Loja problemática


Lilyanna

Recommended Posts

Fui há pouco comprar um papel para por no fundo do meu aquário, e como não podia deixar de ser fui ver os peixinhos... deparei-me com uma situação horrível naquela loja!

os aquários estão sub-povoados com peixes para venda, limpa-fundos uns em cima dos outros aos cantos, um aquário com mais guppies que água... e peixes mortos? nunca tinha visto tantos na vida... e também estão doentes, são muitos aqueles que têm fungos nas barbatanas e elas já estão todas partidas...

é mesmo lastimável

estava uma senhora a reclamar que tinha comprado lá uns peixes e que tinham morrido todos!

 

o que eu queria saber é se posso telefonar para algum lado a avisar desta situação? aquela loja é claramente um matador de peixes além de estarem a vender peixes muito doentes às pessoas, estão a ir contra uns quantos pontos da declaração universal dos direitos dos animais... os peixes têm tanto direito a uma boa vida como os cães e os gatos e outros animais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! tens toda a razão mas se não soubermos o nome da loja como evitamos de lá ir? em 1º lugar num protesto tem de existir a denuncia que tu muito bem fazes mas tem de haver tambem a declaração de nomes ou culpados que é isso que no fundo essas pessoas(da loja) são, para que se possa iniciar um apelo. de resto é complicado puderes fazer algo contra isso a não ser que mais ninguem ou quase ninguem comprasse lá peixes, até o negocio estar tão fraco que já não merecesse a pena ter aquarios! não estou a ver nenhuma instituição que chegue a essa loja e castigue essa gente...pois se o dono da loja em si não for cuidadoso tambem não vai pagar um ordenado de jeito a um empregado especialista em aquariofilia e é isso que muitas vezes se vê em certas lojas ou seja pessoas a fazer part-time ou full-time sem perceberem um chavo da questão, apenas querem um emprego e com todo o direito.

por isso mesmo o melhor que tens a fazer é comunicares o nome da loja por aqui e desaconselhar as pessoas a irem lá! mas é muito dificil... pelo menos a senhora que reclamou e tu já lá não vão! e é assim que funciona! talvez essa senhora conte aos amigos assim como tu nos contas este episòdio triste, mais um! nesta imensa novela que são as lojas de animais...enfim...

cumprimentos, Tiago Guerreiro

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não coloquei porque não sabia se era permitido ou não, mas se é então tudo bem: a loja em questão faz parte do complexo comercial do Intermache em Évora, a loja pertence mesmo ao dono daquilo, os funcionários são do bricomaché e não percebem nada de aquários.

A não ser que tenham um complexo psicopata e muito dinheiro não comprem lá peixes...

Editado por Lilyanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...porque não sabia se era permitido..." permitido não é de certeza o que essas lojas fazem,ou pelo menos não devia ser!!! temos de expor tudo o que esteja errado nem que seja para informar mais meia duzia de aquariofilistas que possam ir lá cair, se bem que uma pessoa com alguma experiencia reconhece logo onde deve e não deve comprar animais. boa acção a tua ao expores essa loja e como te dizia qualquer empregado serve para tratar de animais até o que lava os wc's!!!

cumps, Tiago

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso realçar completamente aquilo que a Lilyanna referiu, aquela loja, isto se podemos chamar de loja, para além de não ter pessoas crediveis que não entendem nada do que estão a fazer, a maior parte dos peixes estão sem brilho nenhum e com cores bastante desgarradas, nunca comprei lá peixe nenhum, nem tenciono comprar, mas não pude deixar de realçar aquilo que aqui foi dito.

 

Sinceramente em Évora, loja digna de peixes não existe nenhuma, o mais perto ainda é em montemor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah olha que agora há uma muito porreira no bairro da casinha, onde era a Bacelar móveis. A senhora é muito simpática, percebe da coisa, é prestável, se os peixes estão doentes ela não os vende.

É lá que comprei tudo para voltar a montar o meu aquário: material eléctrico, o tronco (comprei um na feira-nova e só tive problemas), os peixes e as plantas (que custam tipo 4€, no inter tão a 7€), areão, fertilizantes...

Vai lá dar uma vista de olhos : )

 

Mas pergunto-me se não há nada a quem apresentar queixa, podemos reclamar de maus tratos a cães e gatos, mas não de peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do bairro da casinha era a antiga loja que estava ao pé do modelo ? Se me conseguisses dar a morada exacta, agradecia, que não vou muito para esses lados.

Piores lojas cá em Évora, claramente a do Intermache e a do antigo Feira-Nova, agora Pingo Doce.

 

Sinceramente onde se compra mais barato a meu ver é aqui nos patrocinadores do fórum, os portes é que são o pior da coisa, mas divididos por mais pessoas, fica muito mais em conta a vontade.

 

De qualquer das formas passa pela loja Bichus em Montemor, que irás ver uma grande loja e gente que percebe do assunto.

 

Quanto a tua dúvida, sinceramente não sei se levará a bom cabo reclamar, penso que a única forma de acabarem com aquele serviço indecente, é deixarem de haver pessoas que vão lá comprar peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma amiga que vive em montemor e me falou bem dela, estou para ir lá esta semana e vou sem dúvida meter o nariz na loja.

 

esta loja que te falo não tem nada a ver com a do Modelo, essa pertencia ao hospital veterinário, mas olha que as moças pareciam entendidas no assunto e não me lembro de ter visto peixes mortos nos aquários da loja. mudou-se para outro sitio qualquer.

 

agora deixa ver se te consigo explicar bem a que te recomendo lol acho que quando abriu até só vendia rações. assim: a loja fica no bairro da casinha sul, aquele mesmo lá ao fundo, entras passas o largo onde esta a igreja e viras na primeira à esquerda e vais até ao fundo, depois viras à direita e vês logo a loja, tem um toldo gigante na entrada e tudo, segundo o google maps a rua chama-se r. maria joaquina caeiro, mas se te sentires perdido pergunta porque só há aquela loja ali.

 

depois diz o que achas da loja.

Editado por Lilyanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda, para a semana passo por lá e já te digo a minha opinião.

 

Quanto a loja que te falei ao pé do Modelo, na altura que fechou tinha lá um papel a dizer que mudaram-se para o Bairro da Casinha, foi por isso que associei a essa tal loja que referiste.

 

Quanto a de Montemor, aproveita e vê as 3 lojas de peixes que tem por lá, uma delas onde aceitam troca de peixes.

 

Cá em Évora ainda te resta outra loja de peixes, ao pé da florista, não sei se conheceste, até tem +/- boa variedade de peixes, mas pessoas que não entendem nada daquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao se calhar é... podem ter feito um acordo com o tipo das rações. Mas não sei mesmo lol

 

Ainda há mais duas depois dessa loja sinistra ao pé da florista, quando lá fui tive que ir pedir para abrirem a loja e tinham tudo às escuras... não achei nada interessante... até tenho ideia de o peixe que lá comprei ter morrido.

 

acho que há uma no alto dos cucos, e um outra onde fica a Gascan... não sei o nome do bairro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse tipo de lojas deveriam de ser banidas do país....

 

apenas para ilustrar...em Inglaterra, onde morei alguns anos, tinha uma loja em que mais parecia um matadouro, sem condições......

a NSPCC (protecção de animais) descobriu o sucedido...(ajudou o facto de trabalhar para um jornal :( ) o proprietário foi preso, pagou uma bela de uma quantia á NSPCC e foi proibido de ter qualquer tipo de animais, quer domésticos, quer para venda.....

 

aqui em Portugal....é sempre a velha máxima..."deixa andar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Basta apresentar reclamação no livro de reclamações e enviar uma das cópias directamente para a ASAE.

 

A "loja" de peixes, tambem do Bricomarche de Ourém, está no mesmo estado, uma vez questionei o porque de tanta comida podre e peixes mortos nos aquários e a senhora disse que era normal, depois na sexta-feira é que se limpa.

 

È um crime!!!!, Já que não gostam de trabalhar (é só para receber), podiam gostar de animais.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para "mandar abaixo" ainda mais o grupo dos Mosqueteiros, e a sua famosa rede de lojas de peixes ornamentais. Sempre que tenho que me deslocar ao BricoMarché de Almada (situado em Vale Fetal, Sobreda) por um ou outro motivo, aproveito sempre para dar uma olhadela nos aquários e no conjunto das minhas visitas pude observar um conjunto de situações bastante graves, na linha do que foi referido neste tópico.

 

As mais flagrantes sendo:

- Peixe tatuado; pois é, eu também não acreditei quando vi, mas está lá, um ciclídeo de cor rosada com dois autênticos borrões de tinta (azul e vermelha).

- Aquários sobrepovoados; tipicamente os aquários de vivíparos sempre com muitos peixes, quase que não dá para ver o fundo do aquário.

- Muitos peixes mortos; e os mesmo a serem comidos por outros peixes.

- Plantas mortas; apesar da variedade e quantidade ser muito reduzida, praticamente todas as plantas estavam para lá de salváveis.

- Muita comida apodrecida e algas; na realidade tudo o que resulta de uma fraca manutenção.

- Aquários abertos; o que permitiu que algumas pessoas metessem as mãos na água tentando tocar nos peixes.

 

Além disso, pude também observar alguns comportamentos menos próprios no que diz respeito ao manuseamento e conservação dos animais:

- Um funcionário a vender ao mesmo cliente peixes dourados de água fria e guppies, para o mesmo lago. Eu sei que o cliente é que manda, mas achei bastante estranho o funcionário não aconselhar o cliente que tinha claramente o objectivo de misturar as duas espécies num lago exterior.

- Um funcionário a colocar peixes de aquários diferentes no mesmo saco de plástico para o cliente levar.

- Um funcionário a vender peixes a um cliente que claramente ainda ia montar o aquário. O cliente levava no seu carrinho de compras todo o equipamento necessário para quem se inicia na aquariofilia (aquecedor, filtro, areão, comidas, pedras difusoras e variados ornamentos, e sim, um aquário...). Basta percorrer aqui o fórum para rapidamente se perceber os vários cuidados que é necessário ter em aquários recém-montados, nomeadamente o ciclo de azoto e a ambientação dos peixes. Das duas uma, ou o funcionário não sabia mais e melhor que aquilo; ou então estava mais interessado em vender. Assim claramente vende mais vezes.

Parece que é essa a palavra de ordem: vender enquanto os peixes estão vivos.

- Também, tipicamente quando fazem o saquinho para os peixes, os funcionários não deixes uma quantidade de ar razoável dentro do saco. Normalmente dão um nó mesmo ao nível da água.

- Ouvi um funcionário informar um cliente que tinham duas espécies misturadas no mesmo aquário para que uma se alimentasse da outra. Eu não conhecia as espécies e agora não me recordo dos nomes mas era claramente um variante de tetra e um peixe bastante maior (cerca de 10 cm). A expressão utilizada foi: "Até estou admirado como esses ainda aí estão. Estão a safar-se bem!". Não sei se é normal proceder desta forma, ou se aquela espécie não come flocos, mas pareceu-me escusado.

 

Assim de repente não me lembro de mais, mas já dá para ter uma boa ideia.

Pelos testemunhos anteriores parece que é a situação normal nos BricoMarchés espalhados pelo país.

É triste que os peixes sejam mantidos nestas condições.

 

Fica a mensagem: não comprar nesta cadeia de lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

é bom saber que o problema não é só este brico que dá problemas! o proprietário não trata muito bem os seus funcionários, quanto mais os animais.

resta saber o que fazer...

não faz mesmo sentido nenhum o que se passa lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ler todas estas barbaridades que se passam pelo pais fora resolvi também denunciar uma situação que vi há uns tempos pela altura que decidi montar o meu aquário. Fui por outros motivos ao Maxmat de Aveiro e reparei que havia uma secção de dedicada a peixes. Quando cheguei perto dos aquários vi que praticamente todos os peixes estavam doentes, um ou outro já morto e mais uma meia dúzia que não deveria passar daquele dia, já com as barbatanas meias comidas/apodrecidas e as cores completamente esbatidas. Igualmente grave foi o meu namorado, que estava comigo na altura, reparar que juntos, nos mesmos aquários, estavam animais que não têm uma coexistência pacífica. Os aquários estavam abertos à mercê de quem lá quisesse meter as mãos. E para não variar, pelo que pude perceber, não havia um funcionario que soubesse realmente cuidar dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um caso entre muitos outros...

Ainda no fim de semana passado fui comprar umas coisinhas no Bricomarchê nas Caldas da Raínha, e também lá se encontra uma zona dedicada à aquariófilia...mais uma vez nota-se a falta de manutenção, cuidados, alimentação dos peixes que por lá se encontram..cadáveres, inúmeros peixes com fungos, com deficiências..e a falta de pessoal qualificado para trabalhar nessa área, é NULA! Não se trata somente de encher um saco com água e colocar um peixe lá dentro! :):(

É de lamentar todos estes casos que se vão encontrando, não só perante a aquariofilia mas também em aves, cães, gatos, répteis e outros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peçam o livro de reclamações e apresentem queixa...

 

se todos o fizerem concerteza as coisas mudam pode demorar tempo mas acaba por mudar...

 

nao podemos nos acomodar ao ver uma situação dessas ..

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ontem por acaso calhou passar na brico em pombal e como nao pode resistir la fui a tal zona dos peixinhos...

 

como alguem tem de fazer de advogado do mau da fita, vi algo que vai em contraste com o que foi dito atraz

 

-os aquarios tinham agua limpa, mas alguns detritos no fundo, normal pois nao tem areao e nota-se a badolhocaria (ja vi aquas aqui com aguas piores)

-tinham cada aquario devidamente isolado e com iluminaçao para os peixinhos

-os peixes tavam bem agrupados, guppys coridoras num tanque, neos e outros que nao me lembro tambem num, escalares isolados noutro

-olhei para as barbatanas a procura de fungos, mordeduras ou algo, e nao reparei nada, havia um ou outro mordido, mas quem tem um aqua em que nao há um "mau da fita" que gosta de morder hein?

 

 

-plantas, realmente estavam uma balente... ?%U§£{£ (se é que me compreendem lol)

-uma coisa muito importnte, nao tinham parametros da agua! apenas a temperatura, acho que era 28ºC

 

agora é assim, 2 meses atraz fui la e aquilo tava caotico! nao se se eles dedicaram-se melhor ou nao, mas o que é certo é que nao era um panorama que estava habituado a ver

 

 

atençao que este brico de pombal custuma a ter la uma valente cagada na secçao de peixes, ontem nao estava...ate pode ter sido por terem acabado de chegar no dia anterior nao sei....

 

se era capaz de comprar la algum peixe? sou sincero, ate era, mas claro seria muito cauteloso e ver se a possivel compra nao "estragaria" a minha agua do aqua

 

ps: ainda nao tenho aqua, pelo que é apenas eu a falar +/- por alto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

mais uma vez, o bricomarche vem a baila aqui no forum por maus motivos

 

ontem fui ao de famoes, a procura de uns vulgo limpa-vidros, pois o que tinha morreu (tuberculose)

 

qual foi meu espanto, tinham modificado os aquas, para melhor em aspecto, mas ao longe

chegando mais perto, foi o cumulo da temperatura estar por volta dos 32º/34º, em todos os aquas da bateria

 

esse e o prob do brico, n tem pessoas que volta e meia vejam como estao os aquas

 

prob da maioria das lojas nao especializadas...infelizmente pros bichos

 

 

é o país que temos....

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais