Limpeza de Filtro


Recommended Posts

Boas tardes venho por este meio perguntar de quanto em quanto tempo se deve de limpar o Filtro externo e de que maneira se deve de limpar?

Quem tinha o meu aqua falou-me que limpava os filtros internos com agua corrente e detergente, mas ja ouvi de outros colegas que se deveria de lavar com a agua do aquario.

Tenho um Filtro externo EHEIM CLASSIC 2215 para um aqua com as seguntes medidas L-120 ; P1-35 ; P2*-40; A-50 e se não me engano será perto de 250 a 275 Litros.

 

*- P2 e a medida do ponto mais largo do aqua situado a cerca de 2/3 da Largura do mesmo visto ele ser panoramico em que o vidro tem esta forma na frente -> ~

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

hhhhh.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

Teoricamente deves limpar o filtro externo de 2 em 2 ou 3 em 3 meses no entanto tudo depende da quantidade de fauna que "albergas" ou da necessidade.

Pessoalmente eu nao deixo passar os tres meses mas se o fluxo de saida de agua diminuir faço a limpeza antes(Inclui tubagens se necessitarem claro, devido ao depósito de Algas nas tubagens).

Agora se fazes a limpeza convem fazeres com agua que retiras do aqua, isso evita que as bactérias que estão alojadas nas massas filtrantes morram mas mais uma vez isto é teoricamente(eu faço)(aqua 180Lt).Se tiveres um aqua com +-300Lt podes passar agua da torneira no filtro, essas bacterias morrem mas existem mais umas milhoes no areão.

 

Espero ter ajudado, mas na multidão de conselhos está a sabedoria!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André...

 

Eu faça limpeza por fases... ou seja, de 2/2 meses limpo alternadamento os pratos me massa filtrante a fim de minimizar a perda das colonias de bacterias e de 6/6 meses limpo as mangueiras. O meu aqua tem 250l. Tenho um SUn-Sun.

 

Tens de ver o que melhor se aplica ao teu aqua

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Andre

 

Filtro com detergentes ... como diz o outro tony .... JAMÉ !!!!!!

LOL

 

Deves limpar o filtro com a agua do aquario e evitar limpar o mesmo a fundo.

Ao nivel das materias filtrantes onde as bacterias estão alojadas tenta fazer o minimo de estragos possiveis da a limpeza ser quase um passar pela agua apenas e nunca limpes todas as materias filtrantes que estão no filtro.

 

Depois ha o tempo da limpeza. Isso para mim depende do tipo de fauna.

Eu nos camarões tenho um 2211 e limpo o filtro 1x por ano ... ouve alturas em que limpei 1 ano e meio em 1 ano e meio.

Ao nivel dos peixes, ai já limpo de 3 em 3 meses mas como te digo é mais pelo senso comum que faço isso.

 

Vejo sempre a qualidade da agua do aqua e a qualidade da agua do caudal que sai do filtro e enquanto não precisar de melhor n mexo melhor assim.

 

Mas isto é o que faço .... vou levando as coisas assim ... cada caso é um caso !!!

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó ssmalmeida eu tambem tenho um filtro como o teu ja pensei tambem limpar as mangueiras mas como? k metodo utilizas para limpar as mangueiras por dentro?

 

Boas culhudo...

Tal como o Vang diz existem escovilhão para limpar... Eu utilizo um DIY, Basicamente é uma corda de nylon, que na ponta tem 1/4 de um esfregão verde com esponja da cozinha que era novo e só utilizo para isso... e depois é o principio do escovilhão (passo 2 ou 3 vezes) e tá feito...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.