Novo Tanganyika


Recommended Posts

Ola a todos, estou a começar a montar um aqua para africanos, não tenho muita experiencia nestas especies mas com muita pesquisa e algumas opinioes isto vai la.

 

Ora bem o aqua tem 130c*60a*50l, vo ligar 2 filtros externos (2215+2217) 1 filtro interno(eheim aquaball 650lt/hr) e posteriormente coloco uma bomba de circulação se achar necessario.

 

Ja tenho 60kgs de areia de filtro de piscina no fundo, e algumas rochas para colocar.

 

Agora no que toca a fauna estou a pensar colocar o seguinte:

 

-Neolamprologus caudopunctatus (3 casais)

-Neolamprologus multifasciatus (colonia)

-Neolamprologus similis (colonia)

-Lamprologus ocellatus "Gold" (2m/4f ???)

- Julidochromis transcriptus "Gombi" (1 casal)

-Cyprichromis leptosoma "Mpulungu"(grupo de 10)

 

O que acham destes? Serão compativeis? São faceis de adquirir?

 

Obrigado e não exitem em colocar questões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo aos Tanganyikas!

Quanto à filtragem, se pudesses trocar o 2215 por outro 2217 era bem melhor, isso assim parece-me pouco, porque a questão do filtro interno e bomba de circulação é pouco relevante, embora ajude a levantar detritos e assim limpar um pouco melhor o aqua, mas a questão principal é a superfície de filtragem e respectiva circulação, é por isso que era preferível outro 2217, mais superfície e maior circulação sobre ela!

 

Quanto à fauna, não conheço os caudopunctatus, no entanto julgo que não será possível manter 3 casais nesse aqua, mas como disse, não os conheço! Relativamente aos multies e similis, terás de optar por apenas uma das espécies, pois são muito semelhantes e poderão acontecer cruzamentos indesejados (híbridos). Os Ocellatus são de casal e também por isso acho que apenas poderás manter um casal nesse aqua, uma vez que terão de estar afastados dos multies (ou similis) e com barreiras visuais para não haver problemas e assim não estou a ver sobrar espaço pra mais casais! Quanto ao resto parece-me bem, nos Cypris não te esqueças é de manter um rácio de pelo menos 3 femeas para cada macho, assim poderias ter 2 machos e 7 femeas ficando com um cardume de 9 elementos! Todas as espécies que referiste são relativamente fáceis de arranjar, fala com o membro "Aquaben", aqui para o sul será a melhor pessoa pra adquirires os peixes. Para além do que já referi, não conheço a interacção dos Caudos com os outros elementos e de resto parece-me tudo compatível desde que com os devidos cuidados territoriais.

Um conselho, não percas tempo a tentar por o território destinado aos conchiculas ao teu jeito, porque eles vão arrumar a casa à sua maneira!

 

Espero ter ajudado!

 

Cumps,

Bruno Silva.

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu obrigado pela resposta, pois os conchicolas bem me parecia que só poderia ter uma especie, talves opte pelos multi, devido ao tamanho reduzido, mas não sei tenho que pesquisar mais sobre ambos para ver qual tem o comportamento mais interessante(sugestões?)

Pois também ja me tinham dito que o Aquaben poderia me arranjar algumas especies.

Em relação à filtragem o que posso fazer é acrescentar um 2213, pois com o casamento à porta não se pode investir muito...

Os caudo não irão colidir um pouco com os ocellatus?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

Os meus parabéns pelo casório!

 

Quanto ao 2213, sim, é uma solução, ajuda bastante, e caso fique funcional ter 3 filtros em simultâneo, poderá até ser a filtragem definitiva.

Julgo que os similis terão um comportamento muito semelhante aos multies, mas como só mantenho estes últimos, não posso garantir que assim seja!

Como disse no outro post, não conheço os Caudos, por isso não te sei responder... o Aquaben com toda a certeza saberá elucidar-te melhor que ninguém, por isso quando falares com ele pergunta, entretanto pode ser que apareça alguém aqui que já tenha tido as duas espécies!

Quanto aos conchiculas sei que ele costuma ter multies e similis, ocellatus sei que de momento não tem pra venda (também quero e já lhe tinha perguntado), nem Cypris Mpulungo. Eu tenho Cypris juvenis que estou a deixar crescer pra sexar e ficar com mais 2 fêmeas, separando essas 2 fêmeas fico também com excedente, por isso se depois precisares, podemos conversar sobre isso.

 

cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

Os meus parabéns pelo casório!

 

Obrigado :shock4:

 

Quanto ao 2213, sim, é uma solução, ajuda bastante, e caso fique funcional ter 3 filtros em simultâneo, poderá até ser a filtragem definitiva.

Julgo que os similis terão um comportamento muito semelhante aos multies, mas como só mantenho estes últimos, não posso garantir que assim seja!

Como disse no outro post, não conheço os Caudos, por isso não te sei responder... o Aquaben com toda a certeza saberá elucidar-te melhor que ninguém, por isso quando falares com ele pergunta, entretanto pode ser que apareça alguém aqui que já tenha tido as duas espécies!

Quanto aos conchiculas sei que ele costuma ter multies e similis, ocellatus sei que de momento não tem pra venda (também quero e já lhe tinha perguntado), nem Cypris Mpulungo. Eu tenho Cypris juvenis que estou a deixar crescer pra sexar e ficar com mais 2 fêmeas, separando essas 2 fêmeas fico também com excedente, por isso se depois precisares, podemos conversar sobre isso.

 

cumps!

 

 

Quanto ao filtro sera que é possivel ligar em paralelo ao 2215? só para ter uma saida e uma entrada, achas fiavel? assim escusava de ter mais tubos na agua... a fauna só irei colocar na 2ªsemana de junho, que é quando venho da lua de mel :discuss_gathering: . Assim tb da tempo de fazer um bom ciclo. Mas no entanto tenho que preparar o aqua todo e estudar bem as especies... Mais uma vez obrigado, e se alguém tiver sugestões para dar estejam á vontade.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro sera que é possivel ligar em paralelo ao 2215? só para ter uma saida e uma entrada, achas fiavel? assim escusava de ter mais tubos na agua...

 

Olá André!

Não me parece nada viável uma ligação em série, pelo simples facto que têm fluxos diferentes. Em tempos houve aqui no fórum um tópico interessante sobre ligação em série de filtros! Acho que a conclusão foi que era de facto inviável!

Quanto ao resto, o meu conselho é que leias muito, toma atenção aos parâmetros químicos da água que indispensáveis aos Tangas, vê as espécies que te agradam (se houverem mais... e acredita que quanto mais pesquisas, mais vais gostar) e perguntas aqui ao pessoal opiniões sobre as compatibilidades, layout, etc!

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais