez que esta designação também caracteriza o género Paramesotriton. A boca é caracterizada por lábios bem definidos o que origina o seu nome em latim.

 

Dimorfismo Sexual:

Na época de procriação os machos ficam com a cloaca mais inchada e desenvolvem manchas esbranquiçadas na cauda.

 

Comportamento:

Conhecidos por serem animais bem beligerantes, deve se ter especial cuidado ao possuir um grupo de indivíduos no mesmo aquático. São animais que gostam de alguma corrente bem como cavernas onde se possam esconder e procriar. As fêmeas tornam-se especialmente agressivas e territoriais aquando da fertilização, defendendo a gruta onde se encontram e onde irão fazer a postura. As fêmeas desta espécie guardam os ovos até à eclosão, ironicamente são também conhecidos por comerem os próprios ovos.

 

Aquário:

Sendo animais beligerantes e de riachos, alguns cuidados devem ser tidos com o aquário. Quando são adultos são completamente aquáticos, só saindo da água por motivos muito especiais como a molestação por outros animais da mesma espécie, a deterioração dos parâmetros da água e o aumento ou diminuição drástico da temperatura. Assim sendo deve-se fornecer uma escapatória consistindo num placa flutuante de cortiça ou outro refúgio emerso.

Sendo animais de riachos a água deve ser bem oxigenada com alguma corrente. Pode-se também meter plantas flutuantes que para alem de ajudarem na manutenção dos parâmetros da água fornecem abrigos para estes animais.

Devem também ser criadas cavernas para se poderem esconder e procriar. Estas cavernas são especialmente apreciadas por estes animais. Podem ser conseguidas empilhando algumas pedras tendo o cuidado de garantir que estão bem fixas ou então o meu método favorito, usando pequenos vasos de terracota invertidos aos quais de criou um buraco por onde os animais podem facilmente entrar e sair. Estes vasos serviram também de local de postura e onde a fêmea guarda os ovos.

Deve-se também ter o cuidado de fechar bem o aquário!

 

Alimentação:

Larvas de mosquito vermelhas, misis, microvermes, minhoca da terra cortada aos pedaços, dáfnias, larvas de mosquito pretas. Há que ter cuidado com pedaços mais granditos uma vez que têm tendência para recusar.

Deverá ter-se o cuidado de fornecer uma alimentação de elevado teor proteico!

 

Distribuição:

59455.png

 

Ameaças:

Poluição, pressão urbanística e práticas agrícolas.

 

IUCN Lista Vermelha: Não

 

Fotos:

DSCF2707.jpg

 

DSCF2712.jpg

 

DSCF2717.jpg

 

Notas:

Também conhecidos por tritões cauda de leme e tritões de ventre de fogo gigantes.

Com uma coloração bastante atraente, são animais com excelente personalidade.

 

Referências:

- Living Underworld

- IUCN Red List

- Amphibio.org

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha consultado esse site e não, não responde às minhas perguntas.

 

Agradeço de toda a maneira. Já encontrei outro que responde.

Então partilhe connosco. Creio que todos gostaríamos de ficar a saber mais.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

É claro que nada ninguem pode suprimir o Gigante Caudata.org, "Universo" oficial dos caudatas. Ai sim temos resposta a tudo mesmo!

H--O--H IS LIFE! Why?

Energia de ligação p/ molécula 918 kJ mol-1 .

Com tanta energia tem de haver vida! hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola,

Eu própria não tenho experiência com tritões pelo facto de não gostar de comprar animais (prefiro adopção) mas adoro estes animais e tenho um amigo meu que tem um pachy e na altura quando ele o comprou eu andei a retirar informação também e por isso acho que consigo responder as tuas perguntas por isso aqui vai. :doofywave:

 

A venda desta espécie é legal ou "clandestina"?

Tanto quanto sei a sua venda é legal visto que é um animal que não pertence à fauna portuguesa e não está ameaçado no seu pais de origem (China).

 

Tamanho de aquário apropriado?

Não sei bem o que desejas meter la para dentro, mas pelo menos que tenha 40 de comprimento e 40 altura e com muitos esconderijos para o animal andar à vontade.

 

Cuidados de manuseamento (isto é, é um bichinho malvado ou o máximo que faz é fugir? :) )

É um animal de fácil manuseamento, no entanto não gosta de ser manuseado, e gosta de tentar escapar do aquário por isso uma tampa e aconselhado. No entanto é hostil para com outros animais, mesmo sendo da mesma espécie, por isso caso queiras ter mais que um num aquário aconselho a que tenhas muitos locais para se esconderem.

 

É possível ter um casal ou existe uma proporção de "x" fêmeas para "x" machos? (E podem estar sempre juntos ou agridem-se e só podem juntar-se aquando da reprodução?)

Acho que a de cima responde :tongue:

 

Mais outra...

 

São capturados no seu habitat natural ou já existe reprodução em cativeiro?

Normalmente são capturados no seu habitat natural assim como a maioria dos animais, no entanto já existem pessoas que tentam fazer a sua reprodução, assim como lojas (como a Selva que fica em V. N. de Famalicão), se queres um animal de cativeiro aconselho a pedires a alguma pessoa que faça criação que facilmente podes encontrar em sites como o mencionado a cima.

 

 

No caso de seres principiante com anfibios/tritões aconselho a comprares antes cynops orientalis pois são mais fáceis de tratar e são mais dóceis para com outros da mesma espécie (sem contar que também são mais pequenos logo o aquário pode ser mais pequeno)

 

Espero que tenha ajudado e se tiveres mais duvidas diz

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um erro. Esta espécie é de extrema dificuldade a nível de reprodução. Só umas 5 pessoas é que o conseguiram e nenhuma foi em Portugal. Mas sim na Alemanha, Bélgica e EUA. Ninguém em Portugal estará a reproduzir estes nem em 20 anos. Seja o oceanário seja o papa ou o cavaco... São demasiado difíceis. Quanto mais uma loja... lojas a reproduzir labiatus é quase anedota... Pois sem nem sabem lhes dar cuidados básicos quanto mais reproduzir!

 

 

se queres um animal de cativeiro aconselho a pedires a alguma pessoa que faça criação que facilmente podes encontrar em sites como o mencionado a cima.

 

Isto é impossível. Para confirmar basta tentares procurar. Não vais achar nada de nada pura a simplesmente.

 

 

Espero ter clarificado.

H--O--H IS LIFE! Why?

Energia de ligação p/ molécula 918 kJ mol-1 .

Com tanta energia tem de haver vida! hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um erro. Esta espécie é de extrema dificuldade a nível de reprodução. Só umas 5 pessoas é que o conseguiram e nenhuma foi em Portugal. Mas sim na Alemanha, Bélgica e EUA. Ninguém em Portugal estará a reproduzir estes nem em 20 anos. Seja o oceanário seja o papa ou o cavaco... São demasiado difíceis. Quanto mais uma loja... lojas a reproduzir labiatus é quase anedota... Pois sem nem sabem lhes dar cuidados básicos quanto mais reproduzir!

 

 

 

 

Isto é impossível. Para confirmar basta tentares procurar. Não vais achar nada de nada pura a simplesmente.

 

 

Espero ter clarificado.

 

Pois acredito que seja difícil mas não é impossível, só disse que talvez seria possível pois já vi que fazem de outros tritões como o cynops, mas também esses são muito mais fáceis de adaptarem-se e de se cuidar. Alem disso a única razão porque assumi que existiria foi porque vi num site da Alemanha um criador que vendia pachy podiam era não ser de criação dele. No entanto como a pessoa me perece um principiante com tritões podia mais facilmente escolher um Cynops orientalis uma vez que esses já se encontram facilmente dos criados em cativeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Misa. Em primeiro lugar, eu não disse que era impossível de o fazer (até porque disse que varia gente ja o tem feito). Os cynops orientalis não têm nada a ver. Esses eu já reproduzi varias vezes, assim como os Cynops phyrrogaster, varios Triturus e Paramesotriton. O que aqui eu queria deixar bem claro é que é impossível nos dias correntes encontrar Pachytritons de origem em cativeiro. Cynops orientalis já se vai vendo algo, eu por acaso vendo os que crio. No entanto são muito poucas as pessoas que o fazem. Como são uma espécie barata e banal as pessoas preferem arranjar adultos e os criadores muitas vezes deixam as larvas de tritão irem à vida por saberem da sua fraquissima vendabilidade...

 

Espero ter esclarecido.

H--O--H IS LIFE! Why?

Energia de ligação p/ molécula 918 kJ mol-1 .

Com tanta energia tem de haver vida! hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu isso eu tenho a noção que os pachy são completamente diferentes dos cynops. Mas são ambos lindos :rainbowafro:

mas obrigado pelo esclarecimento pensavam que eram mais fáceis de procriar porque um amigo meu que tem um pachy e que comprar outro para tentar fazer criação. ja agora gostava de ter um cynops e sei que não arranjo nenhum para adopção :rainbowafro: tens algum para venda? manda pm sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Não posso postar aqui o que tenho para venda ou não. Mas fica atento(a) na secção de vendas deste forum e do amphibio.org

 

cumps.

H--O--H IS LIFE! Why?

Energia de ligação p/ molécula 918 kJ mol-1 .

Com tanta energia tem de haver vida! hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.