O meu aquario!


Ivo Seabra

Recommended Posts

Boas a todos, o meu nome e Ivo Seabra e depois de alguns anos afastado deste maravilhoso hobbie o bichinho voltou a atacar e ca estou eu para mostrar o meu novo aquario.

 

Setup:

 

Data de Inicio: 11/04/2010

Aquario de 120x40x50

Substracto: Akadama

Filtragem: Eheim 2213 e Dynaflo 3

Iluminacao: 4 lâmpadas de 90 cm

 

Fauna:

 

8 Guppys

2 Danio Zebra

3 Mollys

2 Botias Zebra

1 Ancistrus cf cirrhosus

3 Comedor de Algas Chines

10 Red Cherrys

2 Corys Sterbae

 

 

Flora:

 

Hygrophila

Rotala Macrandra

Lotus

Fetos de Java

Musgo de Java

Anubis Nana

Echinodorus

Salvinias

 

Fotos:

 

Nos primeiros dias

IMG_0004.jpg

 

2 Semanas Atras

IMG_0567.jpg

 

Actualmente

IMG_0576.jpg

 

 

As fotos nao estao grande coisa mas foi o que se pode arranjar. bigsmile

 

Espero que gostem, e se puderem comentem!!!

 

Cumps

 

Is

Editado por Ismaster
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, devias ter utilizado um substrato fertil debaixo da Akadama. As plantas que têns, de uma forma geral, não são exigentes, por isso o melhor seria talvez utilizar fertilizante solidos, pois estes libertam lentamente os nutrientes, isto porque não tens CO2 e o aumento de nutrientes na água aumenta a necessidade do mesmo e de luz também. Ja agora as lampadas são de quantos W's e qual a onda de calor?

 

Em termos esteticos, eu mudava essas pedras, talvez separadas daria um aspecto mais natural.

 

Boa continuação

Editado por alex_pereira84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas alex

 

Eu tenho 4x30W a onda de calor não sei pois as lâmpadas já vinham quando comprei o aquário. Não devem ser as mais correctas mas como ja apresentam um aspecto velho terão de ser substituídas em breve.

 

O sistema de CO2 eu ja pensei nisso mas tenho receio do pH talvez quando tenha mais experiencia.

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

acho q podias melhorar bastante o aspecto geral do aquario se tivesses uma fauna difrente.

reparei que tens mts peixes de difrentes especies que costumam andar no ''chao'' do aqua.talvez se comprasses mais botias e vendesses os corys ficava melhor pois os botias são peixes que em grupo sao bastante sociaveis e timidos quando estao sozinhos.

acho q ficava bem se tivesses um tipo de peixe que se destaca se no aqua tipo uns escalares ou discos, mas para fazeres isso tinhas de vender os guppies.

tens bastantes especies de peixes mas tds elas em pouca quantidade.acho que devias ter menos especies mas em maior quantidade.

;)

gosto da flora e tmb acho que devias espalhar as pedras pa ficar com um ar mais natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus 2 botias nao sao nada timidos por acaso andam sempre a esgravatar de um lado para o outro.

 

As corys estou a ver se consigo arranjar mais umas 4 ou 5 para fazer um conjunto bonito.

 

Eu por acaso sempre gostei de peixes assim pequenos nunca fui muito a bola com discos e escalares ja no meu outro aquario a maioria dos peixes eram viviparos.

 

Em principio estou a ver se arranjo ai uns 10 15 narizes de bebado para dar mais alegria ao aquario.

 

As pedras estao em estudo pois como tenho um tronco de cada lado nao sei ainda muito bem como as separar.

 

Quanto ao sistema de CO2 qual e o vossa opiniao vale a pena meter??? nem que seja um daqueles DIY da garrafa de coca cola acham que vale a pena???

 

Obg pelas respostas

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de achar as botias um peixe engraçadinho mas eu optava antes pelas cory's, isto porque crescem menos e não comem os camarões ;)

 

Quando iniciei também tive guppies (ainda tenho num de 56 litros) são muito bons para começar e tem a vantagem de estarem sempre a reproduzir, mas o facto de não formarem cardume acabou por me aborrecer e acabei por mudar. Eu preferia ver menos especies (um cardume grande e a equipa de limpeza) mas como o membro Ior diz "cada um tem o seu gosto pessoal"

 

Agora vamos a contas:

120x40x50= 240 litros

4x30= 120 W ou seja tens 0,5W/litro sem descontar as plantas, a areia e os troncos, logo para adicionares CO2 devias aumentar iluminação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas alex,

 

Ja estive a pensar em alterar as calhas, em vez de t8 metia t5 mas como a tecnologia dos leds esta a avançar tanto queria ver se estudava melhor o caso pois em termos de consumo energético pelo que já li compensa muito.

 

Em termos úteis eu devo ter +- 200 litros de agua úteis, queria ter cerca de 0.75 1W/L mas como ja disse antes tenho receio do pH.

 

Os guppys estou a pensar em comprar um aquario mais pequeno para o pôr.

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais 5 novas aquisições!!!

 

5 Corydoras starbae

 

Ja fazem um grupo muito castiço.

 

De resto tenho uma invasao muito grande de algas filamentosas e os sae embora as tentem comer todas não estão a conseguir dar conta do recado... Vamos la ver se isto com a maturação do aquário passa.

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da ideia Jungle :thumbup3:

Só odeio essas pedras brancas, acho que não têm nexo nessa composição. Uns galhos ai deitados a delimitar a selva, ou outras pedras mais escuras, e mais bem colocadas, dava outro ar mais natural ao aquário .

 

Continua, as plantas estão bem bonitas!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem este fim de semana tive umas baixas, não faço ideia porque mas...

 

2 corydoras

3 guppys seniors

4 guppys juvenis

 

Os parâmetros estão normais e naquelas situações que não consigo compreender mas e seguir em frente.

 

temp: 26º

ph: 7

NO2: 0

NO3: 20

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tens ai um aquário com dimensões muito interessantes.

E se fores um pouco mais ambicioso terás ai algo de referência para apresentar. Podes carregar no CO2, não tenho o ideia de que esta instalação deva ser acompanhada por maior relação W\Litro, antes pelo contrário. Pois já li e acredito ( é o meu caso ) que a injecção de CO2 é essencial para quem quer ter um plantado razoável e tem insuficiência luminosa, ora contráriamente aos Nutrientes e Luminosidade, o ácido carbónico em excesso não origina o aparecimento de Algas, e por tal facto é considerado de maneira diferente em relação aos outros "contribuintes", pode ser usado e abusado no acentuamento da fotossíntese, mesmo para quem não tem potência Lumens equiparada. Atenção que isto já não é verdade no que toca à relação entre Luz\nutrientes. E é aqui que se define o crescimento saudável das plantas e relação com as algas - pelo fornecimento de Todos os Nutrientes em quantidades que resposdam somente aos consumos registados através de testes.

 

Creio, que com toda essa área de Akadama deverias estar a registar PH mais ácido. Na casa do 6.5, provavelmente essas pedras, e pelo aspecto delas, são Calcárias. Deves removê-las prontamente, dentro de uns dias volta a testar o PH e se mantiver nos 7, podes voltar a pô-las se entenderes, tal como o Tugz, tb as tirava, e tirava os guppys também.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado pelo comentário Jose Dias.

 

Parece que em breve não devo ter guppys nenhuns... quando cheguei a casa ja estava mais 1 morto...

 

portanto somando a lista ,

 

1 guppy

1 SAE

 

Tao a desaparecer rapido os meus peixes...

 

Ja fiz TPA ontem mas parece que não adiantou vou voltar a fazer hoje e vou meter um antibiótico de largo espectro na agua hoje.

 

Quanto ao CO2 estou sinceramente a pensar nisso.

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um bom comprimento de aquario sim srª pudias ter mais flora e talvez uma fauna mais "atraente" nao digo que os guppies nao o sejam (pq eu tenho alguns) mas tens condições para ter uma boa quantidade de peixinhos bonitos e maiores claro.

Nao tou a criticar de modo algum é uma simples opinião.

 

Abraço

ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas depois de algumas mortes parece que o aquário estabilizou.

 

Entretanto as plantas já deram um grande salto ja esta o aquário praticamente todo plantado.

 

Em relação aos vivos, já adquiri outro aquário para por os guppys e restantes vivíparos, para me dedicar a peixes maiores, Discus.

 

Houveram novas entradas mais 5 corys sterbai que já fazem um total de 9 de resto esta assim:

 

4 SAE

3 CAE

9 Corys sterbai

40 Guppys (a reprodução e assim)

6 Mollys

2 Zebras

1 Casal de kribensis

2 Botias zebra

1 Ancistrus

 

Estou a procura de um filtro pois o meu 2213 e o de cascata já estão a ficar curtos para tanto peixe.

 

Logo já ponho fotos do aquário.

 

Cumps

 

Is

Editado por Ismaster
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Então essas fotos?

Algures atrás falas-te em colocar CO2 tipo caseiro e perguntas-te a opinião. Já colocas-te algum? Se não, na minha opinião poupa uns euros e avança para o de botija, ainda pra mais falas em colocar DISCOS. Desta forma consegues estabilizar o PH sem ter grandes oscilações de parametros. Além de teres a possíbilidade de estar fechado com as luzes estão apagadas, no caseiro é sempre a bombar. Se tiveres dúvidas diz, o meu é diy, posso dar uma ajuda, apesar de neste momento existir boas opções á venda.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A máquina fotográfica pediu ferias...

 

Eu tenho uma botija de CO2 daquelas da imperial, Manómetros tenho uns 3 ou 4 da maquina de soldar agora so falta arranjar uma electrovalvula.

 

Encomendei um filtro da JBL o e900 para ter mais poder de filtragem.

 

Agora estou a projectar um movel novo para o aquario com uma estrutura em ferro pois o meu movel de madeira não da para por a botija nem o filtro.

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Perece que e desta que eu posto umas fotos muito ruis mas devem dar para vocês verem a evolução o aquário.

 

O filtro novo já chegou e já esta a trabalhar desde sexta feira passada, estou bastante satisfeito com ele.

 

O móvel esta em andamento mas tem estado muito calor para o soldar... já basta ter que soldar o dia inteiro por obrigação lol.

 

O aquário precisa de uma poda valente que será efectuada este fim de semana.

 

Esta assim

 

img0611.jpg

 

E desde já vos apresento as minhas 3 novas aquisições

 

Aqui estão duas o terceiro esta difícil de fotografar!

 

img0607e.jpg

 

Pois é iniciei esta nova aventura, são três Kobalt filhos de um casal da casa Stendker. Foi chegar passado 15 minutos de estar no aquário começaram logo a comer!!!

 

E por agora e tudo espero que gostem.

 

Cumps

 

Is

Editado por Ismaster
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.