Meu 1º Aquario


nemocir

Recommended Posts

Tamanho de aquário : 33 L

Iluminação : 2x7W (Baixo Consumo)

Filtragem : 200 L/h interno (compra de filtro externo proximamente)

Fauna:

Ainda em estudo mas sera dentro do basico pra principiantes

 

Flora:

Planta Musgo de Java

Planta Limnophila sessiliflora (acho eu)

Planta Eleocharis parvula

 

 

Boas,

aqui relato o meu inicio neste Hobby (ou será modo de vida :puppydogeyes: )

 

Foi montado hoje, depois de algum estudo, agora é so deixar maturar e decidir de vez os peixes, os primeiros serão umas corridorias panda.

 

aqui ficam umas fotos,

 

cometários e sugestões são bem vindos

 

um abraço

 

r0015741.jpg

r0015742.jpg

r0015743.jpg

r0015747.jpg

r0015749.jpg

r0015751.jpg

r0015754.jpg

r0015753.jpg

r0015757.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário bem bonito. Simples. Para primeiro aquário, está bem catita. É um pouco pequeno (depois de andares nisto algum tempo vais perceber o que te digo...), mas já dá para fazeres umas coisitas engraçadas...

 

Parece-me que está a faltar-te um termómetro, para controlares a temperatura.

 

Os filtros externos são sempre melhores, mas...a menos que estejas a pensar comprar um aquário maior no futuro, não te valerá muito a pena, até porque os filtros externos têm todos um caudal demasiado forte para esse aquário (até o interno que tens tem um caudal demasiado forte) e num aquário desse tamanho, acho que não justifica. Um de cascata seria melhor opção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário bem bonito. Simples. Para primeiro aquário, está bem catita. É um pouco pequeno (depois de andares nisto algum tempo vais perceber o que te digo...), mas já dá para fazeres umas coisitas engraçadas...

 

Parece-me que está a faltar-te um termómetro, para controlares a temperatura.

 

Os filtros externos são sempre melhores, mas...a menos que estejas a pensar comprar um aquário maior no futuro, não te valerá muito a pena, até porque os filtros externos têm todos um caudal demasiado forte para esse aquário (até o interno que tens tem um caudal demasiado forte) e num aquário desse tamanho, acho que não justifica. Um de cascata seria melhor opção...

 

o termometro está na lateral, e autocolante :puppydogeyes: , vou comprar um, o ser pequeno concordo, mas para começar acho porreiro, e depois sempre dá para usar como quarentena, ou outra coisa.

 

o filtro interno e muito limitado no tipo de filtragem, relativamente a ser muito forte eu concordo, vou investigar o mercado pra ver se arranjo um externo porreiro e que dé para o futuro, tenho e de por uma regua de saida GRANNDEE, ou mesmo duas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ver a imagem fique com uma dúvida: diz que tem 41 dm3, mas só tem 33 litros. Algo não bate certo, porque supostamente, 1dm3 é igual a 1 litro...Diz as medidas do teu aquário, se faz favor.

 

Os filtros interiores são mais fraquinhos, mas podemos melhorá-los. Normalmente só vêm com uma esponja. Podemos comprar alguns tipos de matérias filtrantes e adicionar na caixa. Sempre são mais sítios onde se pode alojar as bactérias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ver a imagem fique com uma dúvida: diz que tem 41 dm3, mas só tem 33 litros. Algo não bate certo, porque supostamente, 1dm3 é igual a 1 litro...Diz as medidas do teu aquário, se faz favor.

 

Os filtros interiores são mais fraquinhos, mas podemos melhorá-los. Normalmente só vêm com uma esponja. Podemos comprar alguns tipos de matérias filtrantes e adicionar na caixa. Sempre são mais sítios onde se pode alojar as bactérias...

 

53 x 26 x 34 (LxPxA)

O Filtro eON 200 que vem neste Kit supostamente tem esponja e carvão activado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu ao filtro cortei 1,5cm de esponja e coloquei 1 saco de ceramica SERA siropax mini, nas fotos dá para ver no topo do filtro a zona branca,

mas estou a pensar seramente num filtro externo, até porque ganho mais 0,5 l, o que em 33 é muito :medieval_mace:

 

há e realmente com 50% o preço era bom e não resisti.

 

Hoje chegaram os 1º dois habitantes do aquario 2 x LDA-025

 

http://www.planetcatfish.com/catelog/speci...?species_id=236

 

aqui vai uma foto que tirei de um deles.

 

r0015765.jpg

 

Vou continuando a dar noticias da evolução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tambem comprei um com 50% de desconto, fiz o ciclo e com uma semana de ciclo e quimicos adicionados tenho neste momento

8 peixinhos bem de saude 2 limpa vidros, dois limpa fundos ,um espada ,uma molly(prenha) e 2guppy´s (prenhas).

o filtro é fraco mas com o tempo vai lá...

boa sorte...

 

ps:comprei uma bomba de ar e uma pedra difusora para movimentar e oxigenar um pouco melhor a água.

Editado por _scatto_

A forma como comunicamos é tão ou mais importante como o que comunicamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tambem comprei um com 50% de desconto, fiz o ciclo e com uma semana de ciclo e quimicos adicionados tenho neste momento

8 peixinhos bem de saude 2 limpa vidros, dois limpa fundos ,um espada ,uma molly(prenha) e 2guppy´s (prenhas).

o filtro é fraco mas com o tempo vai lá...

boa sorte...

 

ps:comprei uma bomba de ar e uma pedra difusora para movimentar e oxigenar um pouco melhor a água.

 

Boas, realmente o preço era um espectaculo!!

Necessitas da bomba de ar? o meu filtro esta com a saida um pouco acima da agua e faz bolhas na agua com ninguem!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parece catita, tiveste algum cuidado realmente na preparação ... esse musgo se crescer como deve e tapar parte da pedra é capaz de fazer um bom efeito.

O areão para os LDA não é o melhor. São peixes que gostam de escavar e ter esconderijos e pelo que vejo esse areão é duro e pesado, tendo algumas pontas aguçadas.

 

Fizeste uma boa escolha pra iniciar e ganhares experiencia .... e como dizes ha sempre futuro para aquas dessa litragem no futuro.

 

Alem dos 2 dias de ciclo feito ja com peixes nada a referir ....

Os LDA tendem a ser resistentes pode ser que ajudem com as bacterias mas é sempre um risco Nemo.

 

Ao nivel do aqua como está tapado tem cuidado com o termostato .... tende aquecer bastante o aqua, no verão nos meus alguns desligo mesmo o termo porque a temperatura mantem-se como quero.

 

Não gostarias de colocar um fundo escuro no aqua? A luz realmente parece ser suficiente acho que o lado esquerdo menos elevado ficava melhor.

 

Boa sorte

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente o preço era um espectaculo!!

Necessitas da bomba de ar? o meu filtro esta com a saida um pouco acima da agua e faz bolhas na agua com ninguem!!!!!

épa nao sei mas ixo tb vai do gosto do pessoal,eu decidi colocar mais em baixo para dar uma boa corrente e movimentar as aguas(filtro fraco) e expetei a pedra difusora no meio do aqua pa ficar nice, mas plo menos é mais uma ajuda á agua(para filtrar e oxigenar.

olha as fots:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...2332_131646.jpg

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...2332_303731.jpg

cumps

A forma como comunicamos é tão ou mais importante como o que comunicamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na realidade tens 47 litros brutos...33 litros só se forem líquidos...E mesmo assim parece-me pouco...

 

Quanto à iluminação, tenho um aquário de 20 litros, com uma lâmpada de 12 watts e tenho-te a dizer que as plantas não gostam desse tipo de lâmpadas economizadoras...Nem o musgo...E eu tenho substrato e utilizo fertilizante líquido, mas acho que a luz dá cabo daquilo...Nenhuma planta (a não ser uma que tenho de crescimento rápido flutuante que cresce como se não houvesse amanhã) se dá bem lá...Logo vês a evolução do teu aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O areão até e bastante leve, os LDA enterrem-se nele e fazem-no voar com a boca como se não houvesse amanha, eu compreendo, estão a dar um toque pessoal a casa deles!!!!

 

Juntei a agua bacterias da API, o termostato tem um buraco na tampa por onde sai pode ser que mantenha bem a temperatura, até agora tem funcionado bem, a ver vamos agora que o tempo está aqeucer.

 

O fundo já estava a pensar por em preto, fico melhor.

 

 

Scatto o filtro em cima da linha de agua tambem provoca uma corrente porreira, mas como tu dizes gostos são gostos, mas descutem-se!!!!!:) depois cada um que decida por si.!!

 

A iluminação até agora tem dado bem as plantas estão ok e a crescer bem, a ver vamos, se calhar vou trocar uma delas por 15w.

 

Hoje é dia de testes a ver se está tudo bem, depois digo qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convem saberes que esse aquario é para iniciados, é um start kit... para as pessoas começarem no vicio. E depois começarem a investir mais dinheiro. É um bom truque e uma melhor maneira de começar que os de 20L. Ainda bem que começaram a aparecer esses startup kits melhores. Alem de que é sempre util. Eu ainda uso o meu aqua de 38L... e funciona bem. ja o de 20L deixei de usar aquela porcaria.

 

Nao sei se essa iluminação é suficiente para pores plantas. Não deve ser, é apenas para iluminar os peixes. é uma lampada? convem que seja um tubo... Podes comprar um tubo fluorescente à parte para apoiar de 13, 16 ou 18 Watts chega.

 

penso que deverias deixar por o substrato fertil num outro aquario quando ja soubesses mais sobre o assunto. isto para poupar dinheiro e problemas com algas, plantas e iluminação, pois já se nota que começaste a serio com plecos desse genero, plantas, substratos avançados. Algum conhecimento já tens à partida realmente

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o meu conhecimento vem de todos vos, e mais alguma coisa que tenho lido na net.

 

realtivamente a luz, as plantas por agora não se queixam, até a parvula está ok, talvez seja por o aquario não ser muito fundo, a Limnophila sessiliflora cresce quase 0,5 com por dia!!!!, se pegar bem todos os pes e continuar a crescer assim vou ter de dar uns pes ou fico com um aquario sem espaço para peixes ;)

 

Fiz os teste hoje,

 

PH-6,5

NH3-0

NO2-0,2

NO3-4

 

Parece-me bem, que acham?

Vou continuar a fazer testes diarios a partir de agora para ver a evolução (especialmente do NO3).

 

Aqui ficam 2 fotos da evolução dos verdes...

r0015770.jpg

r0015772.jpg

 

 

 

 

Editado para colocação de fotos

Editado por nemocir
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convem saberes que esse aquario é para iniciados, é um start kit... para as pessoas começarem no vicio. E depois começarem a investir mais dinheiro. É um bom truque e uma melhor maneira de começar que os de 20L. Ainda bem que começaram a aparecer esses startup kits melhores. Alem de que é sempre util. Eu ainda uso o meu aqua de 38L... e funciona bem. ja o de 20L deixei de usar aquela porcaria.

 

 

É uma questão de saber gerir bem o aquário. Tenho um de 20 litros, desde que aprendi umas coisas, não me dá problemas. Só não tenho flora mais bonita, porque nunca me dei ao trabalho de trocar por uma lâmpada a sério, que vem com aquelas economizadoras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

na segunda passada fiz o meu 1º tpa de 30%, os nitratos chegaram a 50!!!!! :thumbup3:

 

Hoje ao olhar melhor descobri este habitante intrusa, pelo que percebi e um caracol que vem nas plantas e pode tornar-se uma grande praga, assim, foi logo dada ordem de despejo ao ocupa.

 

r0015785.jpg

 

Acho que diz bem, estive a procura e só vi uma, será que já há mais? poe ovos?

 

se alguem souber, a informação é bem vinda

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a minha Eleocharis parvula está a ficar com uma forma algo estranha, alhuem me sabe dizer porque?

 

Devo fazer uma poda, visto que está a pegar bem , e ve-se a nacer muitos rebentos, e já consigo ver raizes na zona do substrato no vidro do aqua., vou fazer uma TPA hoje, assim uma resposta se devo ou não fazer a poda era bom.

 

r0015801.jpg

 

obrigado.

Editado por nemocir
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Comprei recentemente um aqua igual ao teu, mas sem filtro e nem aquecedor. Comprei à parte uma calha da Boyu PL 18 W.

A ideia é construir uma aqua parecido com o teu, com flora pouco exigente.

Quanto à E. parvula, ela está mal plantada...

No cascalho preto ela não vai ficar tipo tapete, vai tentar crescer por entre o cascalho. Opta por areia fina para ficar tipo relva (penso eu, porque ainda não experimentei)

Já agora: qual a litragem/hora do teu filtro? O aquecedor é de quantos Watts?

Vai dando notícias e fotos do desnvolvimento :rolleyes:

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podias meter um fundo escuro, com essas plantas ficava muito bem. O filtro externo para essa litragem não acho que seja uma prioridade mas parece-me que esse que tens tem poucas matérias filtrantes. Bom início :)

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.