Stress


DunKz

Recommended Posts

Boas,

 

Existe algum tratamento pra quando os bettas stressam a mudar de casa, aquario, agua etc?

 

Senao vao morrer :/

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes que vão morrer?

 

Ja me morreram os 4 que tentei fazer criaçaao banana rock

 

ontem deram me um CT lindo lindo e mal cheguei a casa e meti ele ja tava a ter os sintomas dos outros e cada vez esta pior :smile2:

 

vou me deixar de bettas

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a razão de tanto stress ?

calma

antes de teres mais bettas tens que ver o que se passa.Senão isso nunca mais vai parar

Esses bettas são de alguma importação recente ? Se for, tens que ter alguns cuidados no condicionamento deles.

tens é que explicar melhor o que está acontecer.

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a razão de tanto stress ?

 

Mudar pra aquario para tentar fazer criaçao, nada de movimentos bruscos nem nada. apos mudar eles sossegam e passado 2 dias puff

 

ontem compraram me um CT lindo e quando cheguei a casa o gajo com tanto stress ja ta a morrer :)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudar pra aquario para tentar fazer criaçao, nada de movimentos bruscos nem nada. apos mudar eles sossegam e passado 2 dias puff

 

ontem compraram me um CT lindo e quando cheguei a casa o gajo com tanto stress ja ta a morrer :)

 

Dunkz, isso é muito esquisito, não é só stress...

 

Estou a meio duma criação e assim que tirei a fêmea, ela continuo como se nada fosse no outro aqua. O macho, esse sim ficou deprimido durante uns dias, mas acho que nos machos é normal. Convém quando mudes de aquário que seja para água com caracteristicas iguais e temperaturas iguais, para não haver nenhum choque.

 

De resto mesmo com algum stress, o betta é um peixe que aguenta relativamente bem.

 

Posso-te dar um exemplo, recebi uma fêmea vinda do porto, por transportadora, alguns dias depois dei-a a um membro de um outro forum, enviada por correio verde e ela anda bem, está viva. Aí no teu caso tem de haver outra coisa qq.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

supondo que estão saudáveis na altura da mudança. À primeira vista tens um problema no aquario da reprodução.

O aquario está montado de forma simples? agua,filtro,termoestato,plantas ou está completamente montado?

Faz testes à agua. Tens alguma pedra/areão que seja calcária?

 

Até pode ser simples mas não estás a "ver" a razão.

Agora não tentes mais nenhum macho sem resolveres isso.

 

O CT que te deram ontem colocaste nesse aquario ou noutro ?

Que comida tens dado ?

 

vai dando noticias.

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tudo muito esquisito..tens de ver essa água...quando compras um betta como fazes para colocares no aqua?

Tens de ambientar à água onde vais colocar...

Alguma coisa andas a fazer mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tinha filtro, termostato, plantas e esferovite, acondicionador e folha de bananeira

 

estavam todos saudaveis, mudei, ficaram doentes e morreram dois dias depois.

 

o CT meti como todos os outros mas deve ter stressado na loja ou pelo caminho :/

 

nao entendo mesmo, nao entendo a razao de todos que tentei morreram

 

Uso API BettaFix porque aqui nao acho esha 2000

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando compras um betta como fazes para colocares no aqua

 

Cubo+5L+Folha bananeira+sal (pouco, colher de cafe)+acondicionador

 

depois meto a boiar e mais tarde meto la pra dentro com um pouquinho da agua que vinha

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém quando mudes de aquário que seja para água com caracteristicas iguais e temperaturas iguais, para não haver nenhum choque.

 

Eu a mudar pro aquario tinha a mesma temperatura, tudo que uso num lado uso no outro lado :/

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tinha filtro, termostato, plantas e esferovite, acondicionador e folha de bananeira

 

estavam todos saudaveis, mudei, ficaram doentes e morreram dois dias depois.

 

o CT meti como todos os outros mas deve ter stressado na loja ou pelo caminho :/

 

nao entendo mesmo, nao entendo a razao de todos que tentei morreram

 

Uso API BettaFix porque aqui nao acho esha 2000

 

 

Olá Dunkz

O betta splendens na forma como a gente o conhece é um peixe simples e fácil de manter

não é preciso complicares.

Precisas: aquario, agua em repouso 24 horas, muitas plantas, filtro (esponja ou outro mas com pouca movimentação), temperatura +- 25º, substrato natural escuro (se possivel), termometro, Comida variada e pouca (1 vez ao dia e com um dia de jejum)

E ....mais nada !

Nada de acondicionadores, sal (nunca usei e nem passaria na cabeça colocar uma chevena de sal num cubo), colheres, bananeiras....não precisas de nada disto. É fácil !

O que se vê em imagens da tailandia (algumas coisas não concordo) mas é mesmo aquilo: sem complicações, sem stress.

É mais fácil manteres um betta num aquario de 25 lt que num cubo. Isto se falarmos em mais do que um ano.

Espero ter ajudado.

antónio

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu so nao entendo porque é que ao mudar para o aquario pra fazer criação eles morrem :/

 

e ainda por cima um CT lindo que me deram que ja "entrou" a morrer :/

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos meus não coloquei sal e estão optimos, não faças isso...apenas aplica o produto da tetra que é um anti-cloro na agua

 

eu sal so meto raramente, muito pouco claro

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá a pergunta essa folha de bananeira que metes, não é isso que te estraga a água.

 

Não sabia que se podia meter folha de bananeira no aquário.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá a pergunta essa folha de bananeira que metes, não é isso que te estraga a água.

 

folha de bananeira é quase igual a de amendoeira da india :) cuida da agua, evita muita coisa

Editado por DunKz

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta mesma informação já segiu por PM, mas acho melhor postar aqui pois creio que apesar de muito incompleta e com algumas possíveis gafes creio que é importante! Se tiverem um tempinho para pesquisar poderão encontrar informação mais completa acerca do que falo abaixo.

 

Após algumas pesquisas:

 

Dizes que utilizas água do poço! Esse poço está fechado?

Atenção que águas dos poços, por vezes pode ser bastante mais problemática que a água da rede. Podem conter altos níveis de fosfatos e sais. Nestas águas, um dos testes principais que se deve fazer é da dureza da água. Pois se não estou em erro a dureza da água é o que determina o nível de variação de PH da água. Este deve ser visto após repouso da água pois ela quando sai do poço pode indicar um valor de PH diferente (inferior creio eu) do valor real.

 

No teu lugar faria o seguinte:

Se tiveres acesso a água da rede, coloca água em recipientes abertos durante 24h e após essas 24h faz trocas completas de água aos teus bettas. Remove as folhas de bananeira, nada de sal, nada de condicionadores, a não ser que o que utilizas também elimine metais pesados, nesse caso podes usar. Se for unicamente para cloro é desnecessário dado que a água após repouso de 24h fica óptima para colocar em qualquer aquário.

Evita continuar a alimentar os teus bettas unicamente com granulado. Artémia e larvas de mosquito para variar com os granulados é o ideal. Uma refeição por dia é o suficiente.

 

Se não tiveres água da rede continua a usar a água do poço, e segue exactamente como descrevi acima.

Importante neste caso é conseguires saber se a tua água do poço não poderá estar a prejudicar os teus bettas. Pesquisa um pouco na Internet sobre águas dos poços, para saberes quais os testes que deves fazer à tua água para saber se realmente tens problemas ou não.

 

Boa sorte!

 

P.S. Eu uso água do furo e não tenho problemas com os peixes, já com as plantas não posso dizer o mesmo, principalmente anubias. Ainda não me dei ao trabalho de saber o porquê, mas tenho quase a certeza que é da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta mesma informação já segiu por PM, mas acho melhor postar aqui pois creio que apesar de muito incompleta e com algumas possíveis gafes creio que é importante! Se tiverem um tempinho para pesquisar poderão encontrar informação mais completa acerca do que falo abaixo.

 

Após algumas pesquisas:

 

Dizes que utilizas água do poço! Esse poço está fechado?

Atenção que águas dos poços, por vezes pode ser bastante mais problemática que a água da rede. Podem conter altos níveis de fosfatos e sais. Nestas águas, um dos testes principais que se deve fazer é da dureza da água. Pois se não estou em erro a dureza da água é o que determina o nível de variação de PH da água. Este deve ser visto após repouso da água pois ela quando sai do poço pode indicar um valor de PH diferente (inferior creio eu) do valor real.

 

No teu lugar faria o seguinte:

Se tiveres acesso a água da rede, coloca água em recipientes abertos durante 24h e após essas 24h faz trocas completas de água aos teus bettas. Remove as folhas de bananeira, nada de sal, nada de condicionadores, a não ser que o que utilizas também elimine metais pesados, nesse caso podes usar. Se for unicamente para cloro é desnecessário dado que a água após repouso de 24h fica óptima para colocar em qualquer aquário.

Evita continuar a alimentar os teus bettas unicamente com granulado. Artémia e larvas de mosquito para variar com os granulados é o ideal. Uma refeição por dia é o suficiente.

 

Se não tiveres água da rede continua a usar a água do poço, e segue exactamente como descrevi acima.

Importante neste caso é conseguires saber se a tua água do poço não poderá estar a prejudicar os teus bettas. Pesquisa um pouco na Internet sobre águas dos poços, para saberes quais os testes que deves fazer à tua água para saber se realmente tens problemas ou não.

 

Boa sorte!

 

P.S. Eu uso água do furo e não tenho problemas com os peixes, já com as plantas não posso dizer o mesmo, principalmente anubias. Ainda não me dei ao trabalho de saber o porquê, mas tenho quase a certeza que é da água.

 

Já te respondi e aguardo resposta, Obrigado pela ajuda :D

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais