Ajuda para escolha de filtro externo (aqua 180L)


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Encomendei um aquário de 101cm com capacidade de 180L que deverá chegar no final desta semana que vem :tongue:

Agora fica a faltar para já o filtro, depois de pesquisar sei que quero comprar um filtro exterior, mas como sou novo nisto não sei qual o que devo comprar :/

E chego então à razão deste tópico, que é pedir aos utilizadores deste forúm, que concerteza têm já experiência nestas coisas, que me possam ajudar nesta escolha por favor.

Sei que as opções são muitas, mas deixo então alguns pontos que são mais importantes e que poderão ajudar a reduzir o l:

 

Vai ser para um aqua de 180L

"Silencioso" (o mais possível), pois vou montar o aqua no meu quarto :)

Fácil de encontrar material para manutenção

Boa relação qualidade preço (não quero ir mto além dos 120€)

 

Quem me poder ajudar agradeço a atenção :)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom filtro por esse valor tens o Eheim 2217 plus ja com torneiras, penso que deves conseguir por valores abaixo dos €120.

É um filtro silencioso, robusto tens facilidade de arranjar peças de substituição, qualidade comprovada por inumeros utilizadores e mais que suficiente para esse aquario , já que faz 1000lts/h(se não estou em erro).

Esta seria sem duvida a minha escolha, sempre a versão Plus que traz as torneiras que é indispensavel para fazer a manutenção.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom filtro por esse valor tens o Eheim 2217 plus ja com torneiras, penso que deves conseguir por valores abaixo dos €120.

É um filtro silencioso, robusto tens facilidade de arranjar peças de substituição, qualidade comprovada por inumeros utilizadores e mais que suficiente para esse aquario , já que faz 1000lts/h(se não estou em erro).

Esta seria sem duvida a minha escolha, sempre a versão Plus que traz as torneiras que é indispensavel para fazer a manutenção.

 

Cumps

 

Boas TAZ

 

Obrigado pela tua ajuda vou pesquisar sobre esse filtro. Já agora tenho visto também algumas reviews sobre o Fluval 205, tens alguma opinião formada sobre este filtro? Continuarias a optar pelo Eheim 2217 plus?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas TAZ

 

Obrigado pela tua ajuda vou pesquisar sobre esse filtro. Já agora tenho visto também algumas reviews sobre o Fluval 205, tens alguma opinião formada sobre este filtro? Continuarias a optar pelo Eheim 2217 plus?

 

Cumps

Boas

também tens o EHEIM 2215-volume-350 L -Debito-620 L/H ,que deve estar entre os 80€ e os 100 €.

espero ter ajudado. A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

também tens o EHEIM 2215-volume-350 L -Debito-620 L/H ,que deve estar entre os 80€ e os 100 €.

espero ter ajudado. A.S

 

Boas Álvaro, obrigado pela tua resposta, estive a ver também o modelo que me indicaste e pelo menos pelo que percebi entre o 2215 e o 2217 só varia mesmo o débito, estou certo ou há mais alguma diferença? Caso seja apenas isso, uma vez que o aquário é de 180L, vale a pena investir no 2217, quais as vantagens de ter um débito maior e um débito muito elevado não será também prejudicial depois para os habitantes do aqua?

A questão é também para quem possa dar opinião :P

 

Obrigado desde já

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre o 2215 e o 2217 não varia só o débito, varia tambem a capacidade do filtro para materias filtrantes ou seja o tamanho do copo.

Em relação ao Fluval não comento porque nunca usei a marca, mas há aqui pessoal do forum que usa e estão satisfeitos, é uma marca com pergaminhos na aquariofilia, não é "chinesices"(sem qualquer conotação negativa, mas a qualidade é outra).Penso é que o 2217 te saia mais barato mesmo na versão Plus(acho, não tenho a certeza, pesquisa bem).

Recomendo Eheim porque nesta altura tenho em casa um 2073, um 2215(aqua de 100lts +/-) e vou ligar um 2213 a um reactor de CO2, e estou muito satisfeito com os filtros.

Para esse aquario optaria pelo 2217 pela diferença de preçço acho que compensa bem, alem de que ficas com mais "margem" em termos de manutenção.

 

Espero ter ajudado

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um aquario com a mesma litragem da Aquatlantis que presumo que seja também o teu caso. Uso um Fluval 305 e só posso dizer bem desse filtro.

Bastante silencioso, debita 1000l/h, boa capacidade de matérias filtrantes que é um aspecto muito importante a ter em conta, possui um sistema aquastop que permite a sua limpeza de uma maneira bastante facil. Para alem disso nunca perdeu caudal ao fim de quase 1ano, o que não acontecia com um Eheim 2213 que tinha de estar constantemente limpar tubagens e acessórios para manter o caudal.

 

A escolha dos filtros depende em muito dos peixes que lá vais por. Eu tenho discus e estou satisfeito.

Costumo dizer que filtragem nunca é demais, por isso é preferível dar mais alguns € e investir no 305 em vez do 205.

 

 

Cumprimentos

Miro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estas a comparar alhos com bugalhos.

 

 

A comparação é com a linha deste filtros da Eheim. Não duvidando da qualidade dos mesmos mas aconteceu comigo e com amigos a constante perda de caudal. Para mim Fluval 305 ou Eheim 2217, sem duvida o Fluval.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não o 2032, 2034 ou 2036 ?

Como o nome "clássico" indica.. já estão no mercado ainda a Fluval andava de fraldas.

 

Basicamente entre o Fluval 305 e o 2213 (que foi a tua comparação inicial) estas a falar numa diferença de preço na ordem dos 125€ (a mais para o 305).. alem do mais são produtos com targets completamente diferentes. Ao comparar o Flubal 305 e o 2217 estas a falar numa diferença de 73€ (a mais para o 305), embora a EHEIM diga que o 2217 dá para aquários até 600L e o Fluval até 300L.

 

O Fluval já tem todas as comodidades de um filtro "moderno", o clássico.. bom é clássico.

O EHEIM Ecco Pro 300 (2036) é um filtro que dá para aquários até 300L (mesma gama do Fluval), tem todas as comodidades de um filtro moderno (pre-filtro, cestos individuais para cada material, self-priming, torneiras) e é mais barato 73€ que o 305.

 

Porque não eram esses os filtros que estavam em causa nas respostas anteriores. Se fossem outros a minha opinião seria outra.

 

 

certamente estás a comparar com os preços da Pet4You, mas encontras em lojas online portuguesas o Fluval a preços muito inferiores. O meu ficou por 140 e nem sequer foi online.

 

Quando decidi adquirir um filtro externo para o meu aquario anterior, todos me aconselharam Eheim, que no meu caso ficou muito aquém do esperado.

 

Opiniões são opiniões mas se fosse hoje voltava a adquirir o fluval

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fui vendo durante o dia as respostas, mas não deu para dar um feedback pois estava a trabalhar :)

 

Claudemiro: Obrigado pela tua resposta, sim acertaste é um aquatlantis mesmo, espero ter feito uma boa compra :) Mas regressando ao tema, o Fluval vi na net em reviews que é bastante silencioso e que é fácil de ferrar depois das manutenções, aliás numas reviews diziam mesmo que nem era preciso fazer nada manualmente, ele fazia sozinho isso. Mas a opção 305 já se torna um pouco mais além do orçamento, a não ser que encontre uma loja online ou não que tenha preços um bocadinho mais no orçamento.

 

jbrazio: Obrigado pela tua opinião, já percebi que estas duas marcas são bastante bem cotadas no mercado e vou mesmo fazer uma opção entre estas. O Eheim 2217 pareceu-me uma opção mais equilibrada, o Fluval 305 é como dizes mais moderno, pelas caracteristicas que referiste, resta saber se a diferença de preço compensa o investimento no Fluval. Porque pelo que percebi também de alguma pesquisa, ferrar o Eheim manualmente também não é muito dificil e se for o Plus que já trás as duplas torneiras é ainda mais fácil. Claro que isto é apenas teoricamente para mim, pois não faço a minima ideia das implicações disto na prática :) Quanto aos Ecco que referiste, tenho só uma dúvida, numa pesquisa vi algumas pessoas dizerem que esses são a linha da Eheim que dá problemas :/

 

José Ferreira: Mais uma vez obrigado pela resposta a este tópico :) O Eheim 2217 realmente está a chamar-me a atenção, parece ser uma boa opção tendo em conta o preço dele e se já tens experiência com o mesmo é mais uns pontos a favor :)

 

Básicamente, a escolha pelos vistos vai recair mesmo sobre o Eheim 2217 e o Fluval 205 ou 305, sinceramente a caracteristica que mais procuro é que seja o mais silencioso possível, pois vai estar a trabalhar no quarto :P, mas claro que alguma qualidade também interessa e tal como disse antes, pelas vossas opiniões e pesquisas em sites de lojas e reviews o Eheim 2217 parece ser aquele que é mais equilibrado, ou seja que tem a melhor relação qualidade/preço. Agora se me disserem que a diferença que irei dar pelo Fluval compensa, pelo silencio, ou pela qualidade, durabilidade então é uma questão de ponderar isso tudo (como em tudo a qualidade pagasse, mas também sei que muitas vezes pagasse mais a marca que a qualidade) :)

 

Penso que já tenho algumas informações que me vão ajudar nesta decisão, mas se alguém tiver mais alguma informação a adicionar agradeço mesmo :)

 

Resta-me agradecer a todos pelas ajudas e agora vou também procurar algumas lojas para ver se consigo um bom preço eheheheh :D

 

Cumps pessoal

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a preferir o 2217 desses todos porque me parece a escolha mais equilibrada em termos de qualidade/preço.Há quem tenha filtros da linha classica a trabalhar á 10 e 12 anos pelo que terás filtro para muitos e bons anos).Em relação a ferrares e manutenção se tiveres as torneiras é igual a qualquer um dos outros excepto a 1ª vez que o ligares, agora supondo que a diferença de preços é a apresentada atras acho que vale a pena ter um pouco de trabalho a ferrar a 1ª vez(saliento que é a 1ª vez depois nas manutenções e tendo as torneiras é ligar as mangueiras depois da manutenção, abrir as torneiras, espera 2 ou 3 minutos e ligar a eletricidade)

O Fluval não comento porque nunca tive nenhum, mas do que conheço e leio, são bons filtros.

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a preferir o 2217 desses todos porque me parece a escolha mais equilibrada em termos de qualidade/preço.Há quem tenha filtros da linha classica a trabalhar á 10 e 12 anos pelo que terás filtro para muitos e bons anos).Em relação a ferrares e manutenção se tiveres as torneiras é igual a qualquer um dos outros excepto a 1ª vez que o ligares, agora supondo que a diferença de preços é a apresentada atras acho que vale a pena ter um pouco de trabalho a ferrar a 1ª vez(saliento que é a 1ª vez depois nas manutenções e tendo as torneiras é ligar as mangueiras depois da manutenção, abrir as torneiras, espera 2 ou 3 minutos e ligar a eletricidade)

O Fluval não comento porque nunca tive nenhum, mas do que conheço e leio, são bons filtros.

 

Cumps

 

José Ferreira

Olá todos.

Bem sei que existe sempre «um» que posta uma pergunta parva. Hoje calha-me a mim. loooool

 

O que é isso de:«Em relação a ferrares e manutenção se tiveres...»???

 

É que estou seriamente tentado a comprar um Ehein 2215 para o meu aqua de 70 lt....mas não sei o que «ferrar».

 

Sorry pela perguntinha parava...mas tem de ser.

 

Um Abraço.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá todos.

Bem sei que existe sempre «um» que posta uma pergunta parva. Hoje calha-me a mim. loooool

 

O que é isso de:«Em relação a ferrares e manutenção se tiveres...»???

 

É que estou seriamente tentado a comprar um Ehein 2215 para o meu aqua de 70 lt....mas não sei o que «ferrar».

 

Sorry pela perguntinha parava...mas tem de ser.

 

Um Abraço.

 

Para mim sem duvidas são os Rena capacidade debito energia tudo em eles são bons e tens aqui super baratos http://www.anamilandia.com/product.php?id_product=216 sem duvida os melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá todos.

Bem sei que existe sempre «um» que posta uma pergunta parva. Hoje calha-me a mim. loooool

 

O que é isso de:«Em relação a ferrares e manutenção se tiveres...»???

 

É que estou seriamente tentado a comprar um Ehein 2215 para o meu aqua de 70 lt....mas não sei o que «ferrar».

 

Sorry pela perguntinha parava...mas tem de ser.

 

Um Abraço.

 

 

Boas Bruno

 

Ferrar o filtro é tirares o ar que há nas tubagens e filtro banana rock Ou seja ferrar manualmente o filtro significa sugares a agua do aqua pela mangueira até retirar o ar, depois ligar ao filtro e deixar que a água entre. Depois é deixar rolar eheheh Espero não ter dito nenhuma asneira.

 

Cumps

Editado por prx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem nasce ensinado banana rock

 

Ferrar é, por outras palavras, tirar o ar que fica sempre dentro do filtro (mais concretamente na cabeça) depois de o abrirmos.

Sem tirarmos esse ar o ciclo não é fechado e a água que é puxada para dentro do filtro não chega a empurrar a que está dentro do filtro para fora.

 

Sem este processo, o filtro não faz o seu papel.

 

Consoante o modelo do filtro, existem diferentes formas de ferrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim sem duvidas são os Rena capacidade debito energia tudo em eles são bons e tens aqui super baratos http://www.anamilandia.com/product.php?id_product=216 sem duvida os melhores.

 

 

Boas slb-nn

 

Rena não conheço, mas do que tenho lido não é uma opção, procuro algo em conta mas não descuro a qualidade e se para isso o "em conta" for um bocadinho mais alto não me importo de pagar mais por um Eheim ou Fluval. Atenção estou apenas a falar pelo que li, porque não tenho experiência com nenhuma das marcas, até porque sou novato já tive aqua mas foi uma brincadeira. Aquário de 50cm kit comprado num hipermercado, nem filtro tinha lol. Mas foi o suficiente para me dar o bichinho, agora quero fazer as coisas com mais atenção e qualidade:) Mas obrigado pela tua opinião.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas slb-nn

 

Rena não conheço, mas do que tenho lido não é uma opção, procuro algo em conta mas não descuro a qualidade e se para isso o "em conta" for um bocadinho mais alto não me importo de pagar mais por um Eheim ou Fluval. Atenção estou apenas a falar pelo que li, porque não tenho experiência com nenhuma das marcas, até porque sou novato já tive aqua mas foi uma brincadeira. Aquário de 50cm kit comprado num hipermercado, nem filtro tinha lol. Mas foi o suficiente para me dar o bichinho, agora quero fazer as coisas com mais atenção e qualidade:) Mas obrigado pela tua opinião.

 

Cumps

 

 

Sim claro mas se eu te disser que já tive fluval ,ehiem e por ai fora e nunca tive o meu aqua como tenho agora e atençao tenho aquas á muitos anos so com os Rena é que consegui por o meu aqua em condiçoes e com grande qualidade de agua até os meus discus ficaram com agua na boca:) mas cada um sabe de si apenas tou a dizer com a minha grande experiencia na area á muitos que dizem Ehiem são os melhores e tu acreditas? não é assim isso garanto-te que não o é , agora tu filtras o que quiseres nos foruns e fazes o que quiseres eu mudei para Rena e nºao quero outra coisa. CAda um sabe de si

Editado por slb-nn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Das duas uma ou eu estou "cegueta" ou ainda não disses-te que peixes esperas por no aquario...

1º sem saber que peixes queres colocar, não me parece razoavel ninguem estar a aconselharte um filtro.

2º estás a cometer um erro tremendo o filtro escolhe-se com base na carga organica que vai ter que suportar, e não carregar aquilo até atingires o limite do filtro...

 

Se por exemplo fores colocar Ciclideos africanos, na minha opinião deverias colocar pelo menos 2 filtros e muita movimentação. Se fores colocar discus, deves ter um filtro potente, mas que não faça muita movimentação na água. enfim, tens dezenas de exemplos, se fores colocar um plantado, não deves ter um seco humido...

 

Nem sei que mais te diga...

 

A todos os que aconselharam o filtro x e o filtro y... não deveriam ter perguntado primeiro que tipo de montagem o aquario vai ter?

 

Just my 5cts...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tenho um eheim 2217 e só tenho a dizer bem..... o meu aqua tem 500 lts, tenho altuns e discus e tenho 3 filtros :

eheim 2217 (filtraçao biologica )

eheim 2224 ( ligado a filtro UV )

JBL Crystla 1500 ( filtracao mecanica )

 

por isso estas a ver que depende mt da peixarada que la colocares....... acho que so com ficas apertado.....

mas sem duvida que o 2217 é um boa opçao

 

 

 

abraços

 

 

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Das duas uma ou eu estou "cegueta" ou ainda não disses-te que peixes esperas por no aquario...

1º sem saber que peixes queres colocar, não me parece razoavel ninguem estar a aconselharte um filtro.

2º estás a cometer um erro tremendo o filtro escolhe-se com base na carga organica que vai ter que suportar, e não carregar aquilo até atingires o limite do filtro...

 

Se por exemplo fores colocar Ciclideos africanos, na minha opinião deverias colocar pelo menos 2 filtros e muita movimentação. Se fores colocar discus, deves ter um filtro potente, mas que não faça muita movimentação na água. enfim, tens dezenas de exemplos, se fores colocar um plantado, não deves ter um seco humido...

 

Nem sei que mais te diga...

 

A todos os que aconselharam o filtro x e o filtro y... não deveriam ter perguntado primeiro que tipo de montagem o aquario vai ter?

 

Just my 5cts...

 

Bem..mais uma vez, vou-me meter a meio, mas estou a achar bastante util este topico.

Digam-me lá então outra coisa.

 

Um Aqua de 70lt com Viviparos. 5 Guppys, 3 Espadas, 3 Moys e 4 Limpa Fundos. +- 8 plantas de facil manutenção.

 

Que tipo/caracteristicas de filtroexterno aconcelhas? É que nunca tinha lido nada nos topicos sobre esse aspecto, que.....tem toda a logica e razão de ser levado em conta.

 

Um Abraço a todos

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos Renas tive um Rena xp2 ja não o tenho porque desactivei o aqua onde o tinha e vendi a um membro aqui do forum mas são filtros com qualidade sem duvida nenhuma, optei por ficar com o 2073 porque tinha menos tempo, mas um XP2 que faz 1050lts/h custa pelo menos mais 30 ou 40 euros a mais que o 2217, aqui não é a questão da marca mas a relação qualidade/preço que na linha classica é praticamente imbativel, com as limitações que estes filtros têm por terem uma concepção e design com mais de 20 anos, se bem que estes 20 anos são de bons e fiaveis serviços.

Agora não comparem alhos com bugalhos como aqui ja foi dito(jbrazio obrigado).Não venham comparar um 2213 com um fluval 305 ou um rena XP2, ja que estamos a falar de gamas compleamente diferentes e tambem de preços diferentes.

Em relação a fauna que iras colocar num aqua de 180lts acho que um 2217 com as materias filtrantes correctas é mais do que suficiente para a fauna que se pode colocar num aqua de 180lts, a não ser que se cometas loucuras e ai não há filtro que resista.

Aqui a questão é quanto queres gastar, se queres gastar mais tens linha Fluval(205/305) tens Eheim(2071/73 Ecco pro 200/300) Rena(linha XP1/2) JBL(700/900/1500) com as "mariquices" associadas(self priming por ex:) ou se queres gastar um bocado menos mas com garantias de qualidade (Eheim Classic).

Não me parece que seja por acaso que das marcas que referi, marcas essas com nome na aquariofilia, a Eheim seja a unica que mantem uma linha classica que nenhuma das outra conseguiu manter produtos com esta longevidade, praticamente inalterados desde o inicio da sua comercialização(em equipa que ganha não se mexe).

 

slb-nn(Somos Campeões) :D :arrow:bowdown

Se com eheim e fluval nunca conseguiste ter a agua em condições, só há duas hipoteses ou os filtros que usaste eram inadequados ao aquario ou estavas a fazer alguma coisa mal, não leves a mal mas é o que me parece.

 

Atenção eu apenas estou a exprimir a minha opinião pessoal, com base no que leio aqui, noutros sitios e com base na minha experiencia de mais de 20 anos de aquariofilia(sim antes que perguntem sou do tempo dos FBF, em que a potencia era ditada pela bomba de ar, e que uma "revolução" era usar uma cabeça motorizada(as vezes adaptada dum filtro interno) para puxar a agua do FBF) mas nunca um ataque ao que quer que seja ou a quem quer que seja.

 

 

Peço desculpa pelo longo discurso e espero ter ajudado em mais alguma coisa.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem este tópico teve grandes desenvolvimento no dia de hoje :D

 

@slb-nn: Não me interpretes mal, não quis menosprezar a tua opinião, vejo pelo teu post que já tens experiência no assunto e vou ter em conta a tua opinião, esvaziar os preconceitos que tenho com essa marca e pesquisar mais a fundo.

 

@kcholas: Com essa é que me baralhaste mais LOL Mas está ai uma boa pergunta e obrigado por me chamares a atenção desse ponto, pois não tinha noção que isso tivesse influência, mas faz todo o sentido. Não respondi logo porque queria ver aqui num livrinho que tenho o nome dos bichos para não dizer disparate.

 

Então é assim, a minha ideia para este aquário é criar um ecosistema diversificado, quero colocar plantas e para os habitantes estava a pensar em fazer um aqua como o primeiro que fiz como brincadeira. Basicamente coloquei várias espécies à mistura e deram-se bem (alguns :/ )

Para terem uma ideia, tinha:

um escalar

danios zebra

neons

barbos tetrazona

barbos tigre

danios gigante

Rasbora arlequim

um labeo bicolor (tubarão de cauda vermelha) (este ficou enorme)

viuvas

olhos de fogo

guppys

1 Gourami Anão

botia palhaços

limpa fundos

molly negros (estes não se deram muito bem, tive um casal e ainda meti outro casal, mas desisti)

e cheguei a ter um beta (que não se dava muito bem com o escalar, tive que o isolar)

 

Portanto estão a ver, quero algo assim meio diversificado, muitos da familia dos ciprinideos, caracideos e poucos ciclideos. Gosto mais de um aqua com peixes mais pequenos e coloridos, mas também gosto de alguns ciclideos com cores mais vivas.

 

Claro está sei que há espécies que não se dão muito bem, tenho aqui um livro que me ajuda a escolher depois quais as espécies compativeis e a internet também, ainda não pesquisei a fundo mas acho que aqui neste forum vou encontrar muita ajuda, principalmente agora nos meus primeiros passos.

Mas vou tentar popular o aqua com especies para as 3 zonas, a superior, intermédia e fundo.

O aqua é de 180L um aquatlantis ambiance 101cm :arrow:

 

Espero que quanto aos habitantes tenha já dado uma ideia para ajudar nesta escolha bowdown

 

@Rui (rpn): boas, obrigado pela resposta. Estou muito inclinado para esse filtro o Eheim 2217, vi muito informação a falar muito bem dele e parece-me como já disse antes que é o que tem um preço/qualidade melhorzinho. Mas agora com os novos desenvolvimentos, deixa ver se é uma opção que é compativel com o habitat que quero construir. E também ainda quero dar mais uma vista de olhos na nova opção que surgio dos Rena.

 

 

Cumps a todos :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro mas se eu te disser que já tive fluval ,ehiem e por ai fora e nunca tive o meu aqua como tenho agora e atençao tenho aquas á muitos anos so com os Rena é que consegui por o meu aqua em condiçoes e com grande qualidade de agua até os meus discus ficaram com agua na boca:) mas cada um sabe de si apenas tou a dizer com a minha grande experiencia na area á muitos que dizem Ehiem são os melhores e tu acreditas? não é assim isso garanto-te que não o é , agora tu filtras o que quiseres nos foruns e fazes o que quiseres eu mudei para Rena e nºao quero outra coisa. CAda um sabe de si

 

Boas slb-nn

 

Estive a dar uma vista de olhos nestes filtros Rena e o valor que estão, à volta dos 160€ (Rena Filstar XP2) já é muito para lá do orçamento :S

É uma opção que vou descartar não por motivos de qualidade ou performance, mas sim por motivos financeiros :thumbup3: O Eheim 2217 Plus o mais barato que vi foi 111€ e o Fluval 305 a 148€(mm este já está um bocadinho além do orçamento), vi também o 205 a 110€.

Mas pronto, uma vez que nos posts anteriores vi que a fauna e flora influênciam muito no tipo de filtro a colocar, vou esperar pelas opiniões tendo em conta as ultimas informações que forneci no meu post anterior :mellow:

 

Mas obrigado pela tua ajuda e mesmo não sendo um Rena a minha opção, se poderes dar a tua opinião com base na tua experiência, quanto a outras opções fico agradecido bigsmile

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Já considerás-te os novos da JBL.

Tenho um modelo da serie antiga a funcionar num aqua de 118 lt e nem dou conta do mesmo estar a funcionar, tendo sempre a água em boas condições.

 

Quanto às espécies que irás colocar...desculpa a intrumissão...escolhe melhor as espécies que vais colocar...já tens a experiência do passado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Já considerás-te os novos da JBL.

Tenho um modelo da serie antiga a funcionar num aqua de 118 lt e nem dou conta do mesmo estar a funcionar, tendo sempre a água em boas condições.

 

Quanto às espécies que irás colocar...desculpa a intrumissão...escolhe melhor as espécies que vais colocar...já tens a experiência do passado...

 

Boas João

 

Esses não conhecia, é uma questão de verificar também.

Sim é verdade já tive a experiência do passado e daqueles todos posso dizer que no geral eles deram-se bem :) Mas claro está já sei que algumas não posso colocar com outras, tipo o escalar quando cresceu e tornou-se o maior lá da "aldeia" :) despachou-me 3 neons em 2dias, nunca mais meti neons. Os molly negros também não comprei mais, porque nunca cheguei a perceber se eles morreram por ataques ou por não se darem no ambiente, vi na altura que são uma espécie muito sensivel. Mas pronto, no geral deram-se bem, essa experiência acabou num acidente :( um fim de semana que fui de férias, o termostato avariou e quando a pessoa que ficou a tomar conta dele deu com isso já tinha aquecido demais e perdi quase todos os peixes, só sobraram os maiores, o tubarão bicolor, o escalar e o gourami anão. Desde então fiquei só com esses e quando morreram, não voltei mais a construir aquario :/

Mas pronto, agora quero entrar neste hobby com mais dedicação e rigor e tentar controlar melhor para que não aconteça mais nenhum acidente destes :)

Isto porreiro mesmo era ter material que desse para ligar a um PC e ter tudo super-controlado :) julgo que há qualquer coisa desse genero no mercado, mas isso será para mais tarde que isso a haver deve ser bastante caro :)

 

Quanto às especies, depois vou pesquisar aqui o forum e abrir novo tópico caso seja necessário :)

 

Obrigado pela tua resposta

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.