Novo projecto


celsoslec

Recommended Posts

Boa noite, venho apresentar-vos o meu projecto mais recente. Resolvi montar estes aquários pois estava farto das 3 miniaturas que tinha (20l+20l+30l) estavam num local de difícil acesso e devido à pouca litragem dificultavam muito a manutenção...vai daí montei 2 cubos (ou quase cubos).

 

Trata-se de um aquário feito à medida com 80cx40lx35a dividido em 2x(40x40x35) com tampas de correr individuais, dando origem a 2x56l.

 

dsc06565g.jpg

dsc06566x.jpg

dsc06593.jpg

 

 

Cubo 1:

foi montado com a intenção de acolher apenas os camarões Crystal Red que vinha a manter num dos aquários de 20l. a ideia é formar uma boa colónia destes indivíduos. É um aquário que prima pela simplicidade, sem Co2 sem substrato e sem fertilizações rigorosas.

 

-Filtro cascata sunsun 600l/h

-Aquecedor Jager 50w

-Areão preto

-Tronco de videira

-Xistos

-Feto de java, musgo de java, sagitaria subulata e cryptocoryne balansae

-Crs, Horned Nerite Snail (Clithon corona)

 

 

dsc06578y.jpg

dsc06580.jpg

dsc06581.jpg

dsc06582.jpg

dsc06591.jpg

dsc06594m.jpg

 

 

Cubo 2:

tentei montar um pequeno plantado comunitário para manter peixes de porte pequeno e alguns invertebrados. O aquário não tem (para já) aquecimento, aproveita o facto de estar a paredes meias com o seu vizinho.

 

-Filtro cascata Eheim Liberty 2041

-Substrato Angelaqua dirth+, Akadam normal

-Kit CO2 575 gr da tmc com redutor, válvula de agulha e difusor.

-Basaltos cinzentos escuros

-Rotala rotundifolia, Blyxa japónica, Red tiger lotus, Eleocharis parvula

-Neocaridina heteropoda var. Yellow, Rasboras Galaxy, Epiplatys annulatus (Killie), Corydoras habrosus e Anentome helena

 

dsc06568w.jpg

dsc06570k.jpg

dsc06572n.jpg

dsc06573v.jpg

dsc06575.jpg

 

 

Os dois cubos partilham uma calha da Boyu de 2x55W pll mas só uma das lampadas está ligada (abrangendo maioritariamente o plantado).

 

Agora digam de vossa justiça.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Belo projecto gostei da ideia :thumbup3:

 

Reparei que o cubo da direita não tem termostato, como controlas a temperatura? Tem alguma espécie de pente a dividir os aquas? Estou curioso :P

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto esta diferente da minha bateria,mas conseguiste uma "boa coisa" a disposicao e a diferenca de um aqua para o outro ate tem a sua semantica,o akadama com as pedras pretas e o areao preto com troncos e pedras castanhas da uma visao de contraste bem fixe,

 

CONSEGUISTE !! LOL

 

..mas ainda assim acho que o 2 aqua (o do lado direito) podia ter mais qualquer coisa,pois nota-se qe tives-te mais trabalho com o aquario do lado esquerdo com o musgo,fetos..

 

e a maternidade ,tem o qe la dentro ?

 

 

KEEP GOING !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia!

Julgo que o CO2 num aqua com um filtro de mochila deve ter um efeito muito reduzido, dada a movimentação no retorno da água que é inevitável neste tipo de filtros...

 

De qualquer forma, boa sorte com o projecto!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muitos parabéns pela criação de dois ambientes bem engraçados, principalmente o da esquerda.

 

Apesar de ser uma montagem recente está mesmo muito bom.

 

Vou ficar atento à evolução. Boa sorte com as reproduções de CRS

 

Abraço

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários!

 

Boas,

Belo projecto gostei da ideia :D

 

Reparei que o cubo da direita não tem termostato, como controlas a temperatura? Tem alguma espécie de pente a dividir os aquas? Estou curioso :)

 

cumpz

 

 

É um 2 em 1 muito fixe. Parabéns.

 

O facto da temperatura também me está a deixar com duvidas...

 

Como disse na descrição do cubo 2, este não tem aquecimento e simplesmente aproveita o facto de o meu quarto estar sempre com uma temperatura amena e de ter o cubo 1 com água aquecida. Ou seja, mantenho o cubo 1 a 26ºC e consigo manter o cubo 2 (sem termostato) a uns constantes e estáveis 25ºC... Não sei se no invervo irei conseguir manter estes parâmetros mas para já resulta muito bem.

 

 

Sim de facto esta diferente da minha bateria,mas conseguiste uma "boa coisa" a disposicao e a diferenca de um aqua para o outro ate tem a sua semantica,o akadama com as pedras pretas e o areao preto com troncos e pedras castanhas da uma visao de contraste bem fixe,

CONSEGUISTE !! LOL

..mas ainda assim acho que o 2 aqua (o do lado direito) podia ter mais qualquer coisa,pois nota-se qe tives-te mais trabalho com o aquario do lado esquerdo com o musgo,fetos..

e a maternidade ,tem o qe la dentro ?

KEEP GOING !

 

Boas menano,

 

eh pá eu não estou a conseguir encontrar maternidade nenhuma, tens que me dizer onde a viste! lol

Acredita que o cubo 2 deu mais trabalho a planear e mais gastos €€ mas as plantas ainda não estão a evoluir como quero...tenho uma lotus do lado direito que ainda está muito pequena... tenho tido um pequeno problema com algas mas nada de especial. Uma das grandes vantagens em relação à tua bateria é o volume de água por aquário...

Gostei da ideia!

Julgo que o CO2 num aqua com um filtro de mochila deve ter um efeito muito reduzido, dada a movimentação no retorno da água que é inevitável neste tipo de filtros...

 

De qualquer forma, boa sorte com o projecto!!!

 

Bem, a sua afirmação faz sentido mas não muito no meu caso...passo a explicar:

 

A maioria das pessoas que eu conheço que usam este tipo de filtros deixam o nível de água do aquário muito abaixo da saa de água do filtro. Isso provoca uma queda de água com muita movimentação da mesma. No meu caso tenho sempre o cuidado de ter o nível de água acima da saída do filtro, isto faz com que a queda de água não exista e a água ao sair do filtro simplesmente empurra as bolhas de CO2 ajudando a sua dispersão. No fundo faz o mesmo efeito de um filtro externo...

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muitos parabéns pela criação de dois ambientes bem engraçados, principalmente o da esquerda.

 

Apesar de ser uma montagem recente está mesmo muito bom.

 

Vou ficar atento à evolução. Boa sorte com as reproduções de CRS

 

Abraço

 

Boas freesoul, tudo bem?

 

Eh pá estou a ver que a malta gosta mais da montagem menos planeada e mais improvisada...lol

 

Tens que passar por cá e ver isto. Os meus CRS estão a começar a formar colónia...já devo de ter uns 40-50...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muita porreiro! é uma ideia original. gostei bastante do cubo da direita, acho que só o compunha um pouco mais do lado direito do cubo. já agora podes-me dizer qual é a iluminação que tens e quais os parâmetros da agua do cubo direito?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta tudo em ordem! Espero que contigo também.

 

É verdade, a ida tem sido adiada mas vai ter que se concretizar!

 

Gostei imenso do do lado esquerdo pelo contraste de cores, a disposição das pedras no do lado direitos está muito bom, mas falta que as plantas cresçam, depois com um bom plantado isso certamente ficará lindíssimo.

 

Abraço

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muita porreiro! é uma ideia original. gostei bastante do cubo da direita, acho que só o compunha um pouco mais do lado direito do cubo. já agora podes-me dizer qual é a iluminação que tens e quais os parâmetros da agua do cubo direito?

 

Boa noite, o cubo 2 está à espera da evolução das plantas...elas estão lá mas ainda estão discretas...

 

Eu não tenho o habito de fazer muitas verificações de parâmetros mas posso dizer o seguinte:

 

-pH: a rondar 6.5

-Nitrato: a rondar os 40 mg/l

-Amónia e nitrito: provavelmente 0 ou muito próximo

-Fosfstos: suspeito que estejam elevados pois tenho algas tipo bigodes...Black Beard Algae (BBA)

 

estes parâmetros são baseados em valores inicialmente medidos (depois de concluido o ciclo). A minha água é sempre ligeiramente ácida...faço TPA regularmente mantendo amónia e nitrito a 0...o que me tem dado mais trabalho é eliminar as tais algas...já agora aceito dicas (só tenho feito TPA).

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

ficou 5*!! para ser sincero no inicio pensei que não ia resultar muito bem a nível visual mas não, ficou altamente.

e por falar em altamente, já tenho vidro!!! lol mais vale tarde do que nunca...

depois combinamos um dia para te entregar isso. ok?

fica bem.

 

cumps,

 

Azazel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Celso .

 

 

Vi o nascimento destes cubos , e ficaram muito porreiros ...

 

Poe fotos da evolução ...

 

 

Boa sorte .

 

 

Abraço

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

ficou 5*!! para ser sincero no inicio pensei que não ia resultar muito bem a nível visual mas não, ficou altamente.

e por falar em altamente, já tenho vidro!!! lol mais vale tarde do que nunca...

depois combinamos um dia para te entregar isso. ok?

fica bem.

 

cumps,

 

Azazel.

 

Boa noite, então cá está o engenheiro cá da obra lol.

 

É verdade eu mesmo duvidei do sucesso quanto ao resultado a nível estético. Quando quiser já sabe, manda um toque e combinamos um encontro...

 

abraço.

 

Boas Celso .

 

 

Vi o nascimento destes cubos , e ficaram muito porreiros ...

 

Poe fotos da evolução ...

 

 

Boa sorte .

 

 

Abraço

 

Boas Pedro,

 

é verdade vista a coisa a nascer agora tenho só de resolver o problema das algas que em parte foram importadas de tua casa lol. Mas penso que com umas tpa a coisa vai ao sítio...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao andas a meter co2 a mais ? digo isto pelas rochas qe ja estao com aquele musguinho agarrado..co2 a mais e adeus camaroes..tem cuidado

 

Eu acho que é o contrário pois só tenho uma bolha de 10 em 10 segundos. Devo aumentar? Muito, pouco?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Eu acho que é o contrário pois só tenho uma bolha de 10 em 10 segundos. Devo aumentar? Muito, pouco?

 

cumps

 

Eu nao me dei la muito bem com co2 caseiro, deu em musgo a mais nos vidros e vi uns peixes meio a quinar,dai qe disse akilo ,ecom camaroes nem arrisquei..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Achei a ideia brutal, pelo facto de poderes ter dois cubos em vez de um 80cm. se nao me engano.

Os contrastes tao muito bem conseguidos e o equilibrio entre os aquarios tambem, parabens continua :flick_tongue:

 

Abraço

ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.