genocídio em 120L


.miguel.

Recommended Posts

Vivas,

 

... ou melhor mortes bang , estou completamente sem saber o que se passou no meu aquário ... ou melhor se calhar até sei mas quase nem acredito! Tomei a decisão de adquirir um novo filtro para o meu aquário de 120L, um sera 400+UV.

 

Com o novo filtro tomei as devidas precauções, lavei-o, fervi, coloquei algumas matérias filtrantes novas e muitas usadas no filtro que estava em funcionamento (bioballs e cerâmicas do velho, portanto).

 

Pelo sim pelo não como trazia bactérias para adicionar e tendo em conta que parte do filtro era novo, foram tb adicionadas erca de 5ml de bactérias "aceleradoras".

 

Resumindo, cerca de 24 Horas depois da dita troca de filtro, chego a casa e a primeira coisa que me deparo ao abrir a porta é lá no fundo da sala uma enorme mancha branca, isto é, a água do aquário estava branca, os peixes à superfície e muitos infelizmente já com a barriga para o ar e com hora de morte registada às 21H (aproximadamente).

 

Com este cenário, comecei a tirar os peixes já mortos e tirei cerca de 40% da àgua, hoje mais 30% de tpa a ver se pelo menos consigo manter os restantes :arrow:

 

Em suma perdi:

 

4 Escalares Juvenis

10 tetra nariz de bêbado

1 SAE

1 Alecrim

 

em vias de perder o único escalar juvenil pois está sem comer e com respiração estranha.

 

O que para já aparentam bem

 

2 colisa

3 Alecrim

1 otto

e as 5 corys

 

Não fiz qualquer teste à água pois a primeira reacção foi mesmo o tpa, coloquei em paralelo o filtro antigo (ou seja estão agora os dois) e depois do tpa de ontem e hoje tentarei fazer ainda outro hoje se a água ainda estiver com coloração branca.

 

 

Se houver mais alguma coisa a fazer, alem de lamentar por favor não se acanhem, tentarei pelo menos poupar a vida aos que lá estão mas não sei mais o que poderei fazer. terá sido o filtro novo? embora lavado e com parte das matérias antigas? terá sido as bactérias introduzidas? pá ... a única certeza é que fiquei profundamente desanimado !!!!!

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho, o branco pode ser das bactérias que adicionaste, durante quanto tempo estiveram as matérias filtrantes antigas ao ar? Ou estiveram sempre em agua do aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Ismenio,

 

Estranho? a quem o dizes, de facto a água foi sempre a mesma, apenas adicionei mais um pouco de água que foi a que a perdida para encher o filtro. Relativamente à tonalidade da água (branco) concordo igualmente que provenha das bactérias.

 

Estou ainda completamente parvo, a não ser que exista algum toxico no filtro ou nos componentes, que as bactérias tenham sido nocivas ... não vejo grande explicação. Supostamente deveriam existir elementos soficientes para manter os padrões da água afinal;

 

1- a água era a mesma

2- Alguma da matéria filtrante foi a mesma

3- supostamente existiriam bactérias no substracto

 

enfim ... a caca está feita, tento apenas perceber o que de mal se passou :)

 

:)

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as bacterias das materias filtrantes antigas morrerem existem varias possibilidades.

 

Ficaram muito tempo fora de agua (5 minutos fora de agua com calor pode ser muito tempo).

Como ferveste algumas partes do filtro, cestas talvez, o calor excessivo pode não ter dissipado e morto as bacterias que estavam nas materias antigas.

Lavar as materias filtrantes com agua da torneira? Esta é velha !

Como acrescentas-te agua dentro do filtro pode a mesma ter ido com cloro caso não tenhas usado a do aquario. Esta tambem é velha !

 

Vivas Ismenio,

 

Estranho? a quem o dizes, de facto a água foi sempre a mesma, apenas adicionei mais um pouco de água que foi a que a perdida para encher o filtro. Relativamente à tonalidade da água (branco) concordo igualmente que provenha das bactérias.

 

Estou ainda completamente parvo, a não ser que exista algum toxico no filtro ou nos componentes, que as bactérias tenham sido nocivas ... não vejo grande explicação. Supostamente deveriam existir elementos soficientes para manter os padrões da água afinal;

 

1- a água era a mesma

2- Alguma da matéria filtrante foi a mesma

3- supostamente existiriam bactérias no substracto

 

enfim ... a caca está feita, tento apenas perceber o que de mal se passou :)

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as bacterias das materias filtrantes antigas morrerem existem varias possibilidades.

 

Ficaram muito tempo fora de agua (5 minutos fora de agua com calor pode ser muito tempo).

Como ferveste algumas partes do filtro, cestas talvez, o calor excessivo pode não ter dissipado e morto as bacterias que estavam nas materias antigas.

Lavar as materias filtrantes com agua da torneira? Esta é velha !

Como acrescentas-te agua dentro do filtro pode a mesma ter ido com cloro caso não tenhas usado a do aquario. Esta tambem é velha !

 

 

As duas velhas estão fora de questão, não lavei com agua nenhuma saiu de um para o outro sem qqr lavagem, a agua adicionada foi do aqua, adicionei agua nova mas sim no aqua não no filtro

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente é uma pergunta estúpida, mas como não referes: utilizas CO2 caseiro?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente é uma pergunta estúpida, mas como não referes: utilizas CO2 caseiro?

 

Pedro.

 

 

Vivas Pedro,

 

Sim uso, apesar de ter válvula anti retorno, não me apercebi de qualquer "fuga" para a água.

 

Acabo de medir os parâmetros da água, poderá se dever aos tpa's efectuados, mas são os seguintes:

 

PH - 7

NH4 - 0

GH - 3

KH - 6

NO2 - 0

NO3 - 0

 

 

:P ... Ainda a digerir as perdas

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim uso, apesar de ter válvula anti retorno, não me apercebi de qualquer "fuga" para a água.

 

Dizia isso por causa do "branco" que dizes ver... não leves a mal, mas verifica se de facto a válvula funciona (tira-a e sopra dos dois lados, só deve passar para um lado). Como o mistério é grande é uma das poucas coisas que me lembro.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizia isso por causa do "branco" que dizes ver... não leves a mal, mas verifica se de facto a válvula funciona (tira-a e sopra dos dois lados, só deve passar para um lado). Como o mistério é grande é uma das poucas coisas que me lembro.

 

Pedro.

 

 

Confirma-se, acabo de fazer o teste só sai por um lado (para o lado da seta marcado na válvula, ou seja o lado que vai para a agua ?! está correcto certo?)

 

Confirmei tb agora (por acaso não o fiz quando juntei à água) mas "sera biostart" encontra-se dentro do prazo de validade.

 

Agora o que mais me intriga, poderá o excesso de "biostart" provocado as mortes? pois como a medida tem apenas no frasco e foi aplicado, assim, mais ou menos a olho posso ter deitado a mais? seria suficiente para isto tudo?

 

Ao ter mudado as matérias filtrantes não retirei qualquer esponja, apenas as bioballs e cerâmicas poderá de alguma forma estar aqui tb o problema?

 

Lembrei agora que não lavei as mangueiras do filtro ... mas também se calhar não era por aí ...

 

Abraço

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma-se, acabo de fazer o teste só sai por um lado (para o lado da seta marcado na válvula, ou seja o lado que vai para a agua ?! está correcto certo?)

 

Eu hoje estou cansado por isso fiz-te fazer uma coisa potencialmente desnecessária :P

É óbvio que o CO2 passa do frasco para o aquário. O liquido TAMBEM pode passar, percebes?

Imagina que alguém inclinou a garrafa (depende da altura relativa em que estão a garrafa e o aquário) e que o liquido passou para o aqua, depois meteu-a em pé e aquilo restabeleceu... enfim apenas uma sugestão (se calhar estúpida para o caso, mas já aconteceu por aqui).

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Agora a olhar para o aquário a única coisa que me ocorre é mesmo a diferença de caudal do filtro, a diferença é grande e enquanto "ajusta não ajusta" a saída poderá ter remexido em demasia o substracto, poluindo a água?! para já é mesmo a melhor explicação que encontro .... já nem sei!!!

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por foto do aquário e desse local?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por foto do aquário e desse local?

 

Pedro.

 

Ok, Pedro, embora não veja o propósito cá fica ...

 

fotografia.jpg

 

fotografia.jpg

 

fotografia.jpg

 

Desculpa a qualidade das fotos ... foram tiradas à pressa e com o telemóvel :discuss_gathering:

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O local não era na sala mas da saída do filtro que falavas poder estar a mexer no fundo :roflroll2:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O local não era na sala mas da saída do filtro que falavas poder estar a mexer no fundo :)

 

:roflroll2: Fdx ... já tou pa tudo lol, desculpa .... Neste momento a saída do filtro está no topo esquerdo do aquário (nas fotos é pouco perceptível), de qualquer das formas neste momento julgo n\ao ser já problema, o que me referia foi mesmo aquando da montagem do filtro, de o ajustar, de aplicar a saída, ver qual o melhor sítio etc ... aí sim a água mexeu muito podendo levantar alguns detritos acumulados no fundo, mas como disse e mais uma hipótese e nao uma certeza.

 

Abraço

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica sff como procedeste á troca das materias filtrantes, Tiraste do filtro antigo e meteste logo no novo? Ou estiveste com elas a apanhar ar?

 

Já agora, não terás o Uv ligado 24 horas? sabes que isso mata tudo o que estiver em suspensao, como tal matou todas as bacterias que inseriste e que se encontravam na agua.

 

Lamento pelas perdas, e gostava de ajudar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica sff como procedeste á troca das materias filtrantes, Tiraste do filtro antigo e meteste logo no novo? Ou estiveste com elas a apanhar ar?

 

Já agora, não terás o Uv ligado 24 horas? sabes que isso mata tudo o que estiver em suspensao, como tal matou todas as bacterias que inseriste e que se encontravam na agua.

 

Lamento pelas perdas, e gostava de ajudar.

 

Abraço

 

Vivas,

 

As matérias filtrantes andaram de um lado para o outro mas sem água, o procedimento não foi assim tão demorado mas não sei se o suficiente para matar as bactérias.

 

Em relação ao UV não o tinha ligado aquando da matança, liguei apenas ontem, por outro lado estive a ler (a ler muito!) sobre o UV, e tendo em conta que o filtro tem uma lâmpada de UV de 5w e um caudal de 1000l/H poderá ficar ligado 24 sobre 24 horas, pois com esta relação, e segundo o que entendi, apenas tenho como vantagem a água mais cristalina e um maior controlo sobre as algas, não me parece que as bactérias sejam mortas pelo UV, pelo menos nesta relação de w/caudal!

 

Corrijam-me se estiver enganado ... já agora tirar ou não o filtro antigo? eis a questão!!

 

Abraço

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

... ou melhor mortes :eusathink: , estou completamente sem saber o que se passou no meu aquário ... ou melhor se calhar até sei mas quase nem acredito! Tomei a decisão de adquirir um novo filtro para o meu aquário de 120L, um sera 400+UV.

 

Com o novo filtro tomei as devidas precauções, lavei-o, fervi, coloquei algumas matérias filtrantes novas e muitas usadas no filtro que estava em funcionamento (bioballs e cerâmicas do velho, portanto).

 

Pelo sim pelo não como trazia bactérias para adicionar e tendo em conta que parte do filtro era novo, foram tb adicionadas erca de 5ml de bactérias "aceleradoras".

 

Resumindo, cerca de 24 Horas depois da dita troca de filtro, chego a casa e a primeira coisa que me deparo ao abrir a porta é lá no fundo da sala uma enorme mancha branca, isto é, a água do aquário estava branca, os peixes à superfície e muitos infelizmente já com a barriga para o ar e com hora de morte registada às 21H (aproximadamente).

 

Com este cenário, comecei a tirar os peixes já mortos e tirei cerca de 40% da àgua, hoje mais 30% de tpa a ver se pelo menos consigo manter os restantes :(

 

Em suma perdi:

 

4 Escalares Juvenis

10 tetra nariz de bêbado

1 SAE

1 Alecrim

 

em vias de perder o único escalar juvenil pois está sem comer e com respiração estranha.

 

O que para já aparentam bem

 

2 colisa

3 Alecrim

1 otto

e as 5 corys

 

Não fiz qualquer teste à água pois a primeira reacção foi mesmo o tpa, coloquei em paralelo o filtro antigo (ou seja estão agora os dois) e depois do tpa de ontem e hoje tentarei fazer ainda outro hoje se a água ainda estiver com coloração branca.

 

 

Se houver mais alguma coisa a fazer, alem de lamentar por favor não se acanhem, tentarei pelo menos poupar a vida aos que lá estão mas não sei mais o que poderei fazer. terá sido o filtro novo? embora lavado e com parte das matérias antigas? terá sido as bactérias introduzidas? pá ... a única certeza é que fiquei profundamente desanimado !!!!!

 

 

 

 

 

Boas!

É pá!!! só para começar tirava o filtro, e tudo o que o que tinha posto novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

É pá!!! só para começar tirava o filtro, e tudo o que o que tinha posto novo.

 

 

Não vejo esta como solução ... o que farei com o novo filtro????? para já vou controlando os parâmetros a ver, aparentemente a coisa estabilizou, ainda que não consiga decifrar o enigma das mortes.

 

P.S. O escalar que restou (o único de 5) parece que é para ficar, já anda mais "bem dispostinho" e já come :eusathink:

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Lamento as mortes, é sempre lixado chegar a casa e ver que, apesar dos cuidados todos com os animais, algo inexplicável (à primeira vista) acontece que nos mate tantos animais.

 

O facto é que foi devido à substituição do filtro que ocorreu uma alteração no aqua que provocou a morte dos animais.

 

Pelo que li não me parece que 5 minutos tenham sido suficientes para matar as bactérias, tanto mais que adicionas-te mais.

 

A questão que penso que pode ter acontecido foi o facto de teres colocado o filtro novo (apesar de ter material do outro) sem que tivesses o outro a funcionar.

 

Penso que a troca foi muito rápida e a água leitosa/branca foram as bactérias que colocás-te e que morreram por não terem "alimento".

 

Recomendo-te que faças umas leituras ao PH pois pode ter acontecido uma variação (ainda por explicar) do PH e a água branca pode-te estar a desviar da razão das mortes, pois já vi e tive aquários com água branca mas não me lembro de ter tido baixas assim tão rapidamente.

 

É de facto estranho, mas eu desconfiava do PH.

 

Suspendia o fornecimento de CO2 (colmatava com algumas pastilhas se isso for necessário) até perceber o que se está a passar (fazendo testes) e mantia os dois filtros a funcionar.

 

Atenção à higiene do aqua...

 

Boa sorte e força nisso não desanimes...

 

EDIT: erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois materias filtrantes a seco, pode ter sido por ai amigo....

 

De qualquer forma para a proxima ja sabes, não mudes tudo duma vez, metes os dois filtros a trabalhar ao mesmo tempo e gradualmente o novo filtro vai sendo colonizado.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro vamos todos esclarecer uma coisa lol aquelas "bactérias" como vocês chamam não são bactéria mas sim amónia concentrada, aquilo ajuda a iniciar o ciclo porque dá a comida ás bactérias existentes que para compensar reproduzem devido ao excesso de alimento. Logo o filtro UV que eu saiba ainda nao absorve amónia. Eu quando limpo o filtro nunca deixo o Substrato PRO de molho e nunca tive problemas e refiro que já tenho aquários há pelo menos 10 anos... Claro não deixo muito muito tempo de fora. Esse branco pode ser muito bem das ceramicas que com o calor desfizeram-se um bocado e largaram esse pó, não é por mal mas duvido que as tuas bactérias tenham morrido todas, se elas fossem assim tão sensiveis estávamos todos tramados.... O que pode ter acontecido na minha opinião é que quando adicionaste esse starter tenhas posto a mais e como isso é amónia concentrada pumba foi veneno....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma pergunta: tinhas o starter armazenado onde? É um produto muito útil, mas que também pode ser um autêntico veneno se não for armazenado num local fresco, por exemplo, na parte menos fria do frigorífico, ou se for utilizado em doses superiores ao recomendado (mesmo ligeiramente superiores). É dos produtos em que se costuma "antes a menos do que a mais".

 

 

Quanto ao UV, eu não recomendo que se ligue até que o teu aquário esteja estabilizado. Pode acabar por prejudicar em vez de ajudar. E mesmo quando estiver tudo bem, não abuses na utilização dos UV. Ele não escolhe as bactérias que mata.

 

Outra coisa que pode ter acontecido é a degradação das cerÂmicas, tal como já foi dito. Um conselho: não lavem as matérias-filtrantes com áqua a ferver. Apenas com água ligeiramente morna.

 

Já agora, esclarece-me uma duvida: a mancha branca estava só numa parte do aquário ou estava na água toda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.