Lagostim da Luisiana


Recommended Posts

:transport027:

Bom, a principio, sou uma brasileira me infiltrando aqui.... Adorando dicas e me deleitando com as fotos.

Mas como iniciante, estou tropeçando em algumas etapas.

Vamos lá....

 

Eu moro na Florida, EUA e uma dia chegando tarde da noite em minha casa, em frente da minha porta estava se mexendo algo.... me aproximo e era um lagostim. O mistério é como ele chegou lá... já q o lago mais próximo ainda é muito longe pra um lagostim. Na loja de pets acham q ele pode ter sido pego pra uma áve e no voo ele caiu. Sei nao.... em todo caso, acho q nunca saberei. Aí coloquei o lagostim na agua em um tuperware com uam caneca dentro e lá permaneceu até conseguir um aquario, o q se passou 2 dias depois do nosso primeiro "encontro".

 

Agora estou iniciando minha jornada como dona de um aquario com um lagostim... tenho duvidas que gostaria de esclarecer para que meu lagostim nao venha a morrer por conta de minha ignorancia no assunto.

 

1. Quando ele estava em um recipiante mais baixo, ele ficava pendurado na borda com só o rabo pra dentro da agua. Ele fica mesmo tempo dentro e fora da agua? Devo proporcionar um local pra que ele possa desfrutar nao só do ambiente aquatico?

 

2. A agua ta meio turva... esbranquiçada. O filtro tipo cachoeira que tenho vai clarear a agua? Porque a agua ficou assim turva?

 

3. AAAAAhhhhhhh descobri logo depois de nosso primeiro "encontro"... que ela porta seus ovos (ainda muito negros) que irao eclodir logo mais. Nao sei quando. Terei de fazer algo especial qdo nascer? ou depois? Quantos filhotes devem nascer? E qual porcetagem chegam vivos no final?

 

4. Porque ela fica chacoalhando os ovos?

 

5. A alimentaçao: li varias coisas... cenoura, comida de peixe granulada e em folhinha... Ago mais? Devo colocar plantas vivas? Sei q ele come de tudo, mas há algo especial pra dar a ele?

 

6. Devo ajustar o PH da agua do aquario? Devo trocar a agua do aquario de tempo em tempo?

 

7. Qual seriam os peixes mais aconselhaveis pra compartir o aquario? Só depois dos filhotes serem adultos, acredito eu... pra que eles nao sirvam de comida pros peixes... to certa?

 

Desculpe as inumeras perguntas.... mas é que pra mim é mesmo uma situaçao inusitada.

Obrigada e to adorando as dicas...

Marilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em portugal esses lagostins são considerados uma praga e é proibido manter essa especie em cativeiro, assim sendo acho dificil que alguem te de informação pelo simples motivo que ninguem tem essa experienica

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em portugal esses lagostins são considerados uma praga e é proibido manter essa especie em cativeiro, assim sendo acho dificil que alguem te de informação pelo simples motivo que ninguem tem essa experienica

 

cumps

 

manel

 

Manel tens razão na proibição, mas dai a afirmares que ninguém tem experiência...

Atenção esta resposta nada tem a ver que a do outro tópico! Não quero más interpretações!!!

Sei que há por ai alguns membros que já os reproduziram e que mantém Procambarus clarkii!

Pessoalmente e segundo a minha fraca experiência, apenas te posso avisar que eles adoram saltar do aqua!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em portugal esses lagostins são considerados uma praga e é proibido manter essa especie em cativeiro, assim sendo acho dificil que alguem te de informação pelo simples motivo que ninguem tem essa experienica

 

cumps

 

manel

 

 

Boas Manel

 

Tenho visto varias pessoas com experiencia com esse lagostim aqui mesmo neste site. Por isso vim com tantas perguntas. Concordo que ai possa ser ou ter sido uma praga, mas tem quem os resgasta de riachos e os cria. Li inúmeros posts aqui que embasam minha afirmativa.

Mas obrigada por me responder... estava ansiosa por ver uma resposta nesse post.

 

Marilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A sua proibição, manutenção e comércio está de facto decretada por Decreto-Lei em Portugal.

 

E essa razão prende-se com o facto de ser considerada uma espécie invasora, de tal forma que toma conta de qualquer lugar onde se aloje.

 

Assim sendo as dificuldades na sua manutenção não me parecem ser complicadas e difíceis, caso contrário não teria tal taxa elevada de invasão.

 

1- completamente aquático, pode estar a tentar fugir por sentir que não tinha as condições adequadas.

2- A água estar esbranquiçada pode dever-se a picos de amónia, pesquisa e lê sobre o ciclo do azoto.

3- Se mantiver os ovos até ao final devem nascer alguns, quantos não sei, mas se não tiverem esconderijos o mais certo é serem comidos.

4- Serve como forma de arejamento dos ovos e limpeza.

5- plantas devem ajudar na sua alimentação.

6- O pH deve ser estável, mudar a água sempre que ela se encontre suja, se não tiver filtro terá que ser dia sim dia não.

7- Quanto a peixes é para esquecer, ele comia uns quantos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manel tens razão na proibição, mas dai a afirmares que ninguém tem experiência...

Atenção esta resposta nada tem a ver que a do outro tópico! Não quero más interpretações!!!

Sei que há por ai alguns membros que já os reproduziram e que mantém Procambarus clarkii!

Pessoalmente e segundo a minha fraca experiência, apenas te posso avisar que eles adoram saltar do aqua!

 

 

Oi Sergio

 

Nao venho aqui a criar controversias, mas como disse a Manel, sei que há pessoas aqui que podem me ajudar. Apesar de ser considerado uma praga, inclusive no Brasil, a culpa nao é dos bichinhos e sim dos humanos que insistem em levar animais pra lugares onde nao tem predadores naturais.

 

ahahah sei q ele adora subir em tudo e inclusive já o peguei com meio corpo pra fora do local que primeiro local onde ficou aqui em casa.

E ontem o flagrei escalando por 3 vezes o filtro. O que me fez rearranjar algumas coisas no aquario. Pois ganhei esse aquario, e ainda nao tive muito tempo de decora-lo.

obrigada por responder-me.

Marilia

 

Olá,

 

A sua proibição, manutenção e comércio está de facto decretada por Decreto-Lei em Portugal.

 

E essa razão prende-se com o facto de ser considerada uma espécie invasora, de tal forma que toma conta de qualquer lugar onde se aloje.

 

Assim sendo as dificuldades na sua manutenção não me parecem ser complicadas e difíceis, caso contrário não teria tal taxa elevada de invasão.

 

1- completamente aquático, pode estar a tentar fugir por sentir que não tinha as condições adequadas.

2- A água estar esbranquiçada pode dever-se a picos de amónia, pesquisa e lê sobre o ciclo do azoto.

3- Se mantiver os ovos até ao final devem nascer alguns, quantos não sei, mas se não tiverem esconderijos o mais certo é serem comidos.

4- Serve como forma de arejamento dos ovos e limpeza.

5- plantas devem ajudar na sua alimentação.

6- O pH deve ser estável, mudar a água sempre que ela se encontre suja, se não tiver filtro terá que ser dia sim dia não.

7- Quanto a peixes é para esquecer, ele comia uns quantos....

 

 

obrigada Hugo

 

Vou atrás de pesquisar sobre a agua e agradeço pelas dicas.

Marilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marilia ou stratta, como prefere ser tratada?

 

Tem aqui um tópico que poderá ajudar: [Ficha Espécie de risco ecológico] Procambarus Clarkii

 

Outro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marilia ou stratta, como prefere ser tratada?

 

Tem aqui um tópico que poderá ajudar: [Ficha Espécie de risco ecológico] Procambarus Clarkii

 

Outro

 

 

Oi Hugo

 

Tanto faz, mas pode me tratar por Stratta. Afinal é meu apelido aqui.... eu é que estou desacostumada em me despedir como Stratta. Mas assim o farei de aqui em diante. Para nao confundir mais.

 

Vou ler os tópicos que me indicaste.

 

obrigada

Stratta

 

3- Se mantiver os ovos até ao final devem nascer alguns, quantos não sei, mas se não tiverem esconderijos o mais certo é serem comidos.

 

6- O pH deve ser estável, mudar a água sempre que ela se encontre suja, se não tiver filtro terá que ser dia sim dia não.

 

7- Quanto a peixes é para esquecer, ele comia uns quantos....

 

Oi Hugo

 

Aqui respondo mais especificamente uns item:

 

3- Tem esconderijos sim. Por enquanto tem uma caneca que ela gosta de se esconder. E estou por sair e comprar umas coisinhas pra decorar o aquario, e vai ter mais esconderijos.

 

Li que o macho é que deve ser tirado do aquario... a mae nao. Li também que a femea prenha nao come muito, mas quando nasce a ninhada, deve-se dar mais comida que antes, pois come mais.

 

6- Aceito ter o ph estavel... só preciso saber qual é o nivel certo. Sim tem um filtro de cachoeira. Funciona bem, acho.

 

7- Li em um local que o lagostim só ataca caracóes e peixes doentes. E na Pet Store que compro as coisas tem convivendo em um mesmo aquario os 3 lagostins e alguns peixes. Quanto deve ser perigoso esse convivio?

 

abraço

Stratta

 

Tentei colocar fotos e nao consegui... alguem pode me ajudar como?

 

obrigada

Marilia

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Hugo,

 

Vou preparar as fotos pra colocar aqui.

O aquario ficou lindo... Com um farol, plantas de plastico e uma de verdade, e acho que meu hóspede esta gostando.

 

Mais tarde fotografo ela no novo ambiente.

 

Abraços a todos

Stratta :P

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HPIM3394.jpg

Tomando ar.... nao queria escapar, pois ficou tempo assim nessa posiçao.

 

HPIM3397.jpg

Ela em sua nova casa (aquario). Ainda tinha como casinha uma caneca.

 

Ainda nao consegui fotografar seu novo ambiente porque a agua esta turva e nao me deu possibilidade de focar. Mas assim que tiver uma posto aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

é um animal fantastico. não me importava de ter. Quando era pequeno houve uma praga aqui, e eu e outras crianças metemos vários no lago da cidade, onde muita gente depositava os seus peixes de aquário que não queria. Mas nunca mais os vi no lago, também lembro que atiramos os lagostins de cima de uma escarpa devem ter morrido com a queda. Pois nunca mais os vi, e o lago continuou a ter peixes e rãs.

 

se fosse hoje claro que não meteria no lago, colocaria no aquario como fez a stratta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Gente

 

Estao nascendo os filhotes da minha Lagostim :( .... to super feliz :) q tao vingando varios. Vamos ver até quando vao durar. E o q farei com tantos.

 

A água depois de uns dias realmente clariou e hoje está maravilhosa de transparente.

 

É uma experiencia única pra mim. Espero que o filtro de cachoeira que tenho nao seja problema pros filhotes.

 

Alguem pode me dizer se eles já nascem vorazes? Ela, a mamae, até hoje nao atacou a planta q coloquei pra ela. Acho q era porque estava meio inativa pelos ovos. Mas agora a planta nao escapa mais... ahahaha

 

Será q tenho de fazer algo de mais? Algo de especial...

 

um abraço

Stratta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ele ainda nao comeu a planta é por deve ser carnivoro lol

 

nao sei, tou so a presupor ...

 

 

aqui na minha zona custuma-se é ir ao lagostim com bacalhau salgado! ai na america nao sei se o tem salgado ou se é apenas frecos, qualquer maneira, se encontrares a venda da-lhe um bocadinho que ele até se lambuza todo :)

 

ahh e se achares que tem muito sal, passa-o por agua ou deixa mesmo a demolhar

 

rãs tambem serve, mas ai requer-se uma carnificina e mata-las...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ele ainda nao comeu a planta é por deve ser carnivoro lol

 

nao sei, tou so a presupor ...

 

 

aqui na minha zona custuma-se é ir ao lagostim com bacalhau salgado! ai na america nao sei se o tem salgado ou se é apenas frecos, qualquer maneira, se encontrares a venda da-lhe um bocadinho que ele até se lambuza todo :wub:

 

ahh e se achares que tem muito sal, passa-o por agua ou deixa mesmo a demolhar

 

rãs tambem serve, mas ai requer-se uma carnificina e mata-las...

 

Oi Pedrovsky

 

Tem salgado sim. Mas pelo q entendi comem de todo. Acho q como estava por fim da "gestaçao" da mocinha, ela estava mais ermitando q outra coisa. E li em algum lugar q comem menos qdo nessa condiçao. Mas vou tentar o bacalhao. obrigada

 

se ele ainda nao comeu a planta é por deve ser carnivoro lol

 

nao sei, tou so a presupor ...

 

 

aqui na minha zona custuma-se é ir ao lagostim com bacalhau salgado! ai na america nao sei se o tem salgado ou se é apenas frecos, qualquer maneira, se encontrares a venda da-lhe um bocadinho que ele até se lambuza todo :P

 

ahh e se achares que tem muito sal, passa-o por agua ou deixa mesmo a demolhar

 

rãs tambem serve, mas ai requer-se uma carnificina e mata-las...

 

Agora q os putos estao um tico maiores, a mae já começou a atacar a planta. Primeiro ela arrancou a planta do fundo e a dita ficou boiando. Depois tive a idéia de amarrar a planta em uma ventosa e grudar na lateral do aquario. Ela já tentou arrancar um par de vezes, q eu vi, a planta desse local, sem sucesso, e anda cortando a raiz da plantinha.

 

Mas eu comprei essa planta pra ela se divertir mesmo. Já com destino certo. Servir de refeiçao e/ou entretenimento pra ela.

 

Só nao sei o q fazer com tantos filhotes. Alguem tem idéia? porque daqui a pouco estao muito grandes pra co-habitar um mesmo aquario.

 

E olha... serve qualquer peixe. Eu dou 1 x por dia um pedaço de peixe q comprei no supermercado e ela faz a festa.

 

Se alguem estiver por aqui na Florida, EUA, e quiser uns filhotes, se comunique comigo e lhe darei com prazer.

 

abraço

Stratta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola Stratta..

 

eu quando era criança apanhei 2 desses exemplares num rio aqui perto de casa e coloquei-os no aquário principal(1º erro) comeram os peixes todos!

 

mais tarde arranjei uma bacia/alguidar(não sei como se diz em brasileiro) e foi o melhor que lhes fiz, trocava de agua uma vez por semana, eles comiam maioritariamente alface e outros vegetais, e a fêmea chegou a ovar..aconselharam-me a não mudar a agua porque os pequenos quando nascessem se iriam alimentar dos restos que os pais não comiam(2º e ultimo erro).. morreram por excesso de detritos na agua...ainda me duraram prai um ano.

nunca me preocupei com PH(até porque nem sabia o que isso era), tenta manter a agua minimamente limpa e vais ter sucesso em mante-lo vivo!

quanto á reprodução, como diz o Hugo R. Silva, como eles se aguentam tão bem, pode ser que seja mais fácil do que se possa pensar!mas se ninguém aqui te conseguir ajudar nisso e tu conseguires fazer com que as crias evoluam, vai-nos pondo a par dessa tua aventura :P

 

 

cumps,

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Oi Gente

 

Estao nascendo os filhotes da minha Lagostim :yahoo: .... to super feliz :dance: q tao vingando varios. Vamos ver até quando vao durar. E o q farei com tantos.

 

 

Um concelho,

Tacho com eles...

Sendo uma praga soltá-los seria um grande erro...

Oferecer, arriscas-te a que, a quem os ofereças os solte...

Realmente ou arranjares um aquário maior, fazeres uma mariscada ou leva-los ao habitat natural...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Um concelho,

Tacho com eles...

Sendo uma praga soltá-los seria um grande erro...

Oferecer, arriscas-te a que, a quem os ofereças os solte...

Realmente ou arranjares um aquário maior, fazeres uma mariscada ou leva-los ao habitat natural...

 

 

Acho q nasceram mais de 50, mas só vingaram 11. Tao crescendo, mas to pensandp em doa-los pra loja de pets... Ficarei com alguns, talvez 2 ou 3 além da mae.

 

Alguns sao maiores q outros... os menores sao machos? Alguem sabe me dizer?

Com quanto tempo atingem a maturidade? Minha dúvida é quando podem já procriar. Quero doa-los antes disso.

 

obrigada

Stratta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais