Já tenho os materiais e agora?? Dicas para boas praticas.


prx

Recommended Posts

Boas pessoal!!!

 

Mais um passo, mais um tópico para vos pedir ajuda :snipersmile:

 

Já tenho o layout pensado e comprei hoje o material para o hardscape, uma raíz daquelas ramificadas, areão para o substrato inerte e algumas rochas.

 

A raíz já está submersa para ensopar água, foi a única coisa que me disseram para fazer, há mais algum cuidado a ter antes de a colocar no aqua?

As rochas, já as estive a passar por água e a esfregar com uma escova para tirar a maior porcaria, devo ferve-las ou ter outro cuidado?

O areão continua nas embalagens, mas vou lava-lo antes de o inserir, apesar de o vendedor me ter dito que já vem lavado, mas devo passar por um pouco de água. Aqui devo ferver também, ou ter outro cuidado?

 

O substrato fértil ainda não comprei, porque ando a procurar um que não altere muito o ph da água :/ mas a ver se despacho isso também.

 

Quanto à colocação da peças no aqua, devo colocar primeiro as rochas, raizes e afins e só depois os areão à volta, ou coloco primeiro o areão e depois as peças? Vi aqui pessoal que colocou primeiro o subs fertil depois as peças e no fim o areão, mas se eu optar por não colocar o subs fértil, não sei se será boa ideia meter as peças primeiro do que o areão.

 

E pronto a última pergunta, depois disto vou colocar as plantas, sei que estas devem passar por um processo de quarentena antes de irem para o aqua comunitário, vou usar o meu aqua antigo para fazer essa quarentena. Devo colocar algum produto dentro do aqua para matar qualquer bicho que venha com elas? Tipo doenças e ou caracois? Quanto tempo deve levar esta quarentena?

 

Acho que são as perguntas que restam para começar a montar o aqua :)

 

Mais uma vez o meu muito obrigado a todos que tiverem um tempinho para me dar mais esta ajuda.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A raíz já está submersa para ensopar água, foi a única coisa que me disseram para fazer, há mais algum cuidado a ter antes de a colocar no aqua?

podes fervê-la, se não couber numa panela, ferves a água e derramas em cima da raíz.

 

As rochas, já as estive a passar por água e a esfregar com uma escova para tirar a maior porcaria, devo ferve-las ou ter outro cuidado?

O areão continua nas embalagens, mas vou lava-lo antes de o inserir, apesar de o vendedor me ter dito que já vem lavado, mas devo passar por um pouco de água. Aqui devo ferver também, ou ter outro cuidado?

podes ferver as rochas sim. o areão em princípio só deve necessitar de uma lavagem para tirar poeiras, se for daqueles embalados das lojas de aquariofilia por exemplo, senão deves ferver tambem.

 

Quanto à colocação da peças no aqua, devo colocar primeiro as rochas, raizes e afins e só depois os areão à volta, ou coloco primeiro o areão e depois as peças? Vi aqui pessoal que colocou primeiro o subs fertil depois as peças e no fim o areão, mas se eu optar por não colocar o subs fértil, não sei se será boa ideia meter as peças primeiro do que o areão.

 

primeiro imaginas como queres por as peças do aquário sem qualquer tipo de substrato, depois de teres a ideia, colocas o fertil primeiro, depois o segundo passo é opcional, podes colcoar primeiro o substrato inerte e depois colocar as peças, ou primeiro peças e depois substrato. o mais importante é que o substrato inerte não tenha fugas para que o substrato fértil entre em contacto com a coluna de água. pessoalmente, acho que fica melhor por primeiro todos os adereços do layout e depois colocar o substrato, por exemplo as raízes podem ter um efeito bastante bom se tiverem enterradas em alguns casos, fica mais natural.

 

E pronto a última pergunta, depois disto vou colocar as plantas, sei que estas devem passar por um processo de quarentena antes de irem para o aqua comunitário, vou usar o meu aqua antigo para fazer essa quarentena. Devo colocar algum produto dentro do aqua para matar qualquer bicho que venha com elas? Tipo doenças e ou caracois? Quanto tempo deve levar esta quarentena?

 

pessoalmente nunca fiz nenhum tipo de quarentena e até agora sempre correu bem ;) mas aguarda mais opiniões

 

boa sorte com essa montagem e diverte-te!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desvantagem de colocares primeiro as peças e depois o substrato:

 

Se por qualquer motivo quiseres remover, substituir, ou trocar de posição as pedras e/ou troncos, se estiverem enterradas, vais mexer no substrato, deixando um buraco por onde o substrato pode sair. Atenção a isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

@Gonçalo Sousa: obrigado pela resposta. Pois a raíz vou mesmo ter que fazer da 2ª maneira, porque não tenho panela onde aquilo caiba lol. Vou então ferver as cenas para garantir que não vai nada a mais para o microambiente :D

 

@crush: mais uma vez obrigado pela resposta, tens sido uma ajuda grande ajuda nestes 2tópicos que coloquei :) Realmente é bem visto, nem me passou isso pela cabeça e mudar peças provavelmente irá acontecer, por isso é mesmo melhor colocar as peças depois.

 

@PrideMaster: Bom conselho, assim o perigo de passagem do substrato para a água é mais dificil. Obrigado pela dica ;) a experiência realmente é sempre uma mais valia.

 

Bem estou à espera do substrato fértil, optei pelo Tropica Plant Substrate, li boas reviews sobre este subs e principalmente pelo que a marca diz não altera o ph da água :) Agora é esperar para começar a montagem e neste tempo de espera já tive outra ideia para o layout. Ainda bem que não comecei já porque acho que este novo layout vai ficar ainda mais fixe, pelo menos no meu gosto :P

 

Se demorar muito a chegar à loja compro um substrato da JBL que tinham lá, espero que seja bom também!! Entretanto estou também à espera do filtro, esse está em standby por motivos de €€€ ou falta dele lol Isto tem sido um investimento inicial puxadote :D

 

Bem espero que o próximo tópico que abrir seja já o da montagem com as fotos, setup e toda a info relevante.

 

Muito obrigado a todos :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Gonçalo Sousa: obrigado pela resposta. Pois a raíz vou mesmo ter que fazer da 2ª maneira, porque não tenho panela onde aquilo caiba lol. Vou então ferver as cenas para garantir que não vai nada a mais para o microambiente :alberteinstein:

 

 

Quando comprei o meu tronco tb não tinha panela para ele, então resolvi meter o tronco num caixote do lixo, deitar uma boa dose de sal grosso, ferver água e deitar por cima até cobrir o tronco. Deixava arrefecer e voltava a repetir a cena, virando o tronco de uma vez pra outra. Quando vi que já não tingia quase nada, deixei de deitar sal e passei a deitar só agua quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia fervendo por partes...Metia uma parte do tronco na panela, deixava ferver um pouco, rodava, fervia mais um pouco, rodava, fervia mais um pouco and so on...Até ficar bem fervido.

 

Depois meti num grande alguidar à espera que deixasse de boiar...Na altura parecia que tinha deixado, depois no aquário vi que afinal não...lol. Andou quase um mês com uma pedra em cima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Andei aqui uns dias afastado daí só responder agora :closetema:

 

@Spaar: obrigado pela dica, já estive a ver o teu tópico e é uma boa ajuda sim :doofywave:

 

@ZABOU: Pois eu tou com esse problema, tenho o tronco há uns dias no antigo aquario de 50cm e mesmo assim não cabe lá todo, fica com umas hastes de fora :) Mas vou ter que fazer isso do sal, porque ao contrário do que me foi dito que aquele tronco não tingia a água, tenho a água toda acastanhada :/ Espero que ao fim de umas mudanças de água e esse tratamento do sal e água fervida ele deixe de sujar a água. Obrigado pela dica ;)

 

@crush: É uma técnica a experimentar, a ver é se não me queimo nessas trocas lol Quanto ao meu está praticamente 90% submerso, só mesmo umas hastes fora de água, espero que seja o suficiente para absorver água que chegue para não flutuar, senão lá terá de levar a pedra em cima :P

 

Bem agora estou à espera do substrato da Tropica, já está encomendado a ver se não leva muito tempo. Entretanto tenho que ir procurar mais rochas negras, porque as que comprei não eram suficientes para o novo layout e são grandes demais :) Espero que com estes preparativos todos saia daqui um aqua minimamente apresentável :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.