Praia Verde


Quo

Recommended Posts

Nome em honra a uma praia local.

 

Peixes de projectos anteriores e peixes novos. Enquanto no Praia Azul criei um ecossistema variado, no Praia Verde tive como objectivo um ambiente rochoso, onde vivam ciclideos semi-agressivos (focado nos boca de fogo) e peixes de fundo estranhos (focado no ancistrus), que vieram do aquario Praia Azul. A rocha é leve e fina o suficiente para fazer vários espaços. Como está a começar a flora é praticamente inexistente. mas será toda dominada por Valisnerias, fetos e, futuramente, anubias.

 

 

Praia Verde

praiaverdeff19maio2010.jpg

 

Ciclideos

C.Boca-de-Fogo (Yucatão)

Altispinosa (Amazónia)

Kribensis (rio Africano)

C.Limão (Lago Malawi/Africa)

Apisto (América do Sul)

 

Loricarideos:

Nariz Eriçado / Ancistrus (Amazónia)

Nariz de Borracha / Pleco Bulldog (Colombia)

 

Doradideos:

Peixe-gato Falante /Agamyxis

Peixe-gato Rafael / Platydora

 

Loaches:

Peixe-Lapa

C.Kuhli

 

Cardume:

Barbos Tigre / Barbo de Sumatra

 

Moluscos:

Caramujo Helena

 

Especificações

100x30x45 (possivelmente temp, dado haver espaço no movel e sobrepovoamento)

filtro interno 1000L/H (temp)

Termoestato 200W

Iluminação diurna 62W

Iluminação nocturna 1 W

Areia fina de Silica

Xistos argilosos locais (3 diferentes variedades).

 

Vistas do Aquário

 

pvvista3.jpg

 

pvvista2.jpg

 

pvvista1.jpg

 

pvburaco.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O Boca-de-Fogo (T. meeki) de nome "Rei da Cocada Preta"

pvciclideobfrei.jpg

 

O Rei junto com um dos novos habitantes amarelos (L. caeruleus)

pvciclideolimoebocadefo.jpg

 

 

O Boca-de-Fogo que lhe chamava "Tó Zé" agora chamo de "Tó Toca"

 

Os Altispinosa (M. altispinosus)

pvaltispinosabocadefogo.jpg

 

pvbocafogo.jpg

 

pvbocafogo2alti.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cobrinhas Kuhli

pvcobrinhakuhli.jpg

 

Ancistrus (que chamo de Papa-pepino) com a Platydora e os Barbos Tigre.

pvancistruspedra.jpg

 

E, a companhia que lhe arranjei há já uns tempinhos e que está a crescer, uma Ancistrus fêmea juvenil. também tem nome, chama-se "Come-Algas" por ser uma feroz devoradora de algas.

pvancistrusf.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo um grande entendido em ciclistas gostei muito da disposição das pedras e dos túneis que ficaram muito bem, já agora, as pedras vieram assim ou abris-te buracos?

 

5 estrelas :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado ismenio!!

 

sim, abri buracos com cuidado, mas ao abrir buracos estraguei algumas pedras que ficaram inutilizadas. o que vale é que foram de graça.

 

ciclideos é fixe, são espertos e usam os espaços todos que crias. ao por uma pedra num sitio diferente, vao investigar e verificam como podem utilizar aquele espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas pedras sao muito faceis de trabalhar (as da esquerda), com um martelo e uma chave de fendas. ha pedras que nao dá pra abrir buracos por serem muito duras e outras porque criam logo lascas, quebram-se em duas. dai falar em 3 variedades diferentes, na verdade nem sei se a que abri buracos se classificam como xistos, provavelmente nao, apenas tem bocados de xisto na composição, sao muito argilosas.

 

olha que as pedras são grandinhas. varias com mais de 20 cm de altura

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nao tenho experiencia neste tipo de aquario, mas posso dizer que gostei muito, hehehehe.

para mim a estetica do aqua esta excelente.

 

parabens.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma agradável montagem, no entanto parece-me que irá ficar curto a médio prazo, com o crescimento dos animais bem como da definição dos seus territórios ou espaços preferidos.

 

Uma foto mostrando o aqua na sua totalidade seria perfeito.

 

Parece-me que falta alguma areia em perto de algumas pedras, não? Denota-se que foram "apenas" colcoadas em cima do areão.

Penso que em outras montagens conseguis-te "disfarçar" melhor.

 

Boa sorte com essa montagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quo mais um bom aqua.

As pedras como te disse no anterior são realmente giras e com esse trabalho ficaram perfeitas para o que pretendes.

Ao nivel dos peixes todos parecem bem e gostaram da mudança.

 

Tb gosto de ciclideos nomeadamente Kribs e Rames.

O boca de fogo está realmente um peixão feito ;)

 

Ficar atento a actualizações.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho experiencia neste tipo de aquario, mas posso dizer que gostei muito, hehehehe.

para mim a estetica do aqua esta excelente.

 

parabens.

obrigadissimo, além da estetica, tive que ter em conta a formação de territorios, as tocas e sitios para os bichos explorarem. E, é assim um excercicio bastante interessante.

 

Parece-me que falta alguma areia em perto de algumas pedras, não? Denota-se que foram "apenas" colcoadas em cima do areão.

Penso que em outras montagens conseguis-te "disfarçar" melhor.

Obrig. As pedras tem importancia fundamental para da definição de territorios em espaço demilitado. No entanto, estou mesmo a pensar aumentar para 100x49 (CxL), o movel tem espaço. A situação é complexa para os kribs. Antigamente os kribs eram peixes que conseguiam responder e fazer valer as suas ideias no aquario. No entanto, é normal os kribs escolherem ou fazerem uma toca, e ou os boca-de-fogo ou agamyxis roubar-lhes a toca.

 

As pedras tocam no vidro de fundo e tem 18 kg de silica. A questão, deves estar a falar da 2ª foto, é mera ilusão de optica devido ao angulo da fotografia, é possivel ver melhor a pedra em questao na ultima foto.

 

 

Tb gosto de ciclideos nomeadamente Kribs e Rames.

O boca de fogo está realmente um peixão feito :dance:

Obrig. São dois boca-de-fogo grandinhos. Os kribs já nem experimentam meter-se com eles mesmo que os Boca-de-fogo vao para a toca deles, antes metiam-se, agora fogem logo com o rabinho entre as pernas... eheh Apesar dos boca-de-fogo ser mais um peixe que é fogo de vista que outra coisa. Os kribs conseguem ser mais agressivos que eles em relação a outros peixes. Como os ciclideos limão são pequenos, os kribs atacam-nos se se aproximarem. Mas claro que isso não será assim por muito tempo. Os Ciclideos Limão têm potencial de crescerem mais, até 15 cm.

 

 

Geral

pvgeral.jpg

 

Apistogramma e os Altispinosa. Ve-se tb o novo Boca-de-Fogo juvenil.

pvapistoaltispinosa.jpg

 

Ancistrus e o casal de Kribs

pvancistruskribs.jpg

 

Kribensis

pvkribensis.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter deixado isto escrito, a criticar os kribs... não é que o casal de kribs decidiram cercar um boca de fogo. o macho krib de frente ao boca de fogo, que estava em modo de ataque com o vermelho das guelras expandido, e a femea krib, mais pequena, cerca o boca-de-fogo por tras. Lá ficaram fartos da atitude dos boca-de-fogo...

 

O outro boca-de-fogo ve no outro lado do aquario vem em defesa do outro que estava a ser cercado pelos kribs. Eu como queria tirar uma foto... estraguei a festa, viram que eu estava ali... surreal, os boca-de-fogo com aquele vermelho que expande tornam as lutas incriveis e a esperteza dos kribs é fantastica.

 

Quando houver crias é que vai ser lindo, vou ter que preparar um aqua de reserva para isso.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois do fantastico episodio de ontem de pancadaria entre peixes :chair: o boca-de-fogo ficou com o buraco que os kribs fizeram e os kribs estão a fazer outra toca.

 

Este aquario está a ganhar uma alga Cladophora sp. na ponta de duas pedras, já tinha no termoestato, e alastrou. Muito rustico. pensei que essa alga precisava de muita luz. Não sei se alguem teve problemas graves com esta alga, nomeadamente cobrir areia, plantas e vidro frontal, deixando-a desenvolver... já a tive num aqua exposto ao sol, e estava lindo, as pedras relvadas da alga, mas como meti lá os CAE, eles comeram tudo.

 

Os meus tres boca-de-fogo. O da Frente é o Rei, o de trás é o Tó Tocas. O pequeno não tem nome. Dá para ver a alga Cladophora a se desenvolver na ponta da pedra traseira

pvbocasdefogo3.jpg

 

O Ancistrus a comer salada e o Ciclideo Limão. Este em particular está muito zebrado, ainda não ser ler os codigos deste peixe como já sei nos boca-de-fogo. Dá para ver o apisto, barbos e o boca de fogo que claro que é o To Tocas.

pvancistruseclimo.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No feto de Java tambem parece haver algumas algas.

Quase convencido a ter um boca de fogo ahhahahahaha

 

:chair:

 

E o Apisto no meio disto? Fica-se a rir das figuras dos outros hhahahaha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O feto com algas... sim está. São as algas normais de startup. Aquario desiquilibrado devido a estar a mexer no aquario. Não vou combater... não é necessario e os peixes comem aquilo, logo é uma refeição gratis, em especial para o Nariz de Borracha (Chaetostoma cf. thomsoni) que parece não comer mais nada a não ser algas. Nunca o vi em cima da corguette, nem a vir quando dou pastilhas.

 

 

Boca de fogo com kribensis ou escalares é uma mistura muito fixe, vale a pena pelas guerras. Os escalares tb se metem... não são nenhuns anjos, só não está neste aqua devido ao sobrepovoamento, senão também os metia.

 

O Apisto coitado é todo paz e amor, anda para ali perdido no meio das pedras, ninguém quer saber dele... é pequeno demais para os outros verem como uma ameaça. Até pensei em arranjar companhia, depois mais tarde posso por noutro aqua, caso o ambiente fique insuportável, visto que a diferença de tamanho será cada vez maior. O mais interessante é mesmo Boca de Fogo vs Kribensis ou Boca-de-fogo vs boca-de-fogo...

 

se achas que deves por boca.de.fogo, sim é dos peixes mais fixes. Há outros fixes, mas ou são muito grandes ou muito agressivos. Estes podes por num comunitario, desde que os peixes sejam maiores que Tetra Cardinais.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais devo dizer que apenas li a Fauna, o setup do aquário e isto:

Boca de fogo com kribensis ou escalares é uma mistura muito fixe, vale a pena pelas guerras.

 

Depois, este aquário é um excelente exemplo de MÁ aquariofilia.

 

O teu aquário tem das faunas, se não a fauna, mais descabidas e erradas que já vi. Misturas ciclideos de pHs inferiores ou iguais a 6,5, ciclideos de pHs iguais ou pouco superiores a 7 e ciclideos de pHs superiores a 7,5. Fora os outros peixes...

 

Ou seja, primeiro erro: pH

 

Segundo erro: Como pelos vistos já percebeste, os ciclideos são peixes agressivos, peixes territoriais. Misturares diferentes espécies de ciclideos, em pouco espaço, é completamente estúpido, porque é óbvio, e tu próprio já o constatas te, que eles lutam ente si. Além dos ciclideos que tens, o barbos tigre também são peixes bastante agressivos.

 

Terceiro erro: Demasiados peixes, então ciclideos, em aquários pequenos, o aquário não chega a 150L e tem pelo menos, 6 espécies de ciclideos... Tu tens, pelo que dizes no primeiro quadro, 27 peixes em 135L brutos (!), isto fora os escalares de que falaste e outros peixes que poderás ter mencionado entre o teu primeiro e ultimo post.

 

Duvido que conheças mas há uma regra, que embora não se possa aplicar sempre, é uma boa maneira de ter uma pequena ideia da quantidade de água necessária para uma determinada quantidade de peixes num aqua. Essa regra diz que por cada centímetro de peixe, este deve ter um Litro de água. Ora, fora os outros peixes, segundo o teu primeiro quadro, tu tens 27 peixes em 135L, o que quer dizer que os peixes deveriam ter no máximo 5cm de comprimento. Tu tens alguns que alcançam os 15 e os 20cm.

 

Além disso tens pedras enormes e substrato que te tiram logo uma grande quantidade de água.

 

Depois, quanto ao:

vale a pena pelas guerras.

Eu disse que era um exemplo de má aquariofilia, mas tu não chegas a pratica la.

 

Ve la se reconsideras isso e te moderas a comprar os peixes.

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não consideres o post do jpp como uma espécie de insulto ou algo do género...

mas tudo o que ele disse tá certo...

 

daqui a uns diazitos começas a ver peixes todos ratados e todos comidos... o que não nem por sombrar uma aquariofilia responsavel....

 

boa sorte com o projecto, todos nós cometemos os nossos 1ºs atentados, depois á que aprender com os erros...

 

qualquer duvida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JPP é a tua opiniao, agradecia que não flodasses o topico, com flames. Não preciso das tuas opiniões, sei bem o que estou a fazer. Alem do que o facto de os boca-de-fogo estarem neste aqua "novo" não significa que eles nunca tenham estado com os kribensis, na verdade eles ja coabitaram longos meses... apenas foram separados um mes, dois, e voltei a junta-los.

 

A historia do pH, por favor... mais uma vez não preciso da tua opinião a cerca disso. Falas como se estes peixes fossem selvagens, quando estao à gerações na aquariofilia. Informa-te em vez de vires aqui com floods. Além de que há um intervalo de pH. Acaba o escola primeiro e depois falamos. P.S. eu já acabei a faculdade há uns anos.

 

Não levo a mal o que dizes, mas peço desculpa, é uma opiniao que desconsidero e que serve apenas para "flood". Ainda poderias pegar com os ciclideos limão... agora com os outros peixes que estao ha meses e meses juntos, lol, mas mesmo os limao já estive a ver muitos exemplos praticos de pessoas que os misturam. mas pronto poderias pegar ai, nesse caso até te levava a serio.

 

agradecia que revisses o teu post que isto não é um post de "iniciação à aquariofilia", está em fotos e videos. Olha que todos temos noções diferentes de boa e ma aquariofilia.

 

não sigo a regra de cm de peixe, porque não tem a ver outras condicionantes. Com o tempo podem haver alterações de fauna, o que é normal comigo. por exemplo alguns peixes gato sao para outro aqua, estao aqui em crescimento.

 

duvido que vou ver peixes ratados, deixem-se de opinioes ridiculas, eu conheço bem os peixes em questao. coisa que duvido que conheças. que peixe vai ratar o que? os kribs? os barbos tigre? se calhar deve ser o ancistrus... eheh... deve ser a historia dos barbos, é a mais repetida no forum. tens barbos com estes peixes, JPP? não pois não. Então porque falas de algo que desconheces?

 

P.S recomendo mesmo que misturem boca-de-fogo com kribensis, e sei de uma loja que os ta a vender juntos, vendo que já faço isso ha algum tempo e é interessante. As guerras destes peixes é inofensiva e nao stressa os peixes. Na reprodução pode haver outras questoes, mas a reprodução é uma situação sempre excepcional num comunitario, como é obvio.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem Quo mais uma vez excelente tópico e sempre a arriscar nas misturas de peixes, não se preocupem que caso isto de para o torto ele tem mais aquas...

 

Ora lá venho eu pegar contigo não é verdade? Ora vamos lá ver...

 

Não preciso das tuas opiniões

 

Tiveste mal neste comentário, tu postaste o tópico ele deu a opinião e tu só tens de respeitar. Mesmo que ignores ele está no direito dele...

 

Falas como se estes peixes fossem selvagens, quando estao à gerações na aquariofilia.

 

Nisto devo concordar os peixes agora tirando algumas excepções estão habituados a ph entre 6,5, 7,5 dentro destes parâmetros tirando algumas excepções não terás problemas... Agora tu abusas, tens ciclideos de ph para todos os gostos :(

 

Ainda poderias pegar com os ciclideos limão

 

Este não há duvidas que está mal...

 

Além disso tens pedras enormes e substrato que te tiram logo uma grande quantidade de água

 

Lá nisso ele tem razão, o espaço vai se tornar pequeno rapidamente...

 

As guerras destes peixes é inofensiva e nao stressa os peixes

 

Não sei se é bem assim... Pelo menos os teus altispinosas estão deslavados os meus até cega com tanta cor e tenho à coisa de um mês, agora os teus estão deslavados é da foto? E esse apisto? Está a demorar a puxar pelas cores vivas que são características, estão no meio de gigantes é normal. Já agora eles no meio desses "bichos" alimentam-se bem? Só se espalhares o comer de forma estratégica para todos comer senão tenho as minhas dúvidas...

 

Mas tirando estes "detalhes" continua a mostrar esse aqua que eu gosto de ver essas tuas misturas malucas...

 

cumpz

 

PS:

Acaba o escola primeiro e depois falamos. P.S. eu já acabei a faculdade há uns anos

 

Espero que te estejas a referir à diferença de idades. Porque se for de estudos, não percebi :P

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Quo.

 

Quando partilhas o teu aquário por este meio, sujeitas-te a receber todo o tipo de comentários. E como tal terás de saber ouvir e respeitar todas as críticas que te forem dirigidas.

 

Cada vez menos acredito que um curso superior diferencie quer quem que seja. São as escolhas que fazemos todos os dias que nos definem e nos diferenciam como pessoas.

 

Neste caso, vou ter de concordar com as criticas feitas. Embora acredite na exprimentação de que falas, parece-me que tens peixes com demasiada personalidade e tamanho juntos no mesmo tanque, imagina-te no lugar de um deles, de dia e de noite..

 

A maioria das lojas venderia 4 escalares para um cubo de 18x18x18. Salvo algumas excepções, eles querem é vender o mais possivel. Que eles os vendam juntos não me espanta minimamente.

 

Gosto bastande do Hardscape e do layout em geral. Posicionamento interessante, equilibrado.

Agora, parece-me, que as críticas em cima não se tratam de flood. Mas sim uma vontade de partilhar conhecimento e entre-ajuda entre apaixonados pelo mesmo hobby, todos temos dias piores mas o mais importante de tudo é que nos entendamos e levemos a Aquariofilia Nacional mais à frente.

 

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez,

 

Acho que o mínimo que devias fazer neste momento era admitires. Estares a reforçar o teu erro não só demonstra a tua ignorância como o tua falta de vontade de aprender e arrogância.

 

Devias saber que sobreviver não é sinónimo de viver bem. Um animal conseguir sobreviver num aquário com potenciais predadores e animais que disputam o seu território, não só é um factor de stress como impedem a possibilidade de estes animais expressarem o seu comportamento natural. Um animal estar habituado a, não significa viver bem/saudável, simplesmente ou aguenta ou morre. É obvio que os animais selvagens são mais sensíveis que os de cativeiro mas isso não faz com que os de cativeiro suportem qualquer parâmetro.

 

Um coisa que dei em Comportamento e Bem Estar Animal tem o nome de "As 5 Liberdades". As 5 liberdade são internacionalmente reconhecidas e são o teste oficial para avaliar o bem-estar de um animal. As 5 liberdades passam por:

"Livres de fome e sede e com pronto acesso à água fresca e a uma dieta que os mantenha saudáveis e vigorosos.

 

Livres de desconfortos e vivendo em um ambiente apropriado que inclui abrigo e uma área confortável para descanso.

 

Livres de dor, ferimentos e doenças por meio de prevenção ou de rápido diagnóstico e tratamento.

 

Livres para expressar comportamento normal, uma vez que lhes sejam garantidos: espaço suficiente, condições de moradia apropriadas e a companhia de outros animais de sua espécie.

 

Livres de medos e angústias e com a garantia de condições e tratamento que evitam sofrimentos mentais."

 

A 1ª, acho que falar em água fresca é desconsiderado mas pronto acesso a comida, devido à competitividade, isto não está assegurado. Portanto Não;

 

A 2ª é violada, ou seja, Não;

 

A 3ª, devido às disputas de comida e território os animais estão em constante luta pelo seu quinhão de espaço e comida, portanto Não;

 

A 4ª, completamente violada, Não;

 

E a 5ª também é violada, Não.

 

"Os itens acima fazem parte de lista que serve para identificar situações que comprometem o bem-estar animal; isto é, qualquer situação que cause medo, dor, desconforto, ferimento, doença ou angústias comportamentais."

 

Sinceramente acho que devias voltar ao Sub-Forum "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE" porque tens muitas bases que passaste à frente. E uma prova disso, fora deste tópico inteiro e daquilo que tu consideras como a tua experiência, são os teus tópicos. Compras peixes, metes no aqua e depois perguntas o que é. Devias saber que antes de comprar qualquer animal, deves conhecer as suas necessidades básicas, não saber o nome mostra que não tiveste a mínima pesquisa sobre o animal comprado.

 

Outra coisa que devias saber, é que as lojas não são exemplos para ninguém. As lojas vivem do lucro e os animais estão acondicionados em pouco espaço para maximizar a quantidade de oferta e cabe ao aquariofilista tentar dar lhes as melhores condições. Um comunitário sobrepovoado com diferentes espécies de continentes e necessidades diferentes nunca será um bom "habitat" para os nossos peixes.

 

Ah e como não sabes, reforço o que o Baixinho disse, além da falta de cor que os teus peixes apresentam e não o podes negar porque isto deve se exactamente ao ponto 2 e 4 das 5 Liberdades, é muito provável que os teus peixes apresentem as barbatanas ratadas e/ou ferimentos no corpo, o que vai comprometer o ponto 3 :(

 

PS- Se nao for indescrição gostava que me dissesses sinceramente qual a tua licenciatura e o seu impacto no teu conhecimento e experiência na vertente da aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não vou entrar em criticas particularizadas acerca da escolha de fauna, quer quanto às suas características, que quanto à quantidade, até porque críticas, como referes, são "flood" o que quer que isso queira dizer. Perante a atitude que fizeste a ti não tenho mais nada a dizer.

 

Aos restantes leitores deste tópico digo o seguinte:

 

- já vi algumas misturas de ciclídeos de diferentes biótopos com sucesso, não muitas mas já vi, mas não são exemplo a seguir. Primeiro porque é algo extremamente difícil de fazer e exige uma experiência e uma capacidade de percepção de que "algo não está a correr bem" muito grande, algo que a maioria dos frequentadores deste forum não tem.

 

- na aquariofilia é importante ter a mente aberta para aprender, ora o autor do tópico e do aquário não tem, nasceu com a ciência toda e não aceita reparos que, no caso presente, não há como evitar tal o tamanho da asneira que foi feita;

 

Portanto e na minha modesta opinião, ESTE não é um exemplo a seguir.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.