Urgentissímo. Peixes ao de cima


Ed_boy

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

 

Bem é assim, já tenho o meu aquário há bastante tempo, e sempre foi tudo normal.

 

Mas ontem fiz uma TPA um bocadinho maior, 60% para aí. E hoje quando acordei, tenho todos os peixes (até os de fundo) à superfície da água.

 

O que se passa? Qeq posso fazer????

 

Estou preocupado

 

Obrigado. CUmpz!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal!

 

Bem é assim, já tenho o meu aquário há bastante tempo, e sempre foi tudo normal.

 

Mas ontem fiz uma TPA um bocadinho maior, 60% para aí. E hoje quando acordei, tenho todos os peixes (até os de fundo) à superfície da água.

 

O que se passa? Qeq posso fazer????

 

Estou preocupado

 

Obrigado. CUmpz!

 

Tens de testar a água... Ph, KH, GH, Nitritos e Amoniaco.

Se os peixes tiverem dificuldades em respirar, podes ter niveis toxicos de nitritos e amoniaco na água.

Ja me aconteceu no inicio ter pouca oxigenação na água, a agitação na água vinda do fluxo que saia do filtro nao era suficiente para oxigenar o aquário e tive de colocar uma bomba de oxigénio, mas também vi por vezes todos os peixes sempre a caminho da superficie e a ficarem por la.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora não tenho os testes, acabaram :S

 

Eu notei que eles estavam perto das saídas do filtro

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que é falta de oxigenação.

Valores de agua estranhos com uma tpa de 60% só se for água de um poço.

 

Arranja maneira de criar agitação à superficie, nem que tenha de ser o filtro fora da linha de àgua.

Em alternativa, usar bomba de ar.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei a flauta do filtro mais a cima

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que faça bolhinhas já é qualquer coisa, mas convinha mesmo teres bomba de ar.

Em principio deve ser da falta de oxigenacao da água, senao após teres feito a TPA os peixes ficariam mais confortaveis, caso fosse por teres niveis altos de nitritos e amoniaco na agua.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pergunto-me porque será da oxigenação quando antes n tinha problemas? Duvido muito que a água tenha baixos níveis de O2, ou co2 demasiado elevado. O que acho é que ou não tiraste o cloro convenientemente... ou a água do aqua tem características muito diferentes da da torneira (ph gh kh e também a temp), ou então mudaste mais alguma coisa que não estás a dizer porque pensas que não é pode ser a causa e às tantas é. Podes também ter aproveitado para limpar o filtro e acabaste por o fazer em excesso eliminando demasiadas bactérias. Tb pode ser outra coisa qq lool

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi directa. Eu encho os garrafões e deixo sem tampa na varanda para apanharem sol.

 

Ainda não limpei o filtro, visto que ainda nem o tenho há um mês. e é um filtro externo.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora pus a flauta do filtro fora de água ,e a água a cair como se fosse uma cascata. E agora os peixes já "normalizaram"

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta um bocado parva: porquê uma TPA de 60% num aquário já estabilizado?

 

Eu aposto mais na alteração brusca dos parâmetros...Mudança de temperatura brusca e mudança de pH. E claro, os metais pesados que vão entrando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Penso que estes factores ajudam a reforçar a tese da falta de oxigenação.

 

Água em garrafões parada ao sol 2 dias:

- zero oxigenação por agitação e por inexistencia de fotossintese.

- aumento de temperatura -> diminuição da solubilidade de oxigénio.

 

Após TPA (periodo nocturno)

- zero oxigenação: filtro abaixo da linha de água e não há fotosintese.

- consumidores: fauna(todos - incluindo bactérias, fungos e outros micro-organismos) e flora caso exista.

 

De qualquer das formas e antes que houvessem mortes, EU faria uma das duas:

- Deixava ficar filtro acima da linha de água e habitua-ve ao som da cascata

- Colocava bomba de ar que ligasse apenas ao inicio da noite 1 ou 2 horas.

 

 

Existem aqui no fórum vários tópicos acerca de cenários de falta de oxigenação, mas para quem tenha tempo e interesse deixo aqui alguns links adicionais.

 

Para quem se der bem com o Inglês pode dar uma vista de olhos neste artigo.

Oxygen In The Aquarium

 

Ou neste já em Português do Brasil, mas predominantemente técnico.

A importância do oxigênio dissolvido em ecossistemas aquáticos

 

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi directa. Eu encho os garrafões e deixo sem tampa na varanda para apanharem sol.

 

Ainda não limpei o filtro, visto que ainda nem o tenho há um mês. e é um filtro externo.

 

Viva,

 

Se não tens o filtro há um mês... talvez a causa das mortes tenha sido não teres o ciclo completo. A oxigenação tb pode ter sido causa.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se não tens o filtro há um mês... talvez a causa das mortes tenha sido não teres o ciclo completo. A oxigenação tb pode ter sido causa.

 

cumps

 

os peixes não morreram, estavam à superficie, perto da saída de água do filtro. : )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquário já está ciclado há bastante tempo e ninguém morreu

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ok, entendi mal essa parte... mas o que disse mantém-se válido. O tanque está ciclado... mas o sítio onde se encontra a maioria das bactérias é no filtro e não no aquário, por isso ao retirares o filtro ciclado e meteres um novo estás a quebrar o ciclo, o que implica um aumento de amónia e nitritos. A quantidade de bactérias existente na água e no aquário em si, dificilmente é suficiente para transformar toda a amónia e nitritos produzidos pelos peixes.

Um dos sintomas da presença de nitritos e amónia é mesmo os peixes a respirar à superfície. Outro é a desorientação tipo bebedeira.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedrioo,

 

o que dizes é válido e não estou a contrariar, mas neste caso...

Agora pus a flauta do filtro fora de água ,e a água a cair como se fosse uma cascata. E agora os peixes já "normalizaram"

 

Tpa's grandes à noite, por vezes causam sustos destes de manhã.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro novo + tpa de 60%... está tudo dito lol

 

Viva,

 

 

Cheira-me a que anda prai uma teoria forte, consistente e fundamentada.

 

Como é sabido, os camelos são animais com algumas virtudes, mas não tão inteligentes quanto os Pedros(tambem é o meu nome por isso estou tranquilo).

 

Agora fora de brincadeiras.

Pelo sacrossanto valor da partilha do conhecimento, se essa teoria for clarificada e fundamentada, ficava aqui uma explicação decente para quem iniciou o tópico e para futuros membros que possam fazer uma pesquisa por idênticos sintomas.

 

Uma teoria bem fundamentada, até pode não se aplicar ao caso concreto, mas deixa um registo digno para os outros consultarem e formarem uma opinião.

 

Se possivel, partilha connosco a ideia que tens em mente.

 

Cumps,

PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

camelo00, a teoria já foi explicada no meu penúltimo post.

 

Resumidamente: retirou-se as bactérias... quebrou-se o ciclo e a amónia e nitritos deixaram de ser processados acumulando-se no aquário intoxicando os peixes.

 

Discordas em alguma coisa?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não posso discordar da teoria, mas da sua contextualização no cenário em questão.

 

Repara na cronologia dos posts:

 

May 18 2010, 07:11 PM - Ed_boy pede ajuda: "...tenho todos os peixes (até os de fundo) à superfície da água."

2 horas mais tarde...

May 18 2010, 09:09 PM - Ed_boy diz: "Agora pus a flauta do filtro fora de água ,e a água a cair como se fosse uma cascata. E agora os peixes já "normalizaram""

 

Pergunta: temos aqui um ciclo relampago em 2 horas? Como posso interpretar esta situação?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na minha opinião, apostava numa conjugação de factores mencionados pelo crush e pelo camelo00, nomeadamente: variação significativa dos parâmetros da água (pH e temperatura), juntamente com a questão da oxigenação da coluna de água.

Já agora, esclarece mais uma coisa: tens substrato no teu aquário? Porque para além de existirem bactérias no filtro, existe sempre uma colonização, mesmo que seja em menor escala, no substrato.

Penso que não deverias fazer uma TPA de tamanha dimensão a menos que algo de errado se passasse no aquário. É uma mudança demasiado agressiva para os peixes.

Mas esta é apenas a minha opinião... deves pegar em tudo o que foi dito e enquadrares na tua realidade especifica.

E já agora, como estão a reagir os peixes??

 

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.