reprodução de Corydoras Pygmaeus


Spaar

Recommended Posts

equipamento.jpg

 

Venho partilhar convosco este pequeno projecto\experiência que desenvolvi nestes ultimos 2 meses.

O objectivo foi reproduzir Corydoras Pygmaeus sem isolar os Pais, tenho um pequeno cardume desta espécie no aquário principal de 100Litros, e estando bem plantado é me impossivel apanhar os adultos de forma a forçar a reprodução. Então fiz o seguinte:

 

Setup:

 

Cubo Acrílico 18x18x18

 

Filtro interno Dolphin KF-150

Termoestato ELITE 10w

Substracto fertil JBl 1Kg comprado a vulso

Iluminação 10w comprado no Chinês- Esta iluminação surtiu pouco ou nenhum efeito na Flora plantada. Exceptuando o musgo de java, que cresceu consideravelmente bem.

 

Fauna:

Caridinas Japónicasx2

 

Flora

Musgo de Java

Cacomba

 

 

 

 

Coloquei Hygrophila difformis na superificie do aquário principal. Creio que esta planta pode ser utilizada como flutuante, sendo que grande parte da sua alimentação é feita pelas folhas. Prova disso é o seu apetite por Nitratos e a saude\crescimento que demonstrou durante estes 3 meses desde que a utilizo como tal. Provoquei a desova das corydoras simulando chuvas, com TPA's diários de água quente e fria. ao fim de duas semanas passei a Hygrophila difformis para o Cubo, como podem ver na imagem em baixo.

geralm.jpg

 

Claro está, que vários ovos de Corydora Pygmaeus foram desovados pela progenitora na sombra e protecção que a Hygrophila oferecia, então só ao 13\14º dia, é que finalmente avistei resultados, e começei a ficar entusiasmado com o projecto:

magino que tenha cerca de 8\10 dias de idade

cory1y.jpg

 

Quanto mais dias passavam, mais alevinos eu descobria, por volta do dia 18º contava 3 corys e apresentavam-se assim com 1cm de comprimento:

cory2.jpg

 

Por volta do 40º dia, já contava 6 cory e começaram por esta altura a adquirir a coloração dos Pais.

Na Foto em baixo, é possivel de se indentificar as duas colorações sobrepostas.

cory3.jpg

 

Dia 60º , Penso serem 6 e não mais, só quanto as transferir é que vou ter a certeza. Duas delas estão prontas para se juntar ao pais, no entanto vou aguardar e transferir todas de uma vez.

cory4.jpg

 

Manutenção:

 

Não tive grandes preocupações com a sua Alimentação, não comprei micro-algas ( o recomendado ), usei pastilhas "NovoTab" da JBL trituradas pelos meus dedos desde o início até hoje. O cubo já estava em funcionamento à algum tempo, imagino que elas se tenham alimentado durante a primeira semana de algumas algas que felizemente tenham crescido anteriormente.

 

TPA's, não fiz. Limitei-me a repôr a água evaporada. Notem que 5Litros de água estabilizados é dificil de manter e qualquer acidente têm proporções enormes. A Cacomba e a Hygrophila difformis foram especialmente escolhidas para esse efeito. Conhecidas por consumirem mais Nitratos do que a generalidade das plantas.

 

 

Lembro-me, no meu início, ter procurado informação acerca da Reprodução desta curiosa espécie por todo o lado e não ter encontrado. Aqui fica, para futuros e para curiosos a minha contribuição.

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom projecto bom esforço e bom investimento! :) pena o numero de corys obtidos tenha sido reduzido mas ainda assim estás de parabéns.

obrigado por partilhares a experiência e grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei Hygrophila difformis na superificie do aquário principal. Creio que esta planta pode ser utilizada como flutuante, sendo que grande parte da sua alimentação é feita pelas folhas. Prova disso é o seu apetite por Nitratos e a saude\crescimento que demonstrou durante estes 3 meses desde que a utilizo como tal. Provoquei a desova das corydoras simulando chuvas, com TPA's diários de água quente e fria. ao fim de duas semanas passei a Hygrophila difformis para o Cubo

 

Obrigado por partilhares a experiência, mas fiquei com uma dúvida.. A suposta desova terá ocorrido no aquario principal, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por partilhares a experiência, mas fiquei com uma dúvida.. A suposta desova terá ocorrido no aquario principal, certo?

 

 

Sim. Os pais nunca saíram do Aquario principal.

 

cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns amigo!

... só assim? Até parece a coisa mais fácil do mundo! EHEHEH

Quantos ovos poderás ter passado para o cubo?

Um abraço!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais