Mikrogeophagus Ramirezi gold


Recommended Posts

Comprei o meu casal de Mikrogeophagus Ramirezi gold há 5 dias e até hoje estavam a dar-se lindamente e hoje o macho decidiu perseguir a fêmea insistentemente. É um comportamento normal? Um abraço e obrigado,

 

 

Francisco Silveira

Editado por Francisco Silveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora acrescento outros dados. O macho está com cores óptimas e até ao dia de hoje o casal escavou vários buracos no substrato. Hoje a fêmea começou a ser muito perseguida e está com cores mais pálidas e com o abdómen dilatado e o macho está com as cores ainda mais vivas. O macho dá-lhe umas bicadas mas não a fere, pelo menos as barbatanas não estão danificadas. Será uma fase de pré-postura? O aquário já tem 4 meses de maturação, mas os peixes só cá estão há cinco dias. O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar foram mal sexados e tens dois machos a disputarem o mesmo território. tambem me aconteceu a mim isso e tinha sempre um macho submisso. (na altura que os comprei eram jovens e nao os consegui sexar bem, então fiquei com dois machos). troquei para uma femea e tive uma postura no dia seguinte

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era uma fêmea garantidamente, com 100% de certeza. Mas já morreu, ainda lhe massajei a barriga porque me disseram que podia ser um defeito congénito que tornava mais difícil a postura e realmente saíram uns ovos pelo ovopositor quando fiz isso, mas a fêmea já estava muito fraca e muito atacada pelo macho que percebeu que ela estava doente e é do interesse dele que ela desaparecesse se estava incapaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal nos ciclídeos o macho andar sempre atrás da fêmea o que muitas vezes leva à morte da mesma. Por esse motivo é que normalmente tem-se uma proporção de 1-3 (1macho e 3fêmeas) para que não seja sempre a mesma a ser perseguida. Outra forma de aliviar o problema é aumentar o tamanho do aquário (que acho que está fora de questão) ou aumentar o número de esconderijos e plantas.

Boa sorte, não desistas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais