Móvel DIY


Recommended Posts

se estiver bem isolado, e se os 2 fios nao se encostarem, nao há prob

se os fios se soltarem, e nao se encostarem, o prob sera apenas de o que estiver ligado no temporizador nao funcionar

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Pic_18914_12.jpg

 

Parece um tapete de Arraiolos :P

 

 

Porque não fazes uns furos por detrás das tomadas e da caixa de derivação, e mais uns para os fios dos disjuntores, de modo a que os fios, ( os do tapete... ), fiquem na parte de trás da madeira? Ficava mais bonito e arrumadinho! De resto nada a apontar.

 

 

Cumps.

 

EDIT: Demorei a responder a já colocaram respostas antes da minha... Os fios enrolados à volta dos pernos do temporizador, embora estejam isolados, mais tarde ou mais cedo podem trazer problemas! Com o aquecimento podem começar a faiscar e podem provocar, além de um curto circuito, um principio de incêndio! Não te esqueças que tens madeira à volta... Solda os fios aos pernos ou coloca uma tomada na parte de trás da madeira.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então tudo ok.

Realmente não se nota muito a cena dos disj mas esta como disseste. É as belas fotos do telemóvel. Eu devo se o único tipo que não tem uma maquina fotográfica. Mas como recordações não é comigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso vou pedir a alguém para me soldar a cena do temporizador.

E sobre o tapete vou mesmo pintar os fios porque desmanchar isto tudo...nah nem quero pensar nisso. Fartei-me de atrofiar com os fios, prendia uns soltavam se outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por não teres morrido não quer dizer que não venha a acontecer um azar, alem de que perde muito em estética com os fios a mostra.

A solução mais comum é passar os fios a sair por traz das tomadas e os disjuntores estarem apenas com os topos a vista, sem falar do temporizador com os fios enrolados mais vale liga-lo numa tomada.

Como demorei a fazer o desenho já tens mais algumas opiniões, mas acho que vão todas neste sentido.

placa.png

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou arranjar maneira de esconder os fios.

E talvez faça uma caixa para os disjuntores com a MDF que sobrou, mas à algum problema em os disjuntores estarem assim? Ou é só estético?

O temporizador, vou ver se alguém me solda aquilo. Solda com estanho certo?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os disjuntores alem da estética evita que alguém com pressa ou descuidado meta la um dedo ou ferramenta, não soldes o temporizador mete uma tomada por baixo do furo que fizes-te, no caso de precisares trocar ou mudar o horário fica mais fácil.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi agora que não serve porque faz uma cova para as tomadas com terra e o espaço que que deixei de fora foi pouco(apenas os pinos por isso vai ter de ser interior.

Será que em vez de meter a caixa toda posso meter só a parte onde se liga os fios???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tratei do temporizador e pintei o móvel.

Ficou a faltar as portas mas faço isso depois porque amanhã vou montar o aquário.

Ficou assim:

 

Pic_18914_21.jpg

Pic_18914_22.jpg

Pic_18914_23.jpg

 

Ainda está a secar mas se der hoje já posto uma foto com o aquário em cima.

Apareceu uma espécie de fungo na rocha vulcânica não sei o que é vejam aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry953769

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as prometidas fotos do móvel com o aquário em cima.

O aquário ainda não tem agua porque amanha vou colocar um vinil preto no vidro de trás e o móvel ainda não tem portas.

Pic_18914_24.jpg

Pic_18914_25.jpg

Pic_18914_26.jpg

O que acham?

Bom?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te esqueças que a entrada nos disj e por cima, onde estao os shunts, entrada de corrente por cima, saida para as tomadas por baixo, dpois corrige isso ai

podes tbm e colocar um pouco de calha tecnica para os fios nao se verem, ou entao passar os fios por detras da madeira

 

cumps

Emanuel

 

Amigo desculpa discordar mas nos disjuntores nao tem qualquer problema ser a entrada em cima ou em baixo por norma a alimentação dos disjuntores e feita por baixo pelo facto de se usar pentes directos que saiem dos diferenciais esses sim teem que ser alimentados por cima para o seu perfeito funcionamento

abraço

Portugal29

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi?

 

Caros, a alimentação do disjuntor é em baixo, ou seja, a patilha está para baixo (Off) significa que não passa corrente para cima. Onde se liga a fase de uma tomada, o fio neutro e o terra são ligados aos bornes do quadro.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comé felipegordo ?

 

epa ja fico contente que tenhas montado isso tudo e nao tenhas morrido :thumbup3:

 

Lol mas a falar a serio agora, ficou porreiro o movel, so' a cena dos fios à mostra das tomadas é que ficou um bocado farçola mas tirando isso ta muito fixe.

pá proxima encomendo-te um pra mim :roflroll2:

 

abraço

ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heee!

Passo uns dias sem cá vir e querem se matar por causa da entrada dos disjuntores... Eu tenho a alimentação a ser feita por cima e os equipamentos(tomadas) ligadas por baixo, e quando a patilha está para baixo está off na mesma. OK!

 

Obrigado enzuh, e a todos, para quando é a encomenda?Dimensões?Queres Orçamento??? Olha que levo mais caro que as (...).

Os fios já estão disfarçados. As portas vão ser feitas em principio esta semana e tenho de engendrar iluminação interior.

Depois arranjo mais umas fotos quando estiver a 100%

 

Podem acompanhar o aquário em si aqui

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Por "Norma" dentro do regulamento eléctrico, a alimentação dos disjuntores deve ser feita por baixo, saindo para as tomadas ou iluminação na parte de cima =)

 

Cumprimentos e continuação de bom projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz a alimentação por cima e as tomadas por baixo porque ficava mais directo.

E está a funcionar bem, ainda não aconteceu nenhum disparar mas num dia destes precisei de ligar lá uma bomba de ar para testar o kit diy de eclodir artémia e usei os disjuntores para passar e parar corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ate poderia falar sobre o assunto dos disjuntores, mas acho que nao devo, pois esse nao e o tema deste topico, mas sim o DIY que ele fez

 

a fim de EXEMPLO...

Editado por emfbe

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais