Ajuda para resfriar o meu aqua de 60L


Recommended Posts

Pessoal, desde que comecei no aquarismo a cerca de 7 meses, meu aquário já passou por diversas mudanças, a mais recente foi semana passada, onde desmontei o antigo, e remontei com um layout completamente novo, apenas algumas peças mantive as mesmas.

Pois bem, ao fim de um demorado período de pesqueisas e experiências, a minha água passou dos suaves 28°C [inverno] para os desagradáveis 34,5°C.

Já pesquise bastante, e por fim de preços, disponibilidade do mercado aqui perto, e eficiência, mostro abaixo a jornada em busca da água fria...:

1]- Como muitos tentam no início, eu tentei congelar pequenas garrafas dágua e por a boiar no aquário [60 litros]. ao fim de alguns meses, verifiquei que a queda da temperatura nunca iria baixar dos 30 graus...

2]- Também tentei várias e várias vezes, repor a água do aquário passando por placas de alumínio cobertas de PVC, com a ajuda do próprio filtro.

3]- Finalmente tentei compor a tecnica da placa de alumínio com coolers, semelhantes aos usados em boxes de eletrônica, afim de melhorar a técnica acima...

 

Bem, nenhuma acima conseguiu retroceder a temperatura para algo menor que 30°C.

Por isso pesso a ajuda de vcs para o seguinte projeto:]

pretendo usar uma tubulação de PVC em forma de 'U', e no seu interior colocar outra tubulação de Cobre. Entre as duas preencher com álcool etílico, dos usados para limpeza e higiene. Na parte superior do 'U', soldar pequenas serpentinas de alumínio, com um cooler a soprar constantemente para essa parte superior, de modo ao fluxo de ar sair da tampa do aquário.

 

Pretendo com isso, fazer algo parecido, e talvez mais barato, que alguns semelhantes profissionais, mas sem imitar nada. Gostaria da ajuda de vocês para comentar sobre este projeto, sobre os prováveis defeitos que não fui capaz de enxergar, e sobre outras maneiras que encontrem de resfriar o aquário...

 

TODA E QUALQUER AJUDA É MUITO BEM VINDA, POIS JÁ HOUVE DUAS CRISES DE ALGAS GRAÇAS AO ESCESSO DE CALOR POR AQUI;.

 

Muito obrigado pela a atenção.

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Deves morar numa região em que faz bastante calor no verão, e o aqua estará numa divisão onde também não haverá muito isolamento térmico em relação ao exterior; e pelo que percebi o teu aqua tem tampa, certo? Então um conselho que poderá resolver o problema da temperatura da água será a remoção da tampa, e colocares uma calha de iluminação. Outra possibilidade a juntar a esta, será a de desligares o termostato. Por pouco tempo que esteja ligado, acaba sempre por aquecer mais ainda a água.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Deves morar numa região em que faz bastante calor no verão, e o aqua estará numa divisão onde também não haverá muito isolamento térmico em relação ao exterior; e pelo que percebi o teu aqua tem tampa, certo? Então um conselho que poderá resolver o problema da temperatura da água será a remoção da tampa, e colocares uma calha de iluminação. Outra possibilidade a juntar a esta, será a de desligares o termostato. Por pouco tempo que esteja ligado, acaba sempre por aquecer mais ainda a água.

Cumps.

 

 

Agradeço bastante mesmo... A ideia da calha já havia passado por mim, pois já havia visto uma numa loja aqui perto, porém nunca pensei que seria uma opção pra mim (creio que sejam de tamanhos prémoldados); de um jeito ou outro, prometo e vou pensar com carinho nessa idéia. Já o fato do calor da cidade... eu moro em Fortaleza, Ceará, Brasil [rere]. De um modo geral eu nem preciso de termostato; tenho para nos dias de chuva a mudança de temperatura não ser brusca demais. Aqui o calor do dia-a-diapermite dispensar esse acessório [rere].

Por enquanto estou apelando para as ventoinhas. Assim ao menos não e passado a casa dos 30°C...

Valeu. E que coloquem mais ideias. "Grande invensões surgem do desejo de voar debaixo d'água", como disse uma vez um de meus tios...

Danilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.