PO4 elevado, que fazer??


koelho83

Recommended Posts

Boas pessoal

 

estou com um grande dilema, tenho o nivel de fosfato superior a 10mg/l e no entanto as plantas não estão muito apresentaveis, têm as folhas amarelas e a desfazer-se.

 

todos os dias adiciono Ferropol 24 da JBL e mesmo assim o ferro fica a 0,1mg/l

 

a questão é, o que posso fazer para baixar os niveis de PO4 para prevenir as algas e também qual o melhor produto para fazer chegar ferro suficiente às plantas?????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então pessoal

 

vai uma ajuda....

 

Boas!...

 

Ve os fosfatos que tem vem pela torneira; se forem valores aceitaveis, ja sabes...TPA com fartura. Porém se a agua que tens disponivel para o aqua já vem assim, só vejo uma solução: resinas anti-fosfatos para dentro do filtro (sei que a SERA tem).

 

Quanto ao ferro... Talvez devesses testar outro produto mais rico em ferro que isso. Isso não é só micros e 1 bocadinho de ferro? Tenta o Flourish Iron da seachem, por exemplo.

 

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!...

 

Ve os fosfatos que tem vem pela torneira; se forem valores aceitaveis, ja sabes...TPA com fartura. Porém se a agua que tens disponivel para o aqua já vem assim, só vejo uma solução: resinas anti-fosfatos para dentro do filtro (sei que a SERA tem).

 

Quanto ao ferro... Talvez devesses testar outro produto mais rico em ferro que isso. Isso não é só micros e 1 bocadinho de ferro? Tenta o Flourish Iron da seachem, por exemplo.

 

 

Abraço

 

Bruno Branco

bem a agua da torneira vem com 0,25mg/l.

 

o que achas, as TPA's resolvem??

 

Eu tenho um aquario de 450l, o que é par ti TPA's com fartura??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem a agua da torneira vem com 0,25mg/l.

 

o que achas, as TPA's resolvem??

 

Eu tenho um aquario de 450l, o que é par ti TPA's com fartura??

 

Bem, 0,25 já é melhor. Deves ter excesso de materia organica em decomposição algures a por-te os valores a 10. Tenta descobrir de onde isso vem (substacto? filtro sujo?).

Anyway, tens que começar por algum lado; arriscava sugerir 20% dia sim dia não e ve os resultados. Consoante estes ajusta o volume e a cadencia de TPA.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, 0,25 já é melhor. Deves ter excesso de materia organica em decomposição algures a por-te os valores a 10. Tenta descobrir de onde isso vem (substacto? filtro sujo?).

Anyway, tens que começar por algum lado; arriscava sugerir 20% dia sim dia não e ve os resultados. Consoante estes ajusta o volume e a cadencia de TPA.

 

Abraço

 

Bruno Branco

 

bem, optei por comprar um granulado para por no filtro que remove o PO4. Agora vou analisando a agua e logo se vê

 

obrigado pelos conselhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É mais eficiente uma tpa maior logo desde inicio. 50% num dia... e 50% noutro. Baixava-te para 2,5ppm.

A resina tb é solução... menos trabalhosa mas dispendiosa. Faz tpa regulares e artémia congelada..pq aumenta muito os fosfatos.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É mais eficiente uma tpa maior logo desde inicio. 50% num dia... e 50% noutro. Baixava-te para 2,5ppm.

A resina tb é solução... menos trabalhosa mas dispendiosa. Faz tpa regulares e artémia congelada..pq aumenta muito os fosfatos.

 

Abraço

 

já que comprei o phosvec granulado, acho que não vou perder nada em coloca lo no filtro, mas vou fazê lo em simultaneo com uma TPA

 

amanhã. espero com isto resolver o problema.

 

eu penso que este problema esteja mesmo associado à agua das TPA pelo que vou só fazer uma mudança a 10%.

 

A minha analise fundamenta se no nível de nitratos que já estiveram a 10 mg/l e neste momento estão a zero, assim como a amonia e nitritos.

 

Assim sendo, não será por excesso de alimento nem de fauna que resultará esta elevada concentração de PO4

 

O que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já que comprei o phosvec granulado, acho que não vou perder nada em coloca lo no filtro, mas vou fazê lo em simultaneo com uma TPA

 

amanhã. espero com isto resolver o problema.

 

eu penso que este problema esteja mesmo associado à agua das TPA pelo que vou só fazer uma mudança a 10%.

 

A minha analise fundamenta se no nível de nitratos que já estiveram a 10 mg/l e neste momento estão a zero, assim como a amonia e nitritos.

 

Assim sendo, não será por excesso de alimento nem de fauna que resultará esta elevada concentração de PO4

 

O que acham??

 

Boas

 

Eventualmente podes ter oscilações no po4 da agua das TPA (ja me aconteceu!) Mede o po4 da agua da torneira antes da TPA e continua a controlar o po4 do aqua. É fundamental descobrires exactamente de onde isso vem, senao vais andar a por granulados eternamente. Usas comida congelada? costuma trazer bastante po4.

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Embora não discorde totalmente da abordagem das resinas, tens de ter noção que estás apenas a "camuflar" o problema e não a resolvê-lo na plenitude. Podes mesmo estar a arranjar outro problema, porque se tens plantas no aquario também vais precisar de alguns fosfatos.

 

Deixo aqui algumas dicas para reflexão, baseadas nas experiências que fui tendo ao longo desta "cruzada" que é a aquariofilia (obviamente que nem todas foram poisitivas, mas constuma-se dizer que é com os erros que mais aprendemos).

 

Principais causas do aumento (súbito) do nivel de PO4:

 

- Excesso de alimentação (principalmente comida congelada ou de má qualidade)

 

- Tratamentos e medicamentos (alguns contêm fosfatos)

 

- Buffer para o pH (alguns contêm fosfatos, ex:. Discus Buffer e Accid Buffer)

 

- Fertilização inadequada ou errada (com fertilizantes que contenham fosfatos)

 

- Cadáveres em decomposição no aquário (peixes ou invertebrados)

 

- Falta de manutenção (TPA's)

 

- Água de reposição com PO4 elevado

 

 

Como baixar o nível PO4 no aquário:

 

- Intensificação de TPA's (com água de valores mais baixos de PO4 )

 

- Uso de resinas absorvedoras de PO4 (atenção à saturação, pois têm de ser substituídas com regularidade)

 

- Redução ou alteração da alimentação fornecida

 

- Remoção de eventuais cadáveres que se encontrem em decomposição dentro do aquario.

 

- Aumento da massa vegetal (plantas) e equilíbrio dos restantes nutrientes (macro e micro), potenciando-se assim o consumo do PO4 no aquário.

 

 

Para os valores que referes, eu pessoalmente faria 2 coisas:

 

1 - Baixar rapidamente os valores em questão através de TPA's intensas tipo 30-50% diárias (atenção ao cloro e à temperatura), até ter valores "aceitáveis"

 

2 - Identificar e corrigir as causas do problema para não voltar a ocorrer

 

Espero ter ajudado, abraço

  • Votar + 1

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.