1º Aqua salgado


rop64050

Recommended Posts

Bem pessoal, vocês são os culpados pelo meu 1º salgado, porque tinha água doce durante muitos anos e comecei a ler os tópicos de salgados aqui no forum e fiquei entusiasmado. Eu já tinha aquele bichinho a mexer comigo para mudar para salgados, mas vocês deram o empurrão.

Aqui fica o setup :

 

Aquário - 90x50x38 ( pouca largura, mas era o que eu tinha da água doce )

Sump - 60x40x40, com quebra bolhas

Bomba retorno - 1xSicce multi 1300 ( 1300 l/h)

Bomba circulação - 2x sun sun JVP-101 ( 3000 l/h )

Escumador - TMC Skim V2 400

Calha - Aquaeden 2x39+3x1w(led)

RM - 5Kg

RV - 5Kg

areão - 16KG

Sal - Tropic Marin

Calk- feito com garrafão 5lts com tubo e torneira a pingar para a sump.

Movél DIY

 

A rocha ainda deve ser pouca, mas quero começar devagar.

Ficam aqui algumas fotos, aceito e peço criticas (construtivas) e peço ideias para o layout.

 

dsc03085c.jpg

 

dsc03091h.jpg

 

dsc03093v.jpg

 

dsc03067b.jpg

 

dsc03068g.jpg

 

dsc03117n.jpg

 

dsc03118v.jpg

 

 

Agora deixar maturar e depois vou colocando fotos . O aqua e sump levam 200l de água.

Como podem ver, não tem coluna seca, tem duas saidas de esgoto, que fazem um pouco de barulho com a água a entrar , mas pronto, depois logo se vê.

A sump também é um DIY.

Vou ter corais moles e peixes claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hola rop

 

bem tenho um simples doce com kinguios que estao enormes, portanto minha opiniao é de simples observadora.

 

que valentia a sua considerando o quanto é complexo esse sistema do salgado.

 

qto tempo levou entre a idealizaçao e a realizaçao ?

 

ja esta bonito e se segues assim ficara lindo.

 

Parabéns

 

tina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Primeiro andei a ver preços, posso dizer que isto tudo ,sem contar com o aquário que já tinha, ficou em cerca de 500€.

Não é material de primeira, mas para começar acho que chega e depois conforme for aprendendo a trabalhar com salgado, logo me dedico a outros niveis de equipamentos.

Depois de saber os preços e ler muito aqui no forum, aconselhei-me com o proprietário de uma loja de aquariofilia aqui em Portimão e foi com os conselhos dele que fui montando este setup.

Uma das dicas que vi aqui no forum, é que é preciso muita paciência e é verdade. No dia que fui comprar rocha viva, sempre pensei que já vinha com algas, etc, com alguma vida à vista. Mas afinal não, apenas está maturada e com bactérias que agora temos de esperar que se desenvolvam e criêm então um reef.

Uma diferença que vi em relação à água doce, é que é mais emocionante, porque estamos sempre a ver se já apareceu algum vivo novo no aqua e temos de andar sempre em cima do acontecimento. Pode ser por ser novidade, mas penso que um aqua doce, as coisas acontecem mais depressa e o aqua fica logo com vida desde o 1º dia da montagem, compram-se as plantas, peixes e pronto , temos um aqua com vida. Isto não quer dizer que não é interessante e que não dá trabalho, claro que temos de ter cuidados e que é interessante ver o desenvolvimento e por isso tive água doce por muitos anos, mas o salgado é mais trabalhoso e emocionante e apenas estou a começar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal, nem um comentário ? 140 visualizações.

Gostava de ouvir opiniões , sobre o setup, layout. Vá lá.

Eu sei que não é um setup lá grande coisa, mas merece ser comentado e agradeço toda a ajuda que puderem dar.

O overflow está a fazer muito barulho , tipo queda de água e apareceu um tapete castanho/verde na rocha viva.

As luzes floruscentes ( azul e branca ), acendem às 15h e apagam às 23h , ficando os leds moonlight até à 01h.

Estou a adicionar Kalk pelo sistema gota a gota.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal, nem um comentário ? 140 visualizações.

Gostava de ouvir opiniões , sobre o setup, layout. Vá lá.

Eu sei que não é um setup lá grande coisa, mas merece ser comentado e agradeço toda a ajuda que puderem dar.

O overflow está a fazer muito barulho , tipo queda de água e apareceu um tapete castanho/verde na rocha viva.

As luzes floruscentes ( azul e branca ), acendem às 15h e apagam às 23h , ficando os leds moonlight até à 01h.

Estou a adicionar Kalk pelo sistema gota a gota.

Obrigado

 

Boas,

 

Tens aqui um bom projecto. A úncia coisa que alterava era o layout, se reparares as rochas estão muito ao monte tens que fazer umas alteraçõezinhas por exemplo, fazer umas grutas, plataformas pontes pois tens que pensar que mais tarde vais ter aí peixes e eles vão querer andar à vontade e sentirem-se mais no seu ambiente natural, para tal fazes as tais grutas para eles circularem por entre as rochas, dá uma espreita no layout do pessoal aí do fórum, inspira-te e boa sorte com o aqua. :)

 

Abraços

 

Nuno Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Já está muito melhor e com um ar muito mais natural, está muito giro mesmo. Tem só atenção à inclinação de algumas rochas-ponte, pois se quiseres de futuro pôr corais nelas não convem muito estarem inclinadas.

Continua assim com o teu projecto e verás que terás resultados fantásticos!!!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Oi Rop,

 

Sim senhor, gosto muito do novo layout do teu aquário, está à maneira!

Quantos kilos de aragonite é que tens aí?

A questão do barulho da queda de água é também algo que me intriga, eu estou a pensar em fazer uma coluna seca, etambé, aí faz esse tipo de barulho, tu tens um tipo de overflow, sei que para colunas secas há o tal durso, que faz com que o barulho desapareça... :)

Escuta, a ver se me esclareces uma coisa que me está a dar cabo da maramita: Imagina que falta a elctricidade em casa, a bomba de retorno que está na sump deixa de enviar água para o aquário, certo? Então depois a sump não inunda com a água que continua a vir da coluna seca???

Há-de haver alguma coisa que previna que algo assim aconteça... Eu que não sei... :sign_welcome:

Tenho dúvidas a dar com um pau, agora no fim do mês vou buscar o escumador, bomba de retorno (não sei qual é que preciso) e as bombas de circulação.

 

Vamos lá a ver...! banana rock

 

Abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do aqua e sump estarem com água, é preciso testar para evitar esse problema quando falta a luz.

Quando a luz falta, o retorno desliga e suga a água do aquário até entrar ar na saida do retorno.

Ou seja, enchemos o aqua e a sump, ligamos a bomba retorno e vamos acrescentando água, até estar a sair água pelo esgoto e entrar na sump.

Depois de estar a circular a água, desligamos a bomba e esperamos que a sump vá enchendo até perto do limite máximo na sump e se for preciso vamos retirando água até a bomba deixar de sugar água , quando isso acontecer a água deve estar a cerca de 2 cm do topo da sump . Depois ligamos a bomba de retorno e deixamos o sistema normalizar e quando isso acontecer , fazemos uma marca na sump no lado onde está a bomba de retorno e essa marca será a nossa guia para não deixarmos a água na parte do retorno passar essa marca. Não sei se me expliquei bem, mas foi assim que fiz e quando falta a luz, a minha sump enche até cerca de 2 cm do limite e não deita água fora.

quando fores montar o sistema, se quiseres manda pm ou email ( rop64050@sapo.pt ) e terei todo o prazer em ajudar.

Quanto ao barulho, já me falaram em colocar duas torneiras na saida do esgoto, a dificuldade está depois em regualr o fluxo, para que o retorno não meta mais água que o esgoto consegue tirar, senão enchemos demais o áqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.