Egeria densa a morrer


_silver_wings_

Recommended Posts

Boa noite

 

Montei a semana passada um aquario de 100x30x40, usei subtracto jbl manado e areao, sendo o jbl a camada inferior. Entretanto um user aqui do forum teve a bondade de me dar uns 20 de Pés de Egeria densa, de momento o aquario encontra-se a ciclar desde sexta-feira. Hoje reparei que um pé se encontrava deteriorado, folhas transparentes e a desfazer, ja quase nao ficava em pé, decidi retira-lo. já fora do aquario reparei que metade de cima do pé tinha uma cor mais escura (não saudavel), reparei tbem que ja tenho mais 2 ou 3 pés a apresentarem os mesmos sintomas, que acham que pode ser? não é a Egeria densa uma das plantas adequadas para o inicio do aquario?

Alguem me pode dar uma ajuda?

 

fica aqui o link para os valores apresentados nos testes:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=156712

Editado por _silver_wings_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não te preocupes muito isso é um fenomeno conhecido como "melting" ou seja as plantas quando passam de um aquario para outro como os parametros de agua, luz, co2 e nutriente dicilmente são iguais as plantas por norma reagem ao degradarem-se ou desfazerem-se numa primeira fase, depois com o tempo a planta regenera-se, agora é necessário sim fornecer os elementos ditos minimos luz e nutrientes para que as plantas recuperem o seu esplendor...

 

Se fizeres uma pesquisa com o termo melting vais encontrar certamente muitos relatos similares ao teu caso....

 

Cumps

Dani

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não te preocupes muito isso é um fenomeno conhecido como "melting" ou seja as plantas quando passam de um aquario para outro como os parametros de agua, luz, co2 e nutriente dicilmente são iguais as plantas por norma reagem ao degradarem-se ou desfazerem-se numa primeira fase, depois com o tempo a planta regenera-se, agora é necessário sim fornecer os elementos ditos minimos luz e nutrientes para que as plantas recuperem o seu esplendor...

 

Se fizeres uma pesquisa com o termo melting vais encontrar certamente muitos relatos similares ao teu caso....

 

Cumps

Dani

 

Obrigado, ja estou mais esclarecido! Quer dizer que mesmo que as outros pés apresentem os mesmos sintomas não as retiro e espero que regenerem? De qualquer forma penso que a iluminação de 30W que tenho seja demasiado fraca para o aquario em questão, devo optar por colocar mais uma lampada? ou chega pro exemplo se alterar a lampada que tenho para uma especial para plantas com a mesma tbem de 30w?

Qual o metodo mais vantajoso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião sincera não vale a pena trocares a lampada por uma xpto de plantas, a não ser que a lampada que tens já tenha mais de 1 ano, mas se queres um aquario plantado com plantas bonitas tens de pensar em trocar o sistema de iluminação para pelo menos 2 lampadas T5 39w o ideal para um plantado seria no teu caso 3 a 4 lamapdas T5 39w. Mas se as finanças não o permitirem tenta somente adicionar mais uma lampada ao teu aquario mantendo a que tens, claro que para isso é sempre necessário adquirir balastro suporte para a lampada e a propria lampada....

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

Melting em egérias não acho que seja de esperar recuperação

 

Pode ser várias coisas...como fertilização inexistente ou excesso de temp.. as egérias n se dão nada bem com temperaturas acima de 28º. Esse jbl manado não é fértil... se é, é mesmo pouquíssimo.. como a akadama.

Outro factor importante que tens em excesso é o gH e o kH... está super exagerado.

GH:>21d; KH: 10d

 

Aponto para as durezas como as culpadas...Não são boas para as plantas nem para grande parte dos peixes...parece-me boa para os ciclideos africanos

Confirma que estas a fazer bem os testes.

Para baixar o gh e kh podes misturar água do continente ou pingo doce que são baratas e têm durezas baixíssimas. Ou então água de osmose. Ou para baixar o gH podes meter turfa.. mas não baixa o kH.

 

Outra hipótese é colocares anúbias e fetos e bolbis que devem-se aguentar bem com esses valores...

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

As Egerias estão a formar novas ramificações a partir das antigas, as antigas continuam com um aspecto um pouco esquisito, mas as novas ramificações apresentam uma coloração melhor,um verde mais saudável e parecem me crescer a bom ritmo. Sim acho que a dureza da agua está um pouco alta, talvez seja melhor fazer como indicado e tentar baixar a mesma. Entretanto ja comprei um fertilizante liquido para ajudar um pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais