Agora é a sério!


Gonçalo Sousa

Recommended Posts

Boa tarde pessoal! :arrow:

 

venho aqui partilhar um projecto embrionário, ainda está a ser tudo bem pensado e estudado para existirem o mínimo de erros possíveis.

 

neste projecto gostava que participassem todos o máximo, que mandassem o máximo de bitaites, para aprender(mos) o máximo possível!

 

ora bem, o que me passou pela cabeça fazer é algo deste género:

 

0024_L.jpg

 

se lá vou conseguir chegar? espero que sim, veremos no final do tópico :arrow:

 

para trabalho de pesquisa (para além de tudo o que tenho andado a ler sobre plantados) fui em busca dos meus inertes! foi por acaso que as encontrei numa loja de aquariofilia (que desde já quero deixar o agradecimento público pela ajuda!). quando descobri as minhas rochas de sonho seiryu stone, elas estavam ainda em diamante bruto (ENORMES). com a ajuda de um colaborador dessa loja e materiais de geólogo, partiram-se e esculpiram-se as pedras. para cereja no topo do bolo, la na loja tinham uma bancada com alguma areia para se tentar imaginar os inertes num layout. ironia das ironias o tamanho dessa bancada era exactamente o tamanho do aquário que estou a pensar comprar para este projecto! :D foi então altura de por a imaginação a funcionar. o resultado foi o seguinte: (a qualidade das fotos não é grande coisa por causa do telemóvel e tambem não era possivel tirar fotos exactamente de frente)

 

de frente:

09052010216.jpg

de lado:

09052010210.jpg

de cima:

09052010209.jpg

 

uma pequena alteração no canto direito, não sei ainda se mantenho ou não:

09052010217.jpg

 

estas são então as minhas ideias para o layout. agora relativamente ao setup e à flora:

 

-Dimensões: 60x30x35 - 63L (ainda por comprar)

 

-Filtro: Eheim 2213 (ainda por comprar) - será que é desnecessário um filtro tão potente?

 

-Iluminação: 2x24W T5, 10.000K (a nível de calha será que está bom?)

 

-CO2 caseiro (não sei se devo ir para um sistema mais profissional, visto que o aquário vai ter poucos litros)

 

-Substrato: (ainda por comprar)

-Elos Terra Zero

-Elos Bottom Mineral

-Elos Terra

(gostei montagens e dos resultados que vi em outros aquários com substratos da ELOS, daí ir experimentar, mas se tiverem sugestões agradeço bang )

 

Plantas:

-Blyxa Japonica

-Hemianthus micranthemoides

-Heteranthera zosterifolia

-Rotala rotundifolia

-Rotala sp. green

 

-Tapetes: (ainda por decidir)

-Hemianthus calitrichoides "cuba" (era o que preferia, as outras opções serão para se não tiver luz suficiente)

-Eleocharis accicularis

-Eleocharis parvula

-Urticularia graminifolia

 

dêm opiniões, palpites, qualquer coisa. essencialmente se o projecto tem pernas para andar :D

 

abraço

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde pessoal! :D

 

venho aqui partilhar um projecto embrionário, ainda está a ser tudo bem pensado e estudado para existirem o mínimo de erros possíveis.

 

neste projecto gostava que participassem todos o máximo, que mandassem o máximo de bitaites, para aprender(mos) o máximo possível!

 

ora bem, o que me passou pela cabeça fazer é algo deste género:

 

0024_L.jpg

 

se lá vou conseguir chegar? espero que sim, veremos no final do tópico :D

 

para trabalho de pesquisa (para além de tudo o que tenho andado a ler sobre plantados) fui em busca dos meus inertes! foi por acaso que as encontrei numa loja de aquariofilia (que desde já quero deixar o agradecimento público pela ajuda!). quando descobri as minhas rochas de sonho seiryu stone, elas estavam ainda em diamante bruto (ENORMES). com a ajuda de um colaborador dessa loja e materiais de geólogo, partiram-se e esculpiram-se as pedras. para cereja no topo do bolo, la na loja tinham uma bancada com alguma areia para se tentar imaginar os inertes num layout. ironia das ironias o tamanho dessa bancada era exactamente o tamanho do aquário que estou a pensar comprar para este projecto! :D foi então altura de por a imaginação a funcionar. o resultado foi o seguinte: (a qualidade das fotos não é grande coisa por causa do telemóvel e tambem não era possivel tirar fotos exactamente de frente)

 

de frente:

09052010216.jpg

de lado:

09052010210.jpg

de cima:

09052010209.jpg

 

uma pequena alteração no canto direito, não sei ainda se mantenho ou não:

09052010217.jpg

 

estas são então as minhas ideias para o layout. agora relativamente ao setup e à flora:

 

-Dimensões: 60x30x35 - 63L (ainda por comprar)

 

-Filtro: Eheim 2213 (ainda por comprar) - será que é desnecessário um filtro tão potente?

 

-Iluminação: 2x24W T5, 10.000K (a nível de calha será que está bom?)

 

-CO2 caseiro (não sei se devo ir para um sistema mais profissional, visto que o aquário vai ter poucos litros)

 

-Substrato: (ainda por comprar)

-Elos Terra Zero

-Elos Bottom Mineral

-Elos Terra

(gostei montagens e dos resultados que vi em outros aquários com substratos da ELOS, daí ir experimentar, mas se tiverem sugestões agradeço :) )

 

Plantas:

-Blyxa Japonica

-Hemianthus micranthemoides

-Heteranthera zosterifolia

-Rotala rotundifolia

-Rotala sp. green

 

-Tapetes: (ainda por decidir)

-Hemianthus calitrichoides "cuba" (era o que preferia, as outras opções serão para se não tiver luz suficiente)

-Eleocharis accicularis

-Eleocharis parvula

-Urticularia graminifolia

 

dêm opiniões, palpites, qualquer coisa. essencialmente se o projecto tem pernas para andar :D

 

abraço

 

Olá, parece que tens tudo para um belo projecto.

 

Só acho que não te deves focar em imitar um projecto... Percebi que te queres inspirar no que mostraste, se assim for, ainda bem. Dá-lhe o teu toque pessoal e vais ver que te vai dar muito mais gosto quando estiver pronto.

 

Quanto à flora, eu tenho a parvula no meu nano, pus à pouco tempo e está a desenvolver bem, no entanto, é muito lenta a crescer, por isso, vê lá se tens paciência.

 

São os meus 5 cents de noob nestas andanças :)

 

Abr

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado srg! todos os centimos são importantes :)

 

e não, não vou imitar, apenas me inspirei, vou dar concerteza o meu toque pessoal!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de comprar os Macros, bem vais necessitar, podem ser da ELOS ou de outra marca qualquer, mas não te esqueças de fertelizar.

 

sim, apesar de não estarem referidos tambem vou ter que os arranjar. estava a pensar serem da ELOS tambem para ir de encontro com o substrato, acho que quanto menos misturas se fizer melhor. o problema é que há tantos, nem sei para onde virar.. há o Fase 1, Fase 2, Planta 1, Planta 2, K40 e ainda o ELOS Extra 1. e agora quais? lol

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, acho que vais precisar de calhaus maiores... :)

 

achas? :) não me parece, se calhar as fotos não captam o tamanho dos calhaus. mas se achar necessário vou lá buscar

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria acrescentar um aparte. Esse aquário da fotografia tem uma dimensão predominante que é o comprimento e que torna o layout mais feliz. Com um aquário de 60 cm não consegues que o teu layout flua dessa maneira, ou seja, em vez de o resultado final ser uma pequena elevação que decresce a partir do centro com um declive pequeno, vais ter um monte no centro que acaba mais abruptamente, cujo declive é mais acentuado para os lados. Estes tanques de aquapaisagismo têm normalmente dimensões tipo 100cm ou 110cm por 30 por 30, por isso é que dá este efeito. Mas consegues na mesma um layout brutal com um aquário como o que queres, que é de resto o aquário que eu tenho. Espero que tenhas percebido o que tentei explicar. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, então, não sei só mesmo com uma fontal ou mesmo já dentro do aquário...

Mas pelos meus cálculos a MainStone ou a compilação de rochas que formam a mesma ocupa uma razão de cerca de 1:4 do aquário, basta veres a tua... E tens de ter em conta que o grau de promenor que aquela MainStone, ou ponto focal, como lhe quiseres chamar, é brutal, enquadra-se perfeitamente com o restante Hard e LiveScape (Flora) E aquela compilação de rochas no ponto focal, só foi possivél de modo a parecer uniforme devido aos apontamentos de musgos principalmente, que provávelmente foram usados não só para dar mais promenor como para disfarçar pequenas falhas....

Um aquário desses leva muitos anos de expriência e príncipalmente meses de planeamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria acrescentar um aparte. Esse aquário da fotografia tem uma dimensão predominante que é o comprimento e que torna o layout mais feliz. Com um aquário de 60 cm não consegues que o teu layout flua dessa maneira, ou seja, em vez de o resultado final ser uma pequena elevação que decresce a partir do centro com um declive pequeno, vais ter um monte no centro que acaba mais abruptamente, cujo declive é mais acentuado para os lados. Estes tanques de aquapaisagismo têm normalmente dimensões tipo 100cm ou 110cm por 30 por 30, por isso é que dá este efeito. Mas consegues na mesma um layout brutal com um aquário como o que queres, que é de resto o aquário que eu tenho. Espero que tenhas percebido o que tentei explicar. Abraço

 

Percebi sim, mas eu não quero imitar ninguem, quero apenas ter guide lines para partir de algum sítio

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, então, não sei só mesmo com uma fontal ou mesmo já dentro do aquário...

Mas pelos meus cálculos a MainStone ou a compilação de rochas que formam a mesma ocupa uma razão de cerca de 1:4 do aquário, basta veres a tua... E tens de ter em conta que o grau de promenor que aquela MainStone, ou ponto focal, como lhe quiseres chamar, é brutal, enquadra-se perfeitamente com o restante Hard e LiveScape (Flora) E aquela compilação de rochas no ponto focal, só foi possivél de modo a parecer uniforme devido aos apontamentos de musgos principalmente, que provávelmente foram usados não só para dar mais promenor como para disfarçar pequenas falhas....

Um aquário desses leva muitos anos de expriência e príncipalmente meses de planeamento...

 

pois, ao vivo era diferente. e no aquário tambem vai ficar diferente. e eu sei que isso leva anos e expriencia com fartura a fazer, mas tenho que começar por algum lado não é? não quero imitar ninguem até porque era uma tarefa impossível, apenas me quero basear e partir daí.

 

quanto ao material, há opiniões?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto...estou curioso como isso vai ficar....

 

Boa sorte :thumbdown2:

 

Cumps,

 

obrigado andré :thumbup3: já agora não tens dicas ou criticas sobre o steup, material utilizado, etc?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

esta a ficar interessante... e tens uma boa flora... se fores com calma ficas com um plantado impecavel...

em relaçao ao material acho que nao podias ter melhor bom substracto boa fertelizaçao o aquario e que podia ser maior mas fica para a proxima ,certo ???

ja agora a luz e capaz de ser pouca para algumas plantas entao se fores para a cuba e mesmo pouca... tenta ter 1 w\l...

 

cump's

 

eqldcs

cump's

 

eqldcs

 

o meu bicho !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

esta a ficar interessante... e tens uma boa flora... se fores com calma ficas com um plantado impecavel...

em relaçao ao material acho que nao podias ter melhor bom substracto boa fertelizaçao o aquario e que podia ser maior mas fica para a proxima ,certo ???

ja agora a luz e capaz de ser pouca para algumas plantas entao se fores para a cuba e mesmo pouca... tenta ter 1 w\l...

 

cump's

 

eqldcs

 

tambem espero ficar com um plantado impecavel ;D quanto ao aquário ser maior, bem que queria, mas não dá, alem disso vai ser um aquário de cabeçeira, por isso nao posso por nada muito grande lol. quanto à luz não sei, acho que o meu maior problema é só ter lâmpadas de 10.000K

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

4x24 nao sera demais ?? ficaria com bem mais que um w\l...

os expectros so diferem o crescimanto das plantas... essas lampadas farao com os plantas crescao no horizontal... se usares cuba vao ser essas que tens de utilizar

 

eqldcs

cump's

 

eqldcs

 

o meu bicho !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apenas alterava a calha para 4x24w de resto estás no bom caminho :D

 

4x24W ? :) isso não será demais? depois não tenho que acompanhar com o CO2 e os fertilizantes essa quantidade grande de luz?

 

para alem do preço que não deve ser uma calha de 4 lampadas de 60cm :P

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, estive hoje na Naturline e vi as pedras. São muito giras. Acho que vou usar num Nano que quero fazer.

Mas já haviam só 3 ou 4 :P

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, desculpem mas não tem mal nenhum em imitar, pelo menos é essa base de conhecimento em que se baseia a humanidade. Aprendemos a imitar os outros.

 

Não corres o risco de ficar com um aquário igual ao da foto, basta que sejas tu a montar o aquário para ter o teu toque pessoal.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma calha de 4x24w num aquário de 60L não é nada de especial e devido á flora que vais usar seria o ideal.

 

Se compras a de 2x24w depois mais tarde te irás arrepender e chegar á conclusão que é pouco.

 

A maioria de aquários plantados lindos que se aprecia pela internet fora, muitos deles usam 2W/l daí plantas vistosas e bonitas.

Claro que quanto mais luz maior o consumo de nutrientes, mas só assim terás moitas densas e compactas com belíssimas cores.

 

Qual a vantagem em adquirires uma calha de 4x24w , ficas já servido para qualquer tipo de montagem e sempre podes fazer picos horários de uma iluminação mais intensa durante o fotoperiodo.

 

Do tipo iniciares o aquário com 2x24w e pelo meios um pico de duas ou três horas a 4x24w , a diferença irá ser enorme na qualidade das plantas.

 

Relativamente ao preço não é assim nada de especial , tens calhas bastante acessíveis hoje em dia em relação preço vs qualidade, basta que procures um pouco e não andes a pensar em pagar marcas em que ambos os resultados são praticamente iguais.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.