Kribensis - possível desova


Recommended Posts

Boas Tardes,

 

Muito provavelmente o meu casal de kribensis fez uma postura ontém ou antes de ontém. Digo provavelmente porque daquilo que consigo ver da toca parece-me ver um ou dois ovos no chão da toca (é uma daquelas decorações que parecem uma ânfora). Como a toca esta perto da sucção do filtro externo já lhe pus uma meia de senhora à volta para precaver desastres. As minhas dúvidas e questões prendem-se essencialmente com os alevins:

 

1) Segundo o que li, os ovos eclodem após cerca de 72 horas, mas passado quanto tempo começam eles a nadar com os pais? isto para preparar com alguma antecedência o estaminé para ter artemia recem eclodida

 

2) Quando dão atermia aos vossos alevins desligam o filtro para não haver corrente e não espalhar a artemia ou isso não é sequer um problema?

 

3) Até que ponto é verdade que o pH determina o racio macho/femea dos alevins? (isto é assim para todas as especies??)

 

 

Aproveito e deixo um resumo do setup.

 

Aqua 80x40x30 (+/- 80 litros úteis)

filtro externo eheim ecco 2232 (matérias filtrantes: eheim effi mech / esponja grossa azul / eheim substract pro / esponja fina branca)

 

Temp: 26º

pH: 7,4-7,6

GH: 100 mg/L (ou seja, 5,6 ºd)

KH: 60 mg/L (não compreendo bem este resultado porque, segundo o teste, valores entre 20-80mg/L estão normalmente associados a pH baixos ?!?!?)

Nitratos: <5mg/L

 

 

Fauna:

2 fêmeas + 1 macho kribensis

 

Flora:

anúbias barteri var. "nana"

Microsorum pterodus (?!?!?)

Hygrophilla alamensis

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens se for o caso.

Os meus ja tiveram uma postura infelizmente não correu bem porque foi num comunitário, o problema não foram os pais mas sim a pedra difusora que deixei ligada e assim espalhou os alevins pelo aqua inteiro.

 

Bom ao nivel dos pequenos n tens que ter receio, os pais são super protectores.

Dei com o meu casal a apanhar 4 pequenos com a boca e depois os colocar dentro da toca.

 

A alimentação são os pais que lhes fornecem. Da comida aos pais que n tens problemas.

 

Boa sorte

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens se for o caso.

Os meus ja tiveram uma postura infelizmente não correu bem porque foi num comunitário, o problema não foram os pais mas sim a pedra difusora que deixei ligada e assim espalhou os alevins pelo aqua inteiro.

 

Bom ao nivel dos pequenos n tens que ter receio, os pais são super protectores.

Dei com o meu casal a apanhar 4 pequenos com a boca e depois os colocar dentro da toca.

 

A alimentação são os pais que lhes fornecem. Da comida aos pais que n tens problemas.

 

Boa sorte

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Muito provavelmente o meu casal de kribensis fez uma postura ontém ou antes de ontém. Digo provavelmente porque daquilo que consigo ver da toca parece-me ver um ou dois ovos no chão da toca

 

Parabéns

 

1) Segundo o que li, os ovos eclodem após cerca de 72 horas, mas passado quanto tempo começam eles a nadar com os pais? isto para preparar com alguma antecedência o estaminé para ter artemia recem eclodida

 

Não estejas muito preocupado, num aquário plantado e já estabelecido eles encontram alguns alimentos, além disso podes simplesmente alimentá-los com flocos dos pias esmagados em pó, a artémia é um bom complemento, mas não essencial, para esta espécie.

 

Como curiosidade vê os vídeos dos meus em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=155390, só lhes dei pó de comidas secas (variados), gema de ovo cozida e desfeita em água primeiros dias, e agora ao fim de pouco mais de um mês artémia congelada (adulta)

 

2) Quando dão atermia aos vossos alevins desligam o filtro para não haver corrente e não espalhar a artemia ou isso não é sequer um problema?

 

Por uma questão de evitares que a artémia se espalhe deves dá-la em pequenas quantidades com um conta-gotas, perto do local onde o cardume se encontra, evita-te também um grande desperdício e consequente aumento dos compostos nitrogenados.

 

3) Até que ponto é verdade que o pH determina o racio macho/femea dos alevins? (isto é assim para todas as especies??)

 

Este é um ponto interessante, e frequentemente encontrado em algumas espécies de peixes, a influência dos factores ambientais (temperatura, pH, ...) na determinação do sexo, e está de facto provada cientificamente...

 

"David Rubin (1985) of Clark University followed up on Heiligenberg's (1965) observations that sex ratio in broods of Pelvicachromis ("kribensis" and relatives) seemed to vary with pH. Rubin bred pairs of P. pulcher, P. taeniatus, and P. subocellatus and raised the offspring at various pH levels. He determined their sex around 180 days after hatching either by dissection or by external observations. The results agreed with Heiligenberg: acid water tended to produce more males and basic water gave more females. For example, at a pH of 5.0, 96% of a P. pulcher brood became males, while at a pH of 6.9, only 20% became males. He obtained similar results for the other two "krib" species. Rubin also experimented with two species of Apistogramma (A. borellii and A. cacatuoides) and found the same thing."

 

Pessoalmente ainda estou para sexar os meus para a confirmar... faltam uns meses!

 

KH: 60 mg/L (não compreendo bem este resultado porque, segundo o teste, valores entre 20-80mg/L estão normalmente associados a pH baixos ?!?!?)

 

o facto de estar normalmente associado a valores baixos, não implica que seja sempre, passo a elaborar rápidamente...

 

o KH dá-te a noção da capacidade de tampão (buffer) do teu aquário... quanto mais baixo menos capacidade de tampão... logo mais fácil é de baixar o pH

num aquário com planta e peixes, o pH varia ao longo do dia em consequência da quantidade de CO2 dissolvido, por exemplo de manhã há mais CO2, logo terás um pH inferior ao fim do dia após um "dia de fotossíntese" terás menos CO2 , logo um pH mais elevado...

 

No teu caso com um KH baixo esses valores têm tendência a flutuar mais, devido à ausência do factor tampão que já referi.

 

fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas.

 

Agora é oficial! os ovos já eclodiram e estão agora no fundo da toca (onde já consigo ver).

 

Cumps

 

Pois era para referir isso e no meio da longa resposta esqueci-me, os ovos que tinhas visto caídos seriam provavelmente os primeiros sinais da eclosão...

 

boa sorte na continuação da criação, e publica umas fotos ou vídeos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Não trago boas noticias. Ontém, os pais tinham deslocado os alevins para fora da toca mas hoje de manhã não os consegui encontrar em lado nenhum, pelo que, imagino que tenham sido comidos (ou pelos pais ou pela outra fêmea).

Deixo duas questões:

 

1) daqui a quanto tempo será previsível nova postura?

 

2) as desovas ocorrem sempre nos mesmos sítios, isto é, sempre no mesmo esconderijo?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola de novo,

 

Nova postura dos kribensis.. ontém os ovos já tinham começado a eclodir e hoje reparei numa quantidade grande de alevins no fundo da toca.. agora é deixar andar sem perturbar muito (para ver para dentro da toca preciso apontar para lá uma lanterna e, regra geral, os pais não ficam muito contentes com isso, o que pode de alguma maneira ter perturbado os pais da última vez)

 

Respondendo às perguntas que eu próprio tinha deixado no post anterior:

 

1) 2 semanas

 

2) a 2ª desova foi também na mesma toca

 

A ver se desta vez corre tudo bem para depois deixar aqui uma fotos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

 

Junto deixo uma foto (tlm) dos meus alevins kribensis (da 2ª postura). Eles estão já com 1 semana mas só começaram a andar livremente pelo aquário desde ontém.

 

Pic_18947_1.jpg

 

Pic_18947_2.jpg

 

Cumps.

Editado por chocapic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

 

Junto deixo uma foto (tlm) dos meus alevins kribensis (da 2ª postura). Eles estão já com 1 semana mas só começaram a andar livremente pelo aquário desde ontém.

 

Pic_18947_1.jpg

 

Pic_18947_2.jpg

 

Cumps.

 

 

Parabéns, parece-me que tens aí mais de 100 alevins, já valeu a pena a espera, agora se forem como os meus nas 2 primeiras vão crescer rapidamente mas depois parecem parar de crescer, vai actualizando o post.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Eu contei à volta de 100/110 alevins.

Para já vou alimentando com o granulado, que dou aos pais, esmagado. Mas, tenho uma preparação de artemia em curso a ver se amanhã lhes consigo dar amanhã (fiz uma 1ª tentativa mas a taxa de eclosão foi miserável).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Eu contei à volta de 100/110 alevins.

Para já vou alimentando com o granulado, que dou aos pais, esmagado. Mas, tenho uma preparação de artemia em curso a ver se amanhã lhes consigo dar amanhã (fiz uma 1ª tentativa mas a taxa de eclosão foi miserável).

 

Cumps

 

Tem cuidado com os excessos pois eles comem literalmente até rebentar, mais vale várias refeições frequente repartidas em pequenas doses do que uma grande dose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais