camarao amano - ja nasceram !!


labutes77

Recommended Posts

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas.

 

ja tenho mais 3 femeas ovadas. e ainda tenho algumas larvas ...

 

por isso é que se chama experiencia ... e os erros que eu fizer, espero que nao se repitam, nem por mim nem por outros que tentem criar amanos.

 

vou continuar a deixar aqui a evoluçao desta experiencia, assim aprendemos todos !

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

sim , estao em agua do mar ...

ate serem camaroes ainda demora, eles passam por varios estados larvares. que se note so mudaram uma vez.

 

as femeas ovadas ... continuam ovadas.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ja se foram ... os ultimos ( 10 ? ) foram vistos a ultima vez no dia 16. ja nao vejo nenhum ...

 

as femeas desovaram e comeram-nos ...

 

é o que dá trabalhar fora e estar alguns dias sem vir a casa . lol.

 

tenho mais 2 femeas ovadas ...

 

para ja nao penso voltar a tentar, ja que estou a planear fazer um pequeno shrimp room ca em casa. depois de tudo organizado ... talvez , talvez.

 

mas fica a experiencia e mantiveram-se vivos mais de 15 dias e observei pelo menos uma muda.

uma razao que eu penso ter sido responsavel pela morte das larvas e que so reparei hoje ... depois de nao ver nenhuma larva, é que o nivel da agua desceu uns centimetros. recordo que mantive uma luz por cima da agua 24h/24h ... ou seja por evaporaçao da agua, aumentei a concentraçao de salinidade. fica anotado para mim e para quem quiser fazer esta experiencia, que temos de ter atençao a isto. e repor com agua doce, lembrem-se que o sal nao evapora , acrescentar agua salgada tambem aumenta a salinidade.

a mistura que inventei para as alimentar parece resultar, ja que pelo menos fizeram uma muda. quem quiser a receita tem de pagar direitos de autor ... ou vai ver os post atras ... hahahaha.

 

obrigado a todos os que me acompanharam nesta experiencia.

 

cumps.

luís pedro

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parece que a próxima tentativa é a minha! hehehe

3 femeas ovadas, vou experimentar e tentar não cometer os mesmos erros, vou usar a tua receita.

Vamos ver no que dá! Tenho um aquario de 30L á espera das femeas, a ver se amanhã as mudo para lá

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Labutes, varias perguntas!!!

 

-De ontem para hoje, uma das minhas mega-japonicas transferiu os ovos da "cabeça" para o "abdomen"! Quantos dias levará a largar as larvas????

 

-Sabes qual a concentração de sal na agua???

 

-O que alteravas na tua "experiencia"?

 

Estou a pensar experimentar!!! Iria colocar num aqua a femea com uma bomba de ar! Assim que as larvas aparecerem, retiro-a!

Previamente, irei criar agua salobra, misturando sal de cozinha. Após as larvas nascerem, retirava a femea e adicionava agua fabricada! Como o aqua deve ser pequeno, todos os dias mudava parte da agua do aqua por agua fabricada!

A alimentação seria biomax 1, Beta-glucans, Biozyme e Genchem Polytase!!!

 

 

O que me dizes????

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

1- depende da temperatura da agua. dos meus o mais rapido nao chegou a 18 dias, outras passaram dos 22 dias.

 

2- concentraçao de sal ... nao faço ideia. usei agua do mar. fala-se em agua salobra mas as minhas estiveram em agua salgada mesmo. nao salobra.

 

3- a proxima vez que tentar , nao vou trazer camaroes de agua salgada para lhes fazer companhia, estes comem as larvas.

- o aqua nao deve ser muito pequeno, as femeas comem as larvas. e que seja alto. assim que nascerem retira a femea.

- para as larvas nao precisas de muita agua, esta é so para evitar que as larvas sejam comidas. as minhas estiveram em cerca de 10l.

- o sal de cozinha nao é indicado para fazer agua salgada. existe sal proprio para fazer isso.

- se fizeres a tua agua salgada, tambem nao deves usar agua da torneira, esta é muitas vezes rica em metais = veneno para camaroes.

- quando tirares a femea, fecha as persianas e poe uma luz num dos lados do aqua, as larvas sao fotoestaticas, sao atraidas pela luz, no lado contrario usa um tubo fino ou um dobrado para retirar o maximo de agua doce. o tubo nao pode fazer a agua sair muito depressa, pois arrasta as larvas.depois acrescentas a agua salgada.

- nao uses pedra difusora.

- alimenta-as logo que nasçam, mesmo ainda na agua doce, alguns sites dizem para alimentar 1 ou 2 dias depois de nascerem, pois ainda teem reservas para consumir. eu acho que reservas + alimentaçao = mais hipoteses de serem bem sucedidos. se tiverem fome comem, se nao tiverem fome ...

- e como nos peixes é preferivel alimentar varias vezes pequenas quantidades.

- mantem uma luz sobre o aqua 24h/24h, isto evita que as larvas se afundem e mante-nas sempre em movimento e a procurar de comida. ( os camaroes nao têm palpebras, logo nao dormem, lolll ).

- atençao ao nivel da agua. faz uma marca no aquario. com a luz evapora muito, para nao falar do calor que tem feito. acrescenta agua doce e nunca agua salgada, se o fizeres estas a aumentar a concentraçao de sal ( o sal nao evapora ).

- quando fizeres trocas de agua, certifica-te que agua esta no nivel certo. se estiver mais baixo, fazes a troca e deixas no nivel, estas a aumentar a concentraçao de sal.

- eu fazia a papa á parte todos os dias e com uma pipeta iam pondo gotas por cima do enxame de larvas ( as vezes consegues ver as larvas a agarrarem as particulas de comida e levarem-na a boca).

 

- nao conheço essa alimentaçao ... mas se passa pela boca de uma larva com menos de meio milimetro ... força.

 

de momento acho que é isto, mais alguma coisa é só perguntar.

boa sorte !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

cumps

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma pergunta

Nortas-te alguma diferença na cor dos ovos quando já estavam perto do nascimento?

O aquário em que vão ficar as femeas tem mais ou menos 20l, por isso só as queria mudar para lá quando estiverem perto da desova, assim evito que elas stress-em.

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois.

 

assim que elas ovam contas 15 dias, a partir dai pode ser em qualquer altura. sites que li dizem que se deve colocar as femeas no aqua que desovam logo que tenham os ovos. restos de comida e microorganismo que se desenvolvem no aqua vao ajudar a alimentar as larvas. e é menos stress para as femeas, assim habituam-se ao espaço ate as larvas nascerem. podes por umas pedras e umas plantas e retiras quando as larvas nascerem.

eu fiz isso. mas cada um decide o que acha melhor.

 

os ovos mudam de cor. mas nao ha uma côr defenida. eu tive femeas de ovos amarelados, esverdiados e acinzentados ... nao faço ideia quais os mais recentes e quais os que estao para nascer. eu tive varias femeas ovadas , umas a seguir as outras, algumas com ovos e ja com sela.

se so tens uma ou duas é mais facil determinar se mudam de côr.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Labuste, as minhas femeas já começaram a desovar!

Agora a minha pergunta, como fizeste para colocar as larvas em agua salgada??? Pensei que aproximando a luz, elas iriam todas a fugir para lá! Permitindo assim aspirar o lado obscuro! Mas isso não acontece! Como as retiraste da agua doce???

Eu aspirei algumas (mais ou menos 50) com uma seringa!

Amanha irei estar de serviço. logo ausente! Espero que quando chegar quarta à tarde tenha o aqua cheio de larvas!

isso é que vai ser pescar! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu fiz com a luz de um lado e aspirei a agua pelo lado contrario. muito lentamente. ate ficar milimetros de agua, depois so acrescentei a agua salagada.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais