Areia de Construção como substrato em Lago. Pode?


Recommended Posts

Recentemente me mudei e a casa nova tem um lago de concreto, vou reativa-lo em alguns dias. Vi alguns fotos de lagos que usavam areia como substrato no fundo. Minha dúvida é sobre qual areia posso usar, pode ser de construção? ou é alguma especial (areia de filtro de piscina)? Pensei na de construção pelo seu custo, pois ao lago é razoavelmente grande (ainda nao fiz as medições exatas). Se for possível usar a areia de construção pretendo peneira-la antes e lavar um pouco também. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque vais pôr substrato no lago?

 

Para além de ser necessária imensa areia, dá imenso trabalho na hora de fazer limpezas ou alguma remodelação , eu tenho as plantas em vasos e mesmo assim... :animal_fish:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque vais pôr substrato no lago?

 

Para além de ser necessária imensa areia, dá imenso trabalho na hora de fazer limpezas ou alguma remodelação , eu tenho as plantas em vasos e mesmo assim... :flick_tongue:

 

Como meu lago é de concreto gostaria de esconder o cimento do fundo. O "substrato" que digo seria uma areia apenas para essa finalidade. Como que o pessoal faz para esconder o fundo do lago? Deixa-lo mais natural. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como meu lago é de concreto gostaria de esconder o cimento do fundo. O "substrato" que digo seria uma areia apenas para essa finalidade. Como que o pessoal faz para esconder o fundo do lago? Deixa-lo mais natural. Obrigado

 

usa pedras do rio. Eu aconselho a não usar nada justamente por causa da limpeza.

 

já reparaste se o cimento não tem rachadelas e se foi usado algum impermeabilizante, como tela asfáltica ou outra coisa? Neste caso eu aconselho a regularizares o cimento e a impermebilizares isso como deve ser, podes até revestir com imensos materiais isolantes, é só escolher a cor e o tipo de material, há de tudo.( e facilita a limpeza, que é muito importante).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usa pedras do rio. Eu aconselho a não usar nada justamente por causa da limpeza.

 

já reparaste se o cimento não tem rachadelas e se foi usado algum impermeabilizante, como tela asfáltica ou outra coisa? Neste caso eu aconselho a regularizares o cimento e a impermebilizares isso como deve ser, podes até revestir com imensos materiais isolantes, é só escolher a cor e o tipo de material, há de tudo.( e facilita a limpeza, que é muito importante).

 

O pouco que olhei nao encontrei rachaduras. Lago de concreto precisam de outro tipo de isolamento, como tela asfáltica, além do próprio concreto? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pouco que olhei nao encontrei rachaduras. Lago de concreto precisam de outro tipo de isolamento, como tela asfáltica, além do próprio concreto? Obrigado.

 

 

Claro que sim

 

a massa para betão não é impermeável, por isso há produtos de impermeabilização. É claro que podes pôr assim, mas a água, com o tempo, começará a desaparecer e o ferro e o betão utlizado começarão a deteriorar-se. E aí vai ser mau, pois terás de partir tudo e fazer tudo de novo.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim

 

a massa para betão não é impermeável, por isso há produtos de impermeabilização. É claro que podes pôr assim, mas a água, com o tempo, começará a desaparecer e o ferro e o betão utlizado começarão a deteriorar-se. E aí vai ser mau, pois terás de partir tudo e fazer tudo de novo.

 

Cump.

 

Pelo que li, colocar areia é uma boa ideia até porque os peixes gostam, contudo há que ter em conta duas coisas o tipo de tanque e o tipo de agua, ou seja por outras palavras o ph de ambos, um tanque em cimento tem tendência para manter o ph alto, (clinker calcario), pode ainda na mistura ter levado enertes também de origem calcaria, no no norte do pais é de origem granitica, assim para manter um ph estavel o ideal é se a agua tiver um ph acima de 7 usar areia de basalto, granito, ardosia ou quartzo, no caso do ph ser abaixo dos 6,5 usar areia calcaria.

Forrar o tanque a PVC pode ser uma boa solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja li diversas veses que a areia miuda é má paa as guelras dos peixes, areao grosso ou seixos redondos /cascalh será a melhor escolha na minha opiniao

 

qualquer coisa que ponhas no fundo dificultará-te bastante a limpeza/aspiraçao pois vem tudo atraz.dai eu ainda nao ter colocado nada no meu(estav pensar colocar seixos redondos brancos daqueles como se veem nas rotundas

 

cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja li diversas veses que a areia miuda é má paa as guelras dos peixes, areao grosso ou seixos redondos /cascalh será a melhor escolha na minha opiniao

 

qualquer coisa que ponhas no fundo dificultará-te bastante a limpeza/aspiraçao pois vem tudo atraz.dai eu ainda nao ter colocado nada no meu(estav pensar colocar seixos redondos brancos daqueles como se veem nas rotundas

 

cumps

 

Atenção aos seixos "brancos das rotundas", estes seixos são submetidos a um tratamento acido para a redução do oxido de ferro, permitindo assim que fiquem brancos, não aconselho o seu uso em tanques, lagos ou aquarios, servem apenas para decoração exterior, podem envenenar os peixes.

Devem ser usados apenas seixos provenientes da lavagem de areias, que são comercializados em varias dimensões e cores.

Só o seixo de "quartzo leitoso" é branco natural, mas dificil de encontrar, mas sem duvida um dos melhores e mais bonitos para este fim.

As dimensões ideais são entre os dois e os cinco centimentros, os seixos devem ter forma ovalizada e chata, para não rolarem nos fundos e permitir a aspiração de limpesa, pessoalmente acho que o lastro deve ser multicor para tornar os fundos mais naturais e realçar as diversas cores dos peixes.

O ideal para quem tem tempo é visitar uma central de lavagem de areias e aí vai poder escolher, com sorte até lhos dão.

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas !

 

 

Inaciosilva!

 

Areia de construçao pode ser utilizada desde que seja de boa qualidade e nao esteja cheia de salitre

 

O salitre ou nitrato de potassio cuja formula quimica e: KNO3 e perigoso pois as bacterias intestinais dos peixes transformam-no en nitritos altamente

 

toxicos, causando morte por intoxicaçao!

 

O Nitrato de Potássio é nocivo para a vida aquática, sendo portanto importante conter os derrames acidentais de alcançarem cursos d'água, ralos, esgotos, etc.

 

Apesar de fazer mal ao meio ambiente não traz prejuízos a saúde humana, até é usado em tratamento de botulismo

 

Abraço

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais