Mortes misteriosas no aquário


crush

Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

Venho aqui deixar-vos um caso no mínimo estranho...Tenho um aquário há já um ano, na sala, e sempre que alguém dorme na sala (no caso, a minha avó, que de 2 em 2 meses, dorme lá duas semanas), morre-me algum peixe...Eles estão meses e meses seguidos sem baixas, mas sempre que alguém dorme lá, algum peixe morre, sem razões aparentes (parâmetros todos ok), sem mostrar sinais de alguma doença, sem nenhuns sintomas. A minha avó veio para cá agora há uma semana e já me morreram dois peixes...Aliás, as últimas vítimas no meu aquário, foram sempre quando alguém dormiu na sala.

 

Pode haver alguma explicação lógica para isto? Já pensei que pudesse ser um aumento de dióxido de carbono na sala, uma vez que fica fechada...Mas parece-me algo insuficiente. Já pensei que pudesse ser do cheiro que se possa entranhar (a minha avó tem aquele cheiro típico de idosa), mas também isso não me parece muito lógico. Já pensei que ela desse de comida, mas não vejo restos de comida, nem há pico de amónia. Não vejo diferenças em termos de luz na divisão, pois está ligada o mesmo tempo (não falo da luz do aquário, que essa tem temporizador, mas da divisão).

 

Poderá ser apenas uma coincidência estranha? Não consigo acreditar nisto, mas já dei voltas e não vejo o que possa ser...

 

Certo é que da próxima vez, vou mudar o aquário de sítio...lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

é no facto no mínimo estranho...

 

a tua avo não usa laca, ambientador, algo em spray???

 

é uma hipotese...

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Para a próxima que ela for dormir aí; cedes-lhe gentilmente a tua cama e dormes tu na sala. Assim tiras as teimas... E a senhora se calhar até agradece... Lol...

 

Pelo que dizes não é quando "alguém" dorme na sala, mas sim a tua avó. Assim e se é só assim que acontecem baixas eu acredito que é a tua avó que os mata quando pensas que ela está a dormir.. quando afinal está-te a matar os peixes

 

Falando mais a sério (mas não muito), não poderá haver uma concentração maior de metano? Segundo o que disseste a tua avó tem [cito] "aquele cheiro típico de idosa" o que não é muito científico nem muito simpático, mas raciocinando da mesma forma que tu os idosos soltam muita flatulência e isso pode afectar algumas espécies mais sensíveis..

 

Ou não é nada disso e é algo mais no que o maneljakim disse. Eu tenho um aquário no meu quarto, foi ciclado com 2 cometas, posteriormente teve 5 barbos tigre e acabado o ciclo levou Oscares e uma Claria, sendo que dormindo lá todos os dias ou quando passo dias fora os parâmetros não se alteram em nada, pelo menos os da praxe. Acrescento no entanto que deo em spray, tabaco ou seja o que for que possa minimamente contaminar a água não entra nessa divisão. As lacas ou afins que ele falou não são uma hipótese tão remota quanto isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando mais a sério (mas não muito), não poderá haver uma concentração maior de metano? Segundo o que disseste a tua avó tem [cito] "aquele cheiro típico de idosa" o que não é muito científico nem muito simpático, mas raciocinando da mesma forma que tu os idosos soltam muita flatulência e isso pode afectar algumas espécies mais sensíveis..

 

não iria tanto para a flatulência LOL, mas sim para perfumes, lacas, desodorizantes, etc. produtos que entram na atmosfera e depois se dissolvem na agua.

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P:unsure::) :-) :) :-)

 

"O Verdadeiro Caso da Granny Assassína"

 

É ela que te desliga o "sistema" todo da ficha para por o telem. a carregar....

 

:) :-) :) :-) :) :-)

 

Que peixes te morreram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) :-) :) :-) :) :-)

 

"O Verdadeiro Caso da Granny Assassína"

 

É ela que te desliga o "sistema" todo da ficha para por o telem. a carregar....

 

:) :-) :) :-) :) :-)

 

Que peixes te morreram?

 

 

:)omg

 

Hó crush

Cheiro típico a idoso ?

Tive a minha avó acamada em casa durante 12 anos e nunca me cheirou a... idoso?

 

Bem, não acredito que o simples facto de teres alguém no mesmo espaço, tanto que não existia tempo para haver contaminação da água e se a pessoa cheira? a idoso? Com certeza de manhã o espaço é arejado. Aliás o filtro do aqua garante uma boa circulação da água com a respectiva troca gasosa independentemente dos cheiros que possam existir.

 

Algumas sugestões:

1 - Existe alguma doença que infelizmente aparece nesses peixes no mesmo ciclo em que ocorrem as permanências do teu familiar em casa. Coincidências? Talvez.

 

2 - Alimentação que pode estar a causar essas mortes nesse determinado ciclo.

 

3 - Alguma operação de rotina que estás a fazer e que pode estar a provocar stress numa determinada espécie de animal que tenhas.

 

4 - Os animais foram comprados na mesma loja? Podem ter sido acondicionados com algum produto que lhes fragiliza o sistema imunitário dos animais?

 

São milhentas as hipóteses que creio não passarem por essa tua justificação.

 

Boa sorte a identificar o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes que morreram esta semana foram uma molly e um barbo cereja. Noutras vezes, já morreram um plati,

mollys e uma corydora (penso eu). A rotina do cuidado com os peixes é sempre a mesma: a luz liga e desliga às mesmas horas, a alimentação é igual (com a mesma comida), as TPAs são feitas na mesma altura, dou vitaminas normalmente...Não noto nenhuma alteração no tratamento dos peixes. E como digo, ficam meses seguidos sem morrer nenhum peixe e quando tenho alguém a dormir na sala (já aconteceu também com uns tios meus que dormiram um fim-de-semana lá), morre sempre (mas mesmo sempre!) algum peixe.

 

Vou averiguar se a minha avó usa alguma laca ou outro spray, mas penso que não...Também não fuma.

 

Os peixes vieram de várias lojas e nenhum deles morreu pouco tempo depois de estar no novo aquário.

 

A última morte no aquário (à excepção de uma molly juvenil que morreu pouco tempo depois de ter entrado no aquário, provavelmente comida) foi em Fevereiro, com uma plati com hidropsia (a única que estava desde o início do aquário!) e antes disso havia sido em Novembro, na última vez que a minha avó tinha estado cá em casa. Agora, no espaço de uma semana morreram dois peixes. E como digo, de um momento para o outro, sem apresentarem sintomas, com os parâmetros da água estabilizados. Custa-me a crer que seja apenas mera coincidência...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tens várias hipóteses, algumas mais a sério outras nem tanto,tenho de ter cuidado, quando brinco levo sempre nas orelhas... só uma brincadeirinha... ela não mete lá a placa? ou lava-a lá? Eu se fosse a ti ficava de olho ;) . Agora a sério, se o teu aquário tem tampa, é no mínimo estranho.

Em relação ao cheiro típico, desconheço esse cheiro, mas infelizmente á velhotes que não se preocupam com a higiene e deitam um cheiro daqueles, mas antes de matar os peixes, penso que te matava a ti, se é o cheiro eu voto no banho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, mas tinha lido este tópico no inicio apenas e agora chego cá e estou a rir-me há mais de 5 minutos :)

 

Não leves a mal pq é um problema lixado mas desde Naftalina e placas a serem lavadas no aquário, passando pelo CHEIRO A IDOSO (tá demais, quase que não consigo escrever!) até carregamentos de telemovel...

 

Eu acho que é uma vingança da tua familia (Avó e Tios) pq lhes ofereçes meias a todos no Natal.

 

:dancing:

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha mãe trabalha num lar de idosos, e eles lá têm um aquário, entao o homem que trata dele começou a reparar que os peixes morriam assim do nada, estando tudo normal.

descobriram que as pessoas quando nao queriam tomar os medicamentos os davam aos peixes...

n andara a tua avó a esquivar-se da medicação? lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha mãe trabalha num lar de idosos, e eles lá têm um aquário, entao o homem que trata dele começou a reparar que os peixes morriam assim do nada, estando tudo normal.

descobriram que as pessoas quando nao queriam tomar os medicamentos os davam aos peixes...

n andara a tua avó a esquivar-se da medicação? lol

 

olha que é bem provável...

Benfica campeão 2009/10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahahah, este tópico está 5 estrelas XDD

 

a ideia dos medicamentos é boa!

 

outra das causas pode ser o sonambulismo, vai na volta e a senhora acorda a meio da noite, e dá-lhes comida, ou tenta apanhá-los, ou, e juntando com outras das ideias, tira a placa e aquário com ela!!

 

se fores tu a dormir na sala, também há mortes??

 

 

agora a sério, também estou bastante intrigado, e espero que este caso tenha solução, boa sorte!

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me preocupa é que ela ainda vai estar cá em casa até Domingo...lol. Torço para que os meus peixinhos resistam...

 

Nunca vi ela a deitar nem medicamentos nem a lavar a dentadura...

 

É realmente muito estranho...

 

Eu nunca dormi na sala, porque tenho o meu quarto.

 

Não levem a mal o "cheiro típico de idosa", mas se calhar eu tenho um nariz muito sensível e qualquer cheiro mais estranho é-me facilmente perceptível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me preocupa é que ela ainda vai estar cá em casa até Domingo...lol. Torço para que os meus peixinhos resistam...

 

Nunca vi ela a deitar nem medicamentos nem a lavar a dentadura...

 

É realmente muito estranho...

 

Eu nunca dormi na sala, porque tenho o meu quarto.

 

Não levem a mal o "cheiro típico de idosa", mas se calhar eu tenho um nariz muito sensível e qualquer cheiro mais estranho é-me facilmente perceptível.

 

Saudaçoes!

Faz uma experiencia. Dorme tu na sala e ve o que acontece!

Ou entao poe uma camara virada po aquario e logo ves o ke acontece. lol

Eu mandava abençoar o aquario, pode ser mau olhado! :bs_quesexclaim:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hó Crush

 

Tem de existir uma razão plausível para isso estar a acontecer.

 

Não estará o filtro a ser desligado durante a noite para não incomodar?

O aqua poderá estar fragelizado (por vezes demora alguns meses a estabilizar) e numa questão de 3 ou 4 horas alguns valores podem alterar-se e provocar a morte a alguns animais.

 

Reparo que te morrem pexies de várias espécies, então é um problema geral.

O termoestato está bom?

Poderá estar a passar alguma corrente electrica para a água de evz em quando? (repara que são só ideias atiradas para o ar) E quando está alguém na divisão haja uma sobrecarga electrica nesse espaço e possa estar de certa forma a afectar o funcionamento do termoestáto?

 

Não sei... é muito estranho...

Valores da água?

Está tudo ok?

 

Porque pode não ser algo que aconteça ao teu aqua quando está alguém na tua casa mas sim um fim de um ciclo, ou seja, existe algo que está a atacar os peixes e que podem morrer quando está alguém em tua casa, pois como disses-te a tua avô vai regularmente (em dias certos a tua casa)...

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E ela não lhes dá comida?

Tipo sabes que os idosos têm a mania dos milhos aos pombos .... aos peixes !!!

Na volta ainda lhes dá bolos ou pão ...

 

Nunca vi ela a deitar nem medicamentos nem a lavar a dentadura...

 

O objectivo é esse mesmo .... matar os peixes sem dares conta disso .... achas que fazia tudo à vista de todos?

Sabes que o modo de "operandus" deles é o chamado OLD SCHOOL não está ao alcance de todos hhehehehe

 

Boa Sorte

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom ! já dei umas gargalhadas com isto tudo.

 

Para tirares algumas dúvidas, dorme tu na sala, eu tb tenho o meu quarto e não me importo de dormir na sala de x em quando, uma coisa não invalida a outra...

 

Eu voto em: Coincidência.

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isto tá demais ja deu pra rir um bocadinho.lollll

ja deram varias hipoteses umas mais parvas no bom sentido e outras mais serias.

o pessoal ja te deu varias dicas agora é so fazeres experiencias e desvendar este misterio pois so tu o podes resolver.

essa dos medicamentos é uma hipotese e mt normal acontecer.

poem-t atento coloca lá uma camera a filmar ou engtaom dorme lá tu uma NOITE.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lolol realmente está um tópico muito engraçado, não esperava isto...

 

A minha avó costuma vir de 2 em 2 meses cá (porque ela anda a rodar pelos vários filhos), mas desde a última vez até esteve quase 5 meses sem cá vir...Não vejo grande ciclo...

 

Nada é desligado, todos os aparelhos estão a funcionar bem. O pH está constante, nitritos e amónia a zeros, nitratos controlados (abaixo dos 25), TPAs regulares com água aquecida, iluminação correcta e certa...Tudo exactamente igual...

 

Falaram em ressonar...É um facto, ela ressona imenso. É uma boa hipótese.

 

Quanto aos comprimidos, ela toma uma farmácia inteira, é verdade, mas são controlados por nós, porque se não ela não os toma...

 

Dentadura ela tem, mas penso (espero!) que ela não a lave no aquário! "ca" nojo! lolol.

 

Peço desculpa, mas coincidência custa-me imenso a acreditar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.