Móvel DIY


Recommended Posts

boas

pq n usas apenas um disjuntor bipolaR para alimentar um bloco de tomadas?

apenas mais uma ideia

seria bem mais simples e de certeza mais economico em termos de tempo

 

acerca da calha, tens calha da legrand que da para aplicar tomadas, na amadora/falagueira tem uma loja de material electrico, "CAFOLUZ", aproveita e vai la ver os preços da calha, cabo, disjuntores bipolares edas tomadas para calha

Editado por emfbe

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A finalidade do disjuntor é proteger os fios que se encontram entre o disjuntor e a tomada, para que se ligares um aparelho defeituoso(ou de uma potencia superior) os fios não ardam.

 

Os aparelhos que vais ligar não tem necessidade de tal potencia e se utilizares disjuntores de 16A o que pode acontecer se tiveres um problema em algum equipamento, será o disjuntor que terá tendência em desligar será o do quadro em primeiro lugar, pois tem sobre ele a carga de todas as tomadas.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pq n usas apenas um disjuntor bipolaR para alimentar um bloco de tomadas?

 

porque no caso de por exemplo o filtro fazer curto circuito apenas este fica desligado em quanto que os termostatos ficam ligados.

 

 

Os aparelhos que vais ligar não tem necessidade de tal potencia e se utilizares disjuntores de 16A o que pode acontecer se tiveres um problema em algum equipamento, será o disjuntor que terá tendência em desligar será o do quadro em primeiro lugar, pois tem sobre ele a carga de todas as tomadas.

 

Então meto quê? 10A? 6A?

Os equipamentos são:

Filtro 8W

Termostato 250W

Termostato 100W

Calha de iluminação 2X24W

Uma calha dos chineses para iluminar o interior do móvel que ainda vou comprar

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu continuo a pensar que de 16A n tem problema, pk se houver um curto nesse bloco de tomadas, será esse disj que ira abaixo, e nao o k esta antes, o do Quadro, e o que eu penso

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

 

6 Tomadas 2polos + terra

6 disjuntores 16A(acho que são estes que se deve por para as tomadas)

Calha técnica. Qual o melhor tamanho para que não seja preciso muinta ginástica para meter lá as tomadas?

Fio para isso tudo

 

Boas caro amigo os dijuntores podem ser de 10A para a iluminação, bomba de ar, CO2, agora no meu caso eu para os termostatos e filtro externo tenho um de 16A

 

Alem desse material arranja uns Interruptores Horarios (Relógio que se liga entre a tomada e o equipamento) para ligares a iluminação do aqua e o CO2, visto que no maximo deves de ter a iluminação ligada 10h e o CO2 a noite nao deve e tar ligado

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

hhhhh.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade se vais utilizar dijuntores para potecção utiliza tambem um diferencial de 300mA entre os fios que vem da parede e os diferenciais, que assim evita que t dispare o quadro mesmo que haja um curto circuito

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

hhhhh.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu continuo a pensar que de 16A n tem problema, pk se houver um curto nesse bloco de tomadas, será esse disj que ira abaixo, e nao o k esta antes, o do Quadro, e o que eu penso

 

Pois porque no quadro de casa as tomadas estão todas com disjuntores de 16A.

 

Eu acho que 2A deve de chegar, eu estou acostumado a trabalhar directo com amperes.

 

2A?!!! :thumbup3: Só conhecia até 6A.Esses são recomendados para quê?Com isso os disjuntores não vão estar sempre a disparar à mínima coisa?

 

Boas caro amigo os dijuntores podem ser de 10A para a iluminação, bomba de ar, CO2, agora no meu caso eu para os termostatos e filtro externo tenho um de 16A

 

Alem desse material arranja uns Interruptores Horarios (Relógio que se liga entre a tomada e o equipamento) para ligares a iluminação do aqua e o CO2, visto que no maximo deves de ter a iluminação ligada 10h e o CO2 a noite nao deve e tar ligado

 

Quando dizes "no meu caso" é porque fizeste uma coisa parecida com o que quero fazer.Certo?

CO2 vou por caseiro, para já. Para a luz já tinha comprado um temporizador e é esse que vou utilizar.

 

é verdade se vais utilizar dijuntores para potecção utiliza tambem um diferencial de 300mA entre os fios que vem da parede e os diferenciais, que assim evita que t dispare o quadro mesmo que haja um curto circuito

 

Se colocar um diferencial desses o quadro não dispara?

Assim caso haja algum problema com os disjuntores que vou colocar deixo de ter corte de corrente.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando toca a electricidade, todo o cuidado é pouco, e homem prevenido vale por dois. Acho que neste caso caso não é preciso "exagerar" nos disjuntores a colocar. Um chega, a funcionar como geral. Se quiseres proteger circuito a circuito tens de colocar um disjuntor diferencial em cada circuito, ou um "vigi" acoplado a cada disjuntor, de cada circuito.

 

Passo a explicar:

 

Se colocares por exemplo, três disjuntores normais, aqueles de uma só ligação, e em cada um dos disjuntores ligares quatro tomadas, ficas com três circuitos, que podes ligar ou desligar independentemente. Se houver um curto circuito num dos aparelhos de uma qualquer tomada, vai "disparar" o diferencial de entrada que tens no quadro lá de casa. Ficas sem tensão em qualquer das tomadas.

 

Se "antes" dos disjuntores colocares um diferencial, além do que tens no quadro lá de casa, "dispara" aquele que tiver a sensibilidade menos, os tais "miliamperes". Se for o do móvel do aquário, ficas sem tensão apenas no móvel, se for o de casa, ficas com tudo às escuras. Se forem os dois da mesma sensibilidade, teoricamente disparam os dois. Teoricamente porque na prática dispara aquele que já tiver levado "mais cacetada".

 

O sistema ideal seria colocar um disjuntor bipolar à entrada, daí sairia para quatro "Vigis" que estariam acoplados a outros quatro disjuntores bipolares. Cada um deste disjuntores ligarias as tomadas que pretendesses, para os circuitos independentes. Se houver um curto num dos circuitos, apenas esse circuito "ia abaixo", os outros ficariam com tensão. É essa a função do "Vigi": vigiar a diferença de potencial num determinado circuito, independentemente de outros que estejam ligados na mesma linha.

 

 

Se queres gastar dinheiro, vai para este ultimo caso. Mas sinceramente acho que não vale a pena o investimento.

 

 

 

Para saberes de quantos amperes tem de ser o disjuntor que queres utilizar, basta dividir o soma total da potência dos aparelhos que lhe vais ligar, pela tensão de trabalho. Exemplo: queres ligar um termostato de 300Watts, um filtro de 20watts e uma calha de 36watts. Tudo somado dá 356watts. Divides este valor por 230, a tensão normal da rede, e tens o valor dos Amperes mínimo que o disjuntor deve ter: 356/230=1,55Amperes. Resumindo, para esta carga um disjuntor de 2 Amperes serve perfeitamente.

 

Os disjuntores que normalmente estão nos quadros das nossas casas, os tais de 16 Amperes, aguentam até 3600watts de carga. São colocados esses valores porque nunca se sabe o que se liga nesse circuito. Assim , antes a mais que a menos!

 

 

Qualquer dúvida apita.

 

 

 

Cumps.

 

 

EDIT:

 

disj001.jpg

 

Disjuntor unipolar e bipolar.

 

 

disj002.jpg

 

"Vigi" para acoplar ao disjuntor bipolar.

 

 

 

Desculpem a qualidade das imagens, mas foram digitalizadas de um catálogo, o qual tem muito uso cá por casa.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas se por exemplo, eu tiver o filtro ligado a uma tomada com um disjuntor para cada tomada e o filtro fizesse curto-circuito só o disjuntor que esta ligado ao filtro dispararia, certo?

A minha intenção é, no caso de haver um curto-circuito no filtro ou na calha de iluminação o aquecedor ficar a funcionar.

 

Desculpa lá mais perguntas mas quando não se percebe muito da coisa é difícil perceber por muito bem explicado que esteja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se cada disjuntor estiver protegido com o tal "Vigi", é isso mesmo que acontece. Apenas os disjuntor que vai "levar" o curto é que vai abaixo. Esse sistema é utilizado na indústria e em sistemas de telecomunicações, telemóveis. Aquilo tem muito equipamento, imagina tu que ia tudo abaixo porque uma coisa simples, um sistema de ar condicionado por exemplo! Lá ficava o pessoal daquela zona sem rede nos télélés. Assim apenas o disjuntor onde está ligado o equipamento com defeito vai abaixo. O resto continua a funcionar. Isso dá tempo de chegar lá antes que haja problemas de maior. É uma das coisas que faço a nível profissional, daí saber estes "truques".

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mas sem o "vigi" isso não acontece?

Pensei que os disjuntores fizessem isso mesmo que dizes ser o Vigi a fazer.

Ou estou enganado ou então ainda não entendi o que é o vigi.

Mas o mais certo para já é colocar um bloco de tomadas devido à falta de euros.

Agora lembro-me de ter visto qualquer coisa na chipsite, não sei explicar porque já não me lembro bem mas já meto ai o link.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui esta:

http://www.chipsite.pt/detalhe_produto.php?pr=2249

Isto assemelha-se ao que quero fazer certo? Só não resolve a questão de irem todos abaixo no caso de um ter problemas. Melhor que nada e pelo preço que é...

Agora segundo o que percebi o vigi fica ligado ao disjunto e faz com que em caso de curto circuito vá abaixo individualmente. Pensei que os disjuntores fizessem isso por si só.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que agora vocês estão a falar em línguas diferentes, é assim o disjuntor vai proteger de um curto circuito se estiver bem dimensionado( neste caso se quiseres ter um sistema mais económico podes utilizar fusíveis ), o vigi não é mais que um diferencial e vai proteger dos defeitos de corrente( passagem a terra), nós na industria utilizamos diferenciais independente em cada equipamento pois quando um equipamento queima tem tendência a fazer passagem a terra e assim só esse é que dispara o seu próprio diferencial.

O diferencial no sistema de um aquário vai servir para proteger principalmente quem o manusear pois os equipamentos de aquariofilia ( os que tenho tido acesso até agora) não tem ficha com terra e para essa finalidade a meu ver basta um diferencial antes dos disjuntores.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom iniciei então o DIY para as tomadas, esqueci a calha técnica e vou utilizar umas madeiras que tenho por cá visto que a intenção de um DIY é utilizar o que se tem à mão diminuindo os custos.

Ainda não está acabada mas ainda tenho de comprar mais umas 4 tomadas e os disjuntores. Optei por tomadas sem terra por duas razões: 1º já tinha cá duas e 2º o equipamento para aquários não tem terra.

Fica aqui uma foto:

Pic_18914_3.jpg

Coloquei uma caixa de derivação Para colocar uma coisa destas e ligar os 6 disjuntores sem grandes avarias:

w273105.jpg

Alguem sabe como isto se chama?

Depois irei colocar as outras tomadas construir uma caixa para os disjuntores e começar a cabelagem.

Alguma sujestão ou critica?

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

w273105.jpg

Alguem sabe como isto se chama?

ligador rapido, mais conhecido por VAGO (derivado ao nome de uma marca que comercializa esse material, a WAGO)

 

eu arranjo-te uns, tens é de me dizer para quantos fios é, pois tem de varias entradas

 

cumps

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vim dizer que o projecto está em andamento, no fim de semana vou buscar os disjuntores e comprar mais umas tomadas para acabar a parte eléctrica.

Depois é só receber a estrutura do móvel(já devia ter chegado há muito, deve vir banhado a ouro com rebites em platina) revesti-lo com madeira e montar tudo.

Amanha coloco mais umas fotos dos avanços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu sei que disse que colocava umas fotos da montagem mas só vou postar amanhã porque o telemóvel cá em casa é o do meu pai e ele já se foi deitar...

De qualquer maneira posso dizer que o móvel está quase pronto só faltam as portas e a parte do sistema eléctrico, amanhã vou comprar os disjuntores fazer a instalação eléctrica.

O móvel tirando a pintura que não vai ter pelo menos para já só fica pronto na segunda porque umas "cenas" de plástico que comprei para por nos pés do móvel não têm a medida correcta e só na segunda arranjo outros.

Não é por ter sido feito por mim mas o móvel está a ficar muito bom.

Utilizei MDF de 3mm que não é muito mas como a estrutura é em ferro bem resistente e as madeiras era só para cobrir não me preocupei muito com a espessura.

Amanhã coloco as fotos que fui tirando durante a montagem ou então coloco apenas quando o móvel estiver mesmo acabado para isto aqui fique mais organizado.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam aqui as fotos do que fiz até agora:

 

Material Utilizado:

 

-Estrutura em ferro

-Madeira MDF 3mm

-Madeira algomerado para os tampos

-Puxadores

-Cola quente + aplicadora

-Silicone cola e veda + aplicador

-Disjuntores + calha

-Tomadas

-Temporizador

-Pés em plástico para a estrutura

-Fio 3MTs

-Tinta preta

-Dobradiças

-Rebites

-Parafusos auto-roscantes(dão menos trabalho)

-Algumas ferramentas como serra tico-tico, Aparafusadora,rolos para aplicar tinta, alicate universal(ou outro qualquer que corte), faca, chaves de parafusos, Martelo(dá sempre jeito quando uma pessoa se enerva)

...acho que está tudo mas se me lembrar de mais alguma coisa digo

 

Primeiro o Móvel:

 

Corte da MDF

Pic_18914_19.jpg

 

Colagem da MDF à estrutura

Pic_18914_20.jpg

Não tirem fotos no momento em que estava a colar a madeira porque estava sozinho, mas depois de colocar o cola e veda pousei a madeira, fiz pressão e deixei secar.

 

Após colar todas menos as portas ficou assim

Pic_18914_18.jpg

Pic_18914_17.jpg

 

Passei à parte eléctrica:

 

Colocação da caixa de derivação e primeiras tomadas

Pic_18914_3.jpg

 

Marcação do sitio onde vão ficar as restantes tomadas e furação para o temporizador

Pic_18914_4.jpg

 

Colocação das restantes tomadas

Pic_18914_5.jpg

Pic_18914_6.jpg

 

Colocação da calha dos disjuntores e dos disjuntores

Pic_18914_7.jpg

Pic_18914_8.jpg

 

Furação das tomadas para passagem dos fios

Pic_18914_9.jpg

 

Aqui um gajo que pensa que percebe de electricidade a fazer a instalação(que por acaso sou eu)

Pic_18914_10.jpg

A toalha é que pronto...Era para ver se a estragava acidentalmente.

Geral acabado

Pic_18914_11.jpg

Pic_18914_12.jpg

 

Falta colocar as portas, pintar e aparafusar a parte eléctrica ao interior do móvel que em principio faço amanhã.

Fico à espera desses comentários.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pic_18914_11.jpg

Pic_18914_12.jpg

 

nao te esqueças que a entrada nos disj e por cima, onde estao os shunts, entrada de corrente por cima, saida para as tomadas por baixo, dpois corrige isso ai

podes tbm e colocar um pouco de calha tecnica para os fios nao se verem, ou entao passar os fios por detras da madeira

 

cumps

Emanuel

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A entrada ta por cima e a saída por baixo.

Não estou minto preocupado com os fios à mostra mas se calhar pinto-os de preto.

Agora talvez tenha feito uma asneira, como viste furei a madeira para colocar o temporizador e por trás apenas enrolei os fios à volta dos pinos de ligar na tomada...mas isolei bem.Há problema?

Testei tudo e ainda não morri.

Tá tudo a funcionar.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais