Dúvida na Inst. Elétrica de uma bomba para um novo Lago de Jardim


Recommended Posts

Olá, recentemente comprei uma casa que possui um lago de concreto no jardim. Ainda nao medi ele e portanto nao sei seu volume, porém para minha responder minha dúvida isso nao interessa.

A minha duvida é quando a instalação elétrica do lago. Como o lago é ao ar livre, estou preocupado em como irei fazer para ligar a bomba, pois a tomada teria que ficar, também, ao ar livre. Sendo assim, gostaria de saber como os frequentadores do fórum que possuem lagos externos nos jardins fizeram a ligação da bomba? Existe tomadas especiais que possam ficar ao ar livre e pegar chuva? ou teria que coloca-la dentro de uma caixa que a mantenha isolada? e que tipo de caixa posso usar? Minha idéia era colocar uma tomada com um disjuntor para proteger a fiação de possiveis curtos.

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

 

OBS: Se puderem colocar algum esquena da ligação elétrica facilitaria. Obrigado mais uma vez

 

Atenciosamente:

Patrick E. Farias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, recentemente comprei uma casa que possui um lago de concreto no jardim. Ainda nao medi ele e portanto nao sei seu volume, porém para minha responder minha dúvida isso nao interessa.

A minha duvida é quando a instalação elétrica do lago. Como o lago é ao ar livre, estou preocupado em como irei fazer para ligar a bomba, pois a tomada teria que ficar, também, ao ar livre. Sendo assim, gostaria de saber como os frequentadores do fórum que possuem lagos externos nos jardins fizeram a ligação da bomba? Existe tomadas especiais que possam ficar ao ar livre e pegar chuva? ou teria que coloca-la dentro de uma caixa que a mantenha isolada? e que tipo de caixa posso usar? Minha idéia era colocar uma tomada com um disjuntor para proteger a fiação de possiveis curtos.

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

 

OBS: Se puderem colocar algum esquena da ligação elétrica facilitaria. Obrigado mais uma vez

 

Atenciosamente:

Patrick E. Farias

 

O meu lago tem 40000litros de capacidade e tem uma bomba power jet Laguna de 6000 litros/hora, com um filtro biologico C3 Mater Laguna e um pre filtro em fibra mineral, a agua está cristalina, o consumo desta bomba é de 80w/h , bastante economica e silenciosa, a ligação não precisa de nada de extraordinário já que o cabo com 10 metros de comprimento fornecido com ficha é suficiente, basta portanto uma tomada exterior apropriada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu lago tem 40000litros de capacidade e tem uma bomba power jet Laguna de 6000 litros/hora, com um filtro biologico C3 Mater Laguna e um pre filtro em fibra mineral, a agua está cristalina, o consumo desta bomba é de 80w/h , bastante economica e silenciosa, a ligação não precisa de nada de extraordinário já que o cabo com 10 metros de comprimento fornecido com ficha é suficiente, basta portanto uma tomada exterior apropriada.

 

Ok, porém a minha duvida é essa, que tipo de tomada eu uso para ligações externas. Existe alguma especial que possa pegar chuva? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pfarias

 

tem a venda em lojas de material electrico tomadas estanques, que sao proprias para ficar na rua, mas eu, por experiencia profissional, prefiro a caixa de derivaçao (http://peixeirada.no.sapo.pt/ginga/gingarelho.JPG) com 2 bucins (http://electrosanjo.pt/fotos/produtos/1168271692asbspg9.jpg) para entrada da cablagem

 

podes fixar a caixa numa parede proxima, mas antes abrir 2 furos para colocar os bucins (normalmente as caixas de deriv ja teem moldados os locais para colocaçao de bucins)

 

se quiser colocar um disjuntor, tambem dá, eu prefiro um disjuntor bipolar (pois faz corte tanto da Fase como do Neutro) de 16A ou 20A (isto varia consoante os motores que iras colocar)(http://images02.olx.pt/ui/5/36/02/12730532...-1273053283.jpg este e so uma ideia, há varios modelos)

 

as ligaçoes, facil, tendo um busca-polos ou multimetro para saber qual e a Fase, e ligar cor com cor (preto ou castanho na fase, e azul no neutro)

 

acho que foi claro, mas se tiver duvidas, de uma apitadela

 

AS imagens sao apenas demonstrativas, apenas para se ter uma ideia e nao se ser "enrolado" na loja

 

cumps

Emanuel

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pfarias

 

tem a venda em lojas de material electrico tomadas estanques, que sao proprias para ficar na rua, mas eu, por experiencia profissional, prefiro a caixa de derivaçao (http://peixeirada.no.sapo.pt/ginga/gingarelho.JPG) com 2 bucins (http://electrosanjo.pt/fotos/produtos/1168271692asbspg9.jpg) para entrada da cablagem

 

podes fixar a caixa numa parede proxima, mas antes abrir 2 furos para colocar os bucins (normalmente as caixas de deriv ja teem moldados os locais para colocaçao de bucins)

 

se quiser colocar um disjuntor, tambem dá, eu prefiro um disjuntor bipolar (pois faz corte tanto da Fase como do Neutro) de 16A ou 20A (isto varia consoante os motores que iras colocar)(http://images02.olx.pt/ui/5/36/02/12730532...-1273053283.jpg este e so uma ideia, há varios modelos)

 

as ligaçoes, facil, tendo um busca-polos ou multimetro para saber qual e a Fase, e ligar cor com cor (preto ou castanho na fase, e azul no neutro)

 

acho que foi claro, mas se tiver duvidas, de uma apitadela

 

AS imagens sao apenas demonstrativas, apenas para se ter uma ideia e nao se ser "enrolado" na loja

 

cumps

Emanuel

 

Obrigado pelas dicas, porém fiquei com algumas duvidas. A caixa de derivação possui uma tampa que posso abrir quando quiser acessar a tomada? Como que eu poderia prender o disjuntor dentro dessa caixa de derivação? ela possui aquelas "canaletas" para prender o disjuntor? Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, porém fiquei com algumas duvidas. A caixa de derivação possui uma tampa que posso abrir quando quiser acessar a tomada? Como que eu poderia prender o disjuntor dentro dessa caixa de derivação ela possui aquelas "canaletas" para prender o disjuntor? Ela pode ficar ao ar livre (pegar chuva) sem perigo de haver curto circuito? Obrigado pela ajuda.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao vais ter uma tomada exterior, fazes e ligaçao direta na caixa

 

caixaderiv.png

 

peço desculpa pelo desenho, mas n tenho jeito nenhum

a calha onde vais fixar o disjuntor bipolar, é uma calha DIM

podes ligar o fio verde/amarelo, vulgo terra numa barra de junçao ou entao num ligador rapido

Editado por emfbe

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao vais ter uma tomada exterior, fazes e ligaçao direta na caixa

 

caixaderiv.png

 

peço desculpa pelo desenho, mas n tenho jeito nenhum

a calha onde vais fixar o disjuntor bipolar, é uma calha DIM

podes ligar o fio verde/amarelo, vulgo terra numa barra de junçao ou entao num ligador rapido

 

Ok, e a caixa de derivação pode ficar ao ar livre (pegar chuva)? Obrigado pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, e a caixa de derivação pode ficar ao ar livre (pegar chuva)?

 

boas

 

para ser mais a confiança, podes passar um fio de silicone a volta do encaoxe da tampa na caixa e tambem nos bucins, nao vá o azar bater a porta

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero chamar a atenção que há marcas de bombas e de equipamentos que se recusam a dar garantia de equipamentos que tenham fios cortados.

Sei de um caso de uma bomba da OASE que tinha três anos de garantia e aos dois anos avariou, depois de ser enviada para a marca recusaram-se a efectuar a reparação pela garantia.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A melhor solução para manter a tomada à chuva, é algo deste tipo: http://www.tradingdepot.co.uk/DEF/product/...32A%20220V%206H

Apenas tem de ser bem instalada para garantir que o cabo pelo bucin fique bem apertado para que não entre água. Esta tomada é de fixar na parede com a parte azul para baixo(nada de montar no chão, ou de lado na parede, caso contrario perde a estanquidade)De resto, é só levantar a tampa e ligar a ficha.

Estas tomadas da marca apresentada, julgo que apenas têm a versão cee que tem 3 pinos, mas há tomadas semelhantes a estas com o formato de ficha convencional, e nessas dá para ligar a tomada da bomba na boa, sem ter de cortar qualquer fio da bomba.

 

A instalação de disjuntor é boa pratica, mas aconselhava também a instalação de um interruptor diferencial de 30mA(miliamperes) de sensibilidade. Uma vez que se vai trabalhar com água, é sempre bom garantir que em caso de avaria na bomba ninguém fique electrocutado ao tocar na água. Desta forma, a electricidade passa pelo diferencial, disjuntor e bomba. Pode optar por um disjuntor diferencial, mas por norma são mais caros que as 2 peças em separado.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais