1º Aqua


afundo250

Recommended Posts

Boas pessoal. Este é o meu primeiro post, portanto não me levem a mal se algumas perguntas não se destinarem a este sub-forum...

 

Bem, há muito tempo que ando com a ideia, mas nunca se chegou a concretizar... Agora será de vez! :transport027:

Preciso que a malta já com bagagem me ajude na escolha do aquário, estou a pensar em adquirir o Aquatlatis Ambience 120L, ou seja, 120x40x55 230 Litros.

Estou a pensar em investir no aquário e aos poucos no resto, é que quero colocar material viável...

Andei a ver os escumadores, ui, só aí vai ser uma pastilha de pelo menos 250/300 euros, rocha viva...não sei a quantidade ou o tipo que hei-de comprar, mas também não é barato, tenho uma loja cá ao pé que vende "indonesia" a €15,00 o Kg....? O areão, coral esmagado, a €15,00 o Kg., também não sei a quantidade que hei-de colocar, a água, ok, e depois filtro, outra decisão dificil... Uso/instalo uma sump, ou não???

Bom, é só dúvidas :animal_fish: só espero que vocês me consigam ajudar dando-me conselhos como proceder da melhor forma...

 

Obrigado a todos, espero ser :D

Editado por afundo250
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Este é o meu primeiro post, portanto não me levem a mal se algumas perguntas não se destinarem a este sub-forum...

 

Bem, há muito tempo que ando com a ideia, mas nunca se chegou a concretizar... Agora será de vez! :animal_fish:

Preciso que a malta já com bagagem me ajude na escolha do aquário, estou a pensar em adquirir o Aquatlatis Ambience 120L, ou seja, 120x40x55 230 Litros.

Estou a pensar em investir no aquário e aos poucos no resto, é que quero colocar material viável...

Andei a ver os escumadores, ui, só aí vai ser uma pastilha de pelo menos 250/300 euros, rocha viva...não sei a quantidade ou o tipo que hei-de comprar, mas também não é barato, tenho uma loja cá ao pé que vende "indonesia" a €15,00 o Kg....? O areão, coral esmagado, a €15,00 o Kg., também não sei a quantidade que hei-de colocar, a água, ok, e depois filtro, outra decisão dificil... Uso/instalo uma sump, ou não???

Bom, é só dúvidas :computer003: só espero que vocês me consigam ajudar dando-me conselhos como proceder da melhor forma...

 

Obrigado a todos, espero ser :sign_welcome:

 

Boa noite,

 

Seja bem vindo ao hobby.

 

Começo por aconselhar-te a primeiro de tudo ler muito sobre o assunto, o que não faltam são topicos no forum a explicar e a orientar o que podemos fazer melhor no hobby. não esperes apenas pelas opiniões e conselhos, lê, informa-te pesquisa, quanto mais souberes sobre o hobby, mais facil será para ti tomares as decisões.

Em relação ao aquario que queres, acho que começas com um principio muito importante "CALMA", neste hobby o mais importante é ter calma e fazer as coisas bem feitas.

não conheço o aquario em questão, mas pela litragem parece-me ser já um bom começo, no entanto lembra-te que se queres colocar um sump terás que pensar em como levar a agua para a mesma e onde a irás colocar. Pelo que vi nas fotos o móvel original não é adequado para levar a sump, alem disso terás que ter um overflow ou furar o aquario.

Caso optes por escumadores tipo mochila acredito que irás ficar limitado na escolha, mas isso apenas tu poderás saber o que realmente pretendes.

 

Quanto a areia e rocha, aconselho-te a ver a area de classificados, sempre existe alguem a vender a preços mais acessiveis rocha já maturada, conta que vais precisar de 20% da litragem em kilos (ou seja par um aquario de 200 litros deves ter 40 kilos de rocha) mas essa formula não é exacta vai depender a rocha utilizada e o que queres ter no o aquario, layout escolhido, escumador, etc..

 

Boa sorte.

 

Artur

Editado por Artur Jorge Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Artur,

 

Obrigado pelo conselho, o meu problema está mesmo acerca da escolha do aquário, para poder colocar uma sump teria que mandar fazer o armário por medida, e o aquário teria que ser furado...

Creio que naqueles aquários já standartizados a opção de usar sump esteja logo descartada pois não há espaço para a mesma e o aquário tambem não o suporta.

Em primeiro lugar queria ponderar mesmo a fundo no aquário, não sei se as opções em 2ª mão são viáveis...

Como disseste e bem, tem que se ir com calma...

 

Cumps.

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não um expert nisto, nem posso comparar aquilo que sei com o que muita gente sabe, mas aqui vai a minha opinião:

 

Em relação ao aquário, o que se ouve sempre dizer, é que "quanto maior, melhor"... Por isso, se não existe a opção de um maior, por falta de espaço ou outros factor€s :thumbup3:

Depois em relação a sump, não conheço minimamente esse aquário, nem o móvel, mas a realidade é que não será preciso furar o aquário... A opção pode é ficar mais cara, mas não furas, e depois podes sempre vender o aquário sem os furos, o que valoriza mais :P

 

Por fim, aquários em segunda mão, parece perfeito :P Só te posso aconselhar a veres antes o aquário, pois desse modo podes assegurar-te que não tem riscos ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, na minha ideia, estar a montar um salgado sem sump, não é lá muito viável.

Agora o melhor que teras que fazer, é estudar muito bem as vantagens que uma Sump tem, em relação a um filtro externo.

 

Abraço

 

Pedro G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, na minha ideia, estar a montar um salgado sem sump, não é lá muito viável.

Agora o melhor que teras que fazer, é estudar muito bem as vantagens que uma Sump tem, em relação a um filtro externo.

 

Abraço

 

Pedro G

estar a montar um salgado sem sump, não é lá muito viável.

porque que dizes isso possuo um reef ha anos sem sump e e viavel so depende dos kg de rocha e de grande escumaçao com uma boa circulaçao.

uma sump e sempre bem vinda , mas nao e de todo nessesaria.

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Malta, quero agradecer-vos pelas respostas, sinto-me inclinado a montar o aquário com sump, pois quero que fique tudo como deve ser logo de início, definitivamente vou tentar achar um aquário em 2ª mão, pois se o fôr comprar novo vou gastar uma pipa de massa... :bs_quesexclaim:

 

Abraço

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Malta, quero agradecer-vos pelas respostas, sinto-me inclinado a montar o aquário com sump, pois quero que fique tudo como deve ser logo de início, definitivamente vou tentar achar um aquário em 2ª mão, pois se o fôr comprar novo vou gastar uma pipa de massa... :bs_quesexclaim:

 

Abraço

 

Rui

 

Fizeste bem ;)

 

não sou propriamente um expert nisto, mas já que vais comprar em segunda mão, tenta arranjar uma coisa maior ;) ainda agora um membro pôs um a venda, com 120x40x50, coluna seca, sump e assim ;) eu não sei se posso dizer isto, mas ficava a 650€ já com móvel e tudo prontinho... é uma questão de veres o teu orçamento, e veres o espaço que tens, depois a montagem é aos poucos ;)

 

Vais comprando o material todo que ainda seja preciso, por fim compras areia, e juntas dinheiro para comprares pelo menos uns 15/20% de rocha viva, metes na sump, e está pronto a bombar ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá malta!

 

Ainda não consegui arranjar aquário, ando à procura de um com as medidas 120x50x55/60, mas não está fácil.

Como sou do Algarve, tudo fica ainda mais difícil, pois só de transporte do aquário pago bastante... :puppydogeyes:

No fim deste mês vou investir em algumas coisinhas que também vou necessitar, assim como num escumador, neste caso um "Bubble Magus", na areia de coral, só não sei qual o tamanho do grão/areia. Vou investigar sobre o fabrico dum armário para o aquário, é que terá de ser algo resistente tanto a nivel de estrutura como a nível de cobertura, devido à sump (não sei se alguém aqui do forum terá algum aquário 70x45x45 para vender...)não sei se MDF marítimo ou contraplacado marítimo vão satisfazer as minhas necessidades... :discuss_gathering:

 

Agradecia algumas opiniões...

 

Obrigado

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás como eu, a iniciar.

És do Algarve de que sitio ?

Eu sou de Portimão e conheço uma loja de aquariofilia em Portimão, onde tenho adquirido tudo e o dono é *****.

Ele também arranja e faz aquários e dá uma ajuda imensa a quem está a começar e a quem já percebe do assunto.

Aqui em Portimão, existem muitas pessoas com salgados, ao contrário do que eu pensava e é nessa loja que nos costumamos encontrar e trocar impressões.

Se estiveres interessado, vem a Portimão e eu apresento-te ao dono da loja e ele de certeza que te vai ajudar no aquário e no resto e tem bons preços.

Editado por rop64050
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tudo bem?

Eu também sou de Portimão, e a loja de que estás a falar é de certeza o Achilles.

Mesmo hoje estive lá, estou a pensar em ir buscar já no fim do mês o Skimmer... O meu problema é o aquário e o armário, terei que mandar fazer, pois não acho nada em 2ª mão com as medidas que pretendo...

O Xina lá em Lagoa também me tem dado uma ajuda a compreender melhor como é que é isto dos salgados.

Lá o Achilles disse-me que me arranjava o armário, mas era por volta dos 400 euros, é um bocado puxado...

 

A gente ainda se vê por aí,

 

Abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é essa loja.

O meu móvel fui eu que fiz, tirei as ideias de um DIY aqui no forum.

Adaptei as medidas para mim , comprei a madeira no Aki e Max Mat e toca a martelar .

Se precisares de ajuda, manda pm e terei todo o prazer em ajudar no que puder.

Não fiz contas, mas o móvel deve ter ficado em cerca de 150€.

 

Este é o meu setup e podes ver o móvel como ficou.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=155678

Editado por rop64050
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Queria que alguém me explicasse como é que funcionam 2 coisas: Reactor de Kalk e Reverse Osmosis

O que eu não entendo é como os aparelhos funcionam na práctica, sei sim qual a finalidade de ambos.

Se alguém me pudesse dar umas luzes agradecia... :Smile-PT:

 

Obrigado

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boas pessoal,

 

Tenho uma questão que preciso de clarificar, pois estou a pensar em adquirir o aquário e a sump em conjunto.

O aquário terá as medidas: 120x50x60 e a sump: 80x45x45.

A minha questão é: De que lado do aquário, ou exactamente onde é que é melhor ficar a coluna seca com os respectivos furos? A sump terá 3 divisórias, devo projectar a sump de modo a que receba directamente sem nenhuma curva na tubagem a água do aquário e o tubo de retorno ser de borracha?Esse sim ficará na parte mais distante no móvel em relação à entrada do tubo da coluna seca? :)

Será que não há pelo forum um exemplo em desenho do que estou a falar? Já vi por aqui alguns mas não me tiraram as dúvidas...

 

Agradeço feedback da malta! :music_singguitar:

 

Abraços!

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a posição da coluna seca e do retorno, tem mais a ver com o aspecto mais funcional.

Não interessa se a coluna fica à esquerda ou à direita. O retorno penso que deve ficar do lado oposto à coluna seca e o tubo deve ser de pvc , apenas os ultimos 30cm devem ser de mangueira normal, porque é mais fácil manejar a bomba dentro da sump.

A sump deve ficar posicionada de forma a que os tubos do retorno e coluna seca fiquem o mais directo possivél para as respectivas áreas de cada um.

Não sei se me expliquei bem e se estou certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, pessoal!!!

Ora bem, vamos lá a ver se o pessoal aqui do forum não me deixa pendurado... ;)

Vou montar um reef de 120x50x60 e sump 80x45x45.

Já investi num escumador, o Bubble-Magus NAC6, escolhi este principalmente pelo preço mas também pelas reviews que li, este escumador funciona que é uma beleza, vamos lá a ver se não me engano... ;D (vou pôr fotos deste aparelho assim que possível)

Bom, as minhas dúvidas são básicamente acerca do equipamento em que devo investir.

: a iluminação, existe uma calha 4xT5 de 1,20m da Jebo que custa 198 euros e há uma com as mesmas caracteristicas, só que é chinesa e custa 220 e tal euros, bem, agora tenho que decidir se compro estas calhas só T5 ou alguma com ambas T5 e HQI, é calro que no inicio não vou precisar de HQI pra nada, mas não sei o que possa fazer no futuro, talvez manter uns corais como devem ser... :)

:bomba de retorno, acho que vou por uma eheim que fique dentro da sump e que consuma pouca energia, será que me podiam dar alguns conselhos sobre qual escolher? :-\

: bombas de circulação, sinceramente, estar a gastar uma pipa de massa numa Tunze ou Vortech é pra malta que tenha guita, o que não é o meu caso, portanto acho que vou investir nas SunSun, não sei é se hei-de colocar 2 ou 3, o que é que acham da minha opinião?

:Resistências, neste aspecto acho que colocar duas pequenas na sump é a melhor opção, se uma gripar está lá a outra... a minha dificuldade é quais as que devo comprar, devo confessar que deste capitulo não percebo nada!:transport027:!! :character0050:

 

Para já são estas as minhas dúvidas mas vão haver MUITAS mais, como filtragens, osmoses, UV's alimentação, etc, etc...

 

Agradeço a vossa disponibilidade para opinarem à vontade.

 

Rui Reis

Editado por afundo250
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal!!!

Ora bem, vamos lá a ver se o pessoal aqui do forum não me deixa pendurado... ;)

Vou montar um reef de 120x50x60 e sump 80x45x45.

Já investi num escumador, o Bubble-Magus NAC6, escolhi este principalmente pelo preço mas também pelas reviews que li, este escumador funciona que é uma beleza, vamos lá a ver se não me engano... ;D (vou pôr fotos deste aparelho assim que possível)

Bom, as minhas dúvidas são básicamente acerca do equipamento em que devo investir.

: a iluminação, existe uma calha 4xT5 de 1,20m da Jebo que custa 198 euros e há uma com as mesmas caracteristicas, só que é chinesa e custa 220 e tal euros, bem, agora tenho que decidir se compro estas calhas só T5 ou alguma com ambas T5 e HQI, é calro que no inicio não vou precisar de HQI pra nada, mas não sei o que possa fazer no futuro, talvez manter uns corais como devem ser... ;)

:bomba de retorno, acho que vou por uma eheim que fique dentro da sump e que consuma pouca energia, será que me podiam dar alguns conselhos sobre qual escolher? :-\

: bombas de circulação, sinceramente, estar a gastar uma pipa de massa numa Tunze ou Vortech é pra malta que tenha guita, o que não é o meu caso, portanto acho que vou investir nas SunSun, não sei é se hei-de colocar 2 ou 3, o que é que acham da minha opinião?

:Resistências, neste aspecto acho que colocar duas pequenas na sump é a melhor opção, se uma gripar está lá a outra... a minha dificuldade é quais as que devo comprar, devo confessar que deste capitulo não percebo nada!:D!! :music_singguitar:

 

Para já são estas as minhas dúvidas mas vão haver MUITAS mais, como filtragens, osmoses, UV's alimentação, etc, etc...

 

Agradeço a vossa disponibilidade para opinarem à vontade.

 

Rui Reis

 

 

Olá,

 

Eu montei o meu aquário de água salgada à cerca de 6 meses, nunca tive um aquário antes, este é o meu primeiro e fui logo para água salgada. Até agora tenho tido sorte, os peixes e corais estão todos a dar-se muito bem. O meu aquário é mais ou menos do tamanho do teu, tem 120x50x40 e como já tinha a casa toda mobilada e não tinha espaço para mais armários acabei por optar por não ter sump, e comprei um Skimmer Externo - Deltec MCE 600. Respondendo a algumas das tuas questões:

1º - Eu preferi gastar um pouco mais de dinheiro e comprei os novos Leds da TMC - AquaRay AquaBeam 1000 HD Ultra Lighting Tile, não ficam propriamente baratos mas a diferença na conta da luz desde que as pus a funcionar é 0. Para além de que os leds duram 5 anos, não perdem potência, não aquecem (ajuda no verão) e já incorpora leds próprios que substituem as HQI;

2º - Não te sei ajudar neste ponto;

3º - Comprei duas bombas da SunSun, pus uma de cada lado do aquário e funcionam na perfeição;

4º - Eu apenas coloquei uma resistência, mas parece-me bem essa ideia de as ter em redundância.

 

Espero ter ajudado. Não tenho muita experiência em aquários, mas gostava de partilhar o pouco que já aprendi, talvez ajude.

Editado por ju.ramada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ju, obrigado pela tua resposta, de certeza que a tua opinião ajuda!

 

Fiquei curioso acerca da tua calha, podes dar-me mais detalhes para poder ponderar? Onde é que a adquiriste?

De certeza que não é barata, pois uma calha de Leds que substitua HQI's é de certeza um grande investimento...

 

Esta é a foto do escumador que vou por de serviço na sump, dizem que é uma máquina potente e que tira porcaria até mais não! Se é bom o suficiente? Veremos!

escumadorforum.png

 

No que toca às bombas de circulação, acho que as sunsun, mesmo não sendo de marca, servem os propósitos, ou seja, se griparem compra-se outra, pois o preço é irrisório em comparação com outras...

 

Abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ju, obrigado pela tua resposta, de certeza que a tua opinião ajuda!

 

Fiquei curioso acerca da tua calha, podes dar-me mais detalhes para poder ponderar? Onde é que a adquiriste?

De certeza que não é barata, pois uma calha de Leds que substitua HQI's é de certeza um grande investimento...

 

Esta é a foto do escumador que vou por de serviço na sump, dizem que é uma máquina potente e que tira porcaria até mais não! Se é bom o suficiente? Veremos!

escumadorforum.png

 

No que toca às bombas de circulação, acho que as sunsun, mesmo não sendo de marca, servem os propósitos, ou seja, se griparem compra-se outra, pois o preço é irrisório em comparação com outras...

 

Abraço

Rui

 

 

Eu no inicio também coloquei as sun sun, ainda com veio de aço.

uma delas sempre funcionou bem, a outra as vezes de semana a semana tinha de trocar de veio, e começavam a fazer um barulho do pior, ainda por cima quando faltava a luz, as vezes não arrancavam, tinha de dar um toque nas hélices para começar.

Comprei a Bomba aquamedic OceanProp 15000 e estou totalmente satisfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ju, obrigado pela tua resposta, de certeza que a tua opinião ajuda!

 

Fiquei curioso acerca da tua calha, podes dar-me mais detalhes para poder ponderar? Onde é que a adquiriste?

De certeza que não é barata, pois uma calha de Leds que substitua HQI's é de certeza um grande investimento...

 

Esta é a foto do escumador que vou por de serviço na sump, dizem que é uma máquina potente e que tira porcaria até mais não! Se é bom o suficiente? Veremos!

escumadorforum.png

 

No que toca às bombas de circulação, acho que as sunsun, mesmo não sendo de marca, servem os propósitos, ou seja, se griparem compra-se outra, pois o preço é irrisório em comparação com outras...

 

Abraço

Rui

 

Olá,

 

Cá em Portugal as mais baratas que consegui encontrar custavam 300€ euros, cada bloco (blocos de 20x20). Para um aquário da dimensão do nosso são precisas pelo menos duas. No meu aquário pus 3.

 

aquabeam1000-255x300.jpg

 

O que fiz foi procurar na internet e consegui encontrar uma loja em Inglaterra (em Coventry) que as vendia por 190 libras, e ficou por 250€ cada. O senhor não vendia para fora através do site, mas telefonei-lhe e ele disse que mas enviava. Chegaram em menos de uma semana e em boas condições.

 

Depois é só comprar a calha onde encaixam os blocos, que se vende em qualquer loja de aquários, que fica por uns 20 euros.

 

É um pouco dispendioso, mas a longo prazo poupas bastante e compensa. As lojas de aquários de cá de Lisboa estão todas a mudar para estas lampadas. Se quiseres mando-te uma foto do meu aquário para veres como fica. Faz um efeito muito giro na areia, em vez de teres a areia sempre iluminada com uma luz estatica, esta luz cria movimentação e sombras com a ondulação da água. Acaba por ser mais parecido com a realidade.

 

Eu como não conseguia mesmo montar a Sump acabei por apenas efectuar pesquisas de escumadores externos tipo mochila, uma vez que o escumador ia ficar à vista. Até agora estou bastante contente com o meu.

 

Relativamente às bombas, realmente também já me aconteceu uma vez por outra ter que mexer na bomba, quando a desligo e torno a ligar para ela começar novamente a funcionar. Mas depois ela fica a funcionar bem.

 

Beijinhos,

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ju.

 

Agradecia então que me enviasses umas fotos das calhas já com os blocos e com o efeito dos leds na água... Vou ponderar mesmo sobre isso, é que se a longo prazo compensa é a ter em conta! Compro uma e depois passado um tempo compro outra...

 

Abraço,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ju.

 

Agradecia então que me enviasses umas fotos das calhas já com os blocos e com o efeito dos leds na água... Vou ponderar mesmo sobre isso, é que se a longo prazo compensa é a ter em conta! Compro uma e depois passado um tempo compro outra...

 

Abraço,

Rui

 

Olá,

 

Aqui está uma foto do aquário com a calha e os blocos. Esta é uma solução temporária, em principio só este mês é que saem os novos apoios para a calha da TMC. Até agora a solução utilizada tem sido pendurar no tecto com uns cabos de aço, mas eu não queria furar o tecto e por enquanto tenho a calha apoiada no escumador e numa jarra. Espero já ter os apoios no próximo mês.

 

gallery_39214_2402_1546665.jpg

 

Para ver o efeito dos leds na água só com um vídeo.

 

 

Beijinhos,

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui está uma foto do aquário com a calha e os blocos. Esta é uma solução temporária, em principio só este mês é que saem os novos apoios para a calha da TMC. Até agora a solução utilizada tem sido pendurar no tecto com uns cabos de aço, mas eu não queria furar o tecto e por enquanto tenho a calha apoiada no escumador e numa jarra. Espero já ter os apoios no próximo mês.

 

gallery_39214_2402_1546665.jpg

 

Para ver o efeito dos leds na água só com um vídeo.

 

 

Beijinhos,

Joana

 

 

Peço desculpa Rui pelo comentário sobre outro assunto.

Joana, estas a pensar colocar mais rocha?

Acho que podias colocar um pouco mais

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa Rui pelo comentário sobre outro assunto.

Joana, estas a pensar colocar mais rocha?

Acho que podias colocar um pouco mais

 

David

 

Pois, eu não estou a obedecer à regra dos 20% de rocha, apenas tenho uns 15 quilos de rocha e se fosse a obedecer teria que pôr 40. Por enquanto estou a pensar deixar assim, gosto de layouts mais simplistas. Estive a falar com pessoas que já têm aquários há muito tempo e com as pessoas das lojas onde costumo ir, e eles dizem-me que se os valores estiverem todos bem posso manter esta quantidade de rocha.

 

De qualquer forma estava a pensar ir adicionando mais rocha com a compra de novos corais. Muitos deles já trazem rocha e assim aproveitava.

 

Também não estou a pensar ter muitos peixes, mais uns 3 ou 4. Gostava de juntar um cirurgião (Acanthurus sohal), um anjo anão e dois palhaços pércula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais