Algas filamentosas(????)


koyodu

Recommended Posts

Olá

 

Iniciei este aquario à cerca de 2 meses. Comecei por fertilizar nas duas primeiras semanas apenas com potassio e fosfatos e fui progressivamente fertiizando com os micros.

 

Trata-se de um aqua com 120x50x70 com 2xHQI(150w)+2x(80w)

 

Penso que se trate de algas filamentosas, aumentei para o dobro a injecção de CO2, tenho feito TPAs de 2 em 2 dias. E ainda ontem tirei uma boa porção desta alga do solo e plantas, no entanto, em apenas 12 horas a alga desenvolveu imenso, parece que quanto mais mexo mais pioro a situação. Por aquilo que tenho pesquisado é uma alga facil de remover, basta aumentar CO2 continuar a fertilizar com fostfatos e potassio e TPAs, no entanto só a vejo a aumentar, já arruinou a lilaeopsys brasiliensis, as outras plantas nao estão a vingar també... que mais posso fazer?

 

http://img535.imageshack.us/img535/9910/imgp0255.jpg

 

http://img97.imageshack.us/img97/2082/imgp0257o.jpg

 

Nao tenho fertilizado com Fe pq li que esta alga se desenvolve mais com presença de Fe

 

PH= 6,5

Fe= 0

NO3=0

PO4=0,5

 

Tenho imensas caridinas japonicas e comecei a insistir mais na fertilização com PO4 e NO3. A minha pergunta é se devo ou não fertilizar com mais alguma coisa

 

Obrigado

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não... trata é de aumentar os NO3 para 10~15 ppm e PO4 para 1~1.5 ppm. Se calhar também devias fertilizar com Fe e outros micro-nutrientes. Com essa luz toda tens de ter níveis razoáveis de nutrientes. Todos eles...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não estou a conseguir aumentar os nutrientes... e todos os dias tenho fertilizado :shocked028: A alga cresce de dia para dia, e está a arruinar-me as plantas.

 

Segundo me parece e pelas investigações trata-se de uma alga pouco comentada e até rara de aparecer, cianobacteria filamentosa.

 

 

Segundo o que li, para esta alga, não é aconselhado fazer TPAs, até que a alga deixe de se desenvolver, mas tenho receio pela saúde dos peixes.

 

Este é o unico sitio onde encontrei alguma informaçao acerca desta alga, alguém tem experiencia com ela?

 

obrg

Rui

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tmb tenho essa alga no meu nano e isso parece uma praga a desenvolver-se, todos os dias tento fazer uma TPA com uma mangueira de bomba de ar e sinfonar essa alga. ja tentei de tudo:

 

 

TPAS Diarios 20% - nao resultou

 

Equilibrar os valores - nao resultou

 

Aumentar a Luz - nao resultou

 

Diminuir a Luz- nao resultou

 

 

tmb nao sei mais o que fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não haverá fauna que consuma isso?

AS TPAs convem faze-las pelo processo de sinfonagem. direccionando o tubo para a "alga". pode ajudar. eu faço sinfomagem assim de umas colonias de bacterias/fungos que se desenvolvem junto ao filtro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já tive dores de cabeça com esta alga, com a minha ultima montagem, 54L ao inicio até cheguei a pensar ter sido excesso de nutrientes, e como as plantas ainda não tinham enraizado, meti substrato fértil+akadama

Mas no segundo mês já tinha a akadama toda coberta, até chegou a desenvolver na riccia que tenho á superfície, ainda não tinha habitantes a não ser uns caracóis, acrescentei umas corys mas elas nem lhes ligavam, então decidi reduzir na iluminação de 12 para 8horas, tentava aspirar o máximo possível com uma mangueira de filtro com a ajuda de uma escova de dentes, para que fosse logo aspirada assim que removida, até akadama chegava a ir atrás, pois se andares a remexer na alga e não aspirares ela vai se propagar ainda mais, é terrível em 24h notasse bem o seu desenvolvimento. Consegui depois quando meti alguns guppys e inseri o co2 caseiro foi desaparecendo os guppys até achavam graça iam desfiando a alga e comendo :) hehehe hoje não tenho vestígios dessa alga desapareceu em mais ou menos duas semanas não sei se com a ajuda da redução de luz se do co2 ou dos gyppys .

Só te posso desejar boa sorte.

 

Cumps

Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer,

mede bem a importância de um pequeno pormenor ...

 

O meu aquário "Pinni"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema é que, eu já estou com esta alga á mais de 3 semanas... estou a notar um abrandamento no seu desenvolvimento mas mesmo assim, pouco significativo... tenho as plantas estragadas e sinceramente já nao sei o que lhe hei-de fazer.

 

É facil de remover manualmente pelo menos o excesso, mas mesmo assim não é suficiente.

 

Infelizmente não vejo grande informação sobre como combater esta alga.

 

Não sei se faça TPAs ou não, não sei se fertilize com macros e micros ou não.

 

Já aumentei CO2 e diminui tempo de luz mas mesmo assim ela continua.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opinião...

Continua a fertilizar com estas a fazer...até ligeiramente por excesso, tanto de macros como de micros...

CO2 continua a bombar, é pressurizado?

Remoção manual do máximo possível de algas...

Diminuição drástica da iluminação.. n sei qual as possibilidades que a calha permite, tentaria não passar dos 200w por 7 horas dia.

TPA de 50% semanal.

 

A deficiente iluminação e cO2 e são os principais factor das algas...e no teu caso quase de certeza é esse o problema.

 

Ao fertilizares por excesso estas a descartar carências de nutrientes.

Ficas com o CO2 e Iluminação para acertar. Menos luz é o principal antidoto para as algas.

 

O meu exemplo... aquário de 320l brutos, um igwami, apenas uso 2*80w (a calha é de 4*80w), chega e sobra para crescer as plantas.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so vi agora as as fotos e a referencia a cianobacterias...

se se trata mesmo de ciano..são bacterias e não algas, pelo que pelo estado q tens "a coisa" eritromicina para cima disso....e durante o tratamento aumentar a circulação.

 

O que escrevi antes era referente a algas filamentosas e não bactérias (cianobactérias)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Continuo na minha... aumenta os NO3.

 

Em aquários maturados é mais ou menos assim:

 

NO3=0 ppm e pouca circulação => Cianobactérias

PO4=0 ppm => Filamentosas pretas (Black Beard Algae)

Fe e outros micronutrientes em excesso => Greenspot

 

Todas as outras algas são facilmente tratadas. Estas são, para mim, as mais chatas de resolver.

 

Por isso, sinfoniza o fundo o melhor possível e tira os pedaços mais pequenos com uma escova de dentes antiga.

Não sejas preguiçoso e mete mãos à obra. É uma alga chata de erradicar do aquário, mas não é impossível.

 

Não controles apenas os nutrientes ou metas bichos no aquário e fiques à espera para ver se ela se vai embora. Tira-a tu...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so vi agora as as fotos e a referencia a cianobacterias...

se se trata mesmo de ciano..são bacterias e não algas, pelo que pelo estado q tens "a coisa" eritromicina para cima disso....e durante o tratamento aumentar a circulação.

 

O que escrevi antes era referente a algas filamentosas e não bactérias (cianobactérias)

 

Ptuga... é cianobacteria, mas segundo o que eu li, não se consegue tratar da mesma forma que a cianobacteria verde a que estamos acostumados. Eritromicina pelos vistos nao iria adiantar de muito. Deixo aqui o unico link onde consegui informação sobre esta alga.

 

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://...%26tbs%3Disch:1

 

 

Olá.

 

Continuo na minha... aumenta os NO3.

 

Em aquários maturados é mais ou menos assim:

 

NO3=0 ppm e pouca circulação => Cianobactérias

PO4=0 ppm => Filamentosas pretas (Black Beard Algae)

Fe e outros micronutrientes em excesso => Greenspot

 

Todas as outras algas são facilmente tratadas. Estas são, para mim, as mais chatas de resolver.

 

Por isso, sinfoniza o fundo o melhor possível e tira os pedaços mais pequenos com uma escova de dentes antiga.

Não sejas preguiçoso e mete mãos à obra. É uma alga chata de erradicar do aquário, mas não é impossível.

 

Não controles apenas os nutrientes ou metas bichos no aquário e fiques à espera para ver se ela se vai embora. Tira-a tu...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Luis, eu eu tenho todos os dias retirado aquilo que consigo desta alga... mas tu precisavas ver, no dia seguinte a alga cresce a olhos vistos, como se nunca tivesse sido retirada, nunca vi alga tao rapida em crescimento.

 

Segundo o link que deixei atrás, diz que não devem ser feitas TPAs, que a unica forma de remover esta alga é, ou esvaziar o aquario e começar tudo de novo, ou não fazer TPAs, mas como disse atrás, tenho receio pela saude dos peixes

 

Já consegui subir o NO3 e PO4 para 10ppm... Não vi o Fe, mas não tenho fertilziado com Fe pq li tb que na presença do mesmo ela se desenvolve mais

 

Está-me a cansar sinceramente, está a levar-me a melhor. Tiro manualmente a alga, fertilizo... que mais posso fazer.

 

Se não ligar as HQI será que ajuda?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja experimentaste meter agua oxigenada numa seringa e seringar as zonas afectadas? normalmente resulta com as algas, com as ciano nao sei.

 

Mete um bocado de agua oxigenada numa seringa, desliga a circulação de agua no aquario e seringa as zonas afectadas. abana depois ligeiramente a agua na zona onde seringaste. TPA de seguida e volta a ligar tudo.

 

Pode ser que ajude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva..

vi por alto o link q me deste e estas ciano não são as comuns, mas n deixam de ser bactérias fotossintéticas e pelo que pesquisei este tipo de seres são gram-negativos, logo sensiveis à eritromicina.

 

O luis deu-te umas dicas e tenta ir por ai...sp é um método menos agressivo, ms caso daqui a umas semanas n vejas resultados acho que n perdes em tentar

E principalmente paciencia..muita paciencia.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Una vez que aparece es difícil de erradicar.Los cambios de agua la hacen más fuertes. Si la intentáis eliminar manualmente y hacéis cambios de agua de hasta un 60%(comprobado por mi) veréis que en 15 minutos estarán todas burbujeando y creciendo a una velocidad endiablada.

 

El apagado de las luces las reduce algo pero en cuanto se encienden vuelven a aflorar con fuerza(es el alga que yo he visto crecer con más fuerza de todas). La eritromicina no le afecta y las dos cosas a la vez tampoco.

 

 

Traduzindo o que li em espanhol:

 

Uma vez que as cianobacterias filamentosa aparecem, são dificeis de erradicar. As mudas de águas fazem-na mais fortes. Se tentarem eliminar manualmente e fazer mudas de água de cerca de 60%, vereis que em 15 minutos estarão todas a aparecer e a crescer a uma velocidade louca.

 

Apagar as luzes, reduz alguma coisa, mas quando se voltam a acender, elas aflram com força (de todas, é a alga que eu vi crescer com mais força). A eritromicina não a afecta, e as duas coisas ao mesmo tempo também não.

 

Soluções:

 

- Fazer mudança de água total e limpar tudo muito bem ( das duas vezes que o fiz, numa eliminou-se completamente e na outra apareceu passado 10 dias)

- Não fazer TPAS isso fará com que ela comece a diminuir o seu crescimento e colocar niveis optimos denutrientes

 

 

E agora... faço as ditas tPAs ou não? :)

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://webcache.googleusercontent.com/sear...=clnk&gl=pt

 

 

aqui lês o contrario. :)

a net é mesmo isto...uma soPA de informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Geralmente as ciano-bactérias são fixadoras de Azoto. Daí que seja comum elas aparecerem em força quando temos os NO3=0 ppm.

Como já disse anteriormente, é difícil erradicar a alga, mas não é impossível. A ajudar à festa, ter bastante lixo no substracto onde elas aparecem faz com que seja mais difícil das erradicar. No caso de não usares substracto fértil, podes sempre sugar as algas e o substracto, e depois voltas colocar substracto (akadama ou outro) novo. É difícil limpar o substracto com a alga agarrada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Geralmente as ciano-bactérias são fixadoras de Azoto. Daí que seja comum elas aparecerem em força quando temos os NO3=0 ppm.

Como já disse anteriormente, é difícil erradicar a alga, mas não é impossível. A ajudar à festa, ter bastante lixo no substracto onde elas aparecem faz com que seja mais difícil das erradicar. No caso de não usares substracto fértil, podes sempre sugar as algas e o substracto, e depois voltas colocar substracto (akadama ou outro) novo. É difícil limpar o substracto com a alga agarrada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Tenho substracto fertil... O NO3 já está nos 10ppm e o PO4 também. Bom se isto continua desisto mesmo. A ver vamos.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais