Primeiro Aquário


Ze_Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Depois de ter lido (não muito) sobre o assunto, fui fazendo a recolha de material nos últimos 2 meses e há 10 dias que plantei o aquário e hoje introduzi os primeiros peixes.

 

O tanque foi-me dado por um amigo que já vinha com luz e filtro.

É um tanque com dimensões de 60x30x30cm e já depois de introduzida a decoração, levou 40L.

 

Tem um termóstato de 50w que mantém a temperatura nos ~24ºC.

A luz está ligada 12 horas por dia.

 

O pH está na casa dos 7.

O resto dos testes ainda não comprei.

 

geral.jpg

Vista geral

 

Tenho 3 tipos de plantas que não faço ideia o que sejam, ficam fotos mais pormenorizadas de cada espécie:

 

planta1.jpg

 

planta3n.jpg

 

planta2v.jpg

 

Os peixes são 6 ao todo.

 

1x Guppy

3x Tetras

1x Limpa Vidros (?)

1x Desconhecido

 

goopie.jpg

Guppy

 

tetrap.jpg

Tetra

 

limpavidros.jpg

"Limpa Vidros"

 

preto4.jpg

 

preto3f.jpg

 

preto2.jpg

 

preton.jpg

Desconhecido

 

Alguém consegue identificar este Desconhecido?

E já agora o nome cientifico do Limpa vidros?

 

A comida que vou usar é esta:

 

comidal.jpg

 

Tenho noção que há muitas coisas que não foram feitas da melhor maneira neste aquário.

Por exemplo a capacidade, mas como foi um aquário dado, não tive escolha e se não me fosse oferecido provavelmente não me iniciaria na aquariofilia.

 

laterals.jpg

 

lateral2v.jpg

 

98536918.jpg

 

Todas as sugestões são bem-vindas.

 

Abraço,

Zé Lopes

Editado por Ze_Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as sugestões são bem-vindas.

 

Abraço,

Zé Lopes

 

 

Viva zé.

 

Temos de começar por algum lado não é? :transport027: Não está nada mau para o primeiro.

 

Atenção:

-Ao não teres os testes não tens a certeza de que o teu aquário está ciclado, e como tal podes estar a por a vida dos habitantes em risco. Deverás fazer TPA's de 20% todos os dias durante uma semana, de forma a assegures que os teus peixes têm sempre alguma percentagem de água nova disponível no aquario até este estar pronto.

-Pareçe-me que a pedra grande do lado direito é calcária, certifica-te de que o valor do PH está como dizes. Se estiver na casa dos 8, tira essa pedra.

-Desloca-te a uma loja de aquariofilia e compra granulados adequados para os Neons e guppies, as outras duas espécies não sei identificar.

 

Boa sorte

cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Spaar,

 

Obrigado desde já pela resposta.

Parece que nestas coisas, é sempre difícil acertar á primeira. Devia ter lido mais antes de começar.

 

Quanto á pedra, já a retirei, parece que é boa para ciclídeos, pena ter custado 20€ e agora ficar encostada.

 

Comprei os testes de Amónia e de NO3. Só depois de ler o manual é que percebi que para este estágio não é de grande importância.

 

A amónia está a zero ou muito perto de zero, o que faz sentido porque ainda só alimentei 2 vezes e os peixes ainda só estão há pouco mais que 48 horas no aquário.

 

amonia.jpg

 

amoniachart.jpg

 

Fiz o teste antes de fazer um TPA de 10%, acho que não valia a pena fazer mais, com estes níveis de amónia.

Os TPA's são feitos com água (50% Torneira 50% Mineral) repousada, oxigenada, com a mesma temperatura do aquário, com pH de ~5.9 (o pH tão baixo é para ver se consigo ir baixando o pH do aquário aos poucos) e com Tetra AquaSafe e Nutrafine Cycle.

 

img1291m.jpg

 

O pH está um pouco alto: 7.21 @ 24.3ºC

A dureza da água, ainda não percebi bem as conversões, mas de momento só consigo medir a condutividade.

EC: 0.26 (130ppm @ 0.5 CONV).

 

Aproveitei também para fazer teste aos nitratos, e também deu o mínimo, penso que seja 5.

 

Tenho algumas dúvidas para agora:

 

1- Devo continuar a fazer TPA's mesmo tendo niveis baixos de amonia? Ou começo só os TPA's quando a amonia começar o pico?

 

2- A minha água é muito dura (0.1 EC, ~100ppm @ 0.5 CONV) e com pH elevado (~7.5). Só juntando 50% de água de compra é que consigo fazer com que o pH estabilize, caso contrário posso baixar para pH 5, passado algumas horas está perto dos 8 novamente. Existe alguma maneira para dar a volta a esta situação? É que acabo por usar muito pH down o que acaba por aumentar (não muito) o EC da água, o que acaba por ser inútil, já que acaba sempre por voltar ao pH de origem.

 

3- O meu areão que se vê nas fotos acima é calcário?

 

4- Que plantas aconselham para aquários de luz relativamente fraca, resistentes para por na parte de trás? Comprei uma Violácea, só quando cheguei a casa e fui pesquisar que espécie era e vi que a planta mal se dá em aquários, não percebo porque as vendem como plantas aquáticas.Isto para dizer que preciso de plantas para o fundo do aquário para substituir esta.

 

5- Qual o nivel que se deve encher o aquario, eu enchi até ter uma margem de ~2cm. É muito? Devo deixar uma maior margem?

 

Por agora acho que é tudo. Muitas mais surgirão certamente.

 

PS - o peixe preto já descobri que é um peixe faca, e descobri também que pode atingir dimensões enormes. Perguntei ao responsável da loja se não crescia muito, porque já veio com um bom tamanho, e ele disse-me que não. Enfim. Tenho de começar a pensar num outro destino para o peixe.

 

facag.jpg

 

plantax.jpg

Violácea (Alternanthera sessilis var. 'rubra')

 

Obrigado desde já,

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para veres se e calcario ou nao, basta retirares um pouquinho do areao e pores vinagre ou gotas de limao.

se borbulhar claramente e porque e clacario. se nao fizer nada e porque nao e.

realmente tens que ter mais material calcario para te subir tanto o pH (isto visto que o pH da agua que colocas e mais acido, suponho eu, mas de qualquer modo testa o pH da agua de torneira a mesma temperatura que a do aqua)

nao uses quimicos para baixar o pH! as variaçoes do pH recentem se nos peixes...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A parte da pedra está já resolvida.

 

planta2v.jpg

 

É aquática?

Peço desculpa se estou errado mas n conheço a planta.

Caso n seja ... vai apodrecer e por isso tem que sair.

 

Ao nivel do faca tenho 2 .... cada um já com 15 cm.

Vieram pequenos. É o peixe que mais gosto no meu comunitário .... tem um comportamento super interessante e pacifico. Apesar de haver más experiências com outros users eu nunca tive problemas com ele.

Até terem este tamanho já lá vai mto tempo por isso não te preocupes já com ele, tenta sim melhorar as condições de todos os peixes nesse Aqua.

 

Ao nivel das plantas com baixa manutenção tens Anubias, Vallisnerias, Fetos de Java .... ha bastantes topicos por ai com algumas ideias e dicas de plantas. Ve no subforum plantas nos peixes de agua doce.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Joao_Costa: A planta foi-me vendida como aquática, não faço ideia o que seja.Vou estar atento para ver sinais de apodrecimento.

Quanto ao peixe faca,concordo, tem um comportamento bastante interessante.

 

Em relação ás sugestões de plantas, estou a pensar mandar vir daqui, caso eles mandem plantas por correio. Alguma planta aconselhada em concreto dessa lista?

 

Hoje fiz novamente o teste da amónia, continua a zero ou muito perto de 0.

 

Ainda continuo com as duvidas, se me poderem responder a estas que tenho mais urgência em saber:

 

1- Devo continuar a fazer TPA's mesmo tendo níveis baixos de amónia? Ou começo só os TPA's quando a amónia começar o pico?

 

5- Qual o nível que se deve encher o aquário, eu enchi até ter uma margem de ~2cm. É muito? Devo deixar uma maior margem?

 

6 - Quantas horas devo ter a luz ligada? De momento está em 12 horas ligada.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

 

Zé Lopes

Editado por Ze_Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Sou um completo novato nestas andanças e também montei agora o meu primeiro aqua, mas pelo que vi parece-me que o teu peixe preto é um peixe-faca-palhaço.

Procura imagens no google e vais encontrá-lo... acho que o vi em duas cores: cinza com manchas e preto listado a branco na cauda

 

Boa sorte com o aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

itui cavalo, fantasma, ha varios nomes para esse peixe.tive ma esperiençia com ele, mas o problema nao foi ele.compreio com 5cm e as minhas 4 viuvas(tetras negros) acharam piada a ele ser todo preto e com a ponta branca, que comeram-lhe a cauda ate desaparecer a parte toda branca, tive mesmo pena no bixo, foi durant euma noite apenas!nao aconselho ituis pequenos com cardumes de tetras....muito menos barbos tigres.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Devo continuar a fazer TPA's mesmo tendo níveis baixos de amónia? Ou começo só os TPA's quando a amónia começar o pico?

 

5- Qual o nível que se deve encher o aquário, eu enchi até ter uma margem de ~2cm. É muito? Devo deixar uma maior margem?

 

6 - Quantas horas devo ter a luz ligada? De momento está em 12 horas ligada.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

 

Zé Lopes

 

 

 

 

 

Sim, uma tpa de 15 em 15 dias. é sempre importante para manter o aquario saudavel.

 

Eu encho a uns 2,5 cm das lasmpadas se ele for fechado e a uns 2 cm da superficie se ele for aberto.

 

12 horas é demasiado. embora tenhas o CAE para comer as algas elas vao comecar a surgir devido ao excesso de tempo de iluminação.

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.