Aquario Silver_wings em ciclo (Testes e valores)


Recommended Posts

Boas, venho apresentar os valores do primeiro teste efectuado ao meu aquario. Foi montado em 20/05/10 (4dias) e recebeu as primeiras plantas no dia 22/05, seguem abaixo as características do mesmo

 

Medidas: 100x30(L)x40(A) (85/90lts real)

Aquecedor: Tetratec HT100 100W

Filtro: Tetratec IN600

Iluminação: Calha Aquapor 30w

 

- Substracto Jbl Manado

- Areao de rio

- Xistos

 

Flora:

-22 x Pés de Egeria densa

-1 x Cryptocoryne wendtii "green"

 

O valores Abaixo são resultado dos testse Jbl Easy Test 5 in 1 e são de hoje 24/05/10

 

NO3: 0 (não foi muito preciso, o resultado apresentado pode ser até 10)

NO2: 0.5

GH:>21d

KH: 10d

PH: 8

Amonia: 0.6

 

 

Tenho algumas questões para vos colocar:

 

1º Os valores apresentados são normais para o tempo de ciclo do aquário?

2º Devo efectuar testes de quanto em quanto tempo afim de verificar se o ciclo decorre normalmente?

3º Acham que deva colocar algum peixe afim de acelerar um pouco o ciclo?

4º Se sim, os valores apresentados são seguros? que espécie aconselham?

5º Já ouvi diversas opiniões, uns dizem que basta ciclar uma semana, outros 20 dias e outros 30 dias, qual será o tempo ideal?

 

Penso que sejam todas as minhas duvidas, saliento que tenho estado a colocar uma pitada pequena de flocos diariamente pois li aqui no forum que ajuda a efectuar o ciclo.

 

Obrigado desde já a todos!

Editado por _silver_wings_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe tempo ideal para ciclar, depende das plantas e do fundo que tenhas, mas aconselho a colocares todos os dias comida ou o ciclo demora mais tempo.

Os valores estão normais, eu esperava uma semana antes de fazer o teste de amonia ou de nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não começou, quando começarem a aparecer nitritos significa que a amonia vai começar a ser convertida em nitritos, isto sim significa que o primeiro grupo de bacterias está a formar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Retirei á pouco 1 pé de Egeria densa, pois deteriorou-se, as folhas começaram a ficar transparentes e a desfazer, o pé em si ja quase não se mantinha de pé, entretanto vi q devo ter mais 1 ou 2 pés a começar com os mesmos sintomas. Devo retirar? Pensei que fossem das plantas menos exigentes e mesmo assim parece me que não as vou conseguir manter, o que estarei a fazer de errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se colocar mais uma calha com uma lampada de 36w?

Ia ajudar bastante.. daria 66watts no total, já parece mais aceitável para o teu aquário. Eu tenho 3x13watts num aquário de 54litros + injecção de co2 caseiro e as plantas estão a crescer muito rápido e saudáveis ;)

 

Mas atenção que isso pode não ser a única causa das plantas morrerem, podes ter falta/excesso de alguns nutrientes. Mas espera por opiniões de pessoas mais experientes que eu, ando nisto à muito pouco tempo e ainda sei pouco..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste de amonia é da nutrafin ? Se for faz o teste mas não coloquesw o reagente e vé se não da logo 0,6 de amonia, o teste pode estar a ser adulterado pela coloração da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste de amonia é da nutrafin ? Se for faz o teste mas não coloquesw o reagente e vé se não da logo 0,6 de amonia, o teste pode estar a ser adulterado pela coloração da agua.

 

 

 

Realmente, :)

 

Não tinha pensado nisso, hoje fui efectuar o teste novamente e antes de inserir o reagente verifiquei a cor da agua... acertaste na mouche! A coloração da agua apenas ia bater nesse valor!

 

Perante isto tenho então a amonia a 0, o resto dos valores mantem-se, o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.