O meu 1º Aquário - agora com fotos


JPedro35

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Recentemente comecei a falar com amigos e a ler algumas coisas, aqui, sobre aquariofilia, e resolvi entrar nestas andanças.

Já há muitos anos que queria um aqua mas a coisa nunca se proporcionou até agora.

Apresento o meu 1º Aqua...

Aqui vai a lista de material que tenho e algumas fotos:

 

Aquário 120x60x50 - 360 litros

Filtro LifeTech de 1200 l/h

Filtro Eheim 2213 de 440 l/h

Calha Iluminação 2T8 2x40W

Móvel Sunsun

Termostáto Sera 300w

Bomba de ar Tetra 50

 

Flora actual:

2 Anúbias

Fetos de Java

 

Fauna que tou a pensar por:

Coridoras

L PitBull, L Blue Phantom ou Plescostumus

Comedores de Algas Siameses ou Otocinclus (se os encontrar)

Alguns camarões (ainda não sei quais

Kribensis

Tetra Cardinais

Nariz de bêbado

+ sugestões aceitam-se

 

O Ph está actualmente nos 7.5 aprox. e o aqua está a ciclar apartir de hoje.

 

Espero que gostem do meu projecto e aceito sugestões.

 

Abraço

 

foto0651.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

foto0650p.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

foto0655.jpg

 

Até que enfim resolvi isto das fotos... Obrigado Nogueira21

Editado por JPedro35
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

360 litros para iniciar? Ah valente! Quem me dera a mim! Lol.

 

Parece-me tudo bem, tem atenção é às plantas. Se quiseres um aquário mais ou menos plantado (para além das que já tens, porque para essas, o que tens chega), terás que arranjar uma iluminação, que essa é pouca ainda por cima com um aquário com essa altura toda...

 

Quanto ao colocar fotos, é só ires ao google, escreveres upload images, aparece o imageshack (por exemplo...), entras, fazes browse, escolhes a foto, aquilo faz o upload, dá-te um link e tu depois, no tópico onde escreves, duas casas ao lado do smile, para a direita, tens "inserir imagem". É só colares o tal link...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece um projecto interessante.

 

Só tenho duas dicas:

1 - acho que devias colocar mais diversidade de plantas, nomeadamente algumas de crescimento rápido para eliminarem nitratos. E num aquario com essas dimensoes acho que fic ava muito melhor com algumas plantas.

 

2 - Praticamente todos os peixes que pensas pôr sao de tamanho pequeno. Isto já é do meu gosto pessoal, mas alguns peixes maiores para nadar aí pelo meio dão outro ar.

 

Boa continuação

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com 360L eu era o rei da iniciaçao hehehe... mete mais flora, e menos diversidade de fauna... quando se faz algo mais simples, normalmente tambem é mais facil de encontrar o equilibrio entre tudo.

Deus, Pátria e Familia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões

 

Flora: tava a pensar só em plantas de baixa manutenção porque o meu intuito é dedicar-me mais aos peixes... anubias, fetos de java e musgo de java caso este último não precise de substratos e afins...

 

Fauna: tinha pensado em meter Tubarões Bala e Tubarões Gato mas o meu receio é que cresçam demais e depois abram a boca e façam desaparecer alguns dos outros... e se fosse para dar peixe vivo a outros, metia piranhas! Aceitam-se sugestões para peixes de porte maior desde que não gostem de comer tetras cardinal... dispenso escalares, guppies, neons, e peixinhos com demasiadas barbatanas flutuantes tipo betas. Peixes formato tubarão, tetras, ou kribensis preferidos...

 

Iluminação: para dar boa luz às plantas que tenho e mais algumas, poucas, que possa pôr, qual o limite de watt que devo utilizar? neste momento estou a por cerca de 5 horas de luz por dia, tirando a luz natural (luz solar indirecta), porque tenho o aqua a ciclar e como não há peixes acho que não há necessidade de gastar energia à toa... a não ser que seja realmente imperativo para as plantas portanto... qual a quantidade diária ideal neste momento para as plantas?

 

Fotos: leiam por favor o final da primeira mensagem do tópico... obrigado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

valisnerias e elodeas sao muito faceis de manter.

a luz deve tar ligado 8h por dia desde que tenhas la plantas!

eu gosto de caridinais e naris vermelhos etc...

nao te aconcelho a pores tubaroes... eu ja tive, na sao muito muito agressivos mas quando crescem muito... la se vai 1 peixito ou outro de vez em quando...

 

adoro escalares mas tem cuidade que quando crescem muito e dominam o aqua tambem podem nao ser muito simpaticos

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da montagem das pedras, mas certifica-te que elas estão mesmo seguras, não vá algum peixito maior dar um encontrão naquilo e ficar algum esmagado...

 

Coloca mais plantas...Falta um pouco de verde...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da montagem das pedras, mas certifica-te que elas estão mesmo seguras, não vá algum peixito maior dar um encontrão naquilo e ficar algum esmagado...

 

Coloca mais plantas...Falta um pouco de verde...

 

Quando montei o esquema de pedras tive a pensar nisso também e por isso, cada pedra que punha no sitio, verificava se estava bem estável para não cair até porque também tinha medo que alguma resvalasse e partisse o vidro.

 

Vou colocar mais plantas mas para já não... vou esperar para ver se dá resultado estas e se dão rebentos para puder usá-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Recentemente comecei a falar com amigos e a ler algumas coisas, aqui, sobre aquariofilia, e resolvi entrar nestas andanças.

Já há muitos anos que queria um aqua mas a coisa nunca se proporcionou até agora.

Apresento o meu 1º Aqua...

Aqui vai a lista de material que tenho e algumas fotos:

 

Aquário 120x60x50 - 360 litros

Filtro LifeTech de 1200 l/h

Filtro Eheim 2213 de 440 l/h

Calha Iluminação 2T8 2x40W

Móvel Sunsun

Termostáto Sera 300w

Bomba de ar Tetra 50

 

Flora actual:

2 Anúbias

Fetos de Java

 

Fauna que tou a pensar por:

Coridoras

L PitBull, L Blue Phantom ou Plescostumus

Comedores de Algas Siameses ou Otocinclus (se os encontrar)

Alguns camarões (ainda não sei quais

Kribensis

Tetra Cardinais

Nariz de bêbado

+ sugestões aceitam-se

 

O Ph está actualmente nos 7.5 aprox. e o aqua está a ciclar apartir de hoje.

 

Espero que gostem do meu projecto e aceito sugestões.

 

Abraço

 

foto0651.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

foto0650p.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

foto0655.jpg

 

Até que enfim resolvi isto das fotos... Obrigado Nogueira21

 

Saudaçoes!

Epa começas em grande! lol

Mas fazes bem, quanto maior o aquario mais facil de manter estabilizado!

Tem cuidado com os narizes de bebedo pk sao um bocado sensiveis, deixa a agua amadurecer mais um bocado!

Continuaçao de um bom projecto!

 

Cumprimentos

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Já adicionei mais uma corydora bronze e 3 corydoras sterbai.

A bronze ao fim de 5 minutos já andava de um lado para o outro com o resto do gang de bronze e adaptou-se bem sem stresses mas as sterbai deixam muito a desejar. Assim que entraram esconderam-se logo e é raro vê-las e já lá vão mais de 24 horas. Não gosto muito destas corydoras e acho que são muito assustadiças. As bronze vêm logo comer e andam quase sempre na parte da frente do aqua, enquanto que as sterbai estão sempre debaixo das rochas escondidas e ainda nem as vi a comer. Se isto continuar assim vendo ou troco as sterbai e apartir daí só ponho bronzes. São peixes sociáveis entre eles mas quando se aproximam das sterbai parece que estas ignoram as bronze. Tou a pensar mandar as sterbai às urtigas portanto quem as quiser fale comigo e arranjamos algum negócio. As bronze animam o aqua e é isso que quero... peixes sem actividade não me interessam para nada.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As sterbai são corydoras espectaculares, que eu um dia hei-de ter.

 

Tem calma, os peixes são como as pessoas, uns são mais activos que outros.

 

Dá-lhes tempo, e elas hão-de mostrar-te que também gostam de brincar .

 

Parabens pelo aquário, belo tamanho! Em relação a plantas, é muito mais atraente, estavel, e sadio, um aquário com bastantes plantas. Umas higrophylas polyspermas, valisnerias, e limnophila sessiflora chegam bem para dar logo outro ar ao aquário, e com a calha que tens não terás problemas em mantê-las.

Continua!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Já adicionei mais uma corydora bronze e 3 corydoras sterbai.

A bronze ao fim de 5 minutos já andava de um lado para o outro com o resto do gang de bronze e adaptou-se bem sem stresses mas as sterbai deixam muito a desejar. Assim que entraram esconderam-se logo e é raro vê-las e já lá vão mais de 24 horas. Não gosto muito destas corydoras e acho que são muito assustadiças. As bronze vêm logo comer e andam quase sempre na parte da frente do aqua, enquanto que as sterbai estão sempre debaixo das rochas escondidas e ainda nem as vi a comer. Se isto continuar assim vendo ou troco as sterbai e apartir daí só ponho bronzes. São peixes sociáveis entre eles mas quando se aproximam das sterbai parece que estas ignoram as bronze. Tou a pensar mandar as sterbai às urtigas portanto quem as quiser fale comigo e arranjamos algum negócio. As bronze animam o aqua e é isso que quero... peixes sem actividade não me interessam para nada.

 

Abraço

 

Adiciona ai umas fotos dos habitantes.

Gosto muito do aquário :transport027:

Por diversos motivos, fui levado a criar uma nova conta. Caso desejem entrar em contacto comigo, contactem a conta João_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As sterbai são corydoras espectaculares, que eu um dia hei-de ter.

 

Tem calma, os peixes são como as pessoas, uns são mais activos que outros.

 

Dá-lhes tempo, e elas hão-de mostrar-te que também gostam de brincar .

 

Parabens pelo aquário, belo tamanho! Em relação a plantas, é muito mais atraente, estavel, e sadio, um aquário com bastantes plantas. Umas higrophylas polyspermas, valisnerias, e limnophila sessiflora chegam bem para dar logo outro ar ao aquário, e com a calha que tens não terás problemas em mantê-las.

Continua!

Abraço

 

As sterbai, duas delas, já navegam mais no aqua e já interagem mais com as bronzes desde que postei a ultima vez aqui... parece que demoram mais a habituar-se que as bronzes.

 

Em relação às plantas, hei-de por mas mais tarde. Por hora quero dedicar-me a interagir com os peixes e quando souber tratar melhor do aqua, aí então penso em plantar. Já li que é preciso fertilizantes, substratos, uvs e essas coisas todas mas sei que se meto nisso agora dou cabo da barraca toda lol.

Agora fauna e mais tarde flora, a não ser logicamente que essas plantas que disseste não precisem de nada a não ser água :music_singguitar: o que duvido um bocado.

Disseram-me que as melhores para ter para ja eram as anubias e fetos de java... talvez ponha um pouco de musgo de java tambem mas preciso que mo arranjem.

 

Abraços

Editado por JPedro35
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, uvs não precisas para ter um plantado, isso não tem nada a haver mesmo!

 

Sim as que disse, é plantares e elas vão desenvolvendo. Com o alimento que dás aos peixes elas safam-se. Tipo as valisnerias pelo menos é na boa.. Tal como a Sessiflora. Mesmo a polysperma é uma planta facilima de manter, eu mantenho podas num balde com agua e luz duma janela e elas mandam raizes..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Já adicionei mais uma corydora bronze e 3 corydoras sterbai.

A bronze ao fim de 5 minutos já andava de um lado para o outro com o resto do gang de bronze e adaptou-se bem sem stresses mas as sterbai deixam muito a desejar. Assim que entraram esconderam-se logo e é raro vê-las e já lá vão mais de 24 horas. Não gosto muito destas corydoras e acho que são muito assustadiças. As bronze vêm logo comer e andam quase sempre na parte da frente do aqua, enquanto que as sterbai estão sempre debaixo das rochas escondidas e ainda nem as vi a comer. Se isto continuar assim vendo ou troco as sterbai e apartir daí só ponho bronzes. São peixes sociáveis entre eles mas quando se aproximam das sterbai parece que estas ignoram as bronze. Tou a pensar mandar as sterbai às urtigas portanto quem as quiser fale comigo e arranjamos algum negócio. As bronze animam o aqua e é isso que quero... peixes sem actividade não me interessam para nada.

 

Abraço

Boas

 

Um cardume de Rasboras ai umas 10 fica muito bonito,eu tenho e gosto muito

agora vai do teu gosto,os meus parabêns gostei do teu aquário,muita calma

e força com isso.

Cump: A.S :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, uvs não precisas para ter um plantado, isso não tem nada a haver mesmo!

 

Sim as que disse, é plantares e elas vão desenvolvendo. Com o alimento que dás aos peixes elas safam-se. Tipo as valisnerias pelo menos é na boa.. Tal como a Sessiflora. Mesmo a polysperma é uma planta facilima de manter, eu mantenho podas num balde com agua e luz duma janela e elas mandam raizes..

 

Abraço

 

Boas

 

Eu tenho um colega que tem várias plantas e usa um substrato tipo esponjoso acastanhado e misturado no areão... para por as plantas que me falaste não teria que fazer o mesmo? Adicionar um substrato qualquer para elas se alimentarem não seria melhor? Não tou para gastar guita nas plantas e matá-las à fome... Já agora como faço se adicionar algumas dessas plantas? Prendo-as nas rochas, enterro-as no areão, ............?

 

Obrigado e abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho um colega que tem várias plantas e usa um substrato tipo esponjoso acastanhado e misturado no areão... para por as plantas que me falaste não teria que fazer o mesmo? Adicionar um substrato qualquer para elas se alimentarem não seria melhor? Não tou para gastar guita nas plantas e matá-las à fome... Já agora como faço se adicionar algumas dessas plantas? Prendo-as nas rochas, enterro-as no areão, ............?

 

Obrigado e abraço

 

As plantas que estou a dizer qualquer pessoa tas arranjar , eu posso-tas oferecer se algum dia vieres a Torres E quiseres combinar.

 

É só enterrares no Areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Mais uma adições de habitantes no aqua: 4 novas corydoras bronze e 6 tetra serpai

Até agora tudo bem, a adaptação está a fazer-se como eu esperava e parece que o aqua já é deles.

As sterbai continuam desaparecidas excepto uma delas que já se aproxima do vidro da frente quando lá estou a mirá-los.

Valisnerias a entrar no aqua amanhã.

 

So far, so good... so what!

 

Abraços

 

ps - posto fotos dos habitantes em breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz ontem uma TPA de 40% e aproveitei e alterei um pouco o aquascapping porque achei que havia demasiados calhaus para os peixes andarem à vontade e o aqua estava a ficar com muita acumulação de porcaria em sitio onde não chegava com o sifão... meti umas quantas valisnerias, saquei alguns calhaus fora e desfiz o stonehenge e ficou mais espaço para os peixes... ficaram um pouco com medo por andar a mexer no aqua mas fui cuidadoso para não os stressar muito... sei que não se deve fazer isto muitas vezes mas foi a primeira e deu para ver como ficaram os habitantes... eu para eles era godzilla no japão... agora está tudo ok, ph a 7.5 e amonia ok a menos de 0,6 , nitritos e nitratos nao sei mas como não há presença de amónia, e pelo que li, estes estão a 0.

 

Fotos dos habitantes em breve quando eles estiverem mais habituados ao novo layout... agora ainda fogem de mim lol

 

Próximos habitantes: 3/4 pitbulls e 2 c.a.siamês

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Mais habitantes no aqua e a darem-se bem pelo que vejo: 9 nariz de bebado pequenos (1,5 cm) e 2 plecos albinos.

Os nariz andam sempre com os tetras e comem com eles e os plecos misturam-se com as corys para comer.

Parece que a coisa tá a fluir

Valores ok... ainda

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois pessoal

 

Tive uma baixa no meu aqua: um dos narizes de bebado não aguentou; estava com o nariz muito vermelho, pálido e tinha um tipo de lâ esbranquiçada na barbatana caudal... andava muito afastado dos resto dos narizes, parado, e de vez em quando virava-se de barriga para cima e parecia que deixava de respirar. Tirei-o do aqua e não tive outro remédio a não ser eutanasiá-lo. Não foi coisa que me agradasse mas tive mesmo que o fazer porque não tinha cá nada para o ajudar a nível de tratamento. Usei um método que li aqui no fórum e parece-me que foi rápido e eficaz... esperemos que não tenha sentido nada mesmo.

 

O resto da mitra continua bem embora as minhas corys estejam um pouco assustadas... acho que a falta de mais plantas está a desequilibrar a coisa portanto quem pudesse dispensar umas podazitas de algumas plantas mencionadas neste tópico agradecia muito.

 

Já agora: alguém me pode indicar 3 ou 4 produtos, bons, baratos e eficazes para tratar algumas das mais comuns doenças nos peixes? Não quero ser apanhado desprevenido da próxima vez que houver problemas com um ou mais peixes... tenho lido sobre alguns da sera mas não sou rico!

 

Obrigado e abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.