Ajuda para montar novo aquário (principante)


prx

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Vou abrir o meu 2º tópico neste forúm para novamente pedir ajuda :roflroll2:

Depois da ajuda para a escolha do filtro a comprar, enquanto esperava a chegada do aqua, venho agora procurar o vosso experiente auxilio para o preenchimento do mesmo.

 

Já tive um aqua, de 50cm há uns anos, mas foi tudo muito simples mesmo, mas o bichinho ficou e cá estou eu novamente agora mais crescido e com vontade de construir um aquário mais cuidado e seguir todas as recomendações e técnicas para o fazer.

 

Então vou começar pela parte técnica:

 

Aqua: 101x49x50cm (180L)

Lâmpadas: 2x45W (aquatlantis) (vieram com o aqua)

Termostato: 200W (aquatlantis) (veio com o aqua)

Filtro: Eheim 2217 (tenho também a biobox 2 que veio com o aqua, mas não estou a pensar usá-la pois rouba espaço e fica feio aquela caixa preta)

 

E pronto, agora é que vem a parte das perguntas e para poderem responder, penso que será positivo resumir a ideia que tenho para o aqua.

 

Apesar de gostar bastante dos plantados, penso que ainda não tenho a experiência necessária para enveredar por esse caminho, por isso a ideia para já é a seguinte:

 

Substrato: uma parte de areão claro (tipo areia) outra parte de areão preto, sendo que o predominante vai ser o claro.

Plantas: quero colocar algumas, não fazer um tapete, mas imaginado dividir o aqua em 3secções, colocar várias nas secções das pontas e deixar a secção do meio mais limpa, talvez só com duas ou três plantas rasteiras.

Hardscape: no lado da areia clara estava a pensar colocar uma raiz daquelas ramificadas média, no lado do areão preto , umas rochas depois no meio vai ja ter a divisória em predas entre o areao claro e o preto, para não misturar com aspiração etc.

 

Agora as questões:

1 - Devo colocar um substracto fértil, caso afirmativo qual o tipo de substrato fertil devo comprar?

2 - Tenho receio que o substracto passe para cima e vá turvar a água se fizer alguma coisa errada, isto é um receio pertinente, ou não é preocupante?

3 - No caso das raizes, é outro receio que tenho e este fundamentado, pois no primeiro aqua que fiz coloquei lá uma raiz e a agua ficou toda alaranjada, mesmo depois de ter lavado a raiz várias vezes. Há raizes que não façam este efeito na água?

4 - Li que não se deve usar areão muito claro porque reflete muito a luz e é os peixes não gostam, já o preto vai reflectir pouca luz mas pelo que percebi os bichos gostam mais disso assim. Para o areão mais claro que tipo de areão devo usar, ou seja qual o areão mais claro que está dentro dos padrões aceitáveis para o bem estar dos habitantes do aquario?

5 - As plantas procuro daquelas fáceis de manter, que não exijam muitas coisas especificas, aqui vou fazer umas pesquisas, mas se puderem também dar uma orientação fico agradecido :wub:

 

 

E pronto, já tenho aqui muito pano para mangas por isso vou ficar por aqui. Já li também que para abranger todo o tipo de plantas devo fazer um substrato em declive que vá dos 10cm de max aos 2,5cm min de altura e que o substracto fertil deve ter 1/3 da altura da camada de fundo. E também que o areão deve ter uma granularidade de 2 a 3mm para não ser nem muito fino, nem muito denso.

 

Peço então a quem me poder ajudar que me possa dar a sua opinão para que inicie então a construção deste novo aquário. Depois vou tirar fotos e colocar aqui para que possam também ver o resultado da vossa ajuda, que para quem não percebe nada disto é preciosa ;)

 

Agradeço desde já a todos pela ajuda dada e o tempo dispensado para responder a este tópico.

 

Cumprimentos

Paulo Pires

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Devo colocar um substracto fértil, caso afirmativo qual o tipo de substrato fertil devo comprar?

 

R: Isso vai depender das plantas que fores meter. Para as mais básicas, não precisas. Existem vários tipos de substrato, Desde aqueles próprios para aquários caríssimos, ao húmus de minhoca, comprado na florista mais próxima...Vai depender mesmo das plantas que pretenderes...Como queres plantas básicas, em princípio nem será preciso substrato...

 

2 - Tenho receio que o substracto passe para cima e vá turvar a água se fizer alguma coisa errada, isto é um receio pertinente, ou não é preocupante?

 

R: Desde que tenhas uma boa camada de areão por cima e bem compactada, não há problema

 

3 - No caso das raizes, é outro receio que tenho e este fundamentado, pois no primeiro aqua que fiz coloquei lá uma raiz e a agua ficou toda alaranjada, mesmo depois de ter lavado a raiz várias vezes. Há raizes que não façam este efeito na água?

 

R: Compra raízes em lojas de aquariofilia, que são as mais indicadas. Experimenta ferver com água e sal. Lavar imensas vezes. Em princípio, ao fim de algum tempo, deixa de perder tinta.

 

4 - Li que não se deve usar areão muito claro porque reflete muito a luz e é os peixes não gostam, já o preto vai reflectir pouca luz mas pelo que percebi os bichos gostam mais disso assim. Para o areão mais claro que tipo de areão devo usar, ou seja qual o areão mais claro que está dentro dos padrões aceitáveis para o bem estar dos habitantes do aquario?

 

Não entendi a pergunta.

 

5 - As plantas procuro daquelas fáceis de manter, que não exijam muitas coisas especificas, aqui vou fazer umas pesquisas, mas se puderem também dar uma orientação fico agradecido :roflroll2:

 

R: Anúbias, cabombas, elódias, valisnerias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Devo colocar um substracto fértil, caso afirmativo qual o tipo de substrato fertil devo comprar?

 

R: Isso vai depender das plantas que fores meter. Para as mais básicas, não precisas. Existem vários tipos de substrato, Desde aqueles próprios para aquários caríssimos, ao húmus de minhoca, comprado na florista mais próxima...Vai depender mesmo das plantas que pretenderes...Como queres plantas básicas, em princípio nem será preciso substrato...

 

2 - Tenho receio que o substracto passe para cima e vá turvar a água se fizer alguma coisa errada, isto é um receio pertinente, ou não é preocupante?

 

R: Desde que tenhas uma boa camada de areão por cima e bem compactada, não há problema

 

3 - No caso das raizes, é outro receio que tenho e este fundamentado, pois no primeiro aqua que fiz coloquei lá uma raiz e a agua ficou toda alaranjada, mesmo depois de ter lavado a raiz várias vezes. Há raizes que não façam este efeito na água?

 

R: Compra raízes em lojas de aquariofilia, que são as mais indicadas. Experimenta ferver com água e sal. Lavar imensas vezes. Em princípio, ao fim de algum tempo, deixa de perder tinta.

 

4 - Li que não se deve usar areão muito claro porque reflete muito a luz e é os peixes não gostam, já o preto vai reflectir pouca luz mas pelo que percebi os bichos gostam mais disso assim. Para o areão mais claro que tipo de areão devo usar, ou seja qual o areão mais claro que está dentro dos padrões aceitáveis para o bem estar dos habitantes do aquario?

 

Não entendi a pergunta.

 

5 - As plantas procuro daquelas fáceis de manter, que não exijam muitas coisas especificas, aqui vou fazer umas pesquisas, mas se puderem também dar uma orientação fico agradecido biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

R: Anúbias, cabombas, elódias, valisnerias...

 

 

Boas crush

 

Muito obrigado pela resposta biggrin

 

1) Ok então posso colocar plantas sem substracto que elas dão-se bem :( Mas se colocar um substrato vão-se dar melhor e até posso colocar outra variedade de exigência média, desde que não seja preciso colocar sistemas de co2 e aumentar potência de lampadas. Aqueles substractos genéricos da JBL ou Sera, vi na pet4you a um preço razoável, esses são bons ou aceitáveis?

 

2) Os substratos que falei em cima da JBL ou SERA sendo próprios para aquário devem estar feitos de modo a ser mais dificil a passagem para a água, certo? Isto só pensando no caso de a camada ser remexida ou qualquer outra razão.

 

3) Pois é melhor comprar mesmo numa loja da especialidade, vi ai ha uns dias que há umas envernizadas assim de certeza que não largam cor :)

 

4) Realmente está um bocado confuso, resumindo a minha pergunta é mesmo na vossa experiência um areão mto claro é prejudicial para os peixes ou não faz diferença, tipo um areão claro como areia da praia?

 

5) Vou ver essas plantas então.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um bom substracto na minha opiniao que ja usei, é mesmo areia de passarios avipar...é branco, fininho e inerte (nao altera o ph) a porcaria dos peixes nao se entranha é optimo ;)

 

Cumps

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um bom substracto na minha opiniao que ja usei, é mesmo areia de passarios avipar...é branco, fininho e inerte (nao altera o ph) a porcaria dos peixes nao se entranha é optimo ;)

 

Cumps

 

Certeza que isso não faz mal? No site do Continente:

 

Areia branca esterilizada, aromatizada, enriquecida com minerais.

 

Para ser aromatizada, quer dizer que levou com químicos e estes minerais não fazem mal?

 

 

Eu já vi muitos aquários com fundos brancos...Se ainda por cima tens iluminação fraquinha, não sei se realmente isso possa causar um nível de stress assim aos peixes.

 

Toma atenção à areia de praia, que sobe o pH. Se não for esse o objectivo, tens que ter cuidado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

@Ticha112: obrigado pela tua resposta, pois foi essa razão que também vi e me preocupou, por isso queria saber um tipo de areão que fosse claro mas não claro o suficiente para reflectir e modo a causar esse stress. Outra hipotese é tornar predominante o preto e colocar menos do claro e aí já não deverá causar tanto stress nos coitados, que o objectivo é eles andarem tão tranquilos como me vão deixar ao observá-los :2gunfire:

 

@viper: obrigado pela dica, mas não queria ir por aí existe no mercado areão tratado para aqua também claro e também não o quero muito fino, quando falei em claro tipo areia de praia é mesmo só a cor, porque não quero meter areia visto ter uma granularidade muito pequena. Segundo li granularidade de areia não é bom e granularidade muito grande também não, portanto no meio lá está novamente a virtude ;)

 

@crush: mais uma vez obrigado pela resposta, o aqua trouxe duas lampadas de 45w cada, 90w é fraquinho? É que quando acendo aquilo parece-me muita luz mesmo lol, sendo assim fica a questão as plantas de fácil e média manutenção aguentam-se com essa potência de luz?

Quanto à areia, é como respondi ao viper, dei o exemplo da areia de praia só para ter ideia da cor que queria, não vou colocar areia de praia pois para além de ser de grão pequeno tinha que a tratar e ainda tinha problemas como esse do ph :)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups! My bad! Não sei porquê, estava na ideia que tinhas pouca luz...Mas até não, tens uma luz já bem boa...Essa chega para plantas de pequena e média exigência (de luz). Vai ao site da Tropica e podes ver lá a lista de plantas e quais as suas exigências, tanto com luz, como com cuidados (fertilização e CO2). Em caso de dúvida, é só copiares o nome da planta, :sign_google: e logo vês opiniões sobre elas.

 

Como te disse, já vi areões de pessoas que não eram nada inexperientes mais claros e não me parece que isso fosse um problema grave...Agora, na minha opinião pessoal, um areão escuro (preto mesmo!) fica melhor, principalmente se tiveres muitas plantas e peixes, pois dá um lindo contraste nas cores deles...

 

Desde que não sejam corres berrantes, acho que estás à vontade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups! My bad! Não sei porquê, estava na ideia que tinhas pouca luz...Mas até não, tens uma luz já bem boa...Essa chega para plantas de pequena e média exigência (de luz). Vai ao site da Tropica e podes ver lá a lista de plantas e quais as suas exigências, tanto com luz, como com cuidados (fertilização e CO2). Em caso de dúvida, é só copiares o nome da planta, :excl: e logo vês opiniões sobre elas.

 

Como te disse, já vi areões de pessoas que não eram nada inexperientes mais claros e não me parece que isso fosse um problema grave...Agora, na minha opinião pessoal, um areão escuro (preto mesmo!) fica melhor, principalmente se tiveres muitas plantas e peixes, pois dá um lindo contraste nas cores deles...

 

Desde que não sejam corres berrantes, acho que estás à vontade...

 

Boas crush

 

:) pois estava a achar estranho, porque aquilo quase que dá para bronzear em frente ao aqua lol

 

Obrigado pelo site, tem lá informação muito porreira mesmo, vai dar uma boa ajuda na escolha das plantas. Pois também gosto bastante dos fundos todos pretos, mas acho que esta mistura de constraste do claro com o escuro ia ficar mesmo porreira.

Bem acho que já tenho informação para ajudar fica só mesmo uma ultima questão, apesar de as plantas que procuro serem das mais fáceis e médias de manter colocar um substrato fertil também não vai fazer mal nenhum e vai ser depois mais fácil evoluir para plantas mais exigentes. A questão aqui é saber um substrato fertil que seja dificil de passar para a água? Uma marca, um tipo se alguém souber agradeço a ajuda :D

Já agora e só para esclarecer tudo, a colocação de um substrato fértil (próprio para aqua) trás outras necessidades de manutenção ao aqua? O substrato vai necessitar ser retirado mais tarde?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que tenhas uma boa camada de areão por cima, o substrato fértil não passa...Uns 4 ou 5 cm, bem compactados, chegam perfeitamente. Na minha assinatura, tenho passo a passo fotos de como procedi a isso, se quiseres ver.

 

O substrato fértil acaba por se esgotar eventualmente (o tempo vai depender do substrato, das plantas, da frequência das TPAs, etc.). Aí, podes substituir, ou começar a utilizar fertilização líquida. Substituir é uma hipótese, mas dá demasiado trabalho e implicaria tirares os peixes do aquário e tal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que tenhas uma boa camada de areão por cima, o substrato fértil não passa...Uns 4 ou 5 cm, bem compactados, chegam perfeitamente. Na minha assinatura, tenho passo a passo fotos de como procedi a isso, se quiseres ver.

 

O substrato fértil acaba por se esgotar eventualmente (o tempo vai depender do substrato, das plantas, da frequência das TPAs, etc.). Aí, podes substituir, ou começar a utilizar fertilização líquida. Substituir é uma hipótese, mas dá demasiado trabalho e implicaria tirares os peixes do aquário e tal...

 

Hum, estou a ver então é mesmo uma questão de boa colocação deo areão. Vou então dar uma vista de olhos no teu link para fazer as coisas como deve ser ;)

Isso da fertilização liquida parece-me uma solução mais interessante, evito os receios que tenho quanto ao outro substrato, é uma questão de googlar agora sobre as diferentes abosdagens.

Bom penso que tenho as informações necessárias, agora é deitar mãos à obra e montar isto que ando mortinho por ver isto preenchido e cheio de habitantes :D

 

Obrigado pelas ajudas

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li o tópico todo e por acaso tenho a mesma dúvida no areao...pretendo montar um aquário novo e a minha escoha é para um areao claro...posso utilizar a vontade este sem stressar os peixes?

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/decora.../ciclideos.html

 

Ps: prx desculpa apoderar-me do teu tópico...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li o tópico todo e por acaso tenho a mesma dúvida no areao...pretendo montar um aquário novo e a minha escoha é para um areao claro...posso utilizar a vontade este sem stressar os peixes?

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/decora.../ciclideos.html

 

Ps: prx desculpa apoderar-me do teu tópico...

 

Cumprimentos

 

 

Boas D10

 

Pah na boa, isto é um sitio para a malta se ajudar uns aos outros e uma vez que a tua dúvida está relacionada com o tópico estás à vontade:)

Mas olha, em relação à tua pergunta posso responder apenas pelo que tenho lido em livros e na net, o areão muito claro reflete muita luz e pode stressar os peixes. Se virmos bem o habitat natural dos bichos não é bem uma praia das caraíbas :eusathink: por isso acho que tem alguma sentido o que se diz do stress. O que eu pretento fazer no meu é ter uma pequena porção de areão claro, sendo que a maior parte será preto (que tem o problema de refletir pouca luz, mas realça os contrastes. O meu aqua é de 1metro e tou a pensar colocar o areão claro em menos de 1/3 da area do aqua, tipo so uma especie de ilha na zona central, daí achar que o reflexo não ser o suficiente para stressar os bichos :alberteinstein:

É uma questão de veres agora isso e fazeres umas pesquisas ou haver alguém aqui que te diga qualquer coisa, baseado em experiência. Outra coisa que tenho lido é que a areia não é muito bom, a granularidade ideal para o areão é de 2 - 3mm.

Mas tal como o crush já disse antes, tem visto aquas de pessoal já experiente com fundo branco, por isso não sei :puppydogeyes:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha duvida também é essa porque o aquário em que me tou inspirando é todo nessa areia e é lindo...tem um monte de Discus e eles parecem na boa lá...

 

Agora sim, tou sempre á espera do pessoal mais experiente dar a sua opinião quanto a isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fazes bem perguntar, o principal erro dos iniciantes, embora não seja este o caso, é o de pensarem que um aquário e só agua e peixes.....

 

Em relação ao substrato, na minha opinião, e de muitos outros claro, o melhor que podes ter é os aquasoil da ADA, mas são caros, bem caros, podes em alternativa usar os da AKADAMA, muitos bons na minha opinião e bem mais em conta.

 

Quanto ao turvar a agua é normal, qualquer substrato vai sempre turvar a agua, não faças como muitos "artistas" que lavam o substrato por pensar que esta sujo, os substratos são tipo "lama", quando molhado turvam sempre a agua mas depois o filtro encarrega-se de limpar a agua, se quiseres pra ser mais rápida a limpeza da agua podes sempre colocar carvão no filtro.

 

Em relação ao areão branco ou preto, discordo um bocado da teoria dos peixes não gostarem de fundos claros, há imensos habitat naturais onde os fundos são claros e os peixes vivem lá felizes da vida, tens por exemplos os recifes e corais das ilhas tropicais em que o fundo é areia branca, por isso, na minha opinião claro, essa é a menor das tuas preocupações.

 

Em relação as plantas, na te esqueças de primeiro pensar no substrato que vais usar, na iluminação que vais usar e se tencionas usar CO2 ou não, há plantas mais fáceis de criar/manter que outras por isso deixa a escolha das plantas pró fim.

Em relação ao tipo de plantas há muito que se lhe diga, as mais fáceis de manter normalmente e em condições normais crescem muito o que leva a muitas podas, mas da um efeito mais bonito e devido ao rápido crescimento ficas com o aquário “no ponto” mais depressa, podes sempre ter plantas tipo as Cabomba caroliniana; Ludwigia; Rotala.

Experimenta dar um “olho” neste link http://www.aquahobby.com/b_plantas_aquaticas_em_aquarios.php

 

Espero ter ajudado,

Cumps.

Editado por RuiChaparro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fazes bem perguntar, o principal erro dos iniciantes, embora não seja este o caso, é o de pensarem que um aquário e só agua e peixes.....

 

Em relação ao substrato, na minha opinião, e de muitos outros claro, o melhor que podes ter é os aquasoil da ADA, mas são caros, bem caros, podes em alternativa usar os da AKADAMA, muitos bons na minha opinião e bem mais em conta.

 

Quanto ao turvar a agua é normal, qualquer substrato vai sempre turvar a agua, não faças como muitos "artistas" que lavam o substrato por pensar que esta sujo, os substratos são tipo "lama", quando molhado turvam sempre a agua mas depois o filtro encarrega-se de limpar a agua, se quiseres pra ser mais rápida a limpeza da agua podes sempre colocar carvão no filtro.

 

Em relação ao areão branco ou preto, discordo um bocado da teoria dos peixes não gostarem de fundos claros, há imensos habitat naturais onde os fundos são claros e os peixes vivem lá felizes da vida, tens por exemplos os recifes e corais das ilhas tropicais em que o fundo é areia branca, por isso, na minha opinião claro, essa é a menor das tuas preocupações.

 

Em relação as plantas, na te esqueças de primeiro pensar no substrato que vais usar, na iluminação que vais usar e se tencionas usar CO2 ou não, há plantas mais fáceis de criar/manter que outras por isso deixa a escolha das plantas pró fim.

Em relação ao tipo de plantas há muito que se lhe diga, as mais fáceis de manter normalmente e em condições normais crescem muito o que leva a muitas podas, mas da um efeito mais bonito e devido ao rápido crescimento ficas com o aquário “no ponto” mais depressa, podes sempre ter plantas tipo as Cabomba caroliniana; Ludwigia; Rotala.

Experimenta dar um “olho” neste link http://www.aquahobby.com/b_plantas_aquaticas_em_aquarios.php

 

Espero ter ajudado,

Cumps.

 

Boas Ricardo

 

Pois aí já há muitos anos quando fiz o primeiro aqua, foi isso mesmo, mete areão, uma ou outra planta e peixes. Por acaso até nem correu muito mal mas era um aqua muito pobrezinho a nível de aspecto visual. Posso dizer que nem verificava níveis, e tpa era quando o rei fazia anos. Mas pronto na altura ainda era miudo e não entrei com o espirito real da coisa.

Agora quero fazer isto de modo diferente, com todo o cuidado possível e como em tudo as bases são o fundamental de uma construção, se o aqua tiver boas bases então mais facilmente irá correr bem.

 

Em relação ao substrato, é uma boa ajuda e se dizes que o filtro vai limpar qualquer sujidade que passe para cima então não perco nada em colocar um substracto fertil por baixo do substrato inerte.

Respondendo às tuas perguntas retóricas :) a iluminação que vou usar é aquela que veio com o aqua, duas lampadas de 45w cada, uma dizia cor natural outra color e quando olho para elas noto que a da frente é mais branca tipo lampada de cozinha e a de trás é mais amarelada ou ambar, não muito mas nota-se a diferença.

Sistema de CO2 não quero usar, como digo pretendo apenas plantas simples e não quero fazer um aqua plantado.

Ah ainda relativamente ao substrato, li num deles já não me recordo se no da ADA ou o outro que baixa os niveis de PH para 5 - 6.5, sei que o 6.5 é assim um valor mais mediano que me permite ter um leque de opções mais variado, mas se me baixa para os 5 não será baixo demais? Mesmo que compense depois com produtos, vou ter que andar sempre a fazer compensações à medida que aquilo vai libertando o que quer que seja que baixe o ph.

 

Obrigado pelo link esse juntamente com o outro que o crush indicou já me vão dar muitas horas de leitura :) e muita ajuda.

 

Já agora, eu estava a pensar colocar substrato prai com uns 7cm de altura no total, sem declives, achas que é bom, pouco, demais? Sei que o substrato fertil deverá ter 1/3 da altura total do substrato de fundo, tendo um aqua de 101cm x 41cm para ter e fazendo as contas aos 7cm, então irei ter à volta de 2cm (para arredondar) de substrato fertil e 5cm de inerte. Qual a quantidade em Kg de substrato (fertil e inerte) deverei comprar para isto? Sei que há para ai umas formulas, já li qualquer coisa sobre isso, por acaso não tens conhecimento disso? Para não ter que ir buscar ao baú da memória as formulas matemáticas do volume lol

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumps

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

O que acham do substrato Sera Floredepot? O ADA aquasoil amazonia II parece-me bom mas preocupa-me um pouco o facto de influenciar nos niveis do ph da água. É uma coisa que me devo preocupar, ou os niveis de 5 - 6.5 são os ideiais para um aqua comunitário e até me vai ajudar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH influencia na escolha de peixes...Com um pH de 5-6, não podes pôr, por exemplo, ciclideos africanos...Mas para outros peixes é óptimo...O ideal, ou melhor, o mais abrange, seria um pH neutro (a rondar os 7), pois daria-te um leque de opções mais abrangente...

 

Não conheço esse substrato em questão, mas certifica-te que também ele não influencia o pH, uma vez que são praticamente todos os que influenciam (até alguns que se dizem inertes influenciam).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH influencia na escolha de peixes...Com um pH de 5-6, não podes pôr, por exemplo, ciclideos africanos...Mas para outros peixes é óptimo...O ideal, ou melhor, o mais abrange, seria um pH neutro (a rondar os 7), pois daria-te um leque de opções mais abrangente...

 

Não conheço esse substrato em questão, mas certifica-te que também ele não influencia o pH, uma vez que são praticamente todos os que influenciam (até alguns que se dizem inertes influenciam).

 

Boas crush

 

Mais uma vez obrigado pela resposta, era mesmo isto que precisava saber. Era essa a ideia que tinha, mas nada como ter a comprovação de alguém já experiente :offtopic:

Vou pesquisar por um substrato que não ande para ali a brincar com o ph lol para fazer asneira nisso já cá estou eu sozinho, não preciso de ajude :wink: Ou então nem ponho substrato fertil e fico-me pelas plantas de facil e média manutenção bowdown

 

 

Cumps

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então prx semprre vais usar um areão branco?se sim qual é? é que também quero usar um na minha montagem mas tou com dúvidas em onde arranjar...aquele da pet4you.net não me parece ser muito branco...quero usar é saquele que parece ser mesmo areia branco acho que sabes a qual me refiro..

Editado por D10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então prx semprre vais usar um areão branco?se sim qual é? é que também quero usar um na minha montagem mas tou com dúvidas em onde arranjar...aquele da pet4you.net não me parece ser muito branco...quero usar é saquele que parece ser mesmo areia branco acho que sabes a qual me refiro..

 

Boas D10

 

Pah, em principio vou aproveitar o areão claro que tenho aqui, não é branco mas serve para o contraste que pretendo. Porque para ser branco teria que ser areia e eu areia não quero e o areão de maior dimensão assim mais claro que vi, era para ciclideos e segundo o senhor aquilo ia-me influenciar os niveis de ph, porque é à base de calcários :/

Por isso não vai ser tão branco como inicialmente pretendia, mas visto que o resto é preto dá para ter o contraste que quero ;) se calhar não tão forte o que poderá até ficar melhor. Depois vejo quando tiver tudo junto, que é sempre diferente ver tudo montado do que imaginar apenas :music_singguitar:

 

Quando começar a montagem abro um topico parar ir mostrando a evolução disto :mrgreen:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH influencia na escolha de peixes...Com um pH de 5-6, não podes pôr, por exemplo, ciclideos africanos...Mas para outros peixes é óptimo...O ideal, ou melhor, o mais abrange, seria um pH neutro (a rondar os 7), pois daria-te um leque de opções mais abrangente...

 

Não conheço esse substrato em questão, mas certifica-te que também ele não influencia o pH, uma vez que são praticamente todos os que influenciam (até alguns que se dizem inertes influenciam).

 

 

Já estive a ler coisas sobre este substracto, segundo diz a propria SERA só tem duração de 4 a 6semanas, ou seja 1mês, mês e meio...acho que isso é muito pouco, digo eu :/

Comecei a ver agora um Tropica Plant Substrate, falam bem disto e pelo que percebi o preço até nem é muito alto e não vi em lado nenhum dizer que altera o PH da agua. Alguém tem conhecimento ou experiência com este substrato?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal

 

Como prometido fica aqui o link para o tópico da montagem do aqua, em jeito de agradecimento a todos pelas ajudas e dicas.

O resultado final pode ser visto aqui:

"Aquario - Equilibrium" - montagem e fotos

 

Obrigado por todas as ajudas

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.