Procedimentos na colocação do substrato fértil


QUIEL

Recommended Posts

Ora viva.

 

Tenho uma questão para colocar.

 

Quando colocam um substrato fertil (no meu caso vai ser o JBL Aquabasis plus), lavam antes de colocar na agua?

E enchem só metade do aquario e o resto 24 horas depois?? :roflroll2:

 

Por cima do substrato fértil vou colocar areão inerte para não deixar passar tudo para a agua..

 

Um abraço e agradeço que me esclareçam esta duvida..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lavar substrato fértil? É a primeira vez que estou a ler tal coisa. Já agora qual a razão que te passou isso pela cabeça?

 

Ao lavares vais estar a desgastar o substrato, não tem muita lógica.

 

Sobre o enchimento, eu encho logo todo de uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

O meu medo é que passe para a coluna da agua "sujando" a mesma.

 

Não costumas lavar, então vou fazer assim tambem!!! :roflroll2:

E enches logo duma vez? Não costumas ficar c a agua "suja" nem nada??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

As poucas vezes que li "lavar substrato" tem sido no akadama, que nao é propriamente destinado à aquariofilia e por ter muitas impurezas ou lixo, mas ainda assim existem opiniões distintas, no meu caso pessoal uso akadama e n\ao a lavei ... relativamente a encher metade isso fica ao teu critério mas mais uma vez, pessoalmente enchi-o todo.

 

Abraço

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão de passar ou não para a coluna de água não tem a ver com o lavar mas sim com a forma como é isolado com outro substrato, colocado por cima e também dos lados.

 

Primeiro faz-se uma moldura à volta do vidro de baixo com substrato inerte (o mesmo que irá cobrir o substrato fértil por cima) depois coloca-se o substrato fértil no meio dessa moldura depois cobre-se bem (4/5 cm) tudo com substrato inerte.

 

Encher tudo de uma vez desde que seja feito com moderação, um prato colocado em cima do substrato e encher para cima dele e muito devagar (este primeiro enchimento é um teste à nossa paciência que iremos sempre precisar), desta forma não levanta poeira, não mistura substratos e o substrato fértil não irá passar para a coluna de água.

 

Convêm já ter plantado e colocado tudo como deve ser (inertes como troncos, pedras, decorações) antes de encher, para evitar mexer no substrato já com água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.